Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro
de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação

Trabalhos de Graduação - 2023.1


Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código
da disciplina no Google Classroom: ledcxms


  1. Título: Melhoria e Automação do Processo de Análise de Equipamentos de Torres Eólicas e Solares: Inovações para Eficiência Energética
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Alecsandro Silva da Conceição Junior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Alex Sandro Gomes e Filipe Calegário
    Resumo da Proposta: Energias renováveis são fontes limpas de energia que têm ganhado cada vez mais importância e investimento, tendo em vista o futuro do planeta e seu menor impacto no ecossistema. Porém, as fontes de energias limpas, principalmente a eólica e solar, possuem peculiaridades operacionais que dependem de uma constante avaliação dos mais diversos indicadores para garantir a operabilidade dos equipamentos e torres, a fim de garantir a compatibilidade e funcionamento dos mesmos na rede elétrica. Neste contexto, é de extrema importância garantir que estes equipamentos operem acima do limite esperado e, quando não é possível garantir esta operação, identificar o mais rápido possível o motivo de sua inoperância e corrigir o erro o quanto antes. Este processo, no entanto, é extremamente burocrático e nada automatizado, muitas vezes tornando as torres indisponíveis por dias por falta de um diagnóstico apropriado ou manutenção de forma rápida. Portanto, este trabalho tem como objetivo tornar este processo de análise e operação das torres eólicas e elétricas mais eficiente e automatizado. Garantindo, na maior parte do tempo, a eficiência das mesmas a partir do monitoramento de diversos sensores presentes nas torres e, de forma preditiva, prever erros e outras falhas que outrora passariam despercebidas a olho humano.
    Palavras-chave: Energia renovável, torres eólicas, torres solares, equipamentos, predição.
    Apresentação: dia: 26/09/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: Carina Frota Alves e Filipe Calegário

  2. Título: Previsão de Séries Temporais de Dados Criminais Utilizando Modelos Híbridos
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Adriano Felipe Cabral Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: George Darmiton e Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta: Segurança pública é uma das questões mais presentes nos debates da sociedade. Diversos autores tem buscado formas de realizar análises preditivas dos números de crimes que ocorrem em determinadas regiões, para ajudar os agentes do governo a agir de forma preventiva. Este trabalho propõe uma análise comparativa da previsão de séries temporais de crimes, um modelo hibrido de modelos lineares tradicionais e modelos não lineares.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  3. Título: Benefícios de uma Avaliação de Competências Técnicas para o Plano de Desenvolvimento dos Colaboradores de uma Empresa de Tecnologia
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Anderson César de Carvalho Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Simone Cristiane dos Santos
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama e Carina Alves
    Resumo da Proposta: Com a aceleração da adoção de novas tecnologias pelo mercado, podemos observar o surgimento de um novo desafio para as empresas de tecnologia, conseguir acompanhar a crescente necessidade de desenvolvimento dos seus profissionais. Este trabalho busca investigar as lacunas de conhecimento técnico de uma empresa de tecnologia através da aplicação de um processo de avaliação diagnóstica, que consiga verificar competências comumente utilizadas em seus projetos de software, com o objetivo de alcançar um melhor direcionamento para o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.
    Palavras-chave: Competências Técnicas, Avaliação Diagnóstica, Desenvolvimento Pessoal.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  4. Título: Evaluation of Non-functional Requirements: Case study of the AHFE Open Access System
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): André Luís Peixoto e Vasconcelos Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Massa
    Resumo da Proposta: Avaliar os requisitos não funcionais de um software é de extrema importância para garantir a qualidade e a satisfação do sistema de software. Enquanto os requisitos funcionais definem o que o software deve fazer, os requisitos não funcionais se concentram em como o software deve se comportar e quais características ele deve possuir. Esses requisitos não funcionais, também conhecidos como atributos de qualidade, abrangem áreas como desempenho, segurança, usabilidade, manutenibilidade e escalabilidade. Ao avaliar e medir esses aspectos, é possível identificar potenciais problemas e garantir que o software atenda aos padrões e expectativas dos stakeholders. A avaliação dos requisitos não funcionais é fundamental para assegurar que o software seja eficiente, confiável, seguro e capaz de fornecer uma experiência satisfatória aos usuários. A norma ISO 9126 tem sido utilizada como uma ferramenta valiosa para avaliar e medir os aspectos não funcionais de um software. Neste trabalho, iremos utilizar a ISO 9126 para avaliar os requisitos não funcionais do sistema AHFE Open Access. O sistema tem como principais objetivos oferecer aos pesquisadores a oportunidade de publicar seus artigos científicos em acesso aberto, fornecendo visibilidade, impacto e acesso amplo aos resultados da pesquisa. O objetivo da avaliação é garantir a evolução adequada do sistema e garantia de satisfação dos principais requisitos não funcionais.
    Apresentação: dia: 29/08/2023, hora: 10h00, local: Google Meet
    Banca: Carina Frota Alves e Ricardo Massa Ferreira de Lima

  5. Título: Análise de Desempenho no Banco de Dados da Ferramenta de Mineração de Processos JuMP - CNJ
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): André Luiz Pereira da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Ricardo Massa
    Coorientador(a): Thiago de Sousa Araújo
    Possíveis Avaliadores: Robson Fidalgo, Luciano Barbosa e Valéria Cesário Times
    Resumo da Proposta: A mineração de processos é uma área recente que soma mineração de dados à ciência de processos e propõe ferramentas para descobrir, monitorar e melhorar processos executados em instituições. O JuMP - CNJ é um projeto que aplica técnicas de mineração de processos aos dados dos processos judiciais no Brasil, com o objetivo principal de identificar ineficiências nas unidades jurídicas. O projeto enfrenta o desafio do grande volume de dados, com mais de 23 milhões de processos já carregados e um número crescente de novos processos. É importante avaliar a camada de gerenciamento de dados do JuMP para identificar melhorias, tanto no desempenho das consultas quanto na própria arquitetura das tabelas, especialmente para lidar com grandes volumes de dados de unidades judiciais.
    Apresentação: dia: 03/10/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: Ricardo Massa e Robson Fidalgo

  6. Título: Classificação de defeitos de deiscência em implantes dentários de titânio e zircônio
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Antônio Barros da Silva Netto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Teresa Bernarda Ludermir e Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta: Com a demanda de procedimentos em lesões ou estéticos no dente, surge a necessidade de aplicações de implantes dentários que permitem a fixação de uma prótese dentária de forma permanente. Dessa maneira além da própria prótese ser uma opção estética, ela oferece ao paciente estabilidade dentária e melhoras de movimentos mecânicos associados. Porém esses implantes, podem acarretar em lesões em sua volta dependendo da estrutura óssea do usuário, e se não diagnosticados precocemente, podem levar a perda total do implante e à infecções generalizadas. Com isso, aparece a oportunidade do estudo sobre técnicas de aprendizagem de máquina sob as tomografias computadorizadas do paciente que são feitas para identificar possíveis complicações, como: defeitos de fenestração (abertura inadequada da cortical óssea) e deiscência (retração da gengiva em torno do implante). Aplicando tais algoritmos pode-se identificar se tais lesões se fazem presentes no paciente, e apontar em qual local está instalada. Dessa maneira poderíamos levar em consideração, tecnologias de segmentação disponíveis na indústria como o "Segment-Anything"disponibilizado pela Meta, para identificar as porções de área do implante e combiná-lá com algoritmos de Aprendizagem Profunda com foco em análise de imagens para classificar a presença da lesão. Assim o presente trabalho feito também com participação e validação da especialista, doutoranda de Odontologia pela UFPE, Ana Catarina Imbelloni Vasconcelos, será desenvolver métodos para a classificação da presença ou não de lesões periapicais ocasionadas por implantes, e métodos para seleção de melhores recortes da tomografia reduzindo esforço humano para a consolidação da base de treinamento, em conjunto com a pesquisa.
    Apresentação: dia: 29/08/2023, hora: 10h00, local: Google Meet
    Banca: Cleber Zanchettin e Veronica Teichrieb

  7. Título: Uso de Controladores para Autoscaling de Contêineres
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Arthur Frade de Araujo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Nelson Souto Rosa
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama e Kelvin Lopes Dias
    Resumo da Proposta: A gestão de processos por meio de contêineres tem se popularizado na indústria e academia e, portanto, é crucial saber como organizar de maneira eficiente um ecossistema de serviços conteinerizados. Além disso, a escalabilidade dessas aplicações é fundamental para a competitividade no mercado atual, e estratégias de orquestração, como o Kubernetes, surgiram para resolver esse problema. A Teoria de Controle, aplicada nesse cenário, permite otimizar a alocação de recursos, escalabilidade e resiliência dos aplicativos ao basear-se em uma teoria matemática robusta. Sendo assim, esse projeto visa aplicar teoria de controle para promover autoscaling em ambientes Kubernetes.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  8. Título: WRITEME 3.0: Expansão de uma ferramenta de auxílio à escrita de READMEs utilizando técnicas de I.A. generativa para produção de conteúdo
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Bruno Barbosa Torres
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira e Vinicius Cardoso Garcia
    Resumo da Proposta: Arquivos README ("leia-me", em tradução livre para o Português) são um tipo de documentação de repositórios de código geralmente utilizados como fonte inicial e principal de documentação, que geralmente promovem melhor utilização e maior qualidade das contribuições para um repositório. Trabalhos anteriores propuseram e implementaram uma ferramenta de auxílio à escrita de READMEs através da sugestão de seções textuais para o mesmo a partir da análise de repositórios populares da mesma linguagem. Esta ferramenta serve como um ponto de partida para que as pessoas desenvolvedoras responsáveis pelo projeto em questão possam escrever o conteúdo de fato. Este trabalho tem como objetivo a expansão dessa ferramenta para utilizar técnicas de I.A. Generativa e a API do GPT-4 para geração automática de texto para estes repositórios, assim como a aplicação de testes de usabilidade e eficácia desta ferramenta expandida com potenciais pessoas usuárias da mesma.
    Palavras-chave: README, GitHub, I.A. Generativa, co-criação de textos com I.A., Modelos de linguagem de larga escala, GPT-4, Experiência de Desenvolvimento, Documentação de Software.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  9. Título: Segurança da informação e privacidade no trabalho remoto: Uma análise sobre recursos providos e adoção de boas práticas
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Diogo Wellyngton de Souza Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Jéssyka Flavyanne Ferreira Vilela
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
    Resumo da Proposta: A pandemia de COVID-19 contribuiu para a expansão do regime de trabalho remoto nas empresas em diversos setores. Esse modelo de trabalho possibilitou uma flexibilidade maior para os funcionários, porém abriu brechas para questões relacionadas à privacidade e segurança dos dados das empresas e funcionários. O objetivo desse trabalho analisar as boas práticas e mecanismos de segurança da informação implantados pelas empresas e saber se seus funcionários estão engajados em seguí-las. Para alcançar esse objetivo será aplicado um survey direcionado a pessoas que tem como modelo de trabalho o teletrabalho ou modelo híbrido e será feito uma análise sistemática sobre esses dados.
    Apresentação: dia: 02/10/2023, hora: 16h00, local: Google Meet
    Banca: Jéssyka Flavyanne Ferreira Vilela e Kiev Santos da Gama

  10. Título: Alocação Inteligente de Veículos Utilizando Algoritmos de Otimização Multi-Objetivo
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Eduardo Luiz Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Abel Guilhermino da Silva Filho
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Resumo da Proposta: A alocação, ou roteamento, de veículos de uma frota é um processo importante que pode causar grandes impactos financeiros às empresas. Em um contexto de transporte de passageiros onde existem horários agendados para saída ou chegada, distribuir de forma eficiente os veículos para os grupos de passageiros é uma tarefa crucial. O emprego de Algoritmos de Otimização Multi-Objetivo na resolução de tarefas comuns de roteamento é uma abordagem promissora para se encontrar uma solução eficiente. Neste trabalho, será avaliado o desempenho das principais técnicas de Otimização Multi-Objetivo em um contexto de alocação de veículos a grupos de passageiros que possuem horários agendados de partida ou de chegada ao destino informado. Desta forma será possível determinar qual das técnicas avaliadas é mais satisfatória na resolução deste tipo de problema.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  11. Título: Uma Análise das Abordagens Interdisciplinares e Transdisciplinares no Curso de Ciência da Computação da UFPE
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Evaldo Garcia de Souza Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cristiano Coelho de Araújo
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco e Simone Cristiane dos Santos Lima
    Resumo da Proposta: Este trabalho visa propor uma análise sobre a importância da transdisciplinaridade na formação de pessoas desenvolvedoras, buscando ir além da mera reprodução de códigos e proporcionar uma formação mais abrangente e humanista. Tem como objetivo demonstrar que uma formação mais ampla do desenvolvedor, com inclusão de áreas diversas, pode contribuir para a construção de profissionais mais qualificados e preparados para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais diversificado. Será realizado paralelos entre projetos pedagógicos que adotam a transdisciplinaridade e modelos mais tradicionais. Além disso, serão incluídos depoimentos de representantes educacionais e do mercado para uma discussão das necessidades da pessoa desenvolvedora atual.
    Apresentação: dia: 26/09/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: Cristiano Coelho, Carina Frota e Patrícia Tedesco

  12. Título: Extensão do CSDiff para melhoria do sistema de alinhamento das modificações para detecção de conflitos
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Felipe Benjamin Mendonça Araújo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Guilherme Cavalcanti
    Resumo da Proposta: Nos últimos tempos, o desenvolvimento de software passou por uma transformação significativa, abandonando a abordagem individual em favor do trabalho em equipe. Com o avanço da tecnologia, surgiram sistemas cada vez mais complexos, o que resultou na colaboração de várias pessoas em um único projeto. Como resposta a essa mudança, foram desenvolvidas ferramentas de controle de versionamento de código, permitindo que múltiplos desenvolvedores trabalhassem simultaneamente, realizando modificações no mesmo trecho de código. No entanto, essas modificações simultâneas podem gerar conflitos quando ocorrem no mesmo trecho de código, gerando um impacto negativo na produtividade da equipe. Ao longo do tempo, surgiram várias abordagens para detectar conflitos durante a integração de versões de código, incluindo as abordagens de linha a linha, estruturada e semiestruturada. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de extensão para uma ferramenta de detecção de conflitos já existente, chamada CSDiff que atualmente utiliza a indentação e separadores de linguagem, em uma abordagem semi-estruturada para detectar conflitos. Este trabalho busca implementar uma melhoria na versão atual desta ferramenta, visando diminuir o número de falsos conflitos que são gerados pela versão atual.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  13. Título: Uma análise sobre Hiperparâmetros de Stable-Diffusion
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Fernando Rangel Magalhães
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Stable Diffusion é um método open-source que utiliza da tática de ’Latent Diffusion Models’ para geração de imagens através de prompts e hiperparâmetros. Com a recente atenção do público voltada a serviços de geração de imagens e texto via inteligência artificial, mais pessoas estão lidando diretamente com modelos como Stable Diffusion. Esta tese proposta visa apoiar essa iniciativa open-source explicando como mais facilmente obter uma imagem desejada com o programa, através de exemplos de como alterar os hiperparâmetros para melhor atender as especificações do usuário final.
    Palavras-chave: Stable Diffusion, open-source, Latent Diffusion Models, prompts, hiperparâmetros
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  14. Título: Modelos de Recomendação usando Aprendizado de Máquina em Grafos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Francisco Marcos Lira do Nascimento
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena Inácio de Oliveira e Luciano Barbosa
    Resumo da Proposta: Em um mundo com um número crescente de opções de produtos e serviços, os sistemas de recomendação desempenham um papel crucial tanto para os consumidores encontrarem o que precisam quanto para as empresas e provedores de serviços encontrarem clientes. Nesse contexto, as abordagens de aprendizado de máquina baseadas em grafos se destacam. Essa estrutura é altamente adequada para lidar com o problema, pois permite modelar as interações e relacionamentos entre usuários e itens. Ao capturar relações complexas e contextuais, esses sistemas têm a capacidade de gerar recomendações personalizadas e eficazes. No presente trabalho, será desenvolvido um sistema de recomendação utilizando dados de grafos e algoritmos compatíveis com essa estrutura. O objetivo é criar um modelo que seja capaz de aproveitar os benefícios do aprendizado de máquina baseado em grafos para fornecer recomendações relevantes e de qualidade.
    Apresentação: dia: 21/09/2023, hora: 15h00, local: Google Meet
    Banca: Cleber Zanchettin e Adriano Lorena Inácio de Oliveira

  15. Título: Uma Análise Comparativa dos Algoritmos de detecção de outliers do PyOD
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gabriel Kristian Queiroz de Souza Jales
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Resumo da Proposta: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa de algoritmos de detecção de outliers em conjuntos de dados. Para isso, será utilizada a biblioteca PyOD em Python, conhecida por sua especialização nessa área. Os experimentos serão conduzidos em diferentes conjuntos de dados, abrangendo diversos domínios, a fim de avaliar o desempenho e a eficiência computacional dos algoritmos. Além disso, serão exploradas aplicações práticas em cenários como detecção de fraudes financeiras, monitoramento de sistemas de segurança e análise de dados médicos. O estudo visa contribuir para o campo da detecção de outliers e fornecer insights sobre a aplicabilidade desses algoritmos em situações reais.
    Apresentação: dia: 03/10/2023, hora: 10h30, local: Google Meet
    Banca: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio e Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

  16. Título: Ferramenta para criação de pixel art através de modelo generativo
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Geraldo de Medeiros Galvão Neto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Grandes desenvolvimentos vêm sendo alcançados no campo de criatividade computacional nos últimos anos, modelos de text-to-image como o Stable Diffusion conseguem possibilitar a criação de arte por pessoas que não tenham o conhecimento ou habilidades neste campo. Um estilo de arte que ainda carece de ferramentas especializadas de geração é o pixel art, arte digital trabalhada em pixels individuais. Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de uma ferramenta para a criação de pixel art alvejando o público geral, que tenha uma facilidade de uso, com o desenvolvimento de uma interface gráfica para possibilitar tal. Além de entregar o poder de modelos geracionais do estado da arte, como o Stable Diffusion, por meio de técnicas como prompt engineering.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  17. Título: Análise das diferentes bibliotecas de gerenciamento de estado dentro do Flutter
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Guilherme Calland Rosa Borba
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Henrique Rebelo e Vinicius Garcia
    Resumo da Proposta: Este trabalho tem como foco uma das plataformas de desenvolvimento para aplicações móveis desenvolvida pela Google, o Flutter. Mais especificamente, o foco será nas bibliotecas de gerenciamento de estado usadas nessa plataforma, comparando o seu desempenho e a frequência de uso de cada uma delas pela comunidade.
    Apresentação: dia: 25/09/2023, hora: 08h30, local: Google Meet
    Banca: Leopoldo Motta Teixeira e Henrique Rebelo

  18. Título: Ampliando a análise da correlação entre a alocação de memória e o consumo de energia da memória RAM em Haskell: um estudo de reavaliação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gustavo Chaves Galdino de Moraes
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Marcio Lopes Cornélio
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda e Alexandre Mota
    Resumo da Proposta: Este estudo busca estender as pesquisas anteriores sobre a correlação entre a alocação de memória e o consumo de energia da memória RAM em Haskell. Inspirado pelos resultados demonstrados no estudo anterior, que revelou, contraintuitivamente, não haver correlação relevante entre essas duas variáveis, nosso trabalho tem como objetivo reproduzir esses experimentos e expandir seu escopo. Através desta extensão do estudo anterior, esperamos contribuir para uma compreensão mais aprofundada e completa da relação entre alocação de memória, consumo de energia e eficiência do software em Haskell, oferecendo insights valiosos para o desenvolvimento de implementações mais eficientes e energeticamente econômicas.
    Apresentação: dia: 29/06/2023, hora: 11h00, local: Google Meet
    Banca: Márcio Lopes Cornélio e Juliano Iyoda

  19. Título: Explorando Padrões de Projeto no Desenvolvimento de Jogos Digitais na Unity 3D
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Henrique Andrade Mariz
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Geber Ramalho e Henrique Rebelo
    Resumo da Proposta: A Unity 3D é uma das ferramentas mais populares no desenvolvimento de jogos digitais, pois tem uma licença gratuita ou com ótimo custo-benefício a depender da proporção do jogo desenvolvido; tem suporte para múltiplas plataformas; tem uma grande comunidade de utilizadores, permitindo o acesso a muita informação em fóruns que auxiliam no desenvolvimento, como também disponibilização de código e assets; tem um ambiente de desenvolvimento com diversos recursos facilitadores complexidade de implementação, principalmente para amadores; entre outros benefícios. No entanto, para ter qualidade no desenvolvimento de jogos é importante estruturar o código de forma eficiente e organizada, visando ter um código manutenível, com boa performance, flexibilidade e escalabilidade. Tendo isso em vista, este trabalho visa explorar os padrões de projeto mais frequentemente recomendados para jogos aplicados a Unity 3D, a fim de expor soluções comprovadas para os problemas recorrentes que permeiam esta área, e identificar o uso dessas práticas em projetos reais.
    Apresentação: dia: 02/10/2023, hora: 10h30, local: Google Meet
    Banca: Leopoldo Motta Teixeira e Breno Alexandro Ferreira de Miranda

  20. Título: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A APLICAÇÃO DE LINGUAGENS FUNCIONAIS EM FLUXO DE ALTA PERFORMANCE
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Hitallo Cavalcanti da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ André Luís de Medeiros Santos
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Márcio Lopes Cornélio
    Resumo da Proposta: A crescente dependência das pessoas da tecnologia trouxe consigo a necessidade de entrega de respostas com baixa latência. Porém, focar no desempenho das soluções durante a arquitetura e construção destas pode trazer prejuízos para a qualidade do código fonte. A Programação Funcional é um paradigma de linguagens computacionais que promove a vantagem de executar o programa principal em uma função, que pode ser definida em termos de outras funções. Este paradigma permite que o código seja mais conciso e objetivo, fácil de testar e de encontrar bugs. Este trabalho visa propor um estudo para avaliação comparativa das implementações de linguagens funcionais em um cenário de transação de cartão, no qual a baixa latência é imprescindível, pois possui curto tempo limite de resposta.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  21. Título: Proposta de guidelines para o uso de literatura cinzenta em revisões sistemáticas de literatura: como evitar o problema da disponibilidade
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Homero Barros da Costa Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Sérgio Castelo Branco Soares
    Coorientador(a): Vilmar Santos Nepomuceno
    Possíveis Avaliadores: Henrique Rebêlo e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Durante o processo de construção do conhecimento científico, os pesqui- sadores geralmente utilizam-se da chamada literatura branca. Tal literatura caracteriza-se como o exemplar típico de conhecimento empiricamente construído que respeitou todo o processo de avaliação e revisão de pares deste modelo de conhecimento . Apesar de seu domínio, já é reconhecida no meio acadêmico a possibilidade de uso de outro tipo de literatura, a literatura cinzenta. A literatura cinzenta, em contraste com a branca, se comporta como um corpo de conhecimento que não percorreu todo o caminho necessário para a validação da literatura tradicional mas que mesmo assim propõe-se a fornecer conhecimento, não necessariamente científico, para diversos utilizadores e organizações em áreas diversas.
    Apresentação: dia: 11/08/2023, hora: 11h00, local: Google Meet
    Banca: Henrique Rebelo e Vilmar Nepomuceno

  22. Título: Comparação entre soluções para o problema de N+1 queries em APIs GraphQL em Rails
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Igor Beltrão Pereira Simões
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Vinicius Garcia e Kiev Gama
    Resumo da Proposta: O problema de "N+1 queries" em APIs GraphQL em Rails pode ocorrer quando são necessárias consultas adicionais para buscar informações relacionadas a um dado principal. Com isso, o desempenho da aplicação pode ser prejudicado, porém existem algumas técnicas e ferramentas disponíveis para solucionar esse problema. As técnicas de otimização podem ser nativas do Rails, como "includes" ou "eager loading" no ActiveRecord, mas também podem ser providas por meio de gems específicas para GraphQL em Rails, como a "ArLazyPreload", que por sua vez faz uso de "lazy loading". Dessa forma, surge uma dúvida aos desenvolvedores com relação a qual dessas soluções seria a melhor. O objetivo deste estudo é comparar algumas dessas soluções, respondendo a essa dúvida.
    Apresentação: dia: 02/10/2023, hora: 11h00, local: E401
    Banca: Paulo Henrique Monteiro Borba e Henrique Rebelo

  23. Título: Facilitando a Criação de Testes de UI Automatizados em Fluxos de Aplicações iOS
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jacqueline Alves Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Durante o desenvolvimento de uma aplicação, é importante garantir que o estado da sua interface nos fluxos existentes seja determinístico, ou seja, ao seguir uma mesma sequência de interações, usando as mesmas entradas, o estado final deve ser sempre o mesmo. Empresas de software aplicam alguns tipos de testes para este propósito, como testes de interface de usuário (UI), testes de regressão, de integração, entre outros, que podem ser realizados manualmente ou utilizando alguma ferramenta de automatização. A indústria de software vem se tornando um ambiente cada vez mais rápido e ágil, com ênfase em integração, desenvolvimento e entrega contínuos. Esse ambiente coloca novos requisitos em relação à velocidade de testes e necessita de feedbacks mais rápidos e mais frequentes sobre a qualidade do software. Testes automatizados podem levar a custos mais baixos, maior frequência de testes, identificação precoce de defeitos e maior qualidade do sistema, quando comparados com testes realizados manualmente. Este trabalho visa desenvolver uma ferramenta para facilitar a criação de testes de UI automatizados de fluxos em aplicações iOS.
    Apresentação: dia: 28/09/2023, hora: 11h00, local: Google Meet
    Banca: Kiev Santos da Gama e Paulo Henrique Monteiro Borba

  24. Título: Introdução ao Cálculo de Sequentes de Gentzen
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jefferson Elder da Mota Nascimento
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Anjolina Grisi de Oliveira
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
    Resumo da Proposta: Esse trabalho tem como objetivo abordar as características do sistema formal de cálculo de sequentes, incluindo regras de inferência, estrutura dos sequentes e suas variantes nas lógicas intuicionista e clássica. Através desse estudo, pretendemos aprofundar o conhecimento na lógica, analisando a estrutura lógica de proposições complexas, identificando argumentos válidos e construindo demonstrações coerentes. Ao longo do trabalho, exploraremos os fundamentos teóricos desse sistema, apresentando regras de inferência básicas, princípios de dedução lógica, além de discutir suas vantagens, limitações e contribuições para a lógica e a teoria da prova.
    Apresentação: dia: 26/09/2023, hora: 16h00, local: Google Meet
    Banca: Anjolina Grisi de Oliveira e Frederico Luiz Gonçalves de Freitas

  25. Título: Revisão sistemática da literatura de engenharia reversa em CAN bus
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Pedro Gondim Jordão
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Controller Area Network ou simplesmente CAN é uma rede que interliga a comunicação das ECUs presentes dentro de um veículo automotor, funcionando assim como seu ‘Sistema nervoso’. Para melhor entendimento, as ECUs, Electronic control unit, podem representar funcionalidades como airbags, unidades de controle, sistema de áudio, entre outros, e como toda rede, eles também estão a passividade de ataques hackers, assumindo como exemplo o primeiro caso de um carro controlado de forma completamente remota em 2015, Charlie Miller e Chris Valasek. Existe alguns empecilhos para a exploração dessa rede, que serão melhores explicados ao decorrer do texto, porém, tendo em vista a possível sensibilidade que essas funcionalidades podem exercer dentro de um automóvel, esse estudo busca efetuar uma revisão sistemática da literatura que tem como objetivo efetuar engenharia reversa do funcionamento da Controler Area Network (CAN) presente nos automóveis, ou seja, analisaremos a viabilidade de exploração presente na rede, uma vez que sua segurança por obscuridade seja descoberta. Tendo em vista a possível sensibilidade que essas funcionalidades podem exercer dentro de um automóvel, esse estudo busca efetuar uma revisão sistemática da literatura que tem como objetivo efetuar engenharia reversa do funcionamento da Controler Area Network (CAN) presente nos automóveis. Uma vez que já são conhecidos diversos empecilhos para a exploração dessa rede - analisaremos a viabilidade de exploração, a partir do ponto em que sua segurança por obscuridade seja descoberta.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  26. Título: Imagens Sintéticas: Uma forma de combater o desbalanceamento em base de dados reais
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Vítor Valadares de Moraes
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena Inácio de Oliveira e Carlos Alexandre Barros de Mello
    Resumo da Proposta: O desbalanceamento de classes presente em boa parte dos datasets reais de classificação de imagem é uma característica que afeta negativamente o desempenho de classificadores. Além disso, as Redes Adversárias Generativas (GANs) são um dos modelos generativos mais poderosos, mas sempre exigem um conjunto de dados grande e equilibrado para treinar. As GANs tradicionais não são aplicáveis para gerar imagens de classe minoritária em um conjunto de dados altamente desequilibrado. Este trabalho vem como um apoio ao Módulo 1 do Projeto: “Aprimorando Pesquisas Clínicas em Odontologia com uso de Inteligência Artificial”, projeto que tem como objetivo desenvolver a primeira versão de uma plataforma de software baseada em inteligência artificial para auxiliar em diagnósticos e em atividades práticas atuais ou em estágios experimentais na área de odontologia, e pretende combater a deficiência de aprendizado gerado pelo desbalanceamento dos dados se fazendo do uso de Redes Adversárias Generativas (GANs) ou Modelos de Difusão para gerar imagens sintéticas a partir do dataset original para aumentar o número de amostras das classes minoritárias.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  27. Título: Detecção e Catalogação Automática de Atos do Diário Oficial do Recife Utilizando Técnicas de Inteligência Artificial
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Josenildo Vicente de Araújo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena e Leandro Almeida
    Resumo da Proposta: O Diário Ofical do Recife é um jornal governamental que torna público todos os atos oficiais no âmbito municipal tais como leis, decretos, nomeações, exonerações e andamento de concursos, dentre outros. Esse jornal é disponibilizado em formato PDF e as informações são todas contidas uma após a outra em um formato que dificulta a visualização e compreensão das pessoas aos conteúdos do documento. Devido a isso, buscarei desenvolver, através do uso de técnicas de Inteligência Artificial, uma forma de detectar cada ato e posteriormente catalogá-los para facilitar a busca por informações contidas nos diários oficiais do município.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  28. Título: NewSQL para HTAP: Uma Revisão Sistemática de Literatura
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Leandro Andrade Damasceno
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Robson do Nascimento Fidalgo e Kiev Santos da Gama
    Resumo da Proposta: As bases de dados NewSQL são uma coleção de bases recentes de dados relacionais que suportam uma performance alta comparado com sistemas atuais no mesmo momento em que permanecem usando a linguagem SQL. Os sistemas NewSQL podem fornecer a escalabilidade e o desempenho necessários para executar tanto operações transacionais quanto analíticas em tempo real em um único ambiente de banco de dados, necessitando assim do Hybrid transactional/analytical processing (HTAP), que é uma arquitetura de dados que junta a cargas de trabalho de processamento transacional online (OLTP) e processamento analítico online (OLAP), permitindo que um sistema suporte ambos os conjuntos de processamento.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  29. Título: Grace: um simulador de MIPS para estudo da Arquitetura de Computadores
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Luan Silva de Sena Advincula
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Abel Guilhermino da Silva Filho e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Na disciplina de Infraestrutura de Hardware, são vistos os componentes necessários para o funcionamento do computador, como as unidades de processamento aritmético e gráfico, de memória e armazenamento. Olhando para a unidade de processamento, temos a camada que faz o papel de interface entre o hardware e o software. Nessa camada, há a chamada linguagem de montagem, ou Assembly, que é gerada por compiladores de linguagens de programação de mais alto nível, ou seja mais abstratas e tem o papel de se comunicar com o hardware por meio de instruções representadas por mnemônicos que manipulam os números binários presentes na memória. Uma das atividades exercitadas na disciplina é o desenvolvimento de códigos em Assembly para entendimento de como os compiladores geram a linguagem de montagem a partir de códigos mais alto nível. Para isto, os alunos usam uma ferramenta que lê o código e gera as saídas com base neste, mostrando os dados presentes nos registradores utilizados para checagem de corretude. A ferramenta pode ser instalada somente no sistema operacional Windows e possui também um editor de texto próprio. Pelo fato de não existirem muitas ferramentas que exercem o mesmo papel da ferramenta usada na disciplina atualmente e muitas não serem de multiplataforma, ou seja podem executar somente em um sistema operacional específico, será idealizada e implementada um interpretador de Assembly no formato de ferramenta de linha de comando de código aberto e de propósito educacional com o objetivo de ser multiplataforma e de uso simples sem a necessidade de prender o usuário a um editor de texto padrão para que seja facilitado o desenvolvimento das atividades da disciplina de Infraestrutura de Hardware a princípio, mas também prover a quaisquer outros usuários que se interessarem em utilizar a ferramenta que será disponibilizada de forma gratuita.
    Apresentação: dia: 25/09/2023, hora: 14h00, local: Google Meet
    Banca: Adriano Sarmento e Juliano Iyoda

  30. Título: Uma análise sobre ferramentas de acessibilidade no desenvolvimento de jogos eletrônicos
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Cavalcanti de Siqueira Leite
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Geber Ramalho
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
    Resumo da Proposta: Acessibilidade é um tema que tem ganhado cada vez mais atenção em tempos recentes, ao mesmo tempo, jogos eletrônicos ou simplesmente videogames, são a área da indústria de entretenimento que mais cresceu nos últimos anos, tendo superado o cinema e a música. Consequentemente, a busca por acessibilidade nesse meio, também tem crescido, e o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para tornar isso não apenas possível mas também mais fácil de ser implementado nos jogos tem se tornado maior. Este trabalho proposto tem como objetivo realizar um estudo sobre as ferramentas atualmente disponíveis no mercado, buscando entender qual a compreensão dos desenvolvedores sobre as mesmas, bem como entender a necessidade do público alvo dessas ferramentas.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  31. Título: ANÁLISE E DETECÇÃO DE CODE SMELL EM APLICAÇÕES REACT E REACT NATIVE
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Silva de Mendonça
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Paulo Borba, Breno Miranda, Vinicius Garcia e Kiev Gama
    Resumo da Proposta: Code Smell é um termo que indica que algum trecho de código seguiu uma má prática de implementação e pode afetar a aplicação negativamente, seja em termos de legibilidade, manutenibilidade, ou desempenho. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é identificar, analisar e criar um catálogo dos smells mais frequentes em aplicações web desenvolvidas com React e em aplicações mobile desenvolvidas com React Native.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  32. Título: Identificação de Vocalistas em Covers Musicais
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Thierry Chaves Muniz
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena, Carlos Alexandre Mello e Filipe Calegário
    Resumo da Proposta: Com o compartilhamento de obras musicais se tornando cada vez mais popular e acessível, muito devido as facilidades oferecidas pela Internet, muitas pessoas se mostraram dispostas a compartilhar suas habilidades musicais fazendo versões próprias de músicas já lançadas previamente e as disponibilizando de forma gratuita na rede. Desta forma, uma vasta quantidade de dados se encontra disponível sobre estes Covers e vários trabalhos já foram publicados tratando da identificação da obra original através dos dados de uma versão alternativa. Estes trabalhos utilizam técnicas de Aprendizado de Máquina treinados com milhares de faixas identificadas pela música original e através da semelhança entre faixas alternativas e sua versão original. Com base nesse treinamento, estes modelos conseguem identificar se uma música é um cover ou uma composição original. O objetivo deste trabalho é investigar métodos para identificar quem é o vocalista responsável por tal versão alternativa (cover) utilizando técnicas similares às utilizadas nos trabalhos relacionados de identificação de originalidade de uma música. Iremos investigar ainda se a aplicação de novas técnicas como modelos de Transformer para separação da parte vocal, do canal de som dos instrumentos podem causar um efeito positivo neste reconhecimento.
    Palavras-chave: Aprendizado de máquina, Redes Profundas, Reconhecimento de covers, Análise de espectro sonoro.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  33. Título: Análise comparativa de performance entre o uso de UIKit e SwiftUI na criação de aplicações escaláveis
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Vinícius José da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Gama
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Fernando Castor, Sérgio Castelo Branco Soares, Filipe Calegário e Ricardo Massa Ferreira Lima
    Resumo da Proposta: Assim como as tecnologias evoluem, as linguagens que as criam também o fazem, seja adicionando novos recursos, aperfeiçoando performance, legibilidade, capacidade de escrita, criação de novos frameworks de desenvolvimento e até mesmo mudando seus paradigmas. Entre essas evoluções, o desenvolvimento em Swift passou por diversas fases, entre elas, a criação de frameworks com o ViewCode e o SwiftUI. Isto posto, o objetivo desse estudo é analisar o uso de SwiftUI comparativamente com ViewCode(UIKit), fazendo um paralelo entre fatores como: independência do framework, desempenho em cenários complexos e escalabilidade. Sendo assim, afim de elucidar questões criadas pelo, cada vez maior, uso de SwiftUI na criação de produtos de software, este estudo propõe levantar dados e apresentar uma discussão que auxilie nos processos atuais de desenvolvimento de aplicações Swift.
    Palavras-chave: Swift, SwiftUI, ViewCode, Escalabilidade, Performance, Framework.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  34. Título: Uma ferramenta para o ensino de programação: concepção, desenvolvimento e avaliação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Luís Carlos Lacerda Durans
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Silvio de Barros Melo
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Geber L. Ramalho
    Resumo da Proposta: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um plugin para Unity que permita a codificação visual em blocos em tempo real como uma ferramenta educativa para o ensino de programação. O objetivo é fomentar o raciocínio lógico, fornecer conhecimento básico de programação e promover habilidades cognitivas dos usuários. A integração do plugin ao ambiente do Unity permitirá que os estudantes experimentem e testem seu código em tempo real, facilitando a compreensão dos conceitos de programação. Esta proposta visa oferecer uma ferramenta educativa acessível e envolvente, utilizando o contexto do desenvolvimento de jogos como um estímulo adicional para o aprendizado de programação.
    Apresentação: dia: 03/10/2023, hora: 17h00, local: Google Meet
    Banca: Silvio de Barros Melo e Giordano Ribeiro Eulalio Cabral

  35. Título: FAST-GRADLE-PLUGIN: Um plugin para priorização de casos de teste utilizando o FAST
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Luiz André de Jesus Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira, Vinícius Cardoso Garcia e Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo
    Resumo da Proposta: O processo de testes de software é essencial para o desenvolvimento de software com qualidade. Entretanto as atividades de teste são bastantes custosas, tomando boa parte do ciclo completo de desenvolvimento. Uma das estratégias para otimizar o tempogasto com a execução dos testes é a de priorização de casos de testes, para as falhas sejam identificadas o mais breve possível. O FAST Approaches to Scalable Similarity-based Test Case Prioritization é uma aplicação que faz a priorização dos casos de teste com base em similaridade. Este trabalho visa a implementação de um plugin para o Gradle que possibilite a aplicação da priorização dos casos de teste no ciclo de vida do software.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  36. Título: Qualidade de dados dentro do contexto de Big Data: Uma revisão global
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Magnon Paulino Ramos de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cléber Zanchettin
    Coorientador(a): Divanilson Rodrigo de Souza Campelo
    Possíveis Avaliadores: Paulo Freitas de Araújo Filho
    Resumo da Proposta: Na era do Big Data, garantir a qualidade dos dados é uma preocupação central no processo de tomada de decisão, seja na esfera governamental, na indústria ou na academia. Este trabalho aborda esta preocupação explorando frameworks de data quality no contexto de Big Data, por meio de um estudo de caso de um pipeline simulado. O big data, que é caracterizado por seu volume, velocidade, variedade e veracidade [1], apresenta desafios únicos à garantia da qualidade dos dados [2]. Ao examinar e aplicar um framework de data quality, pretendemos descobrir como esses desafios podem ser mitigados efetivamente. O framework proposto é testado em um pipeline simulado que incorpor ferramentas de gerenciamento de dados como Airflow, DBT e Great Expectations. As conclusões resultantes visam oferecer insights sobre a garantia da qualidade dos dados auxiliando finalmente na criação de sistemas de big data mais robustos, confiáveis e eficazes.
    Apresentação: dia: 29/09/2023, hora: 10h00, local: Google Meet
    Banca: Cléber Zanchettin e Paulo Freitas

  37. Título: Saúde Mental e Satisfação no Trabalho: Um Olhar sobre a Inclusão de Pessoas na Engenharia de Software
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Maria Eulália Marques Gomes dos Reis Aires
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Coorientador(a): Aline Lacerda
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenco Silva e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Este estudo aborda a contratação, inclusão e bem-estar de pessoas com transtornos neuropsiquiátricos na engenharia de software. Por meio de uma abordagem mista, que combina pesquisa bibliográfica e coleta de dados empíricos, busca-se compreender a realidade desses profissionais no mercado de trabalho, identificar barreiras para a inclusão e propor práticas de gestão de pessoas e saúde mental. A revisão bibliográfica abrange temas como diversidade, inclusão, saúde mental e boas práticas de contratação. A coleta de dados envolve entrevistas, questionários ou estudos de caso com profissionais e gestores de empresas do setor. Com base na análise qualitativa dos dados, o estudo pretende desenvolver propostas para promover a inclusão e o bem-estar desses profissionais, considerando as especificidades da engenharia de software.
    Palavras-chave: inclusão; ansiedade; depressão; diversidade; saúde mental; gestão de pessoas
    Apresentação: dia: 22/09/2023, hora: 17h00, local: Google Meet
    Banca: Kiev Santos da Gama e Carla Taciana Lima Lourenço Silva

  38. Título: Avaliação Comparativa de Controladores para Adaptação do RabbitMQ
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Alves Almeida
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Nelson Souto Rosa
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Carlos André Guimarães Ferraz e Kiev Santos da Gama
    Resumo da Proposta: A crescente demanda por aplicações de execução ininterrupta tem levado ao desenvolvimento de sistemas que adaptam o seu funcionamento em tempo de execução, sem uma parada completa do mesmo. Neste contexto de sistemas adaptativos, a Teoria do Controle desempenha um papel fundamental ao fornecer métodos e técnicas para o projeto e implementação de controladores capazes de ajustar o comportamento do software de acordo com as condições do ambiente onde ele executa. O presente trabalho descreve um benchmarking realizado entre vários controladores atuando ao lado do consumidor de um serviço de mensageria. O objetivo dos controladores é atualizar, em tempo de execução, o valor de uma variável chamada “prefetch count” com a finalidade de manter a taxa de recebimento de mensagens de uma fila do RabbitMQ próxima a um valor determinado.
    Apresentação: dia: 06/09/2023, hora: 15h00, local: Google Meet
    Banca: Carlos André Guimarães Ferraz e Nelson Souto Rosa

  39. Título: Inteligência Artificial Generativa para Criação de Conteúdo em Jogos Digitais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Belfort de Moura Torres
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Filipe Carlos de Albuquerque Calegario e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: A criação de elementos para jogos digitais é um grand desafio no desenvolvimento de jogos, exigindo um trabalho minucioso e criativo para conceber personagens, ambientes e objetos que cativem os jogadores. No entanto, técnicas de IA generativa podem auxiliar nesse processo. A IA generativa é capaz de gerar conteúdo original de forma autônoma, oferecendo uma solução inovadora para a criação de elementos de jogos digitais. Neste trabalho, exploraremos como a IA generativa está sendo aplicada no desenvolvimento de jogos, discutindo os benefícios e desafios envolvidos nesse processo. Além disso, examinaremos exemplos concretos de como essa tecnologia está impulsionando a criatividade e a eficiência na produção de elementos para jogos digitais.
    Apresentação: dia: 25/09/2023, hora: 11h00, local: Google Meet
    Banca: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco e Carina Frota Alves

  40. Título: Transformando uma Arquitetura Monolítica em Microsserviços: Utilizando Arquitetura Serverless para Melhoria e Escalabilidade
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus José Mota de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Vinicius Cardoso Garcia
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Henrique Rebelo e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Sistemas monolíticos tem suas qualidades, porém por outro lado eles geram um alto acoplamento entre as funções do projeto o que dificulta a escalabilidade do projeto, e geralmente geram uma perda em tempo de execução do programa. Como forma de mitigar esses problemas há a possibilidade da migração para uma abordagem de microsserviços serverless, unindo esse conhecido padrão arquitetural com o potencial das functions da AWS Lambda.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  41. Título: Otimização do Estoque: Uma Abordagem para Reduzir Perdas de Vendas no Varejo Através do Cálculo do Estoque Ideal
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Costa Santos Basílio
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Simone Cristiane dos Santos
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Carla Silva e Carina Alves
    Resumo da Proposta: Este trabalho de graduação aborda a otimização do estoque no varejo para reduzir as perdas de vendas por falta de estoque, o que leva à frustração dos clientes, perda de receita e danos à reputação da marca. Para isso, será desenvolvido um algoritmo que calcula a quantidade ideal de cada produto com base no tempo de abastecimento e nas vendas, atualizando diariamente a classificação do estoque para melhor gerenciamento. Essa abordagem visa evitar a falta de produtos, aumentar a satisfação do cliente, melhorar os resultados no varejo e melhorar o retorno sobre o investimento.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  42. Título: METODOLOGIAS ÁGEIS NO MODELO DE TRABALHO REMOTO : UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS E/OU IMPACTOS DO TRABALHO REMOTO NA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS SCRUM, LEAN E KABAN
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro de Melo Milet
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Simone Cristiane dos Santos Lima e Hermano Perrelli de Moura.
    Resumo da Proposta: Com o grande crescimento do modelo de trabalho remoto durante a pandemia de COVID-19, os times de desenvolvimento de software tiveram que se adaptar à nova rotina. Este trabalho se propõe a realizar por meio de uma revisão da literatura, as mudanças e características apresentadas nas metodologias ágeis Scrum, Lean e Kanban, de modo a se adaptarem ao contexto do trabalho remoto. Através desta revisão, será possível compreender os impactos do trabalho remoto na utilização dessas metodologias e identificar as principais características e adaptações necessárias para sua efetiva implementação em um ambiente de trabalho remoto.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  43. Título: Criando oportunidades de aprendizagem de computação através de programação musical com foco em quem precisa: Parte 1 - miniAudicle for Android
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro de Souza Queiroga
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Márcio Lopes Cornélio
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral e Alex Sandro Gomes
    Resumo da Proposta: Ciência da Computação é uma área comumente vista como difícil, por ser do campo de exatas e tecnologia. Carrega consigo um peso emocional proveniente da ansiedade matemática que indivíduos costumam desenvolver, principalmente aqueles com menor nível de oportunidades de aprendizagem (OA). Originalmente, a ideia deste estudo era de explorar essas relações, aumentando a taxa de OA para uma parcela da sociedade mais socioeconomicamente vulnerável. As oportunidades criadas possuiriam um viés informal, visando reduzir a carga emocional negativa. Por fim, pretendia-se analisar o impacto e se houve mudança na percepção dos indivíduos a respeito de ingressar na área de tecnologia. Durante uma série de fracassos relacionados a comunicação e colaboração com organizações para montar essa estrutura, foi preciso redirecionar o foco. Dado que a maioria do público-alvo não possui amplo acesso a computador, mas possuem smartphones, há de ser desenvolvido um aplicativo que permita a utilização dos conceitos a serem compartilhados. Para isso, foi decidido a plataforma Android, por ser mais facilmente acessível, com uma base de mais de 78% dos telefones no Brasil [17].
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  44. Título: Uma análise do Framework de Mitigação de Conflitos em RIC Near-RT na O-RAN
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Henrique de Queiroz Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Djamel Sadok
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Judith Kelner e José Augusto Suruagy Monteiro
    Resumo da Proposta: Um dos principais desafios da rede 5G é a sua complexidade, por consequência da sua arquitetura altamente distribuída e virtualizada. Com a softwarização e desagregação dos componentes da rede, a rede 5G torna-se dependente de um alto número de componentes de software. O desafio associado ao gerenciamento e orquestração destes elementos é muito relevante para a arquitetura O-RAN (Open Radio Access Network), que promove a inteligência no controle da interconexão de uma grande quantidade de componentes de hardware e software heterogêneos. O alto número de componentes das redes oferece muitos pontos de falha potenciais, o que pode levar a interrupções nos serviços 5G. Neste contexto, este trabalho propõe um estudo e avaliação sobre a detecção e mitigação de conflitos de informações e decisões de controle geradas por aplicações em execução na rede, de modo a garantir a consistência das configurações e ações executadas na rede O-RAN.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  45. Título: Análise da crescente alta de notas de cortes do SISU na área de computação em universidades do estado de Pernambuco
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Henrique F. Cardoso dos Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Adiel Teixeira de Almeida Filho
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Valeria Cesario Times e Nivan Roberto Ferreira Junior
    Resumo da Proposta: Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar o fator que implicou no forte crescimento nas notas de cortes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que dar acesso aos cursos como Sistema da Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e outros da área de computação em Pernambuco, além de instituições que tenha o Indice Geral de Cursos Alto. A modelagem de dados atuais será feita no Power BI, vista que poderá auxiliar no comparativo por meio de dashboard, por onde podem ser aplicadas estratégias no índice Geral de Curso. Em seguida, faremos o comparativo da motivação desse aumento e seus possíveis impactos. Por fim, esta atividade usará estudo baseado em Business Intelligence para focar em boas práticas de análise de dados e terá como finalidade identificar o fator do forte crescimento na procura por cursos de TI e de qual maneira implica no mercado de tecnologia.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
    Banca:

  46. Título: Modelagem de Banco de Dados Orientados a Documentos com AML
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thomas Anderson Feitosa Monteiro
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama e Vinicius Garcia
    Resumo da Proposta: Na engenharia de software o conceito de modelagem de sistemas já é empregado a bastante tempo em quase todos os níveis, desde as classes e seus relacionamentos quando se fala em programação orientada a objetos com diagramas de classe UML indo até mesmo ao nível arquitetural com diagramas propostos para documentação de alto nível como o C4 Model. Quando se fala em banco de dados relacionais são amplamente conhecidos os diagramas entidade-relacionamento, que podem servir como suporte na modelagem e também como documentação e objeto de discussão em fase pré-implementação. A modelagem também pode servir para estabelecer uma base de conhecimento com respeito ao domínio da aplicação que está sendo desenvolvida, padronizando nomenclaturas e relações de entidades e tem demonstrado grande valor especialmente quando se trata de aplicação de metodologias como o DDD. Quando se fala de bancos de dados orientados a documentos entretanto, pela natureza de ser um banco de dados não relacional, o diagrama ER pode não ser a melhor escolha, pois na implementação, para esse tipo de banco o que seria equivalente a um relacionamento pode ser um objeto aninhado e não um link a partir de um identificador de objeto externo (em outra tabela ou coleção). Se faz necessário pensar em outros métodos e ferramentas de modelagem para este tipo de banco.
    Apresentação: dia: 27/10/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: Robson do Nascimento Fidalgo e Vinicius Cardoso Garcia

  47. Título: Proposta de Otimização para o Problema da Maximização da Sobreposição de Mapas de Contato de Proetínas Utilizando o Algoritmo GRASP com Path-Relinking
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Victor Ferreira Guimarães
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Ricardo Martins de Abreu Silva
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: As proteínas são compostos orgânicos essenciais em processos celulares, compostas por aminoácidos e estruturadas em uma forma tridimensional. A similaridade entre proteínas pode ser medida por meio de seus mapas de contato, que indicam as distâncias entre os resíduos. O problema MAX-CMO busca maximizar a sobreposição entre dois subconjuntos de resíduos em mapas de contato distintos. O algoritmo GRASP, com a técnica de path-relinking, é uma heurística que constrói soluções aleatórias através de busca gulosa para depois refinar a solução candidata por meio de busca local. O melhor resultado obtido em todas as iterações é selecionado como solução. O trabalho visa avaliar a efetividade do GRASP com path-relinking na resolução do problema MAX-CMO, comparando os resultados obtidos com a literatura.
    Apresentação: dia: 26/09/2023, hora: 15h00, local: Google Meet
    Banca: Ricardo Martins de Abreu Silva e Tsang Ing Ren

  48. Título: Depuração de Datasets e Modelos de Detecção de Ódio em Português
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Vitor Lopes Maia Albuquerque
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Francisco de Assis Tenório de Carvalho
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Teresa Bernarda Ludermir e Luciano Barbosa
    Resumo da Proposta: Na sociedade da informação, onde o volume de dados compartilhados cresce aceleradamente, uma das frentes de combate ao discurso de ódio está em sua classificação e detecção automática. Apesar de não ser uma tarefa simples decidir se um texto reforça preconceitos em determinado contexto, há uma concordância maior da sociedade quanto a classificação do discurso de ódio explícito. O HateBR é uma base de dados de larga escala para detecção de discurso ofensivo e discurso de ódio em português. Ela se diferencia das previamente propostas pelo seu tamanho, 7000 exemplos de comentários retirados do instagram, e por ter seguido uma metodologia de anotação rigorosa, que ajudou a diminuir o impacto dos vieses individuais de seus anotadores. Técnicas de explicabilidade extraem informações que ajudam a interpretar quais atributos da entrada são mais relevantes para decisão do modelo, e podem ser usadas para dar mais transparência algorítmica a usuários, além de auxiliar no entendimento dos padrões presentes em uma base de dados. Esse trabalho propõe sintetizar os desafios para detecção automática de discurso de ódio explícito através do uso de técnicas de explicabilidade em modelos estado da arte treinados com o HateBR.
    Apresentação: dia: 18/09/2023, hora: 11h00, local: Google Meet
    Banca: Francisco de Assis Tenório de Carvalho e Sérgio Ricardo de Melo Queiroz

  49. Título: Interface de Usuario para Controle de Geração Procedural com Wave Function Collapse
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Wellington Barbosa de Almeida
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Geber Lisboa Ramalho
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Filipe C. A. Calegário
    Resumo da Proposta: Este trabalho descreve uma ferramenta de interface gráfica web que permite criar, editar e explorar geradores de imagem baseadas em tiles com o algoritmo Wave Function Collapsed (WFC). O objetivo por trás desse sistema é tornar o uso de geração procedural de conteúdo mais accessível para usuários sem conhecimento técnico em desenvolvimento de software. Para fazer isso, a ferramenta implementa uma arquitetura cliente-servidor, na qual o cliente é responsável pelo cadastro dinâmico de tiles e suas regras de adjacência, já o servidor executa o algoritmo WFC e retorna a imagem gerada proceduralmente.
    Apresentação: dia: 26/09/2023, hora: 12h00, local: Google Meet
    Banca: Geber Lisboa Ramalho e Filipe C. A. Calegário

  50. Título: Anexando Arquivos a Commits de Repositórios Git
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Wendell Jânio de Oliveira Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Coorientador(a):
    Possíveis Avaliadores: Breno Miranda e Henrique Rebelo
    Resumo da Proposta: Git é um Sistema de Controle de Versão (Version Control System – VCS) amplamente utilizado no desenvolvimento de software. Arquivos de texto são os mais comuns em repositórios Git, pois este sistema consegue automaticamente examinar o conteúdo desses arquivos e mostrar o que mudou entre as versões. Apesar de possuir a interface de um VCS, Git é internamente um Sistema de Arquivos Endereçável por Conteúdo (Content-Addressable Filesystem) e permite que qualquer tipo de dado seja adicionado ao repositório e identificado diretamente pelo seu conteúdo. Desta forma, este sistema pode ser utilizado para armazenar diversas informações além daquelas normalmente associadas às versões do repositório. Cada versão de um repositório Git é registrada por meio de commits. São objetos que armazenam uma mensagem explicativa para as alterações, o autor do commit, o autor das alterações, o conteúdo do repositório no momento em que o commit foi registrado e quando ocorreu. Embora diferentes fluxos de trabalho possam gerar diversos tipos de dados a partir de uma versão do repositório, por padrão, apenas essas informações são registradas. Por exemplo, um sistema pode ser compilado e gerar arquivos binários que normalmente não devem ser armazenados com o código-fonte, pois estão associados a apenas uma versão do sistema. Outras opções de armazenamento poderão ser utilizadas, caso seja necessário que estes e outros dados sejam armazenados para consultas futuras, mas não estarão vinculados diretamente a uma versão do sistema no repositório. Links e referências adicionadas às mensagens dos commits podem apontar para a localização dos artefatos gerados, mas estes são gerenciados por outros sistemas e podem estar indisponíveis, mudar para referenciar outros recursos ou deixarem de existir. Podemos tomar como exemplo um commit criado por Linus Torvalds em 2006 introduzindo uma correção na ferramenta Git. A mensagem descreve a alteração e fornece um link para o que parece ser a thread de discussão que contribuiu para essa correção. O problema encontrado por quem analisa esse commit e precisa de um contexto para entender a alteração, é que o link se encontra indisponível.
    Apresentação: dia: 02/10/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: Paulo Borba e Kiev Santos da Gama




Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (dcampelo@cin.ufpe.br)




Sistemas de Informação
Responsável: Prof. Abel Guilhermino da Silva Filho (agsf@cin.ufpe.br)