Como unir Design e Educação para criar novas experiências de aprendizagem

Professores explicam em livro como unir Design e Educação para a criação de novas experiências de aprendizagem

O diálogo constante entre docentes do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) gerou o livro Design de experiências de aprendizagem: criatividade e inovação para o planejamento das aulas.

Prefaciado pelo professor Marco Silva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o livro escrito pelos professores Alex Sandro Gomes (CIn) e Paulo André da Silva (CAV) é o terceiro volume da Série Professor Criativo, inciativa de formação que lança publicações para oferecer a educadores conteúdo capaz de fomentar a discussão sobre inovação e criatividade nas práticas pedagógicas.

Lançado inicialmente na fanpage da série no último dia 9 de maio, o ebook Design de experiências de aprendizagem tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de habilidades na concepção de experiências de aprendizagem inovadoras. No lançamento online os autores comentaram em vídeo como os conceitos do design são valiosos instrumentos para o desenvolvimento de experiências e como ampliam o leque de procedimentos pedagógicos para os professores. O vídeo de lançamento está disponível no link: https://youtu.be/lIuzkXWYPG4

Ao longo da obra os autores discutem a noção de aula e como a mesma impõe limitações à forma como os seres humanos aprendem. “É importante sistematizar em um livro toda a história que constituiu nossos sistemas educacionais e como o professor pode questionar o que está sendo feito para, a partir disso, propor outras situações de aprendizagem”, afirma Alex Sandro Gomes, pesquisador do grupo de pesquisa CCTE/UFPE.

A principal abordagem do livro diz respeito ao que os autores conceituam como Design de Experiências de Aprendizagem. Ambos fazem questão de destacar que, mais do que cenários, é preciso construir verdadeiras experiências de aprendizagem, situações em que possam ser consideradas, antes de tudo, as pessoas e toda a multiplicidade de pensamentos e desejos que existem em sala de aula. “Nós queremos que a aprendizagem seja mais do que algo metódico que não diz respeito à vida das pessoas que estão aprendendo. Queremos que elas possam ter experiências positivas e significantes para suas vidas”, conclui Paulo André da Silva.

Design de Experiências de Aprendizagem foi lançado pelo selo Pipa Comunicação e integra a série de publicações Professor Criativo que já conta com os títulos “Cultura Digital na Escola” e “Conheça e Utilize Software Educativo”, todos voltados para a formação de professores. A edição digital já está disponível para aquisição na Livraria online da Pipa Comunicação através do link: http://goo.gl/tZiz5N. Pensados para facilitar o acesso e garantir a leitura em múltiplas plataformas e dispositivos, os ebooks da Série Professor Criativo são sempre enviados ao leitor em três formatos diferentes: PDF, ePub e Mobi.

Posted in:

CCTE

We are an interdisciplinary and inter-institutional research network on Technology Enhanced Learning.