ETAPA 1 – INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO |
Nome da
Empresa: Sappataria
Razão Social: Colares e Lima ME
Sócios: Maurício Colares e Beatriz Barbosa Lima.
Endereço: Rua Tiradentes, 54. Brigadeiros, Florianópolis,
SC. CEP: 88.040 – 700
Fone/Fax: (48) 334-0876
Pessoa para Contato: Maurício Colares. Rua Nilo Barbosa,
1254. Trindade, Florianópolis/SC.
CEP: 88.040-698.
ETAPA 2 – DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO |
O que a empresa faz ou pretende fazer: a empresa pretende vender sapatos, bolsas e cintos para a classe média, tendo por propósito desenvolver parcerias com as indústrias permitindo que, futuramente, venda modelos exclusivos.
Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: a empresa se utilizará da experiência de um dos proprietários, que trabalha como gerente do setor de compras em uma grande rede nacional de varejo, coordenando uma equipe formada por 25 pessoas. Ao longo de sua experiência profissional procurou conhecer a fundo o setor de calçados, atualizando-se a respeito das principais tendências do mercado.
Estimulado por quais tendências de mercado: atualmente, devido a grande quantidade de materiais utilizados na fabricação de calçados, o seu preço real diminuiu, permitindo que as pessoas comprem em maior quantidade. Além disso, a moda hoje é mais volátil, o que faz muitas vezes com que o cliente deixe de usar um calçado porque está ultrapassado e não porque deixou de servir ou está estragado.
Descrição do Mercado de Forma Abrangente (macro):
Comportamento do mercado em termos de
Características principais do mercado em termos de:
ETAPA 3 – MISSÃO DA EMPRESA |
Missão da empresa: Atender com excelência o cliente, disponibilizando calçados e acessórios completamente alinhados aos seus interesses.
ETAPA 4 – MERCADO CONSUMIDOR |
MERCADO CONSUMIDOR: | Homens e mulheres pertencentes à classe média, que priorizam o uso de sapatos de estilo esporte-fino e social. |
ETAPA 5 – MERCADO CONCORRENTE |
Empresas Concorrentes | Pontos Fortes | Pontos Fracos |
SASDA |
Já
possui uma parcela do mercado, o que torna mais fácil vender seus
produtos. |
Grande perda com estoques, o que eleva os custos da empresa. |
DONATELLI |
Devido
ao fato de fazer parte de uma rede de franquias já estabelecida,
a capacidade de promoção é maior. |
Vendedores desmotivados, o que acaba prejudicando a venda. |
ARETE |
Já
conquistou uma significativa parcela do mercado, o que torna mais fácil
vender seus produtos. |
Baixos investimentos na apresentação da loja, que aparenta antiga e sem manutenção. |
ARIZZA |
Devido
ao fato de fazer parte de uma rede de franquias, apresenta um nome forte
no mercado de calçados. |
Preços altos e não aceitam parcelar as compras feitas em cartão de crédito. |
MrCut´S | Domina uma expressiva fatia do mercado de sapatos finos. | Ponto com pouca visibilidade aos clientes. |
ETAPA 6 – MERCADO FORNECEDOR |
PRINCIPAIS
FORNECEDORES: |
PRODUTOS/SERVIÇOS FORNECIDOS: |
Empresas
do ramo calçadista situadas em Novo Hamburgo/RS
|
Calçados Femininos (todas as linhas) |
Empresas
do ramo calçadista situadas em Franca/SP
|
Calçados Masculinos (todas as linhas) |
Empresas
do ramo calçadista situadas em São João Batista/SC
|
Calçados Femininos (todas as linhas) |
ETAPA 7 – PRINCIPAIS PRODUTOS OFERECIDOS PELA EMPRESA |
PRODUTOS
OFERECIDOS PELA EMPRESA: |
Calçados e acessórios sociais ou que acompanhem o estilo esporte-fino, tanto para o público masculino quanto para o feminino. |
ETAPA 8 – FLUXOGRAMA DO PROCESSO PRODUTIVO |
Processo
de Produção: o atendimento ao cliente será personalizado,
no qual cada vendedor deixará o cliente à vontade para escolher
os modelos de calçados de seu interesse. Tendo explicitado o estilo desejado,
o vendedor apresentará diferentes modelos, bem como as vantagens de cada
uma das opções.
No caso de clientes indecisos, o vendedor utilizará técnicas de
venda para colher do cliente alguma idéia que lhe permita oferecer um
produto alinhado aos seus interesses, sem jamais forçar o cliente a comprar.
FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO - ETAPAS |
![]() |
|
ETAPA 9 – EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO |
EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO | |
ETAPAS | EQUIPAMENTOS/INSTRUMENTOS UTILIZADOS |
Cumprimentar
o cliente |
- |
Identificar a necessidade | Computador |
Concretizar a venda | Caixa |
ETAPA 10 – MÓVEIS E UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS |
MÓVEIS E UTENSÍLIOS QUE INTEGRAM O PROCESSO | |
ETAPAS | ITENS |
Cumprimentar
o cliente |
|
Identificar
a necessidade |
Prateleiras, expositores, espelhos, cadeiras, bancadas de atendimento. |
Concretizar a venda | Balcão de despacho de mercadorias. |
ETAPA 11 – MATÉRIAS-PRIMAS, MATERIAIS SECUNDÁRIOS E EMBALAGENS |
MATÉRIAS-PRIMAS, MATERIAIS SECUNDÁRIOS E EMBALAGENS | |||
ETAPAS | MATÉRIAS-PRIMAS | MATERIAIS SECUNDÁRIOS | MATERIAL DE EMBALAGEM |
Cumprimentar
o cliente |
- |
- |
- |
Identificar
a necessidade |
Calçados | Calçadeiras | - |
Concretizar a venda | Calçados | Bloco de notas | Papel, etiquetas, sacolas |
ETAPA 12 – INVESTIMENTOS FÍSICOS |
QUADRO DE INVESTIMENTOS FÍSICOS (EM R$) | |||
ITEM | PREÇO UNITÁRIO | QUANTIDADE | VALOR TOTAL |
Móveis
e decoração |
-
|
-
|
46.110,00 |
Computadores |
1.800,00
|
02
|
3.600,00 |
Impressoras |
450,00
|
01
|
450,00 |
Aparelhos
de ar condicionado |
750,00
|
02
|
1.500,00 |
Linhas
telefônicas |
80,00
|
03
|
240,00 |
TOTAL DO INVESTIMENTO | 51.900,00 |
ETAPA 13 – CÁLCULO DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS (capital de giro) |
CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE CAPITAL DE GIRO | |
RUBRICA | VALORES (R$) |
Custos fixos (30 dias) | 17.963,00 |
Estoque
de matéria-prima (30 dias) |
20.000,00 |
Custos
de comercialização |
14.000,00 |
Registros
e legalização |
890,00 |
Publicidade
inicial |
2.000,00 |
TOTAL | 54.853,00 |
ETAPA 14 – INVESTIMENTO INICIAL |
INVESTIMENTO INICIAL (R$) | |
Investimento
físico |
51.900,00 |
Investimento
financeiro |
54.853,00 |
TOTAL | 106.753,00 |
ETAPA 15 – GASTOS MENSAIS COM MANUTENÇÃO, DEPRECIAÇÃO E SEGUROS |
VALOR (EM R$) | ||||
ITEM | VALOR TOTAL | DEPRECIAÇÃO | MANUTENÇÃO | SEGURO |
Móveis e utensílios: |
10%/ano | 3%/ano |
SEGURO GLOBAL | |
Móveis e decoração | 46.110,00 | 384,25/mês | 115,28/mês | |
Equipamentos de informática: | 25%/ano | 5%/ano | ||
Computadores |
3.600,00 |
75,00/mês | 15,00/mês | |
Impressoras |
450,00 |
9,38/mês | 1,88/mês | |
Máquinas e equipamentos: | 15%/ano | 5%/ano | ||
Aparelhos
de ar condicionado |
1.500,00 | 18,75/mês | 6,25/mês | |
Outros: | ||||
Linhas telefônicas | 240,00 |
- | - | |
TOTAL | 51.900,00 | 487,38 | 138,41 | 200,00 |
ETAPA 16– CUSTOS COM MÃO-DE-OBRA |
FUNÇÃO | SALÁRIO | QUANTIDADE | VALOR MENSAL | ENCARGOS (%)* |
Gerente |
1.500,00 |
1 |
1.500,00 |
630,00 |
Vendedores |
600,00 |
5 |
3.000,00 |
1.260,00 |
Estoquistas |
600,00 |
3 |
1.800,00 |
756,00 |
Caixa | 600,00 | 1 |
600,00 |
252,00 |
TOTAL | 6.900,00 | 2.898,00 |
* 42% sobre a folha, pois a empresa é optante do SIMPLES, mas este percentual pode variar de acordo com a empresa. |
ETAPA 17– CUSTOS FIXOS |
CUSTOS FIXOS (EM R$) | ||
ITEM | VALOR MENSAL | VALOR ANUAL |
Gerente | 1.500,00 | 18.000,00 |
Vendedores | 3.000,00 |
36.000,00 |
Estoquistas | 1.800,00 |
21.600,00 |
Caixa | 600,00 |
7.200,00 |
Encargos sociais | 2.898,00 |
34.776,00 |
Aluguel
e taxas |
3.500,00 |
42.000,00 |
Água
e luz |
40,00 |
480,00 |
Manutenção |
138,41 |
1.660,92 |
Depreciação |
487,38 |
5.848,56 |
Seguros | 200,00 | 2.400,00 |
Telefone |
300,00 |
3.600,00 |
Material
de escritório |
200,00 |
2.400,00 |
Contador |
300,00 |
3.600,00 |
Pró-labore | 3.000,00 |
36.000,00 |
TOTAL | 17.963,79 | 215.565,48 |
ETAPA 18 – CÁLCULO DOS CUSTOS DE MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS DIRETOS |
CUSTO DO SAPATO MODELO XL / 36 (UNITÁRIO)* | |
ITEM | VALOR |
Valor
pago pelo sapato |
19,40 |
Frete pago
|
0,50 |
Seguro pago
sobre o frete |
0,10 |
TOTAL |
20,00 |
(*) Um modelo que representa o valor médio ponderado entre os diferentes modelos oferecidos pela loja.
ETAPA 19 – CÁLCULO DO CUSTO UNITÁRIO DE VENDA |
ITEM | VALOR |
Rateio
de Custos Fixos (R$17.963,79 : 1.000 pares) |
17,96 |
(+) Custos
Variáveis por Unidade |
20,00 |
(=) CUSTO UNITÁRIO DE VENDA |
37,96 |
ETAPA 20 – CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA |
Simples Federal para EPPs (faturamento de R$ 720.000,00 até R$ 840.000,00 no ano) | 7,40% |
ICMS (média) |
12,60% |
Soma = Custos de Comercialização | 20,00% |
Margem de Lucro(Margem de lucro estabelecida para que o preço de venda se situe próximo ao valor médio com que o produto é vendido pela concorrência) | 25,77% |
PVU |
= | Custo
da Mercadoria 100% - (CC% + ML%) |
X | 100 |
PVU |
= | 37,96 100 - (20,0 + 25,77) |
X | 100 |
PVU = R$ 70,00
ETAPA 21 – DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS |
DISCRIMINAÇÃO | VALOR MENSAL | VALOR ANUAL |
1. RECEITA OPERACIONAL MENSAL | 70.000,00 | 840.000,00 |
2. Custos variáveis | ||
2.1 Custo da Mercadoria Vendida | 20.000,00 |
240.000,00 |
2.2 Custos de comercialização | 14.000,00 | 168.000,00 |
3. SOMA (2.1 + 2.2) | 34.000,00 |
408.000,00 |
4. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (1-3) |
36.000,00 |
432.000,00 |
5. Custos fixos | 17.963,79 |
215.565,48 |
6. LUCRO LÍQUIDO (4-5) | 18.036,21 | 216.434,52 |
ETAPA 22 – LUCRATIVIDADE |
Lucratividade |
= | Lucro
Líquido x 100 Receita Total |
Lucratividade: (18.036,21 : 70.000,00) x 100 = 25,77%
Com base neste índice podemos afirmar que: para cada R$ 100,00 em vendas a empresa obterá R$ 25,77 de lucro.
ETAPA 23 – RENTABILIDADE |
Rentabilidade |
= | Lucro
Líquido x 100 Investimento Total |
Rentabilidade: (18.036,21 : 106.753,00) x 100 = 16,90%
Com base neste índice podemos afirmar que o capital investido retornará a uma taxa de 16,90% ao mês. Ou seja, para cada R$ 100,00 investidos a empresa terá R$ 16,90 de lucro.
ETAPA 24 – PRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO |
Prazo
de Retorno do Investimento |
= | Investimento
Total Lucro Líquido |
Prazo de Retorno do Investimento: 106.753,00 : 18.036,21= 5,9 (6* meses)
(*) como o RESULTADO não é um número inteiro, deve-se arredondá-lo para cima.
Com base neste
índice podemos afirmar que em um prazo de 6 meses, todo o capital investido
pelo proprietário retornará na forma de lucros.
ETAPA 25 – PONTO DE EQUILÍBRIO |
PE
|
= | Custos
Fixos MCU |
Custos variáveis unitários = R$ 20,00 + (R$ 70,00 x 20%) = R$ 34,00
Ponto de Equilíbrio = 17.963,79 / (70,00 - 34,00) = 498,99 = 499 pares
A empresa irá
atingir seu ponto de equilíbrio quando atingir o volume de vendas de
499 pares de sapato.
ETAPA 26 – SUMÁRIO EXECUTIVO |
Atualmente, devido a grande quantidade de materiais utilizados na fabricação de calçados, o seu preço real diminuiu, permitindo que as pessoas comprem em maior quantidade. Além disso, a moda hoje é mais volátil, o que faz muitas vezes com que o cliente deixe de usar um calçado porque está ultrapassado e não porque deixou de servir ou está estragado.
A empresa SAPPATARIA pretende vender sapatos, bolsas e cintos para a classe média, tendo como propósito desenvolver, futuramente, parcerias com as indústrias, possibilitando a venda de modelos exclusivos.
Sua missão é atender com excelência o cliente, disponibilizando calçados e acessórios completamente alinhados aos seus interesses e estilo.
A empresa tem como pontos fortes: a experiência do proprietário, que gerenciou o centro de compras de uma grande rede de varejo nacional, adquirindo conhecimento sobre negociações de compra. Também tem conhecimento dos fornecedores e uma localização estratégica, uma vez que o local onde a loja será instalada é de fácil acesso e há grande circulação de pessoas. Além disso, a empresa estará apta a atender bem e orientar seus clientes, levando em consideração as características particulares de cada um.
O investimento inicial é dede R$ 106.753,00, para o qual foram estimados os seguintes indicadores de desempenho:
ÍNDICE |
VALOR |
LUCRATIVIDADE |
25,77 % |
RENTABILIDADE |
16,90 % |
PRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO | 6 meses |
PE | 499 pares |
Os dados expostos apontam um negócio com muito potencial de sucesso.