Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro
de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação

Trabalhos de Graduação - 2022.2


Ciência da Computação
Responsável: Juliano Manabu Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código da disciplina no Google Classroom: ledcxms


  1. Título: Análise quantitativa e qualitativa da adoção de uma priorização baseada em histórico em um contexto industrial
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Anderson Carneiro da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira e Juliano Manabu Iyoda
    Resumo da Proposta: Priorização de Testes é um tema muito importante no meio das empresas, pois nem sempre dispõem de tempo e pessoas suficientes para realizar cada teste necessário, logo conseguir uma forma de priorizar por testes mais relevantes, é algo que se utiliza bastante, então surgiu várias técnicas de conseguir selecionar quais testes tem maior prioridade do que outro. Esse trabalho irá se basear na técnica de Priorização baseada em histórico [1], através da empresa QAZ (nome fictício) com acesso a uma grande base de dados com um grande histórico de todos os produtos, e será aplicado essa técnica na ferramenta XYZ (nome fictício), para comparar os resultados.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 10h45, local: Google Meet
    Banca: Leopodo Motta Teixeira


  2. Título: Análise da performance do protocolo ROCE em ambientes virtuais
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): André Luís Peixoto e Vasconcelos Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Djamel Sadok
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Judith Kelner e José Augusto Suruagy Monteiro
    Resumo da Proposta: Com o advento da modernização e propagação das virtualizações e computação em ambiente cloud, surge uma necessidade de conexões com menor latência e maior vazão da rede. Nessa expectativa nasce a dúvida do estudo sobre tecnologias que auxiliem o processamento de pacotes em ambientes de virtualização Linux, por exemplo: LNX e Docker. Assim sendo necessário um estudo sobre esses tipos de tecnologia que auxiliem na performance dessas conexões, como RDMA Over Converged Ethernet (RoCE) e suas versões existentes [1]. O presente trabalho pretende levantar as taxas de transmissão de pacotes, possíveis perdas, entre outras métricas a fim de melhor compreender o impacto em sistemas Linux que utilizam RDMA RoCE, em aspectos como escalabilidade, desempenho, dependabilidade e segurança.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  3. Título: Avaliação de desempenho RDMA em servidores bare metal
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Antônio Barros da Silva Netto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Djamel Sadok
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Judith Kelner e José Augusto Suruagy Monteiro
    Resumo da Proposta: Com a necessidade de uma computação de alto desempenho, principalmente em contextos de ambiente cloud, surge uma necessidade de redes dedicadas com baixa latência, segurança de alto nível e serviços de datacenters (energia, infraestrutura). Com isso, surge a necessidade do estudo sobre tecnologias que permitam que tais conexões sejam possíveis, como no caso de servidores bare metal que são servidores dedicados, perfeitos para "high-perfomance computing". Para alcançar esse alto desempenho essas máquinas atuam com RDMA (Remote Direct Memory Access), uma tecnologia que permite o acesso direto da memória de um provedor para outro provedor via rede com abstração do sistema operacional em ambos os lados [1]. Esta funcionalidade permite que o processamento seja feito diretamente via hardware, levando a uma redução da latência e do uso da CPU. O presente trabalho pretende levantar as taxas de transmissão de pacotes, possíveis perdas, entre outras métricas a fim de melhor compreender o impacto em sistemas bare-metal que utilizam RDMA, em aspectos como escalabilidade, processos, dependabilidade e confiabilidade.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:

  4. Título:Uma análise da percepção dos usuários em relação a segurança da informação e privacidade dos dados no trabalho remoto
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Diogo Wellyngton de Souza Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela
    Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
    Resumo da Proposta: A pandemia de COVID-19 contribuiu para a expansão do regime de trabalho remoto nas empresas de diversos setores. Nesse contexto, essa nova forma de trabalho possui vulnerabilidades de segurança que precisam ser mitigadas pelas empresas. O objetivo deste trabalho é compreender a percepção dos profissionais em relação às práticas de segurança dos dados nas empresas onde eles trabalham e em relação à sua privacidade no regime de trabalho remoto. Para alcançar esse objetivo será aplicado um survey com finalidade de coletar dados de pessoas que trabalham em regime de teletrabalho ou home office. A análise busca compreender as medidas de proteção adotadas pelas empresas assim como os mecanismos utilizados para difundir aos funcionários as melhores práticas e deixá-los cientes das políticas de segurança a serem seguidas.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  5. Título: Princípios de usabilidade e acessibilidade como ferramentas de garantia do acesso à informação: um estudo sobre a plataforma gov.br
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Douglas de Moura Cavalcante
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Alex Sandro Gomes e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
    Resumo da Proposta: Diante da constante migração de serviços para Internet, direitos assegurados pela Constituição Federal brasileira acabam sendo colocados em risco quando princípios de usabilidade, acessibilidade e universalidade ligados ao desenvolvimento de software não são considerados na criação de novos sistemas para web. Este trabalho propõe, baseado na plataforma de serviços públicos do Governo Federal (gov.br), avaliar o cumprimento de requisitos ligados às diretrizes de acessibilidade e heurísticas de usabilidade, problematizando a garantia do acesso à informação e a disponibilidade de serviços em interfaces web.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 13h20, local: Google Meet
    Banca: Leopoldo Motta Teixeira


  6. Título: Alocação Inteligente de Veículos utilizando Algoritmos de Otimização Multi-Objetivo
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Eduardo Luiz Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Abel Guilhermino da Silva Filho
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Resumo da Proposta: A alocação, ou roteamento, de veículos de uma frota é um processo importante que pode causar grandes impactos financeiros às empresas. Em um contexto de transporte de passageiros onde existem horários agendados para saída ou chegada, distribuir de forma eficiente os veículos para os grupos de passageiros é uma tarefa crucial. O emprego de Algoritmos de Otimização Multi-Objetivo na resolução de tarefas comuns de roteamento é uma abordagem promissora para se encontrar uma solução eficiente. Neste trabalho, será avaliado o desempenho das principais técnicas de Otimização Multi-Objetivo em um contexto de alocação de veículos a grupos de passageiros que possuem horários agendados de partida ou de chegada ao destino informado. Desta forma será possível determinar qual das técnicas avaliadas é mais satisfatória na resolução deste tipo de problema.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  7. Título: Uma análise sobre Hiperparâmetros de Stable-Diffusion
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Fernando Rangel Magalhães
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Stable Diffusion é um método open-source que utiliza da tática de ’Latent Diffusion Models’ para geração de imagens através de prompts e hiperparâmetros. Com a recente atenção do público voltada a serviços de geração de imagens e texto via inteligência artificial, mais pessoas estão lidando diretamente com modelos como Stable Diffusion. Esta tese proposta visa apoiar essa iniciativa open-source explicando como mais facilmente obter uma imagem desejada com o programa, através de exemplos de como alterar os hiperparâmetros para melhor atender as especificações do usuário final.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  8. Título:Suporte a janelas temporais e o processamento de dados em streams em Swift
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Franclin Cabral Menezes de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
    Resumo da Proposta: O mundo é baseado em eventos, que são basicamente registros de uma determinada atividade, para computação este registro tem uma forma de objeto que podem conter atributos particulares que descrevem o evento e quando o mesmo ocorreu ou até onde ocorreu [1]. Dada a uma infinidade de eventos que acontecem em atividades diferentes, o uso de Operadores de janela são interessantes para criação de um subconjunto de eventos para um processamento mais profundo de determinadas atividades. Para isso este trabalho visa comparar stream de dados em janelas e analisar o suporte destas nas principais bibliotecas escritas na linguagem Swift e se o processamento de eventos complexos é útil para esse tipo de operador.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  9. Título: Generating Formal Specifications for Smart Contracts from Textual Descriptions in Natural Language
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gabriel Nogueira Leite
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Augusto Sampaio
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Alexandre Mota e Juliano Manabu Iyoda
    Resumo da Proposta: Contratos inteligentes são parte do paradigma “code is law”, descrevendo indiscutivelmente como seus ativos devem ser gerenciados. Para implementar esse paradigma, muitas plataformas de contratos inteligentes não permitem que o código de um contrato seja alterado depois de implantado, reforçando efetivamente uma noção de imutabilidade de código/implementação. A imutabilidade da implementação, no entanto, tem duas desvantagens principais. Em primeiro lugar, os contratos não podem ser corrigidos se a implementação estiver incorreta após a implantação. Existem muitos exemplos de instâncias de contratos do mundo real com falhas que foram exploradas com somas surpreendentes de criptomoedas sendo adquiridas. Em segundo lugar, os contratos não podem ser otimizados, a execução de uma função de contrato tem um custo explícito a ser pago pelo chamador que é calculado com base na implementação do contrato. Ademais, um paradigma alternativo, chamado “specification is law”, permite que os contratos sejam criados e atualizados, mas apenas se atenderem a uma especificação formal correspondente. A estrutura é centrada em um implementador confiável: um serviço off-chain que verifica e impõe formalmente essa noção de conformidade [1]. Este trabalho visa o desenvolvimento de uma estratégia que auxilie e padronize a criação de especificações de contratos inteligentes que atualmente são feitos de forma manual. A entrada para a geração destas especificações são a descrição textual dos padrões que descrevem os contratos de tokens, com o ERC 20 e as implementações de referência destes padrões.

    Defesa: dia: 04/05/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: André Luís de Medeiros Santos


  10. Título: Comparação entre React Native e Flutter: Uma análise focada em desempenho
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gabriela Vilela Heimer
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Borba
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Kiev Gama
    Resumo da Proposta: Hoje em dia, aplicações mobile são muito usadas pela maioria das pessoas, e os dois principais sistemas operacionais onde essas aplicações são executadas são Android e IOS. Por muito tempo foi necessário que os desenvolvedores fizessem duas versões dos aplicativos desenvolvidos, uma para cada sistema operacional. Contudo, mais recentemente, surgiram as tecnologias cross-platform, que buscam unificar o código de forma que um só programa seja executável em ambos sistemas. Dessas tecnologias cross-platform, as que mais se destacaram foram Flutter e React Native, por serem simples, terem uma boa estrutura, e um bom desempenho. Porém elas causam uma dúvida ao desenvolvedores com relação a qual delas seria melhor. O objetivo desse estudo é comparar essas tecnologias de forma que essa dúvida seja respondida.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 14h00, local: Google Meet
    Banca: Leopoldo Motta Teixeira


  11. Título: Ferramenta para criação de pixel art através de modelo generativo
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Geraldo de Medeiros Galvão Neto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Grandes desenvolvimentos vêm sendo alcançados no campo de criatividade computacional nos últimos anos, modelos de text-to-image como o Stable Diffusion conseguem possibilitar a criação de arte por pessoas que não tenham o conhecimento ou habilidades neste campo. Um estilo de arte que ainda carece de ferramentas especializadas de geração é o pixel art, arte digital trabalhada em pixels individuais. Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de uma ferramenta para a criação de pixel art alvejando o público geral, que tenha uma facilidade de uso, com o desenvolvimento de uma interface gráfica para possibilitar tal. Além de entregar o poder de modelos geracionais do estado da arte, como o Stable Diffusion, por meio de técnicas como prompt engineering.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  12. Título: Desenvolvimento e teste de ferramenta de entretenimento digital em experimentos sobre o dilema social do jogo dos bens públicos
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Henrique Andrade Mariz
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Geber Ramalho e Filipe Calegário
    Resumo da Proposta: Os dilemas sociais são caracterizados por conflitos entre o auto interesse imediato e os objetivos coletivos de longo prazo. Embora tais conflitos estejam no cerne de vários desafios de interações sociais, sabemos pouco sobre como a cooperação em tais situações se desenvolvem. Aplicar experimentos e pesquisas nessa área tende a ser difícil de manter o engajamento das pessoas, difícil de replicar e difícil de traçar um histórico das ações, principalmente quando envolve várias pessoas e muitas repetições. Essa problemática também acontece no dilema social do jogo dos bens públicos, dessa forma, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e teste de uma ferramenta de entretenimento digital (Jogo) que em sua essência esteja presente o dilema social do jogo dos bens públicos a fim de elevar o engajamento das pessoas durante os experimentos realizados nesse assunto.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  13. Título: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS EM CLUSTERS KUBERNETES
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Hitallo Cavalcanti da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Vinícius Cardoso Garcia
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama e Nelson Souto Rosa
    Resumo da Proposta: A utilização de computação em nuvem em plataformas de nuvens públicas, como a Amazon Web Services, Microsoft Azure ou Google Cloud Plataform trouxe diversas vantagens para as organizações, sendo a principal destas pagar apenas pelos recursos que são utilizados, mais conhecida como pay-as-you-go. Com a necessidade de entrega de software de maneira acelerada, as equipes responsáveis pela definição de infraestrutura geralmente preferem superestimar a quantidade de recursos computacionais necessários para o funcionamento das aplicações, gerando custos ociosos para a empresa e, em alguns casos, até tornando a utilização de nuvens públicas desvantajosa. Este trabalho visa propor um estudo para avaliação comparativa das estratégias de otimização do provisionamento de recursos em clusters Kubernetes para redução de custos.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:

  14. Título: Facilitando a Criação de Testes de UI Automatizados de Fluxos em Aplicações iOS
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jacqueline Alves Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Paulo Henrique Monteiro Borba
    Resumo da Proposta: Durante o desenvolvimento de uma aplicação, é importante garantir que o estado da sua interface nos fluxos existentes seja determinístico, ou seja, ao seguir uma mesma sequência de interações, usando as mesmas entradas, o estado final deve ser sempre o mesmo. Empresas de software aplicam alguns tipos de testes para este propósito, como testes de interface de usuário (UI), testes de regressão, de integração, entre outros, que podem ser realizados manualmente ou utilizando alguma ferramenta de automatização. A indústria de software vem se tornando um ambiente cada vez mais rápido e ágil, com ênfase em integração, desenvolvimento e entrega contínuos [1]. Esse ambiente coloca novos requisitos em relação à velocidade de testes e necessita de feedbacks mais rápidos e mais frequentes sobre a qualidade do software [2]. Testes automatizados podem levar a custos mais baixos, maior frequência de testes, identificação precoce de defeitos e maior qualidade do sistema [3], quando comparados com testes realizados manualmente. Este trabalho visa desenvolver uma ferramenta para facilitar a criação de testes de UI automatizados de fluxos em aplicações iOS.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  15. Título: Técnicas de Teste de Software: Uma Revisão Sistemática da Literatura
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jailson da Costa Dias
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Juliano Manabu Iyoda
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Breno Miranda e Alexandre Mota
    Resumo da Proposta: Com a crescente complexidade dos softwares desenvolvidos e o aumento da competitividade, é necessário que a qualidade do software desenvolvido seja elevada a novos patamares. Como isso, o teste de software passa a ser uma parte inevitável no ciclo de desenvolvimento de software, pois permite detectar e corrigir erros e falhas que podem comprometer o funcionamento adequado do sistema. Além disso, os testes podem ajudar a identificar problemas de desempenho, segurança e usabilidade, entre outros aspectos. Dessa forma, a realização de testes de software é fundamental para garantir a confiabilidade e a satisfação dos usuários do sistema, bem como para evitar prejuízos financeiros e de imagem para a empresa desenvolvedora do software.

    Defesa: dia: 20/04/2023, hora: 10h00, local: Google Meet
    Banca: Breno Alexandro Ferreira de Miranda

  16. Título: Funcionalidade de Automóveis que utilizam o Padrão CAN bus: Análise de cibersegurança através da engenharia reversa
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Pedro Gondim Jordão
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Com a criação do Controller Area Network se tornou possível a implementação de funcionalidades diversas de forma muito mais simples em automóveis permitindo a melhor comunicação entre elas, juntamente com segurança (Em questão ao fator que essas 'features' não necessitaria de uma rede mais complexa de fios), economia e conveniência em suas aplicações. Com a aplicação de software em qualquer ambiente carrega um problema, qual nível de segurança ela teria? E independente da resposta, se isso está sendo visado e o quanto está sendo visado. Tendo em vista o que foi falado, tenho como objetivo efetuar um estudo através da engenharia reversa para poder descrever possíveis cenários de ataques maliciosos dentro da arquitetura criada no veículo estudado. Trazendo a visão do quão inseguro esse ambiente pode ser, ainda mais quando levamos em consideração que alguém está dentro do veículo e qualquer modificação em seu funcionamento pode trazer danos financeiros ao dono, ou em pior casos, até um risco a sua vida.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  17. Título: Revisão da literatura sobre consumo de energia por protocolos e redes blockchain.
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): José Bezerra de Melo Neto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Carlos André Guimarães Ferraz
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz e Kiev Santos da Gama.
    Resumo da Proposta: Desde 2009 quando a primeira rede blockchain foi lançada a público por Satoshi Nakamoto, o consumo de energia necessário para seu funcionamento vem sendo fonte de atenção para diferentes públicos. De acordo com cientistas de Cambridge, a rede Bitcoin consome mais energia que a Argentina e se caso fosse um país, estaria presente no Ranking dos 30 maiores consumidores de energia do globo. Neste contexto, este recorde não se limita apenas ao pioneiro na implementação Blockchain, mas também as outras redes blockchain existentes, principalmente aquelas que fazem uso do mecanismo de validação de uma transação Proof-of-Work (POW). Este estudo visa, através de uma revisão da literatura, comparar, mensurar e compreender o impacto energético das principais redes blockchain no mercado e mundo. Em conjunto a isso, também estudaremos abordagens, políticas e protocolos que visam a mitigar o consumo energético desenfreado gerado deliberadamente por essas redes.

    Defesa: dia: 19/04/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz

  18. Título: Um estudo sobre a experiência do usuário na criação de chatbot customizável em organizações públicas, através de uma plataforma de chatbot builder
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): José Celso da Costa Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Alexandre Vasconcelos
    Resumo da Proposta: A gestão pública, assim como o mercado, está em constante busca para atender a sociedade de forma efetiva, com a necessidade de gerir e mensurar demandas em diversos setores da máquina pública, por essa razão soluções tecnológicas tornaram-se alternativas viáveis para atender a esses desafios. Uma das soluções tecnologias usadas atualmente são os chatbot, como uma alternativa de atendimento, suporte e relacionamento automatizada e personalizada. Considerando as diversas opções de software para o desenvolvimento de chatbot, o presente trabalho versa sobre a experiência de empresas públicas que não são necessariamente da área de tecnologia ou possuem setor de TI, mas que buscam integrar um chatbot à sua estratégia de relacionamento com os cidadãos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a experiência do usuário ao utilizar o software tatodesk na a criação de chatbot customizável para o serviço público. A análise será realizada através de métodos qualitativos ao utilizar entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados com duas organizações públicas usuárias do software. Após análise dos dados, o presente trabalho buscará apresentar os resultados obtidos e propor possíveis melhorias no software de acordo com os resultados obtidos no estudo de campo

    Defesa: dia: 28/04/2023, hora: 10h00, local: Google Meet
    Banca: Alexandre Vasconcelos


  19. Título: Análise de extensão do CSDiff para uso em linguagens com poucos separadores sintáticos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): José Gabriel Silva Pereira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Coorientador(a): Paola Rodrigues de Godoy Accioly
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Guilherme Cavalcanti
    Resumo da Proposta: A prática de desenvolvimento de software, há muito tempo deixou de ser uma tarefa que era realizada por somente uma pessoa, pois, com o avanço da tecnologia, sistemas cada vez mais complexos foram sendo criados fazendo com que muitas pessoas trabalhassem no mesmo projeto. Por conta disso, ferra- mentas de controle de versionamento de código foram criadas, permitindo que múltiplos desenvolvedores trabalhassem modificando o mesmo trecho de código simultaneamente. Porém, essas modificações simultâneas podem gerar conflitos quando feitas em um mesmo pedaço de código, o que impacta negativamente na produtividade de um time. Ao decorrer do tempo, diversas formas de como de- tectar conflitos na junção de versão de códigos foram criadas, dentre elas: linha a linha, estruturada e semiestruturada. Neste trabalho, é proposto uma extensão para uma ferramenta semiestruturada de detecção de conflitos ja existente, o CSDiff [1], de forma que ela utilize indentação como separador da linguagem, permitindo assim que, durante a detecção de conflitos em linguagens com poucos separadores sintáticos, ainda seja possivel permitir uma redução de falsos conflitos, consequentemente melhorando a produtividade de um time.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 11h15, local: Google Meet
    Banca: Guilherme Cavalcanti

  20. Título: Detecção e catalogação automática de atos do Diário Oficial do Recife utilizando técnicas de Inteligência Artificial
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Josenildo Vicente de Araújo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena Inácio de Oliveira e Leandro Maciel Almeida.
    Resumo da Proposta: O Diário Oficial do Recife [3] é um jornal governamental que torna público todos os atos oficiais no âmbito municipal tais como leis, decretos, nomeações exonerações e andamento de concursos dentre outros. Esse jornal é disponibilizado em formato PDF e as informações são todas contidas uma após a outra em um formato que dificulta a visualização e compreensão das pessoas aos conteúdos do documento. Devido a isso, buscarei desenvolver, através do uso de técnicas de Inteligência Artificial, uma forma de detectar cada ato e posteriormente catalogá-los para facilitar a busca por informações contidas nos diários oficiais do município.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  21. Título: Conversão de Linguagem Natural para Linguagem de Consulta SQL
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Leandro Andrade Damasceno
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Luciano de Andrade Barbosa
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Tsang Ing e Robson Fidalgo
    Resumo da Proposta: Em um futuro próximo as tomadas de decisões não serão tomadas apenas por observações ou intuições, mas sim, por análise e estudo de dados concretos. Nesse contexto, é de intenso interesse o acesso ao banco de dados recorrente. Há vários estudos para realizar uma ponte entre a linguagem natural e a linguagem de consulta ao acesso de banco de dados, que seria uma conversão de texto para SQL (text-to-sql). Sendo assim pessoas não habituadas com linguagem de programação possam acessar um determinado banco de dados apenas pela linguagem natural. Em uma real situação, ainda é muito difícil achar um modelo genérico de um algoritmo baseado em deep learning, pelo uso de conjuntos de dados distintos em variados estudos, além da falta de domínio total desses modelos. Este trabalho visa analisar modelos de redes neurais e alguns conjuntos de dados que são usados para treinar os modelos para tecnologia do text-to-sql [1].

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  22. Título: Projeto e desenvolvimento de interpretador de alto nível para instruções Assembly MIPS
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Luan Silva de Sena Advincula
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Abel Guilhermino da Silva Filho e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Na disciplina de Infraestrutura de Hardware, são vistos os componentes necessários para o funcionamento do computador, como as unidades de processamento aritmético e gráfico, de memória e armazenamento. Olhando para a unidade de processamento, temos a camada que faz o papel de interface entre o hardware e o software. Nessa camada, há a chamada linguagem de montagem, ou Assembly, que é gerada por compiladores de linguagens de programação de mais alto nível, ou seja mais abstratas e tem o papel de se comunicar com o hardware por meio de instruções representadas por mnemônicos que manipulam os números binários presentes na memória. Uma das atividades exercitadas na disciplina é o desenvolvimento de códigos em Assembly para entendimento de como os compiladores geram a linguagem de montagem a partir de códigos mais alto nível. Para isto, os alunos usam uma ferramenta que lê o código e gera as saídas com base neste, mostrando os dados presentes nos registradores utilizados para checagem de corretude. A ferramenta pode ser instalada somente no sistema operacional Windows e possui também um editor de texto próprio. Pelo fato de não existirem muitas ferramentas que exercem o mesmo papel da ferramenta usada na disciplina atualmente e muitas não serem de multiplataforma, ou seja podem executar somente em um sistema operacional específico, será idealizada e implementada um interpretador de Assembly no formato de ferramenta de linha de comando de código aberto e de propósito educacional com o objetivo de ser multiplataforma e de uso simples sem a necessidade de prender o usuário a um editor de texto padrão para que seja facilitado o desenvolvimento das atividades da disciplina de Infraestrutura de Hardware a princípio, mas também prover a quaisquer outros usuários que se interessarem em utilizar a ferramenta que será disponibilizada de forma gratuita.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:

  23. Título: Identificação de Vocalistas em Covers Musicais
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Thierry Chaves Muniz
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena, Carlos Alexandre Mello e Filipe Calegário
    Resumo da Proposta: Com o compartilhamento de obras musicais se tornando cada vez mais popular e acessível, muito devido as facilidades oferecidas pela Internet, muitas pessoas se mostraram dispostas a compartilhar suas habilidades musicais fazendo versões próprias de músicas já lançadas previamente e as disponibilizando de forma gratuita na rede. Desta forma, uma vasta quantidade de dados se encontra disponível sobre estes Covers e vários trabalhos já foram publicados tratando da identificação da obra original através dos dados de uma versão alternativa. Estes trabalhos utilizam técnicas de Aprendizado de Máquina treinados com milhares de faixas identificadas pela música original e através da semelhança entre faixas alternativas e sua versão original. Com base nesse treinamento, estes modelos conseguem identificar se uma música é um cover ou uma composição original. O objetivo deste trabalho é investigar métodos para identificar quem é o vocalista responsável por tal versão alternativa (cover) utilizando técnicas similares às utilizadas nos trabalhos relacionados de identificação de originalidade de uma música. Iremos investigar ainda se a aplicação de novas técnicas como modelos de Transformer para separação da parte vocal, do canal de som dos instrumentos podem causar um efeito positivo neste reconhecimento.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:

  24. Título: Análise comparativa do processo de aprendizagem entre o uso de UIKit e SwiftUI no ensino de Swift
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Vinícius José da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Gama
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Fernando Castor, Sérgio Castelo Branco Soares, Filipe Calegário e Ricardo Massa Ferreira Lima
    Resumo da Proposta: Assim como as tecnologias evoluem, as linguagens que as criam também o fazem, seja adicionando novos recursos, aperfeiçoando performance, legibilidade, capacidade de escrita, criação de novos frameworks de desenvolvimento e até mesmo mudando seus paradigmas. Entre essas evoluções, o desenvolvimento em Swift passou por diversas fases, entre elas, a criação de frameworks com o ViewCode e o SwiftUI. Isto posto, o objetivo desse estudo é comparar analiticamente o uso de ViewCode, com UIKit, e SwiftUI no ensino da linguagem Swift, dadas as peculiaridades de seus paradigmas, imperativo e declarativo, respectivamente, fazendo um paralelo entre fatores como: evolução de aprendizagem, capacidade de desenvolvimento, capacidade de compreenção de código e como cada um leva ao entendimento mais profundo da linguagem. Sendo assim, afim de facilitar a aprendizagem e otimizar esse processo tanto para docentes quanto estudantes da tecnologia, este estudo propõe levantar dados e apresentar uma discussão que auxilie nos processos atuais aplicados ao ensino de Swift.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  25. Título: FAST-GRADLE-PLUGIN: Um plugin para priorização de casos de teste utilizando o FAST
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Luiz André de Jesus Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira, Vinícius Cardoso Garcia e Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo
    Resumo da Proposta: O processo de testes de software é essencial para o desenvolvimento de software com qualidade. Entretanto as atividades de teste são bastantes custosas, tomando boa parte do ciclo completo de desenvolvimento. Uma das estratégias para otimizar o tempo gasto com a execução dos testes é a de priorização de casos de testes, para as falhas sejam identificadas o mais breve possível. O FAST Approaches to Scalable Similarity- based Test Case Prioritization é uma aplicação que faz a priorização dos casos de teste com base em similaridade. Este trabalho visa a implementação de um plugin para o Gradle que possibilite a aplicação da priorização dos casos de teste no ciclo de vida do software.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:

  26. Título: Wizard of Prompt: Como melhor construir um prompt para servir modelos gerativos do tipo text-to-image
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Magnon Paulino Ramos de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: A arte é uma forma de expressão humana talvez tão antiga quanto a própria linguagem em si. E da mesma forma que a linguagem vem se desenvolvendo ao longo dos séculos, a arte também tem evoluído e se expandindo nas suas formas de expressão. Dentro dessa evolução, pode-se citar o surgimento da computação e junto com ela, o advento da manifestação artística por meios digitais. Juntamente a isso, pode-se mencionar também o boom do deep learning, que ano após ano vem mostrando um crescimento em performance e potencial das redes neurais profundas. Em particular, pode-se citar as redes generativas adversariais (GANs), bem como seus sucessores, os modelos de guided diffusion [1], o atual state of the art para geração de imagem. Esses modelos tem sido utilizados juntamente com sistemas inteligentes de linguagem natural, como por exemplo o CLIP [2] para fazer transformações de texto escrito em linguagem natural para imagens. O trabalho conjunto desses modelos interpretativos de texto e desses modelos geradores de imagens que tem provocado mudanças na forma de criar arte. É isso que tem permitido que o artista possa fornecer apenas uma entrada de texto, uma descrição da ideia da obra, e obter como resultado, uma imagem produzida a partir da entrada textual. Este trabalho visa a catalogação de elementos de relevantes para a construção de um bom prompt, bem como propor a construção de uma ferramenta que faça uso desses componentes para construir ou enriquecer um prompt de forma que ele possa interagir melhor com o modelo gerador e o artista possa obter um resultado mais satisfatório.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  27. Título: Análise da Experiência e dos Impactos Positivos da Utilização de uma Aplicação de u-Learning com o Uso de Mídia Locativa no Bairro da Várzea
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Marvin Miguel da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Alex Sandro Gomes
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama e Carina Frota Alves
    Resumo da Proposta: O bairro da Várzea atualmente é o segundo maior bairro de Recife em extensão territorial e engloba uma série de casarões, igrejas e construções históricas, além de ser palco de diversas manifestações culturais. Diante dessa realidade, o quanto os habitantes locais conhecem da história do bairro por onde transitam diariamente? Para responder a essa pergunta, foi escolhida a aplicação Gnomon, uma mídia locativa capaz de catalogar os patrimônios históricos locais e que possibilita a visualização e utilização de rotas já existentes pelo bairro. O projeto se propõe também a analisar o impacto que as informações referentes à história do bairro têm sobre a percepção de identidade e o senso de pertencimento do usuário.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  28. Título: Processamento de Linguagem Natural para Classificação de Comentários do Instagram
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Mateus Felipe Alves Rosas do Nascimento
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Luciano Barbosa
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta: O crescimento acelerado na utilização de redes sociais ao longo dos últimos anos revelou um potencial na área de marketing antes desconhecido, quando essas ferramentas surgiram com o objetivo de conectar amigos e familiares. Hoje a utilização de redes sociais por marcas e comércio é amplamente difundida, ao ponto que todas as empresas fazem uso de contas nessas redes para vender produtos, divulgar promoções, e alcançar novos clientes, bem como fazer a manutenção dos antigos. Dentro desse contexto, tornou-se possível então estudar o comportamento do consumidor pelo conteúdo das postagens e comentários que realizam nessas redes sociais. A importância desses comentários e opiniões é enorme pois eles são usados como feedback natural para outros consumidores, que acessam essas páginas, e lêem o que foi dito por clientes anteriores com o intuito de saber se devem também comprar, ou se devem evitar aquela marca. Dessa forma, as empresas que possuem essas informações em suas páginas podem entender problemas mais imediatos, erros de julgamento que foram feitos ao conceber alguma campanha, e também podem interagir com seus clientes de modo a melhorar seus produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é utilizar Processamento de Linguagem Natural (PLN) e modelos de Machine Learning juntamente com análise sintática e semântica de texto para realizar uma categorização de uma base de dados que contém comentários feitos na conta do Instagram de um estabelecimento comercial em grupos (i.e. dúvida, reclamação, sugestão, solicitação, informativo) de maneira a entender de que forma os usuários estão interagindo com a loja, quais são suas necessidades e suas impressões sobre o produto que está lhe sendo oferecido, e quais os insights, melhorias, e entendimento do próprio negócio pode ser feito pelo estabelecimento.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 13h30, local: Google Meet
    Banca: Tsang Ing Ren


  29. Título: Funções de Ativação Arbitrárias para Redes Neurais Quânticas: Análise e Desenvolvimento
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Hopper Jansen Costa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Adenilton José da Silva, Cleber Zanchettin e Leandro Maciel Almeida
    Resumo da Proposta: Atualmente, é esperado que o campo das redes neurais artificiais se beneficie fortemente graças aos avanços na computação quântica. Em particular, aprendizagem de máquina quântica, uma classe de algoritmos que utilizam de conceitos da mecânica quântica para criar algoritmos inteligentes, vai proporcionar um aumento na velocidade de processamento para realizar tarefas como reconhecimento de padrões, clusterização e no aprendizado de máquina em geral. Perceptrons quânticos com funções de ativações específicas já existem, e apesar de já se ter algumas alternativas para fazer funções de ativações arbitrárias no processador quântico, elas ainda possuem suas limitações de implementação. Neste trabalho, objetiva-se replicar os experimentos de uma rede neural ‘Quantum activation functions for quantum neural networks’ utilizando a biblioteca Qiskit para gerar funções de ativação arbitrárias. A rede será testada nas bases utilizadas pelo artigo e em outras bases da biblioteca UCI Machine Learning Repository.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 10h30, local: Google Meet
    Banca: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

  30. Título: Análise a partir das Perspectivas de Funcionários Neurodiversos em Relação ao Mercado e Ambiente de Trabalho em Empresas Brasileiras de Desenvolvimento de Software
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro de Barros Veríssimo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Carina Frota Alves e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
    Resumo da Proposta: Segundo o CDC (Center of Diseases Control and Prevention), 1 em cada 44 crianças nascem com Transtorno do Espectro do Autismo(TEA)[1], onde abrange uma série de sintomas, que podem levá-las a serem totalmente dependentes ou não. Para os adultos com níveis mais brandos de TEA, um grande desafio é conseguir encontrar um emprego[2], ou quando já estão inseridos no mercado, enfrentam algum tipo de descriminação no ambiente de trabalho [3]. Sobre o TDAH, a Associação Brasileira do Déficit de Atenção(ABDA) estima que 2 milhões de brasileiros adultos lidem com os sintomas do transtorno, a quantidade não é exata pois o transtorno ainda é subdiagnosticado no país [4], além de diversas pessoas diagnosticados com outros sintomas. Conseguir inserir neuroatípicos em empregos que favoreçam sua personalidade e habilidades é de suma importância no aspecto social, podendo não só trazer benefícios para o funcionário mas também para a empresa que poderão usufruir das habilidades únicas[5]. Muitas vezes os funcionários atuantes da área de tecnologia são vistos como pessoas sem habilidades sociais, porém empresas de tecnologia lutam para atrair, desenvolver e manter desenvolvedores com perfis diversificados buscando inovar e aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços. O objetivo deste trabalho consiste em compreender os fatores motivacionais e desafiadores para o ingresso e a permanência de neurodiversos na área de tecnologia. Para isto será realizado um estudo de caso em algumas empresas brasileiras de desenvolvimento de software, baseado na execução de um formulário entre os participantes. Além disso, será feita uma análise comparativa entre funcionários neurotípicos e neuroatípicos em pautas como dificuldades de ingresso no mercado de trabalho e os desafios para conseguir realizar seu trabalho de forma cômoda.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:

  31. Título: Criando oportunidades de aprendizagem de computação através de programação musical com foco em quem precisa
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro de Souza Queiroga
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Márcio Lopes Cornélio
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral e Alex Sandro Gomes
    Resumo da Proposta: Ciência da Computação é uma área comumente vista como difícil, por ser do campo de exatas e tecnologia. Carrega consigo um peso emocional proveniente da ansiedade matemática que indivíduos costumam desenvolver, principalmente aqueles com menor nível de oportunidades de aprendizagem (OA). Este estudo visa explorar essas relações, aumentando a taxa de OA para uma parcela da sociedade mais socioeconomicamente vulnerável. As oportunidades criadas terão um viés informal, visando reduzir a carga emocional negativa. Por fim, pretende-se analisar o impacto e se houve mudança na percepção dos indivíduos a respeito de ingressar na área de tecnologia.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  32. Título: Synthetic Image Detection Using a Modern CNN and Noise Patterns
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Henrique Ralph Arruda
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Carlos Alexandre Barros de Mello
    Resumo da Proposta: Redes neurais de difusão latente são capazes de gerar imagens muito próximas da realidade e tudo indica que os resultados irão melhorar ainda mais no futuro. este trabalho propoe elaborar e implementar uma rede neural capaz de distinguir entre uma imagem real e uma imagem gerada pelas várias gerações de modelos geradores de imagens.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 14h15, local: Google Meet
    Banca: Carlos Alexandre Barros de Mello


  33. Título: Distância adaptativa e algoritmo do tipo nuvens dinâmicas com dados simbólicos poligonais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro José Carneiro de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
    Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin e Teresa Bernarda Ludermir
    Resumo da Proposta: O grande volume de dados produzidos pelas diversas áreas do conhecimento nos auxilia em vários desafios, como tomadas de decisão e reconhecimento de padrões, mas também traz luz ao problema de escalabilidade dos métodos computacionais tradicionais no enfrentamento desse crescimento desenfreado de informações, por isso é essencial para a evolução da ciência a busca incessante de novas e melhores soluções para os problemas que o mundo nos apresenta. Representar os dados de forma mais compacta, mas preservando as informações de forma efetiva é o objetivo dos dados simbólicos, abordagem que traz uma vasta literatura também para métodos de inteligência artificial, como algoritmos de regressão e classificação. Utilizando uma nova abordagem de representatividade, os dados simbólicos poligonais, podemos analisar sua aplicabilidade em problemas reais. Para isso propomos nesse trabalho a aplicação de algoritmo de Nuvens Dinâmicas para dados simbólicos poligonais em matrizes de co-ocorrência de níveis de cinza para o problema de reconhecimento de padrões de imagens utilizando uma de suas premissas, a classificação dos dados em grupos, juntamente com avaliando a aplicabilidade do algoritmo para imagens reais.

    Defesa: dia: 25/04/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
    Banca: Teresa Bernarda Ludermir

  34. Título: Uma pesquisa sobre práticas sustentáveis no mercado brasileiro de desenvolvimento de software
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Rodrigo de Melo Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Jéssyka Vilela
    Coorientador: Mariana Maia Peixoto
    Possíveis Avaliadores: Carla Silva
    Resumo da Proposta: À medida em que as mudanças climáticas e seus impactos socioeconômicos tornam-se mais tangíveis, nota-se a necessidade de pensar em sustentabilidade em todos os setores da sociedade, incluindo na indústria de desenvolvimento de software. Sustentabilidade envolve não apenas deixar de poluir o meio ambiente, mas levar em consideração as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Assim, é necessário que a indústria de software se adapte como um todo e adote práticas sustentáveis não como uma reflexão tardia mas desde o início dos processos, com o levantamento de requisitos. Com sustentabilidade tornando-se uma preocupação cada vez mais frequente dentro da indústria de software, é necessário investigar a forma como as pessoas envolvidas no desenvolvimento de software com preocupação sustentável balanceiam os requisitos sustentáveis com os requisitos funcionais de suas aplicações. Neste trabalho propomos um estudo, baseado em questionários, de como os desenvolvedores brasileiros lidam com requisitos de sustentabilidade. Analisaremos questões que envolvem desde a visão dos envolvidos sobre requisitos sustentáveis até as práticas efetivamente implementadas e qual o impacto disso no ambiente de trabalho. Esses resultados serão comparados a partir de vários parâmetros, como o tipo de metodologia de desenvolvimento adotada, analisando os motivos que levaram ao cenário encontrado.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 15h30, local: Google Meet
    Banca: Carla Taciana Lima Lourenco Silva


  35. Título:
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thárcio Marcilio Araújo Melo da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Sergio Soares
    Coorientador: Waldemar Ferreira Neto
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama
    Resumo da Proposta: A LGPD é a principal lei brasileira que define como deve ser o tratamento de dados pessoais por organizações e estabelece a uma estrutura legal de direitos dos titulares de dados pessoais. Apesar de sua importância, a lei é pouco conhecida, e, portanto, muitos não conhecem como avaliar se uma solução está em conformidade com a mesma. Este trabalho desenvolverá apresentar uma aplicação web que, baseada em um checklist definido em uma outra pesquisa, fornecerá suporte para inspecionar a conformidade de soluções IoT com a legislação de segurança de dados brasileira LGPD.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  36. Título: Incorporação de Rollback no Game Loop de Jogos em Tempo Real Multijogadores Online
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thiago da Fonte Bastos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Geber Lisboa Ramalho
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario e Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Resumo da Proposta: O rollback é um método de sincronização de jogos digitais online que tem como objetivo eliminar o atraso de resposta entre jogadores causado pelo tempo de transmissão através da rede. Tal método é bem-sucedido e levou a cenários competitivos de jogos em tempo real a florescerem online quando em outrora apenas partidas presenciais seriam consideradas aceitáveis. Entretanto, esta solução é fomentada apenas dentro do gênero de jogos de luta e não muito buscada como possível melhoria da experiência online de outros tipos de jogos. Este trabalho busca compreender o que é intrínseco à implementação do rollback e como isso pode abranger os demais gêneros de jogo.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 11h30, local: Google Meet
    Banca: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral

  37. Título: Arquitetura de aplicações multi-tenant com bancos relacionais e não relacionais: uma comparação entre Oracle e MongoDB
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thomas Anderson Feitosa Monteiro
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Vinicius Garcia e Kiev Gama
    Resumo da Proposta: Contexto. Com a popularização da computação em nuvem e a facilidade de contratação de grandes provedores em qualquer escala em termos de computação, rede e armazenamento, uma aplicação com design bem construído pode suportar um volume de usuários e acessos que permite que com uma única instância - aqui instância não se referindo a um monolito, mas a um único deployment - atenda diferentes players, cada qual com uma visão isolada a nível de organização e dos dados da mesma, uma multi-locação, ou do inglês, multitenancy. É um modelo de arquitetura que tem crescido nos últimos anos como forma de escalar mais facilmente o desenvolvimento e manutenção da aplicação para todos os usuários, em vez de subir uma instância para cada venda e novo cliente toda a infraestrutura é gerenciada pela empresa mantenedora do serviço com uma única versão disponibilizada por vez a todos os interessados. A forma como o banco de dados é estruturado é um dos fatores que mais pesam para que um projeto multi-tenant seja bem sucedido e um tema de grande importância no design da aplicação. Objetivos. Explorar os desafios de arquiteturas multi-tenant em aspectos relativos a banco de dados, quais as melhores práticas utilizadas e comparar as abordagens em bancos de dados relacionais e não relacionais a partir dos dois principais bancos relacional e não relacional utilizados pelo mercado, Oracle e mongoDB respectivamente. Pesquisar e demonstrar como costuma ser feito, se existem diferenças, vantagens ou desvantagens quando colocados lado a lado.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  38. Título: Daily physical activities recognition using wearable devices: a systematic mapping
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Victor Hugo de Lima Kunst
    Curso: Ciência da Computação
    Orientadores:​ Veronica Teichrieb
    Coorientadores: Alana Elza Fontes da Gama e Thiago de Menezes Chaves
    Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario
    Resumo da Proposta: O uso de dispositivos vestíveis, como smartwatches, trazem consigo a oportunidade de acompanhar o dia a dia do seu usuário a partir de seus sensores, podendo dar feedbacks sobre como manter um estilo de vida mais saudável. Uma das possíveis recomendações que pode ser feita é sobre atividades físicas. Embora algumas técnicas já estejam sendo utilizadas para detecção de exercícios, muitas não levam em consideração as atividades diárias realizadas pelos usuários. O objetivo deste trabalho é analisar o estado da arte sobre detecção de atividades utilizando sensores disponíveis nesses dispositivos através de uma revisão sistemática. Serão apresentadas quais as principais técnicas e conjunto de dados empregados, comparando-os tanto em questão de performance quanto em resultados obtidos, os tipos de sensores utilizados e como podem ser empregadas para rastreamento das atividades do dia a dia.

    Defesa: dia: 05/04/2023, hora: 11h00, local: Google Meet
    Banca: Veronica Teichrieb e Filipe Calegário

  39. Título: WRITEME 2.0: Generalização e validação de uma ferramenta de auxílio à escrita de READMEs baseada em dados abertos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Victor Miranda de Melo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Coorientador: Hilton Pintor Bezerra Leite
    Possíveis Avaliadores: Fernando Castor e Vinícius Garcia.
    Resumo da Proposta: Uma das formas mais comuns de documentação de software são os arquivos README (leia-me, em português) comumente disponibilizados em repositórios de código. Essa documentação facilita a utilização do software por seus usuários e também a contribuição por desenvolvedores que desejam ajudar na sua implementação. O arquivo serve como uma página de boas vindas e, quando mal escrito, pode dificultar a utilização do software. O trabalho que idealizou o WRITEME propôs um modelo de ferramenta, baseada em dados abertos, que teria caráter genérico e dinâmico para auxiliar desenvolvedores a escrever READMEs. Sua implementação, porém, não foi finalizada, fazendo com que em seu estado atual esteja estática e restrita a certas linguagens de programação. Esse projeto visa continuar a implementação da integração entre o back-end e o front-end da ferramenta, enfim trazendo o caráter dinâmico e genérico da ferramenta, o que ampliará sua utilização e facilitará a realização de mais testes para validação da mesma.

    Defesa: dia: 26/04/23, hora: 14h00, local: Google Meet
    Banca: Kiev Gama

  40. Título: Char Sheets Generator: Em direção a uma ferramenta para geração automática de animações frame a frame
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Vinícius Dantas Januário
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: O desenvolvimento de animações para personagens, no contexto de jogos 2D, é um processo tedioso e que consome boa parte do tempo dos artistas, perante a necessidade de desenhar pixel a pixel as imagens do movimento desejado. Diversos trabalhos de IA gerativa propõem arquiteturas de GANs para automatizar esse processo e gerar uma animação a partir de uma imagem de entrada. O Stable Diffusion, um modelo de difusão latente text-to-image (que possui funcionalidades image-to-image), é capaz de gerar pixel art e pode ser treinado para gerar spritesheets com animações. Tendo em vista a capacidade gerativa desse modelo, este traba- lho se propõe a investigar e experimentar o Stable Difussion para o desenvolvimento de uma simples ferramenta de co-criação de personagens 2D animados, visando atender um público de desenvolvedores indies e estúdios com recursos limitados.

    Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 11:00, local:
    Banca: Geber Lisboa Ramalho

  41. Título: O uso de algoritmos emergentes na criação de arte através de criatividade computacional
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Vitor Sousa Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe C. de A. Calegario
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Algoritmos emergentes simulam interações entre agentes simples e o ambiente em que estão contidos. Os resultados das interações entre agentes são naturais e muitas vezes imprevisíveis. Podemos citar, por exemplo: agrupamentos espontâneos, criação de estruturas particulares e interações com o ambiente de forma especial. Algoritmos como esses são úteis na simulação de ecossistemas e na visualização de cenários complexos, tendo proximidade com tópicos relativos à inteligência artificial e algoritmos bioinspirados. Além disso, técnicas empregadas na construção de algoritmos emergentes podem ser utilizadas na criatividade computacional na produção de arte em seus diversos formatos (músicas, imagens, jogos, animações, etc), de simulações e de ambientes espontâneos. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrada sobre algoritmos emergentes e sua relação com a criatividade computacional, bem como ilustrar uma através de implementação como podem ser utilizados autômatos celulares na geração de conteúdo artístico.

    Defesa: dia: 25/04/2023, hora: 10h30, local: Google Meet
    Banca: Geber Ramalho


  42. Título: Ferramenta para criação de conteúdo de salas para jogos de dungeon geradas proceduralmente
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Wellington Barbosa de Almeida
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Geber Lisboa Ramalho
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Filipe C. A. Calegario
    Resumo da Proposta: Geração de Conteúdo Procedural (PCG) é a criação algorítmica de conteúdo. Ela é comumente utilizada na indústria de jogos para criação dos mais variados tipos de conteúdo, como fases, artefatos, mapas, dentre outros. Todavia é ina- cessível para um desenvolvedor de jogos não programador criar um PCG devido a necessidade de codificar o algoritmo gerador. Este trabalho propõe uma alternativa para contornar tal dificuldade por meio de uma ferramenta de interface gráfica que permite a criação de níveis para um jogo de exploração de dungeons com salas geradas proceduralmente. Nessa ferramenta o usuário poderá escolher por meio de linguagem natural os tipos de elementos de jogabilidade que cada sala deve possuir. Por fim, as definições podem ser exportadas e passadas como entrada a um algoritmo de PCG que cria uma fase pronta para jogar.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:


  43. Título: Armazenando Artefatos Associados às Alterações com Git
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Wendell Jânio de Oliveira Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Coorientador:
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Git é um Sistema de Controle de Versão (Version Control System – VCS) amplamente utilizado no desenvolvimento de software. Arquivos de texto são os mais comuns em repositórios Git, pois este sistema consegue automaticamente examinar o conteúdo desses arquivos e mostrar o que mudou entre as versões. Apesar de possuir a interface de um VCS, Git é internamente um Sistema de Arquivos Endereçável por Conteúdo (Content-Addressable Filesystem) e permite que qualquer tipo de dado seja adicionado ao repositório e identificado diretamente pelo seu conteúdo. Desta forma, este sistema pode ser utilizado para armazenar diversas informações além daquelas normalmente associadas às versões do repositório. Cada versão de um repositório Git é registrada por meio de commits. São objetos que armazenam uma mensagem explicativa para as alterações, o autor do commit, o autor das alterações, o conteúdo do repositório no momento em que o commit foi registrado e quando ocorreu. Embora diferentes fluxos de trabalho possam gerar diversos tipos de dados a partir de uma versão do repositório, por padrão, apenas essas informações são registradas. Por exemplo, um sistema pode ser compilado e gerar arquivos binários que normalmente não devem ser armazenados com o código-fonte, pois estão associados a apenas uma versão do sistema. Outras opções de armazenamento poderão ser utilizadas, caso seja necessário que estes e outros dados sejam armazenados para consultas futuras, mas não estarão vinculados diretamente a uma versão do sistema no repositório. Links e referências adicionadas às mensagens dos commits podem apontar para a localização dos artefatos gerados, mas estes são gerenciados por outros sistemas e podem estar indisponíveis, mudar para referenciar outros recursos ou deixarem de existir. Podemos tomar como exemplo um commit criado por Linus Torvalds em 2006 introduzindo uma correção na ferramenta Git. A mensagem descreve a alteração e fornece um link para o que parece ser a thread de discussão que contribuiu para essa correção. O problema encontrado por quem analisa esse commit e precisa de um contexto para entender a alteração, é que o link se encontra indisponível.

    Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
    Banca:




Engenharia da Computação
Responsável: Divanilson Campelo (dcampelo@cin.ufpe.br)

 

 


  1. Título: Desenvolvimento de aplicativo para detec��o de glaucoma atrav�s de reconhecimmento de imagem utilizando intelig�ncia artificial
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Ayrton Barros de Lira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
    Avaliador: Patricia Tedesco, Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta:

  2. Título: Estudo Comparativo entre Arquiteturas de Aplicativos Android Simples e Combinadas ao Clean Architecture
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Ana Caroline Saraiva Bezerra
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Breno Miranda, Henrique Reb�lo
    Resumo da Proposta:

  3. Título: Estudo comparativo entre ferramentas de teste em Angular
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Andr� Luiz Figueir�a de Barros
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Breno Miranda, Kiev Gama
    Resumo da Proposta:

  4. Título: Estudo comparativo das arquiteturas de software MVC e MVVM para aplicativos iOS portados para macOS usando Mac Catalyst
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Carolina Cruz Agra Lopes
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Avaliador: Henrique Reb�lo, Marcio Corn�lio
    Resumo da Proposta:

  5. Título: Aplica��o do PageRank na detec��o de fraude em transa��es com cart�o de cr�dito
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Clodes Fernando de Morais Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
    Avaliador: Luciano Barbosa, George Darmiton
    Resumo da Proposta:

  6. Título: O uso de Tecnologias Educacionais Digitais na media��o da constru��o de conhecimento entre docentes
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Erick de Gouveia Zanbom
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Alex Sandro Gomes
    Avaliador: Filipe Caleg�rio
    Resumo da Proposta:

  7. Título: An�lise da Aplica��o de Algoritmos de Intelig�ncia Artificial na Previs�o de Tend�ncias de Moda
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Eneri Melo D�Angelis
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
    Avaliador: Carlos Mello, George Darmiton
    Resumo da Proposta:

  8. Título: An�lise da t�cnica de XGBoost para prever com precis�o valores m�ximos e m�nimos de a��es listadas na B3
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Fl�vio Lins da Mota Nascimento
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Lorena In�cio de Oliveira
    Avaliador: Ricardo Prudencio, Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta:

  9. Título: Desenvolvimento de uma Plataforma para Gest�o de Processos e Riscos para Apoiar a Conformidade com a LGPD
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Gabriel Cortizo Ferraz
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ J�ssyka Flavyanne Ferreira Vilela
    Avaliador: Carina Frota Alves, Leopoldo Teixeira
    Resumo da Proposta:

  10. Título: Sele��o Din�mica de Preditores baseada em Janelas Recentes para S�ries Temporais utilizando Comit� Heterog�neo
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Gabriel Mendes Matos
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Avaliador: George Darmiton, Adriano Lorena
    Resumo da Proposta:

  11. Título: Governan�a de algoritmos: uma abordagem dos modelos de governan�a
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Hugo Leonardo Gomes da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Hermano Perrelli de Moura
    Avaliador: Ruy de Queiroz, Andr� Santos
    Resumo da Proposta:

  12. Título: An�lise de Desempenho Sistemas em Ambientes Virtualizados: estudo de caso do SIG@ considerando m�quinas virtuais e cont�ineres
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Israel Bruno dos Santos Duarte
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Andson Balieiro
    Avaliador: Kelvin Lopes Dias, Jamilson Dantas
    Resumo da Proposta:

  13. Título: Constru��o online de wavelet tree baseada no c�digo de Huffman
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): _Icaro Juliao Monteiro Guerra
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Fonseca
    Avaliador: Nivan Ferreira, Gustavo Carvalho
    Resumo da Proposta:

  14. Título: Aplica��o de Aprendizagem Profunda para previs�o Instant�nea de gera��o de energia solar
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Jo�o Amaro de Assun��o Bisneto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Avaliador: Luciano Barbosa, Fernando Maciano
    Resumo da Proposta:

  15. Título: An�lise comparativa de solu��o baseada em GMDH e �rvore de Decis�o para o Problema de �ndice de Qualidade de Canal Desatualizado em Redes 5G
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Jos� Raphael Danillo dos Santos
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Andson Balieiro
    Avaliador: Kelvin Lopes Dias
    Resumo da Proposta:

  16. Título: Planejamento de Caminho para Futebol de Rob�s Omnidirecionais Utilizando Aprendizado por Refor�o
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Jos� Victor Silva Cruz
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
    Avaliador: Tsang Ing Ren, Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta:

  17. Título: A INTELIG�NCIA ARTIFICIAL NO APRENDIZADO PARA CRIAN�AS COM DISCALCULIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): LYGIA HELENA CAVALCANTI ARA�JO
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Leandro Maciel Almeida
    Avaliador: Carla Taciana, Giordano Cabral
    Resumo da Proposta:

  18. Título: Metodologia de Concep��o de Solu��es de Engajamento atrav�s de Processos de UX Design
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Michael Barney Galindo J�nior
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Avaliador: Cristiano Araujo, Giordano Cabral
    Resumo da Proposta:

  19. Título: Valida��o de aloca��o de recursos atrav�s de ferramentas de monitoramento de dados
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Mayara Cavalcanti de A. Moreira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ M�rcio Lopes Corn�lio
    Avaliador: Carla Taciana, Nivan Ferreira
    Resumo da Proposta:

  20. Título: GERENCIADORES DE SENHA: SEGURANC _ A E USABILIDADE
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): MATEUS CARACCIOLO MARQUES
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Ruy de Queiroz
    Avaliador: Carlos Ferraz, Divanilson Campelo
    Resumo da Proposta:

  21. Título: Interface de Visualiza��o de Dados para Prototipa��o de Sistemas IoT
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Matheus Deodato de Oliveira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
    Avaliador: Abel Guilhermino, Adriano Sarmento
    Resumo da Proposta:

  22. Título: Protocolo baseado em LoRa para sistemas IoT de longas dist�ncias
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Matheus Ferreira Bernardo de Souza
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
    Avaliador: Sergio Cavalcante, Adriano Sarmento
    Resumo da Proposta:

  23. Título: An�lise dos algoritmos gen�tico e do vaga-lume no ajuste de hiperpar�metros de SVM em problemas de classifica��o
    TG: aqui <
    Proposta: aqui
    Autor(a): Matheus Leon Almeida do Nascimento
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Avaliador: Germano Vasconcelos, Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta:

  24. Título: Uso de Serious Game em Procedimentos de Ensino para Aprendizagem da Linguagem
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Mikahel Leal Dias
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Avaliador: Patricia Tedesco
    Resumo da Proposta:

  25. Título: Estudo de adequa��o �s normas da LGPD aplicadas a um fluxo de tratamento de dados no meio corporativo
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Mikael Vidal da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Carla Taciana Lima Louren�o Silva
    Avaliador: J�ssyka Vilela, Alexandre Vasconcelos
    Resumo da Proposta:

  26. Título: Uma An�lise Descritiva do Formato de Armazenamento do Banco de Dados NewSQL SingleStore
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Nicholas Henrique Justino Ferreira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Avaliador: Luciano Barbosa
    Resumo da Proposta:

  27. Título: Avalia��o de impacto de Code Smells
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Nathalia Paiva Lima
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Kiev Gama, Fernando Castor
    Resumo da Proposta:

  28. Título: An�lise sobre Difus�o de Desinforma��o sobre COVID-19 na Internet
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Orlando Verdasca Aceto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Avaliador: Ricardo Prudencio, Adriano Lorena
    Resumo da Proposta:

  29. Título: Estudo comparativo de prontu�rios eletr�nicos inteligentes: um estudo sistem�tico da literatura
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Pedro Eugenio Carvalho de Souza
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
    Avaliador: Leandro Almeida, Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta:

  30. Título: Uma abordagem de modelagem de amea�as de seguran�a voltada para o ensino do desenvolvimento �gil de software seguro
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Rafael Carneiro Reis de Souza
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Carla Taciana Lima Louren�o Silva
    Avaliador: J�ssyka Vilela, Vinicius Garcia
    Resumo da Proposta:

  31. Título: Valida��o de estrat�gia para documenta��o de tomadas de decis�o de design para arquiteturas frontend
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Rosinaldo Guedes de Lima Junior
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Kiev Gama
    Resumo da Proposta:

  32. Título: An�lise e investiga��o de estrat�gias com aprendizagem por refor�o para aloca��o de portf�lio em aplica��es de renda vari�vel
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Ricardo de Lima Fagundes
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ S�rgio Ricardo de Melo Queiroz
    Avaliador: Adiel Teixeira de Almeida Filho, Adriano Lorena
    Resumo da Proposta:

  33. Título: Estrutura h�brida para melhoria de desempenho dos Roaring Bitmaps para opera��es de Rank
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): S�rgio Victor
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Fonseca
    Avaliador: Gustavo Carvalho, Silvio Melo
    Resumo da Proposta:

  34. Título: Uma Introdu��o a Square root decomposition e aplica��es
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Tiago Figueiredo Gon�alves
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Nivan Ferreira
    Avaliador: Paulo Fonseca, Pedro Manh�es
    Resumo da Proposta:

  35. Título: Estudo do impacto na estabilidade de testes em aplica��es m�veis a partir da remo��o de test smells
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Thalisson Moura Tavares
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Breno Miranda, Gustavo Carvalho
    Resumo da Proposta:

  36. Título: PRISMA: A Packet Routing Simulator for Multi-Agent Reinforcement Learning
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Tiago da Silva Barros
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Jos� Augusto Suruagy Monteiro
    Avaliador: Divanilson Campelo, Kelvin Dias
    Resumo da Proposta:

  37. Título: Um Estudo Explorat�rio sobre Inova��o Aberta no Setor P�blico
    TG: aqui
    Proposta: aqui
    Autor(a): Vin�cius Galindo Guedes
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves
    Avaliador: Giordano Cabral
    Resumo da Proposta:

  38. Título: An�lise de Fundos Imobili�rios atrav�s de Ci�ncia dos Dados
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Victor Vianna dos Santos
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adiel Teixeira de Almeida Filho
    Avaliador: Luciano Barbosa, Patricia Tedesco
    Resumo da Proposta:

  39. Título: Extra��o e an�lise de informa��es jur�dicas p�blicas da primeira turma do Superior Tribunal de Justi�a
    TG:
    Proposta: aqui
    Autor(a): Wilkinson Maciel Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Avaliador: Ricardo Prudencio, Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta:

Sistemas de Informação
Responsável: Abel Guilhermino da Silva Filho (agsf@cin.ufpe.br)

  1. Título: Transferência de Aprendizagem em CNN: Um estudo comparativo aplicado ao diagnóstico de Glaucoma
    TG: aqui
    Autor(a): Júlio César de Carvalho Barros
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Fernando Maciano de Paula Neto
    Avaliador: Prof. Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta: O glaucoma é a segunda causa mais comum de cegueira no mundo. Estima-se que já tenha afetado a visão de cerca de 80 milhões de pessoas e com projeção de crescimento para os próximos anos. Por se tratar de uma doença assintomática nas fases iniciais e incurável, apenas retardada através de tratamento, a detecção precoce é imprescindível. Nesse sentido, projetar sistemas automatizados eficazes para classificação da doença se faz relevante, tendo em vista que padrões de desconformidades podem ser observados através de exame de imagem, como o aumento da razão copo-disco, hemorragia e palidez. Este trabalho se propôs estudar a transferência de aprendizagem em Redes Neurais Convolucionais avaliando o desempenho de cinco arquiteturas de última geração (MobileNet V3, EfficientNet V2, RegNet, ConvNeXt e ResNet-RS) na classificação de diagnósticos de glaucoma. Os resultados obtidos nos extensivos experimentos realizados, utilizando o maior conjunto de dados público ACRIMA, apresentaram área sob a curva característica de operação do receptor na detecção de glaucoma de 0,9994 com intervalo de confiança de 95% entre 99,93% e 99,95%. Identificou-se superioridade dos modelos ResNet-RS em relação aos demais. Ademais, esses resultados evidenciam a utilização da transferência de aprendizagem em CNNs como uma alternativa robusta para sistemas automatizados de triagem para glaucoma.
  2. Título: Identificar o impacto do uso de recursos tecnológicos de aprendizagem geolocalizada para uma introdução histórica do bairro da Várzea
    TG: aqui
    Autor(a): Guthemberg da Silva Sampaio
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Alex Sandro Gomes
    Avaliador: Prof. Kiev Gama
    Resumo da Proposta: A falta de uma herança cultural local e o abandono dessa responsabilidade pelos governos fazem com que diversas construções e monumentos históricos sejam “invisíveis” aos olhos da população. São verdadeiros sítios arqueológicos espalhados pelo bairro da Várzea, de acontecimentos históricos importantes, não só para o bairro, mas para todo o estado. Neste projeto iremos resgatar parte dos acontecimentos mais importantes do bairro, implementar esse conhecimento em uma plataforma de aprendizado geolocalizado, estimular a aprendizagem e identificar através de etnografia digital o impacto na identidade cultural dos atuais e novos moradores da localidade.
  3. Título: A educação em codificação segura é necessária na indústria? Uma investigação por meio de uma pesquisa na indústria local.
    TG: aqui
    Autor(a): José Claudino dos Santos Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Profª. Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Avaliador: Profª. Jéssyka Vilela
    Resumo da Proposta: O objetivo do trabalho é investigar o estado da educação em segurança da informação na área de desenvolvimento de software local, com base em duas pesquisas aplicadas internacionalmente. Foi adotado o método de pesquisa por survey, onde um questionário foi elaborado e enviado a profissionais da indústria de software local. De acordo com os resultados obtidos, a maioria dos participantes considera a educação em segurança da informação importante para o desenvolvimento de software seguro, no entanto, ainda há uma carência na educação em segurança da informação local. Conclui-se que as empresas devem investir mais em treinamentos adequados e abrangentes sobre o tema, além de incentivar e recompensar os profissionais que priorizam a segurança do software em seus projetos. É fundamental disseminar uma cultura de segurança da informação em toda a organização, desde a alta gestão até os profissionais de desenvolvimento, para conscientizar a todos sobre a importância da segurança da informação e sua responsabilidade em mantê-la. Por fim, destaca-se que os desenvolvedores têm um papel crucial na garantia da segurança do software, sendo responsáveis por buscar conhecimento e aprimorar suas habilidades em codificação segura por meio de treinamentos, leituras e práticas.
  4. Título: Uma análise comparativa de métodos de avaliação de modelos de linguagem na língua portuguesa
    TG: aqui
    Autor(a): Pedro Manoel Farias Sena de Lima
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Profª Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
    Avaliador: Prof. Luciano de Souza Cabral
    Resumo da Proposta: Os avanços na área de processamento de linguagem natural permitiram o surgimento de modelos de linguagem mais eficientes e capazes de atingir o estado da arte dentro dessa área. Porém, esses avanços representam quase que exclusivamente modelos que utilizam o inglês como sua língua principal. Em relação a outras línguas, como o português, esses avanços não seguem o mesmo ritmo. O seguinte trabalho busca realizar uma análise comparativa de métodos de modelos de linguagem capazes de utilizar a língua portuguesa, e para isso foram utilizados dois modelos, o BERT (do inglês, Bidirectional Encoder Representation from Transformers) e o BERTimbau, modelo baseado no BERT treinado para o português. A avaliação dos modelos foi feita utilizando a base de dados ASSIN 2. Os resultados mostraram que o BERTimbau atingiu uma melhor performance nas tarefas de similaridade semântica, com uma correlação de Pearson de 0,8433, e inferência textual com um F1-score de 0,886.
  5. Título: As Competências de Soft Skills na Indústria de Desenvolvimento Remoto de Software: Um Estudo Comparativo entre as Demandas das Maiores e das Melhores Empresas de Tecnologia da Informação
    TG: aqui
    Autor(a): Warley Soares de Souza
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Simone Cristiane dos Santos
    Avaliador: Prof. Kiev Gama
    Resumo da Proposta: O desenvolvimento de software é uma atividade que exige um conjunto de capacidades técnicas e não técnicas dos profissionais. Na modalidade remota, especialmente devido ao avanço do trabalho remoto acelerado pela pandemia, as capacidades não técnicas, conhecidas como soft skills, se mostram cada vez mais importantes e necessárias nesse ambiente. Por exemplo, no ambiente remoto, a comunicação e colaboração entre os profissionais de TI encontram mais dificuldades, exigindo capacidades relacionadas ao conhecimento de linguagens e plataformas de software (hard skills) bem como diversas outras capacidades inerentes ao distanciamento do trabalho presencial, tais como autonomia, flexibilidade e capacidade de adaptação.
  6. Título: Análise Comparativa de Performance de Frameworks para APIs Rest
    TG: aqui
    Autor(a): Milton Jose Vieira Souto Maior
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Avaliador: Prof. Juliano Manabu Iyoda
    Resumo da Proposta: O desenvolvimento de software, sobretudo de API's (application programing Interface) vem evoluindo e mudando de maneira muito rápida devido à alta quantidade de tecnologias no mercado. Diversas linguagens de programação e frameworks são utilizados para implementar essas interfaces, cada uma com suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, o que dificulta tomar decisões, como qual tecnologia utilizar para fazer uma API? Qual framework mostraria mais desempenho? Nesse sentido, esse trabalho apresenta um comparativo de desempenho de uma mesma implementação de API desenvolvida nos em diferentes frameworks utilizados por programadores no mercado
  7. Título: Um Estudo da Maturidade em Gestão de Dados em um Órgão Público de Trânsito
    TG: aqui
    Autor(a): Bruno Artagoitia Vicente do Nascimento
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Avaliador: Profa. Jéssyka Vilela
    Resumo da Proposta: No contexto de administração pública, os órgãos públicos de trânsito de cada estado em relação a gestão de dados lidam com uma grande quantidade de dados referentes a veículos registrados, motoristas habilitados, infrações de trânsito, etc. O Modelo de Maturidade de Gestão de Dados, Data Maturity Model (DMM) SM , foi criado pelo CMMI Institute ® com o propósito de avaliar e melhorar o nível de maturidade em gestão de dados das organizações. Este trabalho tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre o nível de maturidade na gestão de dados em um órgão público de trânsito, e então identificar aspectos positivos e negativos de modo a propor melhorias a serem implementadas nesta organização visando atender as recomendações do DMM. Como resultado, são mostrados caminhos indicativos para a melhoria na gestão de dados na administração pública tanto em relação ao modelo de maturidade quanto aos aspectos de recursos humanos.
  8. Título: Gerenciamento de transições para Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): uma revisão integrativa
    TG: aqui
    Autor(a): Fernando Nunes Ferreira de Oliveira
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Profa. Maíra Araújo de Santana
    Avaliador: Prof. José Paulo da Silva Lima
    Resumo da Proposta: Diante do contexto atual de avanços relacionados à tecnologia da informação em saúde, a adoção de Prontuário Eletrônicos nas unidades de saúde tem sido cada vez mais frequente, trazendo benefícios inexistentes no Prontuário de papel. Existem diversos desafios relacionados à implementação e transição entre sistemas a serem abordados. O estudo proposto se trata de um mapeamento bibliográfico das maneiras de gerenciar os diferentes tipos de transições de sistemas de prontuários eletrônicos e tem como objetivo analisar os principais problemas relacionados à implementação e gerenciamento destes sistemas, que possam trazer riscos de danos ao paciente, bem como quais as boas práticas recomendadas na literatura que possam vir a mitigar esses riscos.
  9. Título: Impacto da implantação de sistema de informação: um estudo empírico em organização de grande porte
    TG: aqui
    Autor(a): Daniel Freire Turmina
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Jessyka Vilela
    Avaliador: Prof. Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Resumo da Proposta: Contexto: A gestão de processos de negócio permite monitorar o desempenho das principais atividades de uma organização para atingir a melhoria contínua e é influenciada diretamente pelos sistemas de informação (SI) utilizados. Problema: Apesar de ser essencial em iniciativas de transformação digital, existe a dificuldade de avaliar e medir o impacto da sua implantação nos processos organizacionais. Objetivo: Desenvolver um método de avaliação do impacto da implantação de um sistema de informação. Método: Será realizada uma revisão da literatura existente, entrevistas, pesquisa de campo e análise de documentos. Resultado: Espera-se aplicar o método de avaliação desenvolvido em um estudo de caso de organização de grande porte, identificando os impactos e as áreas mais afetadas.
  10. Profa. Mariana Peixoto
  11. Título: User Stories e suas extensões para lidar com requisitos não-funcionais de Software: benefícios e desafios
    TG: aqui
    Autor(a): Vítor Lopes Mourato de Sá
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Profa. Carla Taciana Lima Lourenco Silva
    Avaliador: Profa. Jéssyka Vilela, Profa. Mariana Peixoto
    Resumo da Proposta: Contexto: Atualmente, um dos desafios da engenharia de requisitos em projetos de desenvolvimento de software é a especificação de requisitos não funcionais. Tendo em vista que uma das maneiras mais populares da especificação de requisitos para a indústria de software são as User Stories, várias extensões foram criadas para a auxiliar na especificação de requisitos não funcionais. No entanto, há a necessidade de avaliar e comparar as diferentes extensões que buscam maior segurança, ética, usabilidade e privacidade nos projetos de software. Objetivo: Este trabalho foi realizado com o intuito de analisar e comparar as extensões por meio de exemplos práticos, definição de aspectos de avaliação e questionários para capturar a percepção de potenciais usuários sobre as extensões. Método: Foram definidos aspectos relevantes para uma análise de extensões de User Stories para ética, privacidade, usabilidade e segurança, exemplificação do uso das extensões e definição de um formulário de aceitação de tecnologia voltado para as extensões. Resultados: São descritos e analisados os resultados da avaliação de cada extensão separadamente e de modo comparativo, também levando em consideração o perfil dos respondentes. Conclusões: Há um grande potencial para extensões de User Stories, principalmente nos ramos de segurança, privacidade e usabilidade de projetos de software.
  12. Título: Análise da estratégia de sobrevivência de uma startup em fase de escalabilidade: um estudo de caso
    TG: aqui
    Autor(a): Arthur Oliveira de Melo Moreira
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
    Avaliador: Prof. Geber Ramalho
    Resumo da Proposta: O objetivo deste trabalho de graduação é a análise das mudanças feitas no produto da Even3 visando uma estratégia de sobrevivência diante do distanciamento social causado pela COVID-19. Será feito um estudo de caso passando pela queda dos indicadores-chave, o levantamento de hipóteses de solução para a tal queda (bem como mudanças no produto), e evidências do resultado das implementações. Ao final do estudo, será feita uma comparação da situação inicial dos indicadores-chave com os números resultantes dos planos de ação. Também serão aplicadas entrevistas em profundidade com os responsáveis pelo produto em questão.
  13. Título: Revisão Sistemática de Segurança Cibernética em Comboios Autônomos
    TG: aqui
    Autor(a): Igor Fernandes Carneiro
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Avaliador: Prof. Abel Guilhermino da Silva Filho
    Resumo da Proposta: A condução autônoma se tornou uma área com bastante pesquisa e investimento por conta dos benefícios que a tecnologia pode trazer. Visto que muitos acidentes acontecem por conta de erro humano, ela pode melhorar a segurança no trânsito, por exemplo. Comboios autônomos é um subcampo dessa área, um veículo líder guia os demais veículos na estrada para chegar num destino. Sua aplicação poderia reduzir custo humano e melhorar a eficiência no uso de combustível. Dado que acidentes nesse sistema podem ser fatais e catastróficos, a sua implementação depende da segurança da tecnologia. Este trabalho reúne as últimas pesquisas na área de segurança em comboios autônomos, cataloga problemas conhecidos e pesquisas em andamento, com o objetivo de apontar domínios pouco explorados.
  14. Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODELOS BASEADOS EM BERT NA CLASSIFICAÇÃO ESTÁTICA DE MALWARE
    TG: aqui
    Autor(a): Antônio Paulino de Lima Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Cleber Zanchettin
    Avaliador: Prof. Divanilson Campelo
    Resumo da Proposta: Com o crescimento no número de incidentes que envolvem malware e o constante desenvolvimento de novas ameaças por atores maliciosos, existe uma necessidade cada vez maior de proteger sistemas informatizados e seus usuários. Neste trabalho, é apresentado um estudo comparativo sobre a utilização de modelos de linguagem baseados em BERT para classificar amostras de malware através da análise estática. Usando bases de dados destinadas ao benchmarking de modelos de análise estática, oito transformers foram comparados usando as métricas F1-Score, acurácia, área sob a curva ROC e coeficiente de correlação de Matthews para determinar seu desempenho na execução dessas tarefas. Após os testes, foi possível concluir que transformers possuem uma ligeira vantagem na separação entre as diferentes classes quando comparados a modelos de inteligência artificial mais clássicos.
  15. Título: GOVERNANÇA DE ALGORITMOS: IMPACTOS SOCIAIS, RISCOS, NECESSIDADE E PROCESSOS
    TG: aqui
    Autor(a): Iterbio Arantes Andrade
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Hermano Perrelli
    Avaliador: Prof. Ruy José Guerra Barreto de Queiroz
    Resumo da Proposta: esumo: Com o início da era digital, ao passar dos anos, os algoritmos estão cada vez mais presentes na humanidade, o que implica no crescimento do uso dos mesmos para realizar muitas tarefas. Com o aumento do uso dos algoritmos, alguns riscos são iminentes no que diz respeito a sua utilização, como: preconceito, discriminação social, manipulação, violação de privacidade, entre outros vieses que podem ser “mascarados” através da tecnologia. Para lidar com esses riscos, um processo de governança precisa ser considerado. Este trabalho propõe uma revisão sistemática da literatura sobre estudos na área de governança de algoritmos.
  16. Título: Tendências habilitadoras de uma escola figital: um estudo das perspectivas de especialistas e educadores sobre o futuro do uso da tecnologia no ensino figital.
    TG: aqui
    Autor(a): Jean Gomes de Grijp
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Prof. Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Prof. Hermano Perrelli de Moura
    Resumo da Proposta: Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema da escola fígital, que surge como uma alternativa promissora para as instituições de ensino se adaptarem à nova realidade digital, acelerada pela pandemia da COVID-19. O estudo analisa as tendências habilitadoras da escola fígital e seus desafios e vantagens por meio de uma revisão bibliográfica e entrevistas com especialistas e educadores. Os resultados mostram que a simples adoção de tecnologias não é suficiente para criar uma escola fígital, é necessário repensar a própria estrutura do ensino e buscar formas de alinhar as tecnologias com as metodologias pedagógicas. A escola fígital é vista como uma oportunidade de transformação da educação, trazendo novas perspectivas e possibilidades para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e preparar os alunos para o mercado de trabalho atual e futuro. O estudo contribui para o avanço do debate acerca da importância da transformação digital na educação e abre caminhos para pesquisas mais avançadas sobre o tema.