Empresas de destaque contam
experiências no IV workshop![]()
Em apenas um ano de incubação, a MHW Informática, que faz parte do InfoGene (do Rio de Janeiro), já conquistou a credibilidade de uma empresa que está na estrada há muito mais tempo. Pioneira na área de ensino à distância, através da universidade virtual, já emprega atualmente 23 funcionários e estima faturar até o final deste ano R$ 1 milhão. O caso de sucesso da MHW foi apenas um dos três apresentados durante o IV Workshop GENESIS, que desta vez abriu espaço para empresas que se destacaram nos Centros SOFTEX GENESIS, espalhados por todo País. Também exibiram suas experiências e resultados, os empreendedores da Nova Era Automação (Gene Blumenau/SC) e da Bússola Brasil ( do Recife Beat/PE).
A participação no Workshop seguiu um critério de seleção que se baseou nas informações enviadas à Coordenação Executiva pelos coordenadores de cada gene. Foi analisado principalmente os dados produtos/serviços, empregos gerados e faturamento. As premiadas viajaram por conta do projeto e ainda puderam participar do IDO. "Uma das três vagas foi destinada a Nova Era Automação, que ficou
entre as nove melhores do prêmio da Fenasoft deste ano. Este foi um reconhecimento ao sucesso desta empresa e ao gene Blumenau pelo esforço no sentido de estabelecer um padrão de qualidade em todas as suas ações", comentou o coordenador do projeto, Fabio Silva.
Todas as empresas ressaltaram a importância do GENESIS na execução de seus planos de negócio. "O InfoGene ampliou a experiência empresarial dos sócios da MHW, no uso da metodologia de nosso plano de trabalho", evidenciou um dos sócios da empresa, Frankilin Madruga. Ele acrescentou ainda que a grande vantagem de ser incubada é ter descoberto seu foco de atuação, a educação à distância. A MHW Informática entrou no projeto em agosto do ano passado, mas já está deixando a incubação para "alçar novos vôos".
Outra empresa que se destacou, no universo GENESIS, que abriga atualmente 126 empresas espalhadas por todo País, de acordo com o último levantamento feito este ano, foi a Bússola Brasil. Sua área de atuação está na Publicidade On Line e Geo Processamento. Segundo um dos seus sócios Paulo Henrique Araújo, a estimativa é que até o final deste ano a Bússola fature R$ 200 mil. Dois de seus produtos, o Visual Gis e o Visual Top, operam, com sucesso, sistemas de informações geográficas que permitem a consulta de dados associados a uma visualização em mapas digitais. "A meta da empresa é que até o final deste ano ou início do próximo a empresa seja líder do mercado regional de database marketing", complementa Paulo Henrique.
Também apresentou seu caso de sucesso o empreendedor da Nova Era Automação/SC, Juliano Sansão. Com apenas oito meses de incubação, sua empresa já conquistou o 9º lugar na Fenasoft deste ano, com o software Quality Vision. Veja reportagem completa.