Histórico do Genesis

Como começou o Genesis 
Seminários de Divulgação 
Edital 96 
Resultado do Edital 96 - 12 GENES 
A Disciplina de formação de Empreendedores 
I Workshop do Projeto Genesis 
Seleção dos Futuros Empreendedores 
Edital 97 
A Avaliação da Implantação dos Genes 
II Workshop do Projeto Genesis 

Brasília, novembro de 1995. Uma reunião na Diretoria de Programas Especiais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre acadêmicos, empresários e representantes do Governo Federal ligados à área de informática, discutia como acelerar o processo de criação de empresas de software de alta tecnologia a partir da participação das escolas técnicas e universidades brasileiras. Deste encontro, nasceu o GENESIS - Geração de Novos Empreendimento em Software, Informação e Serviços.

Foi identificado no momento inicial, que o sucesso do GENESIS dependeria da união de esforços de instituições que detivessem o conhecimento global na área de informática. Criar empresas de alta tecnologia, fortes para crescer em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, é, claramente, uma tarefa que exige domínio de tecnologia de ponta, capacitação gerencial e mercadológica, visão de negócio e das tendências do mercado, entre outras.

Ficou então definido que o GENESIS seria executado em Centros de Geração de Empresas - GENES - espalhados pelo país, coordenados por consórcios de instituições de perfis complementares. Os GENES deveriam ter, como parceiros da sua execução, pelo menos uma instituição de ensino técnico ou superior em informática ou áreas afins e outra de suporte à empreendimentos de alta tecnologia. Exemplos de tais instituições são inúmeros no Brasil: incubadores e parques tecnológicos, o SEBRAE, núcleos do SOFTEX, empresas de capital de risco, órgãos de fomento ao desenvolvimento regional e institutos de pesquisa tecnológica.

Para coordenar o GENESIS foi contratado o CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, escritório de relação empresa-universidade do Departamento de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, pela sua experiência no processo de criação e incubação de empresas de base tecnológica. Em janeiro de 1996, a Coordenação Executiva do GENESIS foi instalada no Recife sob a responsabilidade do Professor Fabio Silva.

Março de 1996. O desafio era disseminar a idéia do GENESIS nas universidades e escolas técnicas, que seriam atores essenciais no processo de criação e operação dos GENES. Seminários de divulgação foram realizados no Recife, em Brasília, Porto Alegre, Campinas, e Rio de Janeiro. Estes eventos mobilizaram mais de 300 pessoas, vindas de 21 estados e representantes de vários setores da sociedade. A aceitação do projeto foi imediata. O SEBRAE do Rio de Janeiro patrocinou, com recursos próprios mais um seminário na cidade, devido a demanda local e por acreditar no projeto.

O Edital 96. Para a escolha das instituições que iriam abrigar os GENES, foi lançado um Edital Público em março de 1996. Como resultado, 22 propostas foram submetidas à avaliação, abrangendo 13 estados e mais de 170 instituições, que se uniram em consórcios variados. Um processo de seleção rigoroso envolveu 30 consultores ad hoc, que emitiram pareceres sobre a qualidade de todas as propostas e um Comitê Assessor , composto por representantes da academia, governo e setor empresarial, concluiu o processo de seleção

A Seleção dos GENES em 96. Ao final do processo de seleção, 12 GENES foram selecionados para receber financiamento do GENESIS, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro-RJ (PUC), Campos-RJ, Blumenau-SC, Porto Alegre-RS, Juiz de Fora-MG, Brasília-DF, Goiânia-GO, Londrina-PR, Maringá-PR, Vitória-ES, Recife-PE e Campina Grande-PB. No total, são mais de 90 instituições envolvidas nos consórcios que gerenciam os GENES. As bases operacionais receberam financiamento que inclui laboratório com computadores de última geração, bolsas de estudos para os futuros empreendedores e recursos para contratação de consultoria em áreas de gestão de negócios.

O Ensino de Empreendedorismo: Projeto SoftStart. Com o intuito de complementar o esforço do GENESIS na formação de empresas, a Sociedade SOFTEX também iniciou em 1996 um projeto para instalar uma disciplina de formação de empreendedores nas instituições de ensino técnico e superior do país. Todos os GENES receberam o treinamento e financiamento necessários para instalar a disciplina, através do Projeto SoftStart, já a partir de agosto de 1996.

Outubro de 1996. Com os GENES selecionados e iniciando suas atividades, foi realizado o primeiro Workshop do GENESIS. O encontro teve como objetivo a troca de informações entre os diversos agentes do projeto (coordenadores, SOFTEX e CNPq) com a proposta de revisar todos os marcos de seu planejamento e execução.

A partir de novembro de 1996, os GENES iniciaram seus processos de seleção de futuros empreendedores e projetos de empresas, nos quais pelo menos 400 alunos e recém-formados estiveram envolvidos em todo o país. O resultado foi que, em fevereiro de 1997, cerca de 100 projetos de empresas foram selecionados nos 12 GENES, número que suplantou em muito as primeiras expectativas.

O Edital 97. O sucesso do GENESIS gerou uma demanda nacional por mais bases de geração de empresas. Com recursos da iniciativa privada e do governo federal, foi lançado um novo edital para instalar mais 10 Genes e para este edital foram submetidas 14 propostas.
Um processo de seleção idêntico ao do Edital 96 envolveu perto de 35 consultores ad hoc e um comitê assessor de 8 membros representando as seguintes insituições: CNPq, ANPROTEC, ASSESSPRO, BNB, SEBRAE Nacional, IEL Nacional, Núcleos SOFTEX e a Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

A Seleção dos GENES em 97. Ao final do processo de seleção, 8 propostas foram qualificadas para financiamento, vindas das seguintes cidades: Fortaleza-CE, Salvador-BA, Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ (UFRJ), Campinas-SP, São Carlos-SP, Pato Branco-PR e Florianópolis-SC. No momento, estes novos GENES estão em fase de contratação e devem iniciar suas atividades em janeiro de 1998.

A Avaliação da Implantação dos GENES. Para avaliar a implantação dos 12 GENES que estão em operação, o GENESIS coordenou um processo de avaliação durante o mês de maio de 97. Este processo envolveu 9 consultores que realizaram visitas in loco aos GENES. Como resultado da avaliação, ações corretivas estão sendo tomadas para garantir o sucesso dos GENES e de suas empresas.

Agosto de 97. A cidade de Curitiba, que possui o título de capital ecológica do país, foi palco no período de 23 a 25 de agosto/ 97, do II Workshop do Projeto Genesis - Geração de Novos Empreendimentos em Software, Informação e Serviços, realizado no hotel Bourbon. O encontro reuniu o diretor presidente da SOFTEX, Kival Weber e o diretor de operações nacionais, Eratóstenes Araújo; o coordenador de Inovação Tecnológica do CNPq, Celso Deusdeti Costa; o coordenador nacional do Projeto Genesis, Fabio Silva e equipe; o coordenador do Projeto SoftStart, Fernando Celso Dolabela e ainda os coordenadores e gerentes das bases operacionais do Genesis, implantadas com os editais de 96 e 97.

Durante os três dias, discutiu-se sobre o andamento do projeto em nível nacional, as dificuldades em cada base operacional, troca de experiências e os resultados alcançados até então com o Genesis. Além disso, o professor Fernando Celso Dolabela teve a oportunidade de ministrar um curso de curta duração, dirigido aos coordenadores e gerentes do Projeto, para capacitação na gestão de novas empresas. A abertura do Workshop se deu com a apresentação do diretor presidente da SOFTEX, Kival Weber, que destacou alguns aspectos a serem considerados importantes:


HISTÓRICO EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO