IV I DO reune 275 congressistas em São Paulo

De 12 a 14 de agosto, o Hotel Inter-Continental, em São Paulo, sediou um dos maiores Encontros de Negócios voltado para a área de software no país, o IV I DO (International Developers Opportunities) e II ISC (Investment in Software Companies), promovido pela SOFTEX (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software) com realização do SP-SOFT (Fórum dos Núcleos SOFTEX de São Paulo) e apoio do SEBRAE-SP. Ao todo foram 275 participantes, entre congressistas, convidados e conferencistas.

Para abrir o seminário, o keynote speaker foi John T. Shay, Gerente Geral para a América Latina da RealNetworks, empresa líder na área de streamingna WEB, com cerca de 80% do mercado mundial. Segundo o executivo, o comércio eletrônico já movimenta US$ 30 milhões ao ano. Em 2002, deverá chegar a US$ 10 bilhões, e o e-business, definido como o comércio eletrônico business-to-business, a US$ 1 trilhão.

"O comércio via Internet está em amplo processo de expansão no mundo, e o Brasil oferece um imenso potencial de crescimento para esta nova modalidade de negócios", afirma John T. Shay, que também acrescenta que, ao contrário da França, onde o volume de usuários da Internet está estabilizado, o número de usuários da Internet no Brasil tem crescido rapidamente.

Paralelo aos seminários e palestras, também, ocorreu a primeira reunião do Conselho Empresarial SOFTEX, órgão consultivo composto pelos seguintes membros: Eduardo Rath Fingerl - Diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Hans Gerhard Schorer - Diretor Técnico da Siemens; Ilan Goldman - Diretor Presidente da PIX Projetos em Informática; José Antão Beltrão Moura - Diretor de Operações Internacionais da SOFTEX; José Fábio Marinho de Araújo - Presidente da ASSESPRO (Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática); Kival Chaves Weber - Diretor-Presidente da SOFTEX; Marcelo Pavão Lacerda - Diretor da Nutec Informática; Márcio de Araújo Lacerda - Diretor Presidente da Batik Equipamentos; Márcio Fortes de Almeida - Vice-Presidente Executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB); Marco Aurélio Garib - Diretor da EverSystemas e Miguel Abuhad - Presidente da Datasul. Na primeira reunião do Conselho, debateu-se com os novos membros, diretoria SOFTEX e o convidado Roberto Pinto Martins, Secretário da SEPIN, incentivos para a Indústria de Software, Programa Especial de Exportação, Marketing e Capital de Risco.

O segundo dia do IV I DO / II ISC, dia 13/08 (quinta-feira), foi marcado pelo início das Rodas de Negócios - encontros pré-agendados entre empresas com interesses comuns -, promovidas pelo SEBRAE-SP. Ao todo foram cadastradas 130 empresas, que totalizaram 658 encontros afins entre quinta e sexta-feira. Transações na Web / E-Commerce, Telecomunicações, Sistemas de Gestão Empresarial foram os grandes destaques. As conseqüências do bug do milênio, além das soluções e estratégias de aplicação também foram debatidas durante o seminário.

O IV Encontro de Marketing & Comunicação / SOFTEX fechou o segundo dia do Seminário Internacional. Para abrir este encontro, o jornalista Alexandre Fejes Neto, diretor da CLIP Informática, falou de como o "seu produto vai virar notícia", enfatizando a importância de uma assessoria de imprensa para divulgação de eventos e produtos. Em seguida, foram feitas cinco apresentações sobre comunicação nos grandes eventos, feiras e o trabalho diário das assessorias de imprensa.

O Marketing Institucional SOFTEX, o uso da logomarca Brazilian Software, além da demonstração de produção dos jornais Brazilian Software News e SoftNews, também, foram explicados durante o painel do Encontro. No último dia (14/08), aconteceu o Investment in Software Companies (ISC) reunindo quatro investidores estrangeiros interessados em parcerias com empresas brasileiras de software.

Participaram do seminário Amiran Shore, presidente da Techvision 2000 (Israel), David Gerhardt, presidente da TCN (The Capital Network), Duane Kirkpatrick, diretor internacional da Robertson Stephens Co. e Marcelo Cabral, diretor da Sagres Capital Partners. Também, participaram do evento, entre outros executivos: Carlos Eduardo Castelo Branco, gerente do Programa de Apoio ao Setor de Software (Prosoft) do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Guido Padovano, diretor do Merryl Lynch e Artur Ribeiro Neto, diretor do BANCBOSTON Capital.

Durante a palestra do diretor da Microsoft foi anunciada a parceria com a empresa carioca MHW, associada ao Centro SOFTEX Gênesis (PUC-RJ), com relação ao ensino superior à distância. Com o software da MHW de ensino à distância via Web, UniverSite, a Microsoft estará lançando o curso MBI2 (Mestrado Executivo em Inovação e Inteligência Empresarial). Esta parceria também tem o apoio da COPPE e da Módulo.

Ao longo dos três dias, 10 veículos cobriram o evento: Informática Hoje; Gazeta Mercantil; IstoÉ Dinheiro, Revista Nacional de Telecomunicações (RNT); Executivos Financeiros; Diário do Grande ABC; Jornal da Tarde; Global Tech Ventures; Revista About; CanalWeb. Além da ampla divulgação nos outros estados brasileiros.

Colaboração
Arnaldo Mendoza Ayala
Gerente de Marketing & Comunicacao da SOFTEX