ETAPA 1 – INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO

Nome da Empresa: Sappataria
Razão Social: Colares e Lima ME
Sócios: Maurício Colares e Beatriz Barbosa Lima.
Endereço: Rua Tiradentes, 54. Brigadeiros, Florianópolis, SC. CEP: 88.040 – 700
Fone/Fax: (48) 334-0876
Pessoa para Contato: Maurício Colares. Rua Nilo Barbosa, 1254. Trindade, Florianópolis/SC.
CEP: 88.040-698.

ETAPA 2 – DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO

O que a empresa faz ou pretende fazer: a empresa pretende vender sapatos, bolsas e cintos para a classe média, tendo por propósito desenvolver parcerias com as indústrias permitindo que, futuramente, venda modelos exclusivos.

Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: a empresa se utilizará da experiência de um dos proprietários, que trabalha como gerente do setor de compras em uma grande rede nacional de varejo, coordenando uma equipe formada por 25 pessoas. Ao longo de sua experiência profissional procurou conhecer a fundo o setor de calçados, atualizando-se a respeito das principais tendências do mercado.

Estimulado por quais tendências de mercado: atualmente, devido a grande quantidade de materiais utilizados na fabricação de calçados, o seu preço real diminuiu, permitindo que as pessoas comprem em maior quantidade. Além disso, a moda hoje é mais volátil, o que faz muitas vezes com que o cliente deixe de usar um calçado porque está ultrapassado e não porque deixou de servir ou está estragado.

Descrição do Mercado de Forma Abrangente (macro):

Comportamento do mercado em termos de

Características principais do mercado em termos de:

ETAPA 3 – MISSÃO DA EMPRESA

Missão da empresa: Atender com excelência o cliente, disponibilizando calçados e acessórios completamente alinhados aos seus interesses.

ETAPA 4 – MERCADO CONSUMIDOR

MERCADO CONSUMIDOR: Homens e mulheres pertencentes à classe média, que priorizam o uso de sapatos de estilo esporte-fino e social.

ETAPA 5 – MERCADO CONCORRENTE

Empresas Concorrentes Pontos Fortes Pontos Fracos
SASDA
Já possui uma parcela do mercado, o que torna mais fácil vender seus produtos.
Grande perda com estoques, o que eleva os custos da empresa.
DONATELLI
Devido ao fato de fazer parte de uma rede de franquias já estabelecida, a capacidade de promoção é maior.
Vendedores desmotivados, o que acaba prejudicando a venda.
ARETE
Já conquistou uma significativa parcela do mercado, o que torna mais fácil vender seus produtos.
Baixos investimentos na apresentação da loja, que aparenta antiga e sem manutenção.
ARIZZA
Devido ao fato de fazer parte de uma rede de franquias, apresenta um nome forte no mercado de calçados.
Preços altos e não aceitam parcelar as compras feitas em cartão de crédito.
MrCut´S Domina uma expressiva fatia do mercado de sapatos finos. Ponto com pouca visibilidade aos clientes.

ETAPA 6 – MERCADO FORNECEDOR

PRINCIPAIS FORNECEDORES:
PRODUTOS/SERVIÇOS FORNECIDOS:
Empresas do ramo calçadista situadas em Novo Hamburgo/RS
Calçados Femininos (todas as linhas)
Empresas do ramo calçadista situadas em Franca/SP
Calçados Masculinos (todas as linhas)
Empresas do ramo calçadista situadas em São João Batista/SC
Calçados Femininos (todas as linhas)

ETAPA 7 – PRINCIPAIS PRODUTOS OFERECIDOS PELA EMPRESA

PRODUTOS OFERECIDOS PELA EMPRESA:

Calçados e acessórios sociais ou que acompanhem o estilo esporte-fino, tanto para o público masculino quanto para o feminino.

ETAPA 8 – FLUXOGRAMA DO PROCESSO PRODUTIVO

Processo de Produção: o atendimento ao cliente será personalizado, no qual cada vendedor deixará o cliente à vontade para escolher os modelos de calçados de seu interesse. Tendo explicitado o estilo desejado, o vendedor apresentará diferentes modelos, bem como as vantagens de cada uma das opções.
No caso de clientes indecisos, o vendedor utilizará técnicas de venda para colher do cliente alguma idéia que lhe permita oferecer um produto alinhado aos seus interesses, sem jamais forçar o cliente a comprar.

FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO - ETAPAS


ATIVIDADE
RESPONSÁVEL

1. Após o cliente entrar na loja, o vendedor ou gerente deverá se apresentar para ajudá-lo.
Vendedor
2. Mesmo que não seja atendido imediatamente, deve ser deixado à vontade, analisando os produtos da loja.
Vendedor, Gerente
3. Dirigindo-se pelo nome, conduzir o diálogo. Mostrar alternativas, eliminar dúvidas e mostrar modelos alternativos.
Vendedor, Controlador de Estoque
4. Resumir as indicações descritas, sensibilizar para as opções que respondem às necessidades.
Vendedor
5. Fechar a venda, identificar forma de pagamento, garantir possíveis facilidades.
Vendedor
6. Receber pagamento, entregar a mercadoria,agradecer a preferência, convidar para retorno. Caixa

ETAPA 9 – EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO

EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO
ETAPAS EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Cumprimentar o cliente
-
Identificar a necessidade Computador
Concretizar a venda Caixa

ETAPA 10 – MÓVEIS E UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS

MÓVEIS E UTENSÍLIOS QUE INTEGRAM O PROCESSO
ETAPAS ITENS
Cumprimentar o cliente
 
Identificar a necessidade
Prateleiras, expositores, espelhos, cadeiras, bancadas de atendimento.
Concretizar a venda Balcão de despacho de mercadorias.

ETAPA 11 – MATÉRIAS-PRIMAS, MATERIAIS SECUNDÁRIOS E EMBALAGENS

MATÉRIAS-PRIMAS, MATERIAIS SECUNDÁRIOS E EMBALAGENS
ETAPAS MATÉRIAS-PRIMAS MATERIAIS SECUNDÁRIOS MATERIAL DE EMBALAGEM
Cumprimentar o cliente
-
-
-
Identificar a necessidade
Calçados Calçadeiras -
Concretizar a venda Calçados Bloco de notas Papel, etiquetas, sacolas

ETAPA 12 – INVESTIMENTOS FÍSICOS

QUADRO DE INVESTIMENTOS FÍSICOS (EM R$)
ITEM PREÇO UNITÁRIO QUANTIDADE VALOR TOTAL
Móveis e decoração
-
-
46.110,00
Computadores
1.800,00
02
3.600,00
Impressoras
450,00
01
450,00
Aparelhos de ar condicionado
750,00
02
1.500,00
Linhas telefônicas
80,00
03
240,00
TOTAL DO INVESTIMENTO 51.900,00

ETAPA 13 – CÁLCULO DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS (capital de giro)

CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE CAPITAL DE GIRO
RUBRICA VALORES (R$)
Custos fixos (30 dias) 17.963,00
Estoque de matéria-prima (30 dias)
20.000,00
Custos de comercialização
14.000,00
Registros e legalização
890,00
Publicidade inicial
2.000,00
TOTAL 54.853,00

ETAPA 14 – INVESTIMENTO INICIAL

INVESTIMENTO INICIAL (R$)
Investimento físico
51.900,00
Investimento financeiro
54.853,00
TOTAL 106.753,00

ETAPA 15 – GASTOS MENSAIS COM MANUTENÇÃO, DEPRECIAÇÃO E SEGUROS

VALOR (EM R$)
ITEM VALOR TOTAL DEPRECIAÇÃO MANUTENÇÃO SEGURO

Móveis e utensílios:
10%/ano 3%/ano
SEGURO GLOBAL
Móveis e decoração 46.110,00 384,25/mês 115,28/mês
Equipamentos de informática: 25%/ano 5%/ano
Computadores
3.600,00
75,00/mês 15,00/mês
Impressoras
450,00
9,38/mês 1,88/mês
Máquinas e equipamentos: 15%/ano 5%/ano
Aparelhos de ar condicionado
1.500,00 18,75/mês 6,25/mês
Outros:
Linhas telefônicas 240,00
- -
TOTAL 51.900,00 487,38 138,41 200,00


ETAPA 16– CUSTOS COM MÃO-DE-OBRA

FUNÇÃO SALÁRIO QUANTIDADE VALOR MENSAL ENCARGOS (%)*
Gerente
1.500,00
1
1.500,00
630,00
Vendedores
600,00
5
3.000,00
1.260,00
Estoquistas
600,00
3
1.800,00
756,00
Caixa 600,00 1
600,00
252,00
TOTAL 6.900,00 2.898,00
* 42% sobre a folha, pois a empresa é optante do SIMPLES, mas este percentual pode variar de acordo com a empresa.

 

ETAPA 17– CUSTOS FIXOS

CUSTOS FIXOS (EM R$)
ITEM VALOR MENSAL VALOR ANUAL
Gerente 1.500,00 18.000,00
Vendedores 3.000,00
36.000,00
Estoquistas 1.800,00
21.600,00
Caixa 600,00
7.200,00
Encargos sociais 2.898,00
34.776,00
Aluguel e taxas
3.500,00
42.000,00
Água e luz
40,00
480,00
Manutenção
138,41
1.660,92
Depreciação
487,38
5.848,56
Seguros 200,00 2.400,00
Telefone
300,00
3.600,00
Material de escritório
200,00
2.400,00
Contador
300,00
3.600,00
Pró-labore 3.000,00
36.000,00
TOTAL 17.963,79 215.565,48
 


ETAPA 18 – CÁLCULO DOS CUSTOS DE MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS DIRETOS

 

CUSTO DO SAPATO MODELO XL / 36 (UNITÁRIO)*
ITEM VALOR
Valor pago pelo sapato
19,40
Frete pago
0,50
Seguro pago sobre o frete
0,10
TOTAL

20,00

(*) Um modelo que representa o valor médio ponderado entre os diferentes modelos oferecidos pela loja.

ETAPA 19 – CÁLCULO DO CUSTO UNITÁRIO DE VENDA

 

ITEM VALOR
Rateio de Custos Fixos (R$17.963,79 : 1.000 pares)
17,96
(+) Custos Variáveis por Unidade
20,00
(=) CUSTO UNITÁRIO DE VENDA

37,96

ETAPA 20 – CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA

Simples Federal para EPPs (faturamento de R$ 720.000,00 até R$ 840.000,00 no ano) 7,40%
ICMS (média)
12,60%
Soma = Custos de Comercialização 20,00%
Margem de Lucro(Margem de lucro estabelecida para que o preço de venda se situe próximo ao valor médio com que o produto é vendido pela concorrência) 25,77%

 

PVU
=       Custo da Mercadoria      
100% - (CC% + ML%)
X 100

PVU
=              37,96             
100 - (20,0 + 25,77)
X 100


PVU = R$ 70,00

ETAPA 21 – DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS

DISCRIMINAÇÃO VALOR MENSAL VALOR ANUAL
1. RECEITA OPERACIONAL MENSAL 70.000,00 840.000,00
2. Custos variáveis
  2.1 Custo da Mercadoria Vendida 20.000,00
240.000,00
  2.2 Custos de comercialização 14.000,00 168.000,00
3. SOMA (2.1 + 2.2) 34.000,00
408.000,00
4. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (1-3) 36.000,00
432.000,00
5. Custos fixos 17.963,79
215.565,48
6. LUCRO LÍQUIDO (4-5) 18.036,21 216.434,52

ETAPA 22 – LUCRATIVIDADE

 

Lucratividade
=    Lucro Líquido        x 100
    Receita Total

Lucratividade: (18.036,21 : 70.000,00) x 100 = 25,77%

Com base neste índice podemos afirmar que: para cada R$ 100,00 em vendas a empresa obterá R$ 25,77 de lucro.

ETAPA 23 – RENTABILIDADE

 

Rentabilidade
=    Lucro Líquido        x 100
   Investimento Total

Rentabilidade: (18.036,21 : 106.753,00) x 100 = 16,90%

Com base neste índice podemos afirmar que o capital investido retornará a uma taxa de 16,90% ao mês. Ou seja, para cada R$ 100,00 investidos a empresa terá R$ 16,90 de lucro.

ETAPA 24 – PRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO

 

Prazo de Retorno do Investimento
=  Investimento Total   
  Lucro Líquido

Prazo de Retorno do Investimento: 106.753,00 : 18.036,21= 5,9 (6* meses)

(*) como o RESULTADO não é um número inteiro, deve-se arredondá-lo para cima.

Com base neste índice podemos afirmar que em um prazo de 6 meses, todo o capital investido pelo proprietário retornará na forma de lucros.

ETAPA 25 – PONTO DE EQUILÍBRIO

PE
=       Custos Fixos      
          MCU

Custos variáveis unitários = R$ 20,00 + (R$ 70,00 x 20%) = R$ 34,00

Ponto de Equilíbrio = 17.963,79 / (70,00 - 34,00) = 498,99 = 499 pares

A empresa irá atingir seu ponto de equilíbrio quando atingir o volume de vendas de 499 pares de sapato.

ETAPA 26 – SUMÁRIO EXECUTIVO

Atualmente, devido a grande quantidade de materiais utilizados na fabricação de calçados, o seu preço real diminuiu, permitindo que as pessoas comprem em maior quantidade. Além disso, a moda hoje é mais volátil, o que faz muitas vezes com que o cliente deixe de usar um calçado porque está ultrapassado e não porque deixou de servir ou está estragado.

A empresa SAPPATARIA pretende vender sapatos, bolsas e cintos para a classe média, tendo como propósito desenvolver, futuramente, parcerias com as indústrias, possibilitando a venda de modelos exclusivos.

Sua missão é atender com excelência o cliente, disponibilizando calçados e acessórios completamente alinhados aos seus interesses e estilo.

A empresa tem como pontos fortes: a experiência do proprietário, que gerenciou o centro de compras de uma grande rede de varejo nacional, adquirindo conhecimento sobre negociações de compra. Também tem conhecimento dos fornecedores e uma localização estratégica, uma vez que o local onde a loja será instalada é de fácil acesso e há grande circulação de pessoas. Além disso, a empresa estará apta a atender bem e orientar seus clientes, levando em consideração as características particulares de cada um.

O investimento inicial é dede R$ 106.753,00, para o qual foram estimados os seguintes indicadores de desempenho:

ÍNDICE
VALOR
LUCRATIVIDADE
25,77 %
RENTABILIDADE
16,90 %
PRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO 6 meses
PE 499 pares

Os dados expostos apontam um negócio com muito potencial de sucesso.