Conselhos de Entrada
————————————————————————

Destinado a alunos ingressando na pós-graduação acadêmica e alunos que pretendem ingressar.

Tomei a decisão de escrever este documento após perceber alguns alunos entrando na pós-graduação sem uma boa compreensão (i) sobre como escolher um orientador (p.ex., usando apenas o tema de pré-projeto como critério de escolha) e (ii) sobre o significado de uma pós-graduação acadêmica. O texto está organizado por tópicos para ajudar a navegação.

Sobre bolsa.  O objetivo da bolsa é permitir que o aluno se dedique plenamente ao treinamento intenso de uma pós-graduação acadêmica. Ao se inscrever na pós-graduação do CIn/UFPE, o aluno pode indicar seu desejo por uma bolsa. A bolsa será oferecida ao aluno dependendo de sua classificação no processo seletivo. Uma segunda opção para se conseguir uma bolsa é através da FACEPE, a agência de fomento à pesquisa do estado de Pernambuco. Neste caso, entretanto, quem solicita a bolsa é o professor. Não há garantias de se conseguir uma bolsa!

Sobre o tema do pré-projeto. O tema do pré-projeto deve ser encarado como um tema de uma redação; não como um contrato sobre o que se deve fazer durante a pesquisa. Racional: No tema de pré-projeto, não há espaço para se discutir com profundidade os trabalhos relacionados, o volume de trabalho já feito naquela área (isto é, a saturação da pesquisa), e os desafios teóricos e práticos de uma dada área de pesquisa. Infelizmente, é comum ver alunos escolhendo orientador em função de quão “quente” é o tema do pré-projeto ou a área que ele está inserido. O tema do pré-projeto é apenas um elemento a se considerar na escolha de um orientador. Muito mais importante do que o tema é a escolha do orientador (ver abaixo).

Sobre a escolha do orientador. Decidir fazer mestrado ou doutorado acadêmico é uma decisão séria. Para o doutorado, em especial, são quatro anos de trabalho e um vínculo para toda a carreira. Portanto, faça um trabalho cuidadoso na busca da pessoa que irá lhe guiar pelos próximos anos. Por exemplo:

Caso, depois de fazer este levantamento, você acreditar que seu perfil combina com o perfil do orientador, envie seu CV e histórico escolar para ele. Tente iniciar contato o mais cedo possível. Caso vc. tenha um perfil em plataforma de treino em programação (p.ex., leetcode e hackerank ), envie também.

Sobre interesses do grupo.  O nosso grupo de pesquisa se chama STAR (Software Testing and Analysis Research). O interesse de pesquisa do grupo é prevenir, encontrar, diagnosticar, e corrigir erros e vulnerabilidades em software. Nós estamos abertos a uma variedade de problemas e soluções dentro deste contexto. Você pode encontrar mais detalhes técnicos sobre nosso trabalho lendo alguns de nossos papers e conversando comigo.

Sobre o seu perfil. Não constumamos fazer programação de baixo nível, mas frequentemente precisamos escrever scripts para automizar experimentos e mergulhar em código de terceiros para entender algo. Portanto, é importante ter perfil técnico para ser produtivo no trabalho que realizamos. Veja parágrafo “Sobre produtividade”.

Sobre orientação. Meu contato com o aluno é frequente. Quando necessário, eu participo em partes da implementação da solução. Portanto, é importante você se sentir confortável com este estilo de trabalho mais "hands on" que "hands off". Uma busca online sobre gerenciamento de projeto hands-on/off vai ajudar a esclarecer a terminologia, mas o ideal é conversar com (ex-)alunos sobre meu estilo de trabalho.

Sobre impacto. É possível alcançar impacto de várias formas. Por exemplo, impacto econômico e/ou impacto social. Entretanto, o meu interesse é alcançar impacto científico. Nosso grupo está mais interessado em geração de conhecimento, que é o espírito da pesquisa científica. Em outras palavras, eu tenho mais interesse na ciência que nas suas tecnologias, que poderiam trazer impacto econômico e social mais diretamente. Sugiro ler o Quadrante de Pasteur, de Donald E. Stokes, que discute isto em maior profundidade. Caso seu maior interesse for em atualização tecnológica e/ou vc. sentir vocação mais forte em alcançar impacto sócio-econômico, sugiro fortemente considerar um mestrado/doutorado profissional, ao invés de um doutorado acadêmico.

Sobre publicação de papers:

Sobre produtividade. Assim como em qualquer atividade, produtividade é importante em pesquisa. Você deve ficar atento às práticas adotadas por alunos mais antigos no grupo para obter maior produtividade. Alguns exemplos de boas práticas:

Sobre comunicação. Publicação de papers é muito importante na formação (e também na avaliação) de um pesquisador. Mas existem outros componentes que também colaboram na formação de um pesquisador. Destaco comunicação escrita e falada.

Sobre outras atividades. A participação em atividades afins vai ajudar na sua formação a médio e longo prazo. Alguns exemplos:

Lembre-se, entretanto, que pesquisa é nossa atividade principal.

Sobre disciplinas. As disciplinas são importantes para sua formação básica. Mas você vai precisar bem mais do que o conhecimento de sala de aula para realizar sua pesquisa. Se você estiver colocando muito tempo em disciplinas, certamente há um problema. Se for este o caso, verifique se o mestrado profissional ou outro tipo de reciclagem não é a opção mais adequada para você. Por sinal, existem vários cursos online baratos e excelentes hoje em dia. Enfim, considerando disciplinas, decida as disciplinas em conjunto com seu orientador. A escolha deve equilibrar seu interesse, sua necessidade (dentro da pesquisa que está realizando), e sua carga de trabalho.

Sobre horário e local de trabalho. Você pode fazer seu horário e escolher o local onde se sente melhor para trabalhar. Entretanto, é muito importante estar ciente dos pontos abaixo:

Sobre equipamentos. Não hesite em me avisar que precisa de um equipamento novo ou que seu equipamento precisa de algum tipo de atualização ou manutenção.

Sobre disponibilidade. Mesmo que você esteja imerso em uma atividade planejada, não desapareça do radar, por favor. Em particular, eu encorajo ficar online no gtalk sempre que possível para facilitar nosso contato. Sinta-se à vontade para solicitar meu telefone e ligar para mim sempre que achar necessário.

Sobre reuniões de grupo. Nossas reuniões são importantes. Nessas reuniões você terá chance de explicar o que está fazendo para o grupo e criticar o trabalho dos seus colegas. Participe ativamente das reuniões e caso não possa participar de um dos encontros faça o possível para nos avisar com antecedência. Perceba que nosso grupo é *intencionalmente* pequeno; portanto, a falta de um membro faz bastante diferença na dinâmica da reunião.

Sobre o seu projeto de pesquisa (principalmente para doutorado):

Quando iniciar suas atividades...




–Marcelo (March 17, 2021)