Introdução


Um Sistema Operacional de Tempo Real (RTOS do inglês Real Time Operating System) é um sistema operacional destinado à execução de um conjunto de tarefas que possuam requisitos temporais além dos requisitos funcionais (comuns para aplicações de propósito geral). Para tais sistemas não importa, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não.

O tempo de resposta é chamado de prazo da tarefa e a perda de um prazo, isto é, o não cumprimento de uma tarefa dentro do tempo esperado, caracteriza uma falha do sistema. As falhas podem ser catastróficas, no caso da perda do deadline de uma tarefa crítica ou incoveniente no caso da perda de uma tarefa com deadline soft.

Outra característica importante, embora não exclusiva, de alguns sistemas de tempo real é a sua interação com o meio ao redor. Alguns STR tem que reagir, dentro de um prazo pré-definido, a um estímulo do meio, como, por exemplo um sistema que monitora os batimentos cardíacos de um paciente em um hospital. Este sistema deve alarmar os médicos caso haja alteração nos batimentos. No entanto, há outros sistemas de tempo real, como tocadores de MP3, que não são reativos. Outro aspecto importante dos STR é a previsibilidade. O sistema é considerado previsível quando podemos antecipar seu comportamento independentemente de falhas, sobrecargas e variações de hardware.

Lorem ipsum sed aliquam

Posted by Someone on October 8, 2010  •  Comments (64)  • 

Sed lacus. Donec lectus. Nullam pretium nibh ut turpis. Nam bibendum. In nulla tortor, elementum vel, tempor at, varius non, purus. Mauris vitae nisl nec metus placerat consectetuer. Donec ipsum. Proin imperdiet est. Phasellus dapibus semper urna. Pellentesque ornare, orci in consectetuer hendrerit, urna elit eleifend nunc, ut consectetuer nisl felis ac diam. Etiam non felis. Donec ut ante. In id eros. Suspendisse lacus turpis, cursus egestas at sem. Mauris quam enim, molestie in, rhoncus ut, lobortis a, est.