EmpreSoft investe no mercado regional
Suprir as necessidades e carências do mercado regional. Esta tem sido a principal filosofia de trabalho, que vem sendo desenvolvida pelas quatro empresas da EmpreSoft, do Centro SOFTEX/GENESIS - Geração de Novos Empreendimentos em Software, Informação e S erviços - em Goiânia. Trabalhar com informática, em uma Cidade de economia tipicamente comercial e agropastoril, não é uma tarefa fácil. As coisas se tornam ainda mais complicadas quando o ramo escolhido é a produção de software. E é exatamente esta a gra nde dificuldade que vem sendo enfrentada na capital de Goiás, região Centro Oeste do País.

Goiânia nunca teve uma cultura definida para o desenvolvimento desses produtos, mas mesmo assim vem ganhando espaço no cenário nacional, graças ao trabalho da EmpreSoft no Estado. A expectativa é que, até o final deste ano, o faturamento mínimo por empres a seja de R$ 50 mil. Um dos principais responsáveis por essas mudanças é Jerônimo Moreira, coordenador do gene na Cidade. Ele vem tentando, há quase dois anos, incutir no pensamento de professores, estudantes, representantes dos órgãos públicos e estadua is a importância da exportação de software.

A conquista de cada novo empreendedor está sendo feita ombro a ombro por Jerônimo. O professor pode ser encontrado facilmente circulando em universidades e empresas para falar sobre o projeto GENESIS. De acordo com ele, felizmente seu poder de convencimen to está sendo bem recebido, e os alunos estão entrando em sintonia com o pensamento do projeto. "Existem duas matérias básicas, uma é a emissora e a outra a receptora, elas devem estar em ressonância. Temos que ter sempre um único objetivo, que é crer no projeto que estamos idealizando", opina Jerônimo.

E nesse ponto ele se confessa um "durão irredutível". Na sua opinião para fazer parte do GENESIS tem que ter espírito empreendedor, "mas empreendedor com todas as letras", ressalta. O coordenador explica que não importa que esta vocação seja um virtude de nascença ou esteja ainda em estado latente, precisando apenas ser trabalhada. "Tem que pensar desta forma, não dá para ser diferente", argumenta taxativo, Jerônimo.

Abrigados desde agosto de 96, na Universidade Federal de Goiânia, as empresas da EmpreSoft têm como prioridade trabalhar todo mercado regional, para então ganhar o "mundo". "Temos que atacar, primeiramente, nossas deficiências, para aprender com as dificu ldades a produzir sempre o melhor", comenta .

Com a exceção de um produto, o BIM/Sebrae, os software produzidos pelos onze sócios das quatro empresas: Apice Telemática, C&D Informática, Lunna Informática e Public Informática estão em fase de experiência. "Estamos fazendo uma análise na qualidade e maturidades dos produtos. É a fase da versão experimental. Para nós nenhum software pode ser colocado no mercado antes de ter uma excelente qualidade. Esta é uma questão de honra dos nossos empreendedores", enfatiza Jerônimo.

As empresas EmpreSoft estão trabalhando na área de otimização de Redes, informações municipais, programas para confecção e hotelaria, além de software de informações gerais, que poderá ser adaptado a qualquer tipo de pesquisa ou informações. "Este último é um software de diagnóstico", completa. Ele diz que ainda não pode revelar nada sobre os preços, pois os produtos ainda estão sendo implementados." Depois disso é que vamos poder falar sobre tiragens e valores", diz.

BIM/Sebrae - Com o selo InfoGene já está operando no mercado o Banco de Informações Municipais. O BIM é um software geo, sócio, econômico e financeiro que trabalha mapeando toda a região do Estado de Goiás. "Sua função é fazer com qu e um empreendedor que quer, por exemplo, investir em Niquelândia, possa antes consultar o BIM para ver se este tipo de comércio é viável ou não naquele local", complementa Jerônimo.

A produção do software durou seis meses. Os responsáveis pela criação do produto foram os dois sócios (Cristiane e Willian) da empresa Lunna Informática. "O sucesso foi tão grande que logo depois de pronto o BIM teve todos os seus direitos de marketing, c omprados pelo Sebrae", comemora Jerônimo.

Conhecendo mais sobre Goiânia e a UFG

Goiânia é uma Cidade bem planejada, plana, com muitas praças, bosques e apenas 65 anos. O município é a capital de Goiás, na Região Centro Oeste do País. Está localizado bem perto do Distrito Federal/ Brasília, tem um clima seco e pouco mais de um milhão de habitantes. A base da economia é comercial e agropastoril. E é exatamente esta Cidade que abriga a Universidade Federal de Goiás. A UFG possui seis campus. Dois na capital e quatro em Cidades do interior.

A EmpreSoft está localizada no Campus Sambaiba, na Região Norte da Cidade, há doze quilômetros do Centro, em uma área de aproximadamente cinco mil metros quadrados. Este ano, estão matriculados 10.542 alunos na UFG, distribuídos em 50 cursos de graduação, 914 de especialização, 362 de mestrado, 13 de doutorado e 1.117 de pré graduação.