Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro
de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação

Trabalhos de Graduação - 2020.1


Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código
da disciplina no Google Classroom: ledcxms


  1. Título: FERRAMENTA DE AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO PARA INVESTIMENTOS EM AÇÕES NA BOLSA DE VALORES
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​ADILSON ANGELO DA SILVA JUNIOR
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​LUCIANO BARBOSA
    Possíveis Avaliadores: Daniel Carvalho da Cunha
    Resumo da Proposta: No contexto de investimentos em bolsa de valores, mais especificamente investimento em ações, existem diversas formas de analisar um ativo e definir se ele encontra-se favorável à compra. Uma delas é a análise fundamentalista, na qual uma empresa é avaliada de acordo com seus dados financeiros, econômicos e setoriais objetivando um investimento a longo prazo, ou seja, é a tentativa de encontrar o valor intrínseco de um negócio. Nesse sentido, este trabalho de graduação mira o estudo e implementação de métodos que auxiliem a tomada de decisão de compra e venda de ações na bolsa de valores baseados em análise fundamentalista através dos dados e indicadores financeiros das empresas, utilizando técnicas de Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  2. Título: Uso do Robô Nao Como Recurso Terapêutico na Reabilitação Motora dos Membros Superiores
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ Cinthya Moreira Lins
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Jaelson Freire Brelaz Castro
    Possíveis Avaliadores: Judith Kelner e Aluizio Araújo
    Resumo da Proposta: Robôs sociais vêm sendo utilizados com diversos propósitos como educacionais ou lazer. Alguns estudos têm usado esses dispositivos na área de saúde como recurso na reabilitação motora. Este projeto propõe validar com fisioterapeutas o uso do robô social NAO como possível recurso no tratamento de alterações motoras em membros superiores. Para isso, será feito um formulário com vídeos do NAO realizando os exercícios programados previamente com o auxílio de uma fisioterapeuta.
    Apresentação: dia: 29/04/2021, hora: 10:30, local: Google Meet

  3. Título: Utilizando redes adversárias generativas (GANs) como agente de apoio à inspiração para artistas
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Claudio Carvalho de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: O termo meme, em sua concepção, foi idealizado para representar uma espécie de gene cultural, capaz de se propagar e evoluir a partir da transmissão social, em especial por processos de mimese (imitação) [1]. Com o advento da internet e a consequente facilidade de propagação de informações entre comunidades, uma nova forma de expressão de memes foi criada, na qual conceitos, imagens e vídeos (geralmente simples e de caráter humorístico) são amplamente compartilhados em um processo denominado viralização. Devido às características do ambiente virtual, o ciclo de vida desta forma de meme é bastante acelerado, gerando em sua maior parte impactos mais efêmeros no âmbito cultural, porém também mais representativos da visão dos indivíduos sobre eventos e ideias no período específico de sua concepção. Dada sua natureza evolutiva baseada em replicação, além da vasta quantidade de exemplares disponíveis na internet, esse tipo de conteúdo mostra grande potencial para possibilidades de geração automática por computadores utilizando aprendizado de máquina na área de criatividade computacional. Alguns trabalhos já foram realizados com esse propósito, tratando a gereção de memes como um processo de tradução [2] ou como um problema de criação de legendas para imagens preexistentes [3] [4]. Em sua maioria, os modelos anteriores buscaram gerar seu conteúdo textual na língua inglesa, mas já foram realizadas também tentativas bem sucedidas utilizando o português europeu [5] [6]. Os resultados até então são promissores, com aplicações práticas para entretenimento digital [7], porém ainda são poucos e há bastante espaço para a exploração de novas técnicas a serem aplicadas nesse contexto.
    Apresentação: dia: 29/04/2021, hora: 15:30, local: Google Meet

  4. Título: Uma análise do consumo de recursos computacionais pelo protocolo Hypertext Transfer Protocol Version 3 ​(HTTP-​over-QUIC ou QUIC)
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Diogo Wellyngton de Souza Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kelvin Lopes Dias
    Possíveis Avaliadores: José Augusto Suruagy Monteiro e Nelson Souto Rosa
    Resumo da Proposta: A internet ou rede mundial de computadores, em seu formato atual, surgiu por volta dos anos 80 em meio às revoluções tecnológicas que foram legadas do final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, ela surgiu devido a necessidade de criar alternativas de comunicação mais eficientes aos tipos tradicionais da época. O surgimento de redes de comutação de pacotes como a ​Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) foi um passo essencial para o modelamento da Internet como ela é atualmente. Durante todo esse tempo a Internet passou por muitas evoluções, a demanda pelo aumento do consumo e criação de conteúdo nela gerou uma sobrecarga de dados muito grande na rede, abrindo assim espaço para discussões sobre possíveis melhorias nas tecnologias já existentes e também na criação de novas, sejam a nível de software quanto de hardware. A maior parte do tráfego da Internet vem da World Wide Web (WWW ou só ​Web), é nela onde as pessoas acessam sites, aplicações, conteúdos sob demanda, streaming e etc.[1] A internet e Web são regidas por protocolos de comunicação e vários deles evoluíram e foram criados de acordo com as novas demandas que foram surgindo, alguns tem um destaque importante nesse contexto, são eles: ​Internet Protocol (IP), Transmission Control Protocol (TCP), ​User Datagram Transport (UDP), ​Quick UDP Internet Connections (​QUIC) e ​Hypertext Transfer Protocol (HTTP), esse último sendo o principal protocolo da ​Web. [4] Este trabalho consiste em analisar a evolução do protocolo HTTP durante o tempo, especificando as melhorias e recursos disponibilizados nas suas versões mais utilizadas na ​Web e mensurar através de experimentos quais impactos em relação ao desempenho em relação ao consumo de recursos computacionais pelo sua versão mais atual HTTP/3 (​HTTP-over-QUIC) em relação a sua versão anterior e o HTTP/2, com base no TCP, bastante utilizada na Web. [3] [6] A análise tem como objetivo principal verificar quais os impactos em relação à eficiência do consumo de recursos computacionais em uma eventual mudança de padrão do HTTP na ​Web, pois com o advento principalmente da computação em nuvem e o surgimento de serviços sob demanda, qualquer impacto em relação ao consumo de recursos computacionais (processamento, rede, entres outros) e a dificuldade de implementação está diretamente ligado ao impacto financeiro, custando mais para quem consumir mais.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  5. Título: RPC-QUIC: Middleware baseado em RPC utilizando protocolo QUIC
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Douglas Soares Lins
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Nelson Souto Rosa
    Possíveis Avaliadores: Kelvin Lopes Dias
    Resumo da Proposta: Com a popularização dos sistemas distribuídos, o uso de ​middlewares, ​camada intermediária entre o sistema operacional e aplicações distribuídas, se tornou uma solução comum, pois resolve diversos problemas dos sistemas distribuídos de forma transparente e evitando complexidades de implementação. Com o surgimento do ​ Quick UDP Internet Connections (​QUIC), protocolo de transporte ​criado pelo Google, no qual ​combina características do ​HTTP/2, ​TCP e ​TLS (segurança) sobre o protocolo ​UDP e promete maior velocidade nas conexões. Avaliar novas tecnologias em âmbitos de aplicações reais é de extrema importância para descobrir se são viáveis. Com isso, o objetivo deste trabalho é construir um ​middleware baseado em Remote Procedure Calls (​RPC), que usa o modelo cliente-servidor e suas chamadas são semelhantes às funções/métodos locais, na linguagem ​Golang com o protocolo QUIC e avaliar seu desempenho com outros ​middlewares e protocolos de comunicação.
    Apresentação: dia: 30/04/2021, hora: 14:00, local: Google Meet

  6. Título: Análise de desempenho de jogos no combate dos efeitos psicológicos adversos em situações de isolamento social
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Édipo Ândersen Freitas e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
    Possíveis Avaliadores: Geber Lisboa Ramalho e Filipe Calegário
    Resumo da Proposta: Da economia até a saúde, o surto mundial de coronavírus tem causado preocupação nos mais diversos setores do planeta. A abordagem governamental atual é a de adotar medidas que tendem a viabilizar a estadia da população em suas casas¹, a conscientizar e recomendar isolamento social. O trabalho apresentado aqui tem o objetivo de analisar a eficácia de um jogo psicoterapêutico para combater os efeitos psicológicos adversos dessa medida. Para esse propósito, será desenvolvido um jogo seguindo metodologias de design voltada para grupos afetados pelo isolamento social²³​⁴​. Dito isso, espera-se que com esse trabalho se desenvolva um produto que possa se provar eficiente na manutenção de um bem estar psicológico. Sendo válido tanto em sentido de bem-estar quanto de informação.
    ¹:https://www.gov.br/trabalho/pt-br/assuntos/noticias/trabalho/ultimas-noticias/coronavirus-governo-anuncia-medidas-para-proteger-empregos-e-distribuir-renda
    ²: ​https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-31196-3_24
    ³- ​http://ceur-ws.org/Vol-1857/gamifin17_p4.pdf
    ⁴- ​https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7453828/

    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  7. Título: INTERFACE PARAMETRIZÁVEL DINÂMICA PARA CONFIGURAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​HEITOR FONTES XAVIER CORREIA
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Os Instrumentos Musicais Digitais (Digital Musical Instruments, DMIs), são artefatos musicais cujas entradas (controles) e as saídas (síntese sonora) são partes independentes, sendo conectados através de uma configuração de mapeamento. Em DMIs, as configurações de mapeamento são virtualmente incontáveis dando muita adaptabilidade a estes instrumentos musicais. No entanto, ferramentas que permitem uma configuração mais dinâmica durante uma performance, comumente estão associadas à síntese de som através de um dispositivo externo, como um computador, afetando sua adoção como um objeto auto-contido. Para o caso de um instrumento musical digital auto-contido, ele deve ser capaz de armazenar configurações de mapeamento e descrever suas entradas e saídas. Esse projeto desenvolve uma interface parametrizável dinâmica para configuração capaz de se adaptar aos DMIs, implementando um caso de uso utilizando o Pandivá. Aplicando metodologia baseada em design de interação, design centrado no humano (ou usuário) e abordagem lean através de um ciclo de quatro etapas: nvestigação, ideação, prototipação e validação.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  8. Título: Biometria facial com poucas imagens de treinamento usando Arquiteturas Profundas
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ Jadson Torres Lucena
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Possíveis Avaliadores: Pedro Machado Manhães de Castro
    Resumo da Proposta: O projeto central objetiva investigar abordagens baseadas em arquiteturas profundas para extração automática das características e análise de padrões de faces considerando utilizar poucas faces como exemplo de treinamento. Em suma, tentamos replicar o reconhecimento facial baseado no artigo “How I implemented iPhone X’s FaceID using Deep Learning in Python”. Portanto, usamos uma rede neural convolucional (CNN) Siamesa baseada na arquitetura SqueezeNet com Perda Contrastiva, desta forma, visando o melhor desempenho em tempo e acurácia. Este método objetiva marcar os pontos em diferentes posições das faces de uma pequena base de dados, reconhecendo assim, quando uma nova face semelhante for apresentada independente de sua variação.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  9. Título: Guia para Balanceamento de carga do gRPC em ambientes Kubernetes
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ João Filipe da Matta Ribeiro Moura
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Prof. Nelson Souto Rosa
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Kubernetes se tornou um padrão da indústria em orquestraçãoo de containers, indispensável no uso de microserviços, traz integração com balanceadores de carga das principais soluções do mercado, que facilitam escalabilidade e monitoramento. O protocolo gRPC (g Remote Procedure Call) vem ganhando relevância na indústria devido sua capacidade de transportar dados de maneira eficiente, estruturada e retrocompatível. gRPC é mais eficiente que outras soluções pelo fato de ele manter conexões persistentes que idealmente duram todo o tempo de vida da aplicação. Essa característica implica em alguns desafios ao balancear carga, fazendo com que alguns dos balanceadores do tipo proxy, mais utilizados tenham que implementar módulos de balanceamento de carga especial. Além disso, nem sempre um balanceador de carga da camada de aplicação é a melhor escolha para um dado contexto. Neste trabalho será descrito como algumas das principais soluções de balanceamento de carga interagem com o gRPC em Kubernetes, e serão definidos parâmetros para a escolha mais eficiente do balanceador de carga, bem como testes comparativos para identificar qual o melhor balanceador em cada cenário definido.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  10. Título: Usando Transformações de código para melhorar detecção de conflitos de teste através de ferramentas de geração de testes unitários
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ João Pedro Ramos Moisakis
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Possíveis Avaliadores: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Marcelo d'Amorim
    Resumo da Proposta: Durante o desenvolvimento colaborativo de software, diferentes desenvolvedores podem realizar mudanças a um mesmo conjunto de arquivos dependentes entre si. Neste sentido, sistemas de controle de versão são amplamente utilizados com o objetivo de aumentar a produtividade do time, considerando que contribuições individuais de desenvolvedores podem ser realizadas em paralelo. Por exemplo, a criação de ​branches de desenvolvimento para uma dada contribuição individual, e posteriormente, sua integração com outras contribuições, processo que é conhecido como cenário de ​merge. Apesar dos benefícios alcançados pelo uso de ferramentas de controle de versão, durante a tentativa de integrar contribuições de diferentes desenvolvedores​, conflitos podem ocorrer impactando negativamente a produtividade do time e a qualidade do software desenvolvido [1], [2]. Estes conflitos podem se manifestar em diferentes estágios durante um cenário de ​merge. Conflitos de ​merge ocorre já durante a tentativa falha de integração das contribuições, enquanto conflitos de ​build e teste durante a tentativa falha de gerar um arquivo executável do programa, que inclui a execução dos testes durante o processo de ​build. Ferramentas de ​merge convencionais apresentam limitações no reporte de conflitos de ​merge com o alto número de falsos positivos. Mesmo usando ferramentas mais inteligentes, nem todos os conflitos podem ser detectados e tratados. Assim, a resolução destes conflitos é realizada via intervenção do integrador, que ainda assim pode resolver estes conflitos e ocasionar outros problemas posteriores. Neste sentido, conflitos de teste são causados por mudanças de comportamento não esperadas durante a integração, quando a ​build e o ​merge não apresentaram nenhuma falha, mas o resultado do ​merge comprometeu determinada funcionalidade, consequentemente, não conseguem ser identificados por ferramentas de teste comuns por seu impacto ser a nível semântico. Conflitos de teste representam um desafio no que diz respeito sua detecção e resolução, visto que é necessário conhecimento mais profundo sobre o funcionamento do ​software. ​Como resultado, os impactos causados na qualidade do ​software podem aumentar, considerando que estes conflitos, quando identificados ​muito tardiamente no ciclo de vida do projeto, podem impactar o usuário final caso encontrados no sistema em produção. Assim, custo e tempo adicionais envolvendo o time são necessários para resolver este problema. Conflitos de teste poderiam ser detectados já durante a fase execução dos testes durante o processo de ​build; por exemplo, ao observar a resultados diferentes dos testes após a integração das contribuições do cenário de ​merge. Porém, esta abordagem nem sempre pode representar uma opção viável devido à fragilidade e baixa cobertura da suíte de testes presente no projeto. Para solucionar essa limitação, ferramentas como Evosuite​[​3]​[​4] e Randoop ​[​5] geram testes unitários para uma dada classe, e estes testes poderiam ser usados na detecção de conflitos de teste. Da Silva et al. [6] propõem a ferramenta SMAT, que para um cenário de ​merge, utiliza essas ferramentas para gerar testes unitários, executá-los e posteriormente, detectar mudanças que causam conflitos de teste. Entretanto, essas ferramentas apresentam limitações, considerando que nem sempre os testes unitários gerados podem diretamente exercitar os métodos/atributos de uma classe envolvidos nas mudanças do cenário de ​merge. Através do uso de transformações de código, podemos ​tornar elementos de uma classe diretamente referenciáveis pelos testes gerados sem alterar a semântica do código, permitindo a exploração das mudanças realizadas em cenários de ​merge. Este trabalho busca criar e realizar essas transformações em cenários de ​merge com o objetivo de avaliar o código transformado através de um estudo empírico, comparando a testabilidade do código antes e depois das transformações utilizando a ferramenta SMAT proposta anteriormente. Este estudo tem como objetivo avaliar a testabilidade de um programa com transformações de código usado por ferramentas de geração de testes de unidade (EvoSuite e Randoop) para a criação de suítes de testes, que são usadas para a detecção de conflitos de teste.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  11. Título: Diferente Abordagem na Cópia de Objetos e Desenvolvimento de Técnicas para Open Source
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​João Vasconcelos de Souza Neto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Sérgio Castelo Branco Soares
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Texeira e Henrique Rebelo
    Resumo da Proposta: Na Engenharia de Software os desenvolvedores se deparam com diversos problemas enquanto desenvolvem novas funcionalidades, problemas esses que podem parecer simples como copiar um objeto da forma que seus atributos também sejam cópias dos atributos do objeto original. A princípio parece um problema simples de resolver, e de fato existem inúmeras implementações que resolvem esse problema para casos mais gerais. Infelizmente para alguns desenvolvedores, utilizar algoritmos padrões da linguagem ou implementações externas não são viáveis para o projeto em questão: muitas vezes essas ferramentas apresentam problemas de performance, geram inconsistên- cias, entre outros problemas. A proposta desse projeto é desenvolver uma solução para esse problema e distribuir para a comunidade.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  12. Título: Merge textual baseado em separadores de elementos sintáticos de linguagens de programação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Jônatas de Oliveira Clementino
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Fernando Castor
    Resumo da Proposta: A prática de desenvolvimento de software, há muito tempo deixou de ser uma tarefa que era realizada por somente uma pessoa, pois, com o avan¸ co da tecnologia, sistemas cada vez mais complexos foram sendo criados fazendo com que muitas pessoas trabalhassem no mesmo projeto. Por conta disso, ferramentas de controle de versão de código foram criadas, permitindo que múltiplos desenvolvedores trabalhassem e modificassem o mesmo trecho de código paralelamente. Porém, essas modificações paralelas podem gerar conflitos quando feitas em um mesmo pedaço de código, o que impacta negativamente na produtividade de um time. Ao decorrer do tempo, diversas formas de como detectar conflitos na junção de versão de códigos foram criadas, dentre elas: linha a linha, estruturada e semi-estruturada. Neste trabalho, é proposto uma nova forma (semisestruturada) de detecção de conflitos de código, utilizando separadores específicos de linguagem de programação, para separar blocos de contexto ao mergir arquivos, visando reduzir a quantidade de falsos conflitos e, consequentemente, melhorar a produtividade de um time.
    Apresentação: dia: 06/05/2021, hora: 09:15, local: Google Meet

  13. Título: Um Estudo Prático do Uso de Eventos Complexos no Domínio da Mobilidade Urbana
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​José Murilo Sodré da Mota Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Devido ao recente desenvolvimento da biblioteca CEP.js, suas capacidades ainda são pouco exploradas, o que deixa uma grande lacuna em relação à experimentação e provas de conceitos. Esse trabalho visa dar continuidade aos trabalhos dedicados a essa biblioteca [7], através de um estudo prático da utilização de CEPs, ou mais especificamente CEP.js, aplicado ao domínio da mobilidade urbana, utilizando de seus operadores e tecnologias a fim de analisar o contexto da mobilidade urbana Recifense, e, consequentemente, ajudando a testar e validar as implementações de operadores da biblioteca CEP.js num contexto real.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  14. Título: Entendendo Práticas Realizadas por Engenheiros de Software na Revisão de Código
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Larícia Maria Mota Cavalcante
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando Castor e Carla Silva
    Resumo da Proposta: A prática da revisão de código, também conhecida como ​code review ou ​peer review, é uma atividade que tem como objetivo assegurar a qualidade do código, na qual profissionais checam o código fonte para detectar ​bugs e fuga de padrões estabelecidos. Os benefícios dessa atividade são diversos, como compartilhamento de conhecimento entre colegas de trabalho, aumento do senso de responsabilidade, busca por melhores soluções, entre outros. A importância do ​code review no desenvolvimento de ​software pode ser percebida por meio dos benefícios observados ao usá-lo e das consequências enfrentadas ao ser dispensado, como o gasto de tempo e dinheiro para resolução de erros não detectados por testes automatizados. O objetivo deste trabalho de graduação é o estudo das práticas realizadas por engenheiros de ​software de forma a identificar tanto as boas práticas quanto aquelas que podem prejudicar o andamento do projeto.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  15. Título: Análise sobre dados de desempenho acadêmico da graduação de Ciência da Computação
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Leonardo do Rêgo Espíndola
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leandro Maciel Almeida
    Possíveis Avaliadores: Edna Natividade da Silva Barros
    Resumo da Proposta: Este trabalho de graduação se propõe a fornecer às gerências de graduações uma forma de analisar o desempenho acadêmico dos alunos. Em particular, a ferramenta tem como fim analisar as principais métricas/indicadores como rendimento, evasão, retenção e titulação. A partir dos dados coletados do SIG@, estes serão tratados e será construído um data warehouse para assim serem consumidos por uma ferramenta de visualização de dados. Com esta ferramenta poderá se diagnosticar o status da graduação e assim facilitando a tomada de decisão.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  16. Título: Ferramenta para Criação de Variedades Euclidianas com Borda em Ambiente Virtuais 3D
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Luca Ananias Moraes da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Veronica Teichrieb
    Coorientador: Lucas Silva Figueiredo
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral, Sílvio de Barros Melo e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Uma variedade é um espaço topológico que se parece localmente com um espaço euclidiano nas vizinhanças de cada ponto. A fronteira de um espaço topológico consiste no conjunto de pontos resultante do fecho deste espaço menos o seu interior. Ao longo dos anos, jogos como Portal e The Stanley Parable fascinaram o público. Seus mundos, que funcionam de forma diferente da nossa realidade, são responsáveis por parte deste fenômeno. Visto que grande parte destes jogos implementam seus espaços como variedades com fronteira, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e teste de uma ferramenta de fácil utilização para criação de tais ambientes.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  17. Título: Estimadores de Cardinalidade como Solução ao de Infraestrutura para Serviços de Análise de Dados
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Lucas Alves Rufino
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
    Possíveis Avaliadores: Luciano Barbosa
    Resumo da Proposta: Dados são produzidos a todo momento. A cada dia cresce as diferentes formas como são gerados, contudo as ferramentas para processamento dessas informações não crescem na mesma velocidade. Esse cenário de Big Data levanta desafios no campo da análise, engenharia e visualização de dados, onde se torna mais difícil realizar operações com grande volume de informação. Estruturas de dados probabilísticas surgem para resolver problemas nesse contexto, permitindo escalar métricas com velocidade, memória reduzida, flexibilidade de operações e menos riscos de segurança e privacidade. Neste trabalho foi realizado um estudo acerca da aplicação de estimadores de cardinalidade, usando o HyperLogLog++ como solução para melhoria de performance na infraestrutura de serviços de análise de dados, como o de Insights (produto de dados da Inloco).
    Apresentação: dia: 30/04/2021, hora: 13:00, local: Google Meet

  18. Título: Ray Tracing Distribuído Na Nuvem
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Aurelio Gomes Costa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Silvio de Barros Melo
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
    Resumo da Proposta: Nas últimas décadas, o poder computacional dos computadores domésticos cresceu rapidamente e o número de usuários de aplicações como jogos, ferramentas de edição de vídeo e animação também seguiu essa ascensão. Esses usuários, sempre desejando melhor qualidade e velocidade em suas renderizações, buscam por imagens fotorrealistas, como as que podem ser produzidas por ray tracing. O ray tracing vem recebendo destaque para renderizações, uma vez que é capaz de produzir imagens fotorrealistas, através de operações similares ao processo de iluminação natural. Apesar do ray tracing ser capaz de produzir imagens de alto realismo para o usuário, o esforço computacional necessário para gerar tais imagens, pode ser muito alto. Para aguentar o alto custo computacional, os usuários têm recorrido a poderosas placas de vídeo. Como as placas de vídeo podem apresentar um alto custo de aquisição, uma alternativa para essas pessoas e também para estúdios, são as render farms que oferecem serviço de renderização na nuvem. Diante disto, este trabalho se propõe a investigar o uso do ray tracing como uma aplicação distribuída, uma render farm, na nuvem para cenas estáticas.
    Apresentação: dia: 30/04/2021, hora: 14:00, local: Google Meet

  19. Título: Impacto do Estilo de Condução no Consumo de Combustível de Veículos Pesados
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Lucas Biagini Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio e Nivan Roberto Ferreira Junior
    Resumo da Proposta: Todos os dias milhares de ônibus realizam o transporte de pessoas dentro e fora de perímetros urbanos. Esses veículos são, na maioria das cidades, o principal meio de transporte utilizado ou, até mesmo, o único existente. A preferência por esse modal em relação a outros tipos, como, metrô ou carros particulares, se dá pela sua maior acessibilidade e disponibilidade. Tamanha popularidade resulta em uma grande circulação de veículos de grande porte nos centros urbanos e, consequentemente, têm-se um elevado nível de poluição pela queima de combustíveis fósseis utilizados por esses veículos. Portanto, é do interesse de todos que haja uma redução do consumo de combustível produzido por esses veículos em prol da diminuição de emissão do CO2. Nesse cenário, imagina-se que os motoristas de ônibus possuem comportamentos diferentes na hora de dirigir e isso pode gerar um impacto no consumo de combustível. Algumas maneiras de conduzir podem incluir o hábito de pisar muito fundo no acelerador, de manter as rotações do motor muito altas ou até mesmo deixar o veículo ligado parado desnecessariamente por muito tempo. Assim tem-se a seguinte pergunta de pesquisa: qual o impacto das maneiras de dirigir um veículo de ônibus sobre o consumo de combustível. Para realizar este estudo será utilizada uma base de dados obtida através dos módulos GPS (Global Positioning System) instalados em diversos veículos de ônibus e que fazem parte de linhas de ônibus na cidade do Recife. Os módulos são capazes de se conectar à rede CAN (Controller Area Network) do veículo e transmitir os dados obtidos dos diversos componentes presentes, em tempo real, através da internet. Na base, estão presentes dados de geolocalização (latitude e longitude) e do estado do veículo no momento da leitura, como, velocidade, RPM (Rotações por Minuto) do motor, hodômetro e consumo de combustível. Ao longo da condução desses veículos pelos motoristas, do momento em que se liga o carro até desligá-lo, o módulo captura essas informações e é possível, a depender da combinação de valores dessas variáveis, deduzir qual ação foi tomada pelo motorista. É possível detectar, por exemplo, uma freada brusca, que é quando o carro tem uma diminuição da velocidade em um curto período de tempo. Outra ação é quando o motorista desce uma ladeira utilizando o freio motor, ou seja, a velocidade maior que zero com baixa rotação do motor e pressão no acelerador em 0%. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o impacto das maneiras de dirigir um veículo de ônibus sobre o consumo de combustível. Para dar conta desse objetivo, propõe-se os seguintes objetivos específicos:
    • Identificar os tipos de eventos que possuem um maior impacto no consumo;
    • Verificar se a quantidade de eventos gerados por viagem possui alguma relação com o consumo do veículo.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  20. Título: Uma adaptação do client-side prediction para ambientes musicais colaborativos online - uma comparação entre um modelo gerador e um indexador
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Luiz Henrique Tavares Caúla
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Devido ao curto tempo de reação a estímulos sonoros do aparelho auditivo humano, para performar em conjunto com outros artistas, músicos necessitam que haja pouca latência entre a saída de dos instrumentos de seus colegas e seu retorno. Dessa forma, proporcionar um ambiente colaborativo em tempo real via Internet torna-se um desafio pertinente na área de Computação Musical e Rede de Computadores. Algumas soluções procuram otimizar a conexão entre os computadores construindo infraestruturas dedicadas ou abandonam o requisito de tempo real ao entregar experiências assíncronas. No entanto, tais abordagens não abrangem, de forma síncrona, casos em que não haja acesso a uma conexão de alta velocidade ou que exista uma grande distância entre os participantes. Este trabalho, portanto, investiga a possiblidade de predizer as próximas sequências imediatas de áudio, baseando-se em entradas passadas, utilizando métodos estatísticos e aprendizagem de máquina. De tal forma, espera-se que, não sendo necessária a espera pela saída do cliente transmissor, haja uma redução da percepção de latência por parte dos participantes.
    Apresentação: dia: 29/03/2021, hora: 14:00, local: Google Meet

  21. Título: DESENVOLVIMENTO DE UM ROBÔ PARA PREVISÃO DE VALORES DE CRIPTOMOEDAS UTILIZANDO UM MÉTODO DE MUDANÇA DE CONCEITO
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Mario Cardoso Batista da Silva Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Salgado
    Possíveis Avaliadores: Daniel Cunha e George Darmiton
    Resumo da Proposta: Dado que vivemos num mundo onde temos uma troca de informação rápida e de baixo custo, época conhecida como terceira revolução da informação [2], podemos dizer que, nessa perspectiva, as criptomoedas são descendentes da revolução da informação no mercado financeiro, possuindo um grande potencial de movimentação de capital. Juntando esse fato ao fato de que as criptomoedas nos dias de hoje ainda são basicamente especulativas, com pouca influência de grandes players como no mercado tradicional e possuindo uma alta volatilidade[3], são condições favoráveis para tentar prever esse ambiente e realizar apostas de alta frequência. O Bitcoin, assim como as criptomoedas que movimentam maior volume de capital, possuem mais “choques de volatilidade”[3], indicando mudanças de conceito. Um modelo de aprendizagem de máquina que propõe se adaptar a essas mudanças é o Additive Expert. Esse trabalho irá analisar a viabilidade, como foco na análise da previsão do modelo, da criação de um robô de investimentos que utiliza o modelo Additive Expert para prever os valores de compra e venda entre Bitcoin e Dollar na plataforma da bolsa de valores Binance.
    Apresentação: dia: 30/04/2021, hora: 17:00, local: Google Meet

  22. Título: Estudo comparativo para migração de bancos de dados relacionais para não-relacionais em aplicações Android
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Otávio Vera Cruz Gomes
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Possíveis Avaliadores: Márcio Cornélio e Henrique Rebêlo
    Resumo da Proposta: Os bancos de dados relacionais ainda são bastante utilizados no desenvolvimento de aplicações ​Web e ​Mobile. Desta forma, não seria diferente no caso de aplicações ​Android. O uso de bancos não-relacionais tem crescido rapidamente com o passar dos anos [1]. Os bancos relacionais são estruturados em SQL (​Structured Query Language) e necessitam que a sua estrutura seja definida previamente. Sendo assim, alterações na estrutura podem se tornar algo bastante difícil ou impraticável. Devido a essa pouca versatilidade dos bancos relacionais - em se tratando de mudança de estrutura ou em armazenar dados não estruturados - os bancos ​NoSQL ​ (​Not only SQL) possuem uma facilidade em se adequar e mudar a forma que os dados são armazenados [2]. Com isso, as aplicações que utilizam bancos ​NoSQL conseguem escalar facilmente por diversos servidores trazendo ganhos potenciais. Através disso, o seguinte trabalho busca fazer uma análise comparativa e fornecer direções, para dessa maneira identificar em quais casos e quando a migração de banco ​SQL para NoSQL é adequada.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  23. Título: O impacto dos carros elétricos na estrutura do setor elétrico: uma abordagem de Sistemas de Informação
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Paulo Vitor Cruz e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​José​​ ​Carlos Cavalcanti
    Possíveis Avaliadores: Vinícius Cardoso Garcia e Carla Taciana Lima
    Resumo da Proposta: O trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de analisar e entender, sob a ótica dos Sistemas de Informação, como o setor elétrico vai se modificar com o aumento no uso de veículos elétricos - VEs.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  24. Título: Interface de experimentação gestual para síntese sonora baseada em modelagem física
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Pedro Henrique de Queiroz Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: A simulação de instrumentos musicais pode ser realizada através de síntese sonora baseada em modelagem física, permitindo a geração de um som computado a partir de aspectos físicos do instrumento musical e do ambiente. O acesso a ferramentas que simulem a geração de som por modelagem física pode ser dificultado pelo nível de conhecimento matemático e de programação necessário para configurá-las, restringindo o uso por músicos e artistas que não tenham domínio nestas áreas. Diante destes aspectos observados, o trabalho proposto visa implementar uma interface gráfica que facilite o acesso e configuração de componentes de sistemas de interfaces gestuais e síntese sonora por modelagem física.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  25. Título: A Security Analysis of Residential Gateways leased by a Brazilian Internet Service Provider to Customers
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Pedro Henrique Tôrres Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo André da Silva Gonçalves
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama e Marcelo d’Amorim
    Resumo da Proposta: Objetivo: estudar dispositivos fornecidos por provedores de Internet, analisando seu firmware, aplicações e serviços instalados no equipamento, segurança dos protocolos utilizados em suas interfaces de comunicação, e as configurações de fábrica do aparelho. Planejar e atacar o equipamento através de diferentes vetores, verificando o sucesso ou não dos ataques. Em caso de sucesso, apurar a criticidade do problema, os cenários em que o ataque pode ser realizado, e possíveis remediações. Averiguar se o aparelho coleta ou expõe dados do cliente e dos dispositivos conectados a ele, avaliando o impacto na privacidade do usuário. Investigar a viabilidade de trocar o equipamento fornecido pelo provedor por um de propriedade do consumidor, mantendo a funcionalidade dos serviços contratados. Detalhando o processo e ponderando os pontos positivos e negativos dessa troca.
    Apresentação: dia: 30/04/2021, hora: 08:30, local: Google Meet

  26. Título: Pessoas Trans em Hackathons: Possibilidade de Eventos Geradores de Inclusão
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Rafael Prado Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando Castor e Carla Silva
    Resumo da Proposta: Este trabalho de graduação busca entender quais fatores influenciam na participação e inclusão de pessoas trans e pessoas não-conformistas de gênero em hackathons, tendo como foco a coleta de relatos, opiniões e percepções de pessoas pertencentes a este grupo através de questionários e entrevistas. Colocar a vivência dessas pessoas como centro da pesquisa é a prioridade desse estudo, pois há necessidade de uma análise não superficial de um grupo já bastante marginalizado a fim de entender na visão dessas pessoas o que realmente lhe dá o sentimento de inclusão. Outro objetivo dessa pesquisa é construir uma série de sugestões de como hackathons podem ser mais inclusivos desde sua divulgação até o pós-evento. A significância dessas sugestões consiste em que elas serão um resultado direto das queixas e vontades relatadas por um grupo de pessoas pertencentes a esta comunidade, priorizando assim a solução de dores reais. O último objetivo é aconscientização de organizadores e participantes de hackathons de como esses eventos servem como ferramenta de ingresso, inclusão e permanência de pessoas trans na área de tecnologia em busca da transformação desses espaços em zonas seguras para todos, independente da identidade de gênero, aumentando por consequência a diversidade em outras esferas, tanto acadêmicas quanto profissionais.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  27. Título: Sistema de Recomendação de Atividades em Jogo Educacional
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Rodrigo Cunha da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Geber Lisboa Ramalho
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: O objetivo deste trabalho de graduação é desenvolver um sistema de recomendação de atividades que possa identificar o nível de dificuldade que um aluno se encontra no momento e equilibrar a experiência do usuário entregando atividades que não só condizem com o nível de habilidade em que ele se encontra, mas também com o nível de conhecimento que o aluno tem em relação ao conteúdo que está sendo disponibilizado para ele, assim guiando o aluno em seu aprendizado e aumentando o engajamento do aluno com a plataforma. Essa ferramenta será aplicada no Geppetto, plataforma gamificada de ensino da língua inglesa usada por cerca de 80 mil alunos em escolas no Brasil todo, da Manifesto Games Studio.
    Apresentação: dia: 26/04/2021, hora: 17:00, local: Google Meet

  28. Título: Um Broker para Adequação de Funções ao Formato Serveless
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Sérgio Torres Teixeira Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Vinícius Garcia Cardoso
    Coorientador: Ricardo Robson Mendes da Silva
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Nelson Rosa
    Resumo da Proposta: Especificar e desenvolver um Broker que ajuste funções genéricas escritas em Node.js para o formato aceito por cada provedor e faça o processo de implantação automático nos serviços Serverless que as provedoras de Nuvem Amazon Web Services(AWS Lambda), Google Cloud (Google Cloud Functions) e Microsoft Azure(Azure Functions) disponibilizam.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  29. Título: Aplicação do NokiaTest na avaliação de um Setor de Desenvolvimento de Software de um Órgão do Judiciário em relação às boas práticas do Scrum
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ Thárcio Marcilio Araújo Melo da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda e Hermano Perelli
    Resumo da Proposta: Este Trabalho de Graduação tem por objetivo fazer um estudo de caso sobre uma equipe de desenvolvimento de software de um órgão publico do judiciário a fim de analisar, por meio do NokiaTest, a fidelidade com que as boas práticas de Scrum estão sendo seguidas e propor melhorias que auxiliem a uma melhor adequação do grupo estudado ao método ágil.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  30. Título: Avaliação de Modelo de Deep Learning para Interpolação Espacial
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Thiago Casa Nova da Luz
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Luciano de Andrade Barbosa
    Possíveis Avaliadores: Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta: Em diversos contextos de dados o valor de localização é uma variável muito custosa de se obter, por exemplo, dados sobre chuva, é necessário ter estações pluviométricas espalhadas pela cidade, mas mesmo assim é virtualmente impossível cobrir a área completa. Com Interpolação Espacial é possível estimar os valores das demais regiões geográficas que não estão cobertas pelos dados ofertados. Levando isso em consideração, iremos aplicar um modelo de Deep Learning utilizado para predição de preços de imóveis e avaliar seu desempenho em outro contexto de dados.
    Apresentação: dia: 30/04/2021, hora: 09:00, local: Google Meet

  31. Título: Sistema de Sugestão de Termos de Busca Baseado em Histórico de Consulta
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Ullayne Fernandes Farias de Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Prof. Luciano Barbosa
    Possíveis Avaliadores: Patrícia Tedesco, Ricardo Prudêncio e Angolina Grisi
    Resumo da Proposta: Neste texto, será descrito um sistema de sugestõees de busca e sua respectiva análise de desempenho. Primeiramente, será feita uma breve introdução sobre a motivação do sistema para introduzir o leitor aos benefícios que sugestões de busca pode prover. Além disso, a introdução aos principais conceitos utilizados como Term-Frequency-Inverse Document Frequency (TF IDF), utilização de cosseno para similaridade e logs baseados em consultas. Em seguida, serão descritas as etapas do sistema como: a recuperação da base de dados e o seu pré-processamento, construindo assim o ground through (GT); a construção do grafo bipartido de similaridade, utilizado para relacionar as consultas e suas URLs clicadas logo em seguida; a construção das sugestões e o desenvolvimento da API. Outro ponto que também será abordado é a qualidade das sugestões, isto é, quão as sugestões estão dos termos buscados, com o auxílio de especialistas na área, com o experimento de text labeling e comparação com com o algoritmo base utilizando TF IDF dos documentos de destino.
    Apresentação: dia: 30/04/2021, hora: 14:00, local: Google Meet

  32. Título: Estudo Comparativo entre Arquiteturas de Aplicativos Android: MVC, MVP, MVVM e MVI
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Valdemiro Rosa Vieira Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Possíveis Avaliadores: Paulo Borba, Fernando Castor e Breno Miranda
    Resumo da Proposta: Desde o lançamento do Android e do iPhone, o uso dos smartphones se popularizou rapidamente e hoje temos mais de 3 bilhões de pessoas usando esses aparelhos ao redor do mundo. Isto trouxe uma demanda crescente no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Desse mercado, mais de 80% dos aparelhos celulares utilizam o sistema operacional da Google, mostrando ser uma ´ area de estudo extremamente aquecida. Como aplicativos Android são atualizados com uma frequência alta, a escolha da arquitetura acaba sendo algo que os desenvolvedores mais experientes se preocupam muito para facilitar a manutenção do aplicativo. Desde 2017, a Google recomenda o uso da arquitetura Model-View-ViewModel (MVVM) para o desenvolvimento Android nativo, porém muitos desenvolvedores veem vantagens em seguir outras arquiteturas dependendo do contexto do aplicativo. Neste trabalho, será feito um estudo comparativo das arquiteturas Model-View-Controller (MVC), Model-View-Presenter (MVP), MVVM e Model-View-Intent (MVI), mostrando benefícios e malefícios do uso de uma arquitetura em relação a outra no contexto de desenvolvimento Android e os principais fatores que fazem um desenvolvedor escolher uma em contraste a outra.
    Apresentação: dia: 28/04/2021, hora: 09:00, local: Google Meet

  33. Título: Vazamentos de informações através do side-channel da compressão quando utilizado em conjunto com criptografia
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):​ ​Vinícius Aguiar de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Vinícius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Jessyka Vilela e Kiev Gama
    Resumo da Proposta: A compressão de dados é imprescindível para o rápido funcionamento de diversas aplicações e da ​Internet como um todo. Comprimir as informações que serão trafegadas significa dizer que estes dados ocuparão um menor espaço e serão transferidos de maneira mais rápida, tornando-se uma ferramenta essencial para a usabilidade da ​Internet [1]. Ademais, com a chegada da LGPD [2], manter o sigilo dos dados trafegados e garantir a segurança dos usuários tornou- se mais importante do que nunca. Contudo, a utilização da compressão de dados em conjunto com a criptografia dos mesmos pode, em cenários específicos, vazar informações das informações cifradas, permitindo que um atacante infira quais dados estão em tráfego, mesmo quando cifrados corretamente [3]. Para isso, faz-se necessário o entendimento dos algoritmos de compressão [4] mais utilizados em protocolos como o HTTP assim como o conhecimento de ataques já publicados por pesquisadores que exploram o ​side-channel [5] da compressão.
    Apresentação: dia: 26/04/2021, hora: 15:00, local: Google Meet




Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Adriano de Moraes Sarmento (aams@cin.ufpe.br)


  1. Título: Tradução de modelo de simulação para linguagem de programação de plataforma microcontrolada
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Alvaro Arthur Canto Sabino de Miranda Costa
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Márcio Lopes Cornélio
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda, Augusto Sampaio
    Resumo da Proposta: Com o objetivo de economia de tempo e custo, a simulação é utilizada para criar uma prévia do que se deseja implementar. Em robótica, além das vantagens previamente citadas, soma-se também a questão de segurança. Porém, o processo de transição para a implementação do código, nem sempre é feita de uma forma que garanta as mesmas propriedades verificadas e validadas no modelo de simulação. Este trabalho busca a resolução dessa lacuna, utilizando a notação RoboSim para gerar automaticamente código C/C++ para Arduino.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  2. Título: Avaliação dos impactos das prática de feedback nos times de desenvolvimento ágil: um estudo de caso.
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Ana Beatriz Cavalcanti Ribeiro
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Resumo da Proposta: A necessidade de uma maior flexibilidade, autonomia e dinamicidade dentro dos times de desenvolvimento de software fez com que tenha se tornado cada vez mais comum a adoção de metodologias ágeis no contexto de trabalho. Para sustentar as diretrizes dessas metodologias, tornaram-se pontos essenciais a manutenção de uma boa comunicação entre os membros da equipe e a promoção de um ambiente de trabalho seguro que permita o crescimento individual dos colaboradores através do aprendizado e da tomada de decisões de maneira autônoma. Nesse contexto, o feedback surge como uma forma de estreitar os laços entre os membros da equipe e potencializar a sua evolução. O objetivo deste trabalho é avaliar os impactos de práticas de feedback em fatores motivacionais segundo a perspectiva do colaborador. Isso será realizado através de um survey, distribuído entre os membros de times ágeis pertencentes ao CESAR. A partir dos resultados do survey, será avaliado em quais aspectos as práticas de feedback exercem uma maior influência, dentro de uma escala predefinida, como também levantar pontos de melhoria no processo de feedback atualmente adotado dentro da organização.
    Apresentação: dia: 22/04/2021, hora: 16:00, local: LLLL

  3. Título: Escalonamento de aplicações na plataforma Kubernetes utilizando algoritmos de previsão temporal
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Andre Luis Damazio de Sales Junior
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
    Possíveis Avaliadores: Germano Vasconcelos
    Resumo da Proposta: Em pouco mais de uma década, a nuvem consolidou-se como uma das plataformas mais importantes da computação moderna. A escalabilidade é uma característica fundamental para essa consolidação, visto que esta oferece capacidade de crescimento sob demanda para diversos serviços em diferentes estágios de desenvolvimento. Para obter-se escalabilidade, faz-se necessário entender em que momento escalar recursos computacionais. Nesse projeto, é feita a implementação e avaliação do uso de soluções baseadas em análise de séries temporais para previsão de carga em ambiente Kubernetes, e baseado nessas previsões um sistema de auto escalonamento é proposto e avaliado. Além disso, é feito um comparativo com a solução nativa da plataforma.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  4. Título: Classificação de ambientes sujos através das assinaturas de cheiro
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Diogo Haruhiko Shiroto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Leandro Maciel Almeida
    Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin, Fernando Maciano de Paula Neto
    Resumo da Proposta: Os seres humanos funcionam geralmente através da obtenção de informações pelos nossos cinco sentidos, identificação ou aprendizado sobre os objetos e ambiente ao redor para então escolher uma ação a se realizar. De forma similar, as tecnologias são desenvolvidas para que tenham entrada, processamento e saída, equivalentes aos sentidos, pensamentos e ação, respectivamente. Tradicionalmente, os cinco sentidos são visão, audição, tato, olfato e paladar, sendo as principais inspirações para os diversos tipos de sensores. Como proposta deste trabalho de graduação, estaremos abordando sensores de cheiro, também conhecido como narizes eletrônicos [1], para a identificação de ambientes sujos com fungos e/ou bactérias. Além dos narizes eletrônicos, também será utilizado uma ferramenta que desinfeta o ambiente através de radiação UV-C. Assim, após obter amostras de ambientes sujos e limpos, criar um classificador que possa identificar cada um deles, utilizando a abordagem de classificação de séries temporais, que representam a dinâmica do cheiro no ambiente. No final da análise dos resultados, teremos a conclusão da eficácia do classificador através de dados coletados de assinaturas de cheiro.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  5. Título: Estudo sobre as ferramentas de avaliação de desempenho em blockchain
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Eder Roberto Almeida Quesado e Santana
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Romero Martins Maciel
    Possíveis Avaliadores: Eduardo Antônio Guimarães Tavares
    Resumo da Proposta: Blockchain é uma tecnologia voltada à solução de problemas de confiabilidade e utilização ineficaz de recursos computacionais, tanto em termos financeiros quanto na realização do armazenamento e processamento de transações.Avaliar um sistema baseado em blockchain é de suma importância para entender quais recursos são mais importantes e em quais recursos computacionais investir para alcançar melhores respostas em transações por segundo. Os avaliadores de desempenho de uma blockchain visam medir a latência da transação, consumo de memoria e CPU .Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativos das ferramentas de avaliação de desempenho de blockchain. Levantando os principais pontos negativos e positivos de cada uma das ferramentas. Vale ressaltar que um trabalho dessa natureza tem como objetivo informar a comunidade das principais ferramentas da área e seus benefícios.
    Apresentação: dia: 09/04/2021, hora: 10:30, local: LLLL

  6. Título: Análise do Processo de Design e Desenvolvimento de Jogos Educacionais para Mobile
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Eudson Matheus Alves de Souza
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Alex Sandro Gomes
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das relações entre os processos de desenvolvimento de design, área do conhecimento e público alvo dos jogos educacionais para dispositivos móveis. As análises serão feitas a partir de revisão de literatura qualitativa, partindo das produções acadêmicas e avanços mais recentes no setor. Jogos educacionais para dispositivos móveis movimentam bilhões de dólares todos os anos, utilizando recursos de imersão e interação para transmitir conhecimento. Esse universo, interativo e conectado, criado pelos jogos auxilia o aprendizado tanto em sala de aula quanto individualmente.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  7. Título: Implementação dum Navegador de Dicionários Greco-Latinos
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Felipe Cavalcanti Guerra Ramos
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Silvio de Barros Melo
    Possíveis Avaliadores: Nivan Roberto Ferreira Junior, Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
    Resumo da Proposta: O aprendizado de latim e grego antigo é voltado quase que exclusivamente à leitura, visto que ler os clássicos destes idiomas é, além do conhecimento etimológico e gramatical, o principal foco dos estudantes. Nesse processo, o aluno passa a maior parte de seu tempo, principalmente no início do aprendizado, consultando dicionários, atividade esta repetitiva, o que significa que, ao ser otimizada, rende um grande ganho em produtividade e reduz a fadiga. Este trabalho busca, então, oferecer uma implementação duma aplicação de dicionários que, tentando fazer pleno uso das vantagens que o formato digital oferece, minimiza a fricção na busca, aumentando assim a produtividade no estudo. O programa aqui desenvolvido será também comparado com o estado da arte, ressaltando como tenta solucionar os problemas das implementações vigentes.
    Apresentação: dia: 23/04/2021, hora: 17:00, local: LLLL

  8. Título: Detecção de intrusão em ambientes físicos usando dispositivos wifi
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gabriel Firmino Gadelha
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Possíveis Avaliadores: Ruy J. Guerra B. de Queiroz, Daniel Carvalho da Cunha
    Resumo da Proposta: A internet revolucionou o mundo. O acesso e compartilhamento de informação de maneira barata e acessível se tornou norma na sociedade atual. Isso se deve em grande parte ao barateamento e ubiquidade dos hardware responsáveis pela comunicação de dados. Contudo, junto aos benefícios trazidos pela internet, questões sobre privacidade e segurança se tornam assuntos sensíveis e de grande impacto na vida dos indivíduos, uma vez que atacantes podem usar da grande quantidade de informações disponíveis para realizar golpes, roubos e outros tipos de delitos que têm graves consequências no mundo real. Inspirado em novos ataques que usam informações inerentes ao funcionamento de um canal wifi, propomos um método de detecção de presença e atividade humana através da captura de sinais wifi em um canal sem-fio.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  9. Título: Um Estudo Sobre Propriedade Intelectual em Hackathons
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Geraldo Pereira da Silva Júnior
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Gama
    Possíveis Avaliadores: Carina Frota Alves
    Resumo da Proposta: Os eventos de Hackathons, cada vez mais populares, se mostram uma ferramenta de aprendizado e socialização muito importante para os participantes. Onde eles ajudam socialmente ou corporativamente a sociedade ou os patrocinadores. Há um desafio muito grande dos organizadores em especificar melhor em seus regulamentos a quem pertence a propriedade intelectual dos códigos ou ideias utilizadas durante o processo de desenvolvimento do evento. Muitos dos participantes não sabem como funciona ou trocam o seu direito à propriedade intelectual. Esse trabalho visa comprovar através de uma análise qualitativa utilizando como metodologia principal a teoria fundamentada dos dados se os participantes realmente estão cientes dos seus direitos de propriedade intelectual e através de entrevistas e análise de regulamentos de Hackathons, as motivações para ceder, ou não, os direitos à propriedade intelectual do produto criado por eles.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  10. Título: Sistema de Detecção Automática de Glaucoma Utilizando Técnicas de Inteligência Artificial e Processamento de Imagens
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jailson José Gomes da Silva Junior
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
    Possíveis Avaliadores: Patrícia Tedesco, Carlos Alexandre
    Resumo da Proposta: O Glaucoma é uma doença ocular irreversível que danifica os nervos da retina e afeta negativamente a qualidade de vida das pessoas. Portanto, a detecção da doença no início passa a ser de extrema importância. Os métodos clínicos automatizados são amplamente utilizados em grandes centros. Contudo, regiões remotas tem dificuldade no acesso a estes exames. Visto a falta de mobilidade e alto custo das ferramentas. Com o avanço na área de inteligência artificial e processamento de imagem mais modelos de detecção da doença têm sido criados. Este trabalho tem como objetivo criar um sistema automático de detecção de glaucoma por meio de técnicas de inteligência artificial e processamento de imagens.
    Apresentação: dia: 19/04/2021, hora: 10:00, local: LLLL

  11. Título: Protocolo MAC Multicanal M2MMAC Melhorado para Comunicação Muitos-para-Muitos em Redes sem Fio Ad Hoc
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Joao Paulo Pinto Galdino Marques.
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Renato Mariz de Moraes
    Possíveis Avaliadores: Kelvin Lopes Dias, Daniel Carvalho da Cunha
    Resumo da Proposta: Diversas tecnologias de redes sem fio ad hoc para Internet of Things oferecem múltiplos canais para comunicação. Assim, os nós de uma rede utilizam somente um canal embora outros possam estar disponíveis. Desse modo, protocolos de controle de acesso ao meio que utilizam de múltiplos canais se tornam relevante a fim de melhorar o desempenho da rede sem fio. Nesse contexto, diversos protocolos multicanais foram propostos e, dentre eles o protocolo M2MMAC (do inglês, Many-to-Many Multichannel Medium Access Control) se destaca por oferecer comunicação muitos-para-muitos, o que aumenta a vazão da rede. Este trabalha visa estudar o M2MMAC e propor possíveis melhorias ao protocolo e a sua simulação.
    Apresentação: dia: 23/04/2021, hora: 15:00, local: LLLL

  12. Título: Análise Comparativa e Simulação de Algoritmos de Roteamento e Atribuição de Espectro nas Redes Ópticas Elásticas
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Karen Paula Pinto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Raul Camelo de Andrade Almeida Júnior (Professor Adjunto 4 do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE)
    Possíveis Avaliadores: Daniel Carvalho da Cunha, Odilon Maroja da Costa Pereira Filho
    Resumo da Proposta: As Redes ópticas elásticas dispõem de uma grande capacidade de acompanhar o aumento e a diversidade dos tráfegos de dados da atualidade, na medida em que fornecem uma largura de banda flexível aos caminhos ópticos, viabilizando, assim, uma melhor eficiência na utilização do espectro óptico. Contudo, há um recorrente problema denominado Roteamento de Atribuição de Espectro (RSA) que visa a escolha de uma rota e a alocação de uma faixa de espectro do começo ao fim da rota. Neste contexto, têm sido propostos diversos algoritmos de RSA com o intuito de melhorar a atribuição dos recursos na rede. Assim, o presente projeto visa apresentar um levantamento e análise dos algoritmos de RSA convencionais e atuais, de forma que simulações computacionais serão desenvolvidas a fim de quantificar métricas essenciais de análise.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  13. Título: Interface de mapeamento combinada a elementos de Programação Visual
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Gabriel dos Santos Araujo
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral , Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Interfaces estão sendo desenvolvidas cada vez mais baseadas na experiência do usuário com a máquina, o que com o passar dos anos tem afetado diretamente a Música. O mapeamento de sinais de entrada e saída é significativamente importante na construção de Instrumentos Musicais Digitais, portanto usuários que não possuem conhecimento ou talvez habilidade com mapeamento podem ter dificuldades na criação do seu Instrumento Musical Digital. A proposta para o melhoramento da experiência do usuário com o mapeamento de módulos de entrada e saída é a introdução de elementos de Programação Visual, criando uma camada de abstração que pode facilitar a criação de Projetos Musicais, assim como possibilitar abertura de inovação no campo da música.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  14. Título: Revisão de modelos baseados em séries temporais e redes neurais para previsão de vulnerabilidades em sistemas operacionais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Geraldo Cilento
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Daniel Carvalho da Cunha
    Possíveis Avaliadores: Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Resumo da Proposta: Manter a rede de uma empresa ou instituição segura e resiliente à ataques é uma das principais preocupações de administradores de sistemas da informação. Para isso é fundamental corrigir vulnerabilidades detectadas em cada ativo conectado a rede. Neste contexto surgiram os modelos de previsão de vulnerabilidade que permitem prever a quantidade de vulnerabilidades que serão descobertas para determinados softwares. Este trabalho se propõe a investigar a eficácia de alguns modelos que utilizam séries temporais e redes neurais na previsão de surgimento de novas vulnerabilidades em diversos sistemas operacionais.
    Apresentação: dia: 22/04/2021, hora: 14:00, local: LLLL

  15. Título: MaggicVision: A fast and lighting-invariant Computer Vision System for IEEE Very Small Size Soccer
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Oliveira Maggi
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
    Possíveis Avaliadores: Carlos Alexandre Barros de Mello, Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta: Este trabalho visa propor e implementar uma solução de segmentação que seja robusta à variação de iluminação em um contexto de competição de robótica. Pretendemos demonstrá-la criando um dataset com imagens reais e sintéticas que tem o objetivo de validar a segmentação realizada pelo método proposto, e comparar com métodos similares que propõem resolver o problema de segmentação de imagem por cor.
    Apresentação: dia: 22/04/2021, hora: 14:00, local: LLLL

  16. Título: Estudo, Implementação e Integração de um Detector de Flaky Tests
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Marcello Santiago Cordeiro
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Marcelo d'Amorim
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Testes em software são importantes para garantir a qualidade de um produto em constante desenvolvimento. Estes testes podem ser realizados de forma manual ou automática e devem sempre serem finalizados com o mesmo resultado. Porém, há testes chamados flaky tests que não garantem o mesmo resultado sob diferentes estados de execução, como sob alto uso de CPU ou memória. A proposta deste trabalho é estudar e implementar uma solução integrada a plataformas de testes capaz de detectar estes casos não determinísticos.
    Apresentação: dia: 23/04/2021, hora: 15:15, local: LLLL

  17. Título: Chatbot Em Português Para Esclarecimento de Dúvidas Sobre Smartphones
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Branco de Siqueira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Luciano de Andrade Barbosa
    Possíveis Avaliadores: Hansenclever de França Bassani
    Resumo da Proposta: A velocidade com que uma dúvida sobre um determinado produto é respondida influencia diretamente na probabilidade do consumidor realizar a compra do produto. Sabendo disso, as empresas investem cada vez mais em equipes para atendimento ao cliente. Porém, o alto fluxo de dúvidas dos clientes sobrecarregam os funcionários e investir mais recursos para contratação de uma equipe ainda maior é, geralmente, inviável. Nesse cenário os chatbots se destacam, eles são infatigáveis e podem resolver dúvidas mais simples, deixando as mais complexas para os profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente. Esse trabalho propõe a implementação de um chatbot em português para esclarecimento de dúvidas em relação a smartphones. Será usado o framework Rasa para construção do assistente virtual e os dados de treinamento serão coletados do site Amazon.com.br através de um crawler.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  18. Título: Sunny Spots: Sistema de Produção e Distribuição de Energia Solar para Sistemas Embarcados
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Casa Nova da Luz
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
    Possíveis Avaliadores: Odilon Maroja da Costa Pereira Filho , Carlos Alexandre Barros de Mello
    Resumo da Proposta: Sistemas embarcados tem vários requisitos não-funcionais essenciais para o seu funcionamento. Peso, tamanho, durabilidade, segurança, confiabilidade, entre outros. O consumo energético é um requisito não-funcional que é muito discutido pela indústria. Sistemas diversos tem problemas com a sua vida útil e sua capacidade de funcionamento em diversas situações devido às suas restrições energéticas. Várias soluções já foram implementadas pensando nisso, as mais populares sendo técnicas para economia energética do hardware, uso de baterias recarregáveis por fonte de energia solar e até técnicas de software para economizar o máximo de energia possível. Visando garantir uma fonte renovável de energia, propomos o Sistema de Produção e Distribuição de Energia Solar para Sistemas Embarcados, ou Sunny Spots, neste trabalho de graduação. Sunny Spots é um sistema embarcado baseado em IoT, que tem como objetivo produzir energia para um sistema-mestre, via um painel solar que se movimenta ao longo do deslocamento do sol no céu com uso de servomotores.
    Apresentação: dia: 23/04/2021, hora: 15:00, local: LLLL

  19. Título: Um modelo baseado em dados para a otimização do consumo de energia de uma caldeira de produção industrial
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Rafael Ximenes do Carmo
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Djamel F. H. Sadok
    Possíveis Avaliadores: Aluizio Araujo, Nelson Rosa
    Resumo da Proposta: Neste trabalho de graduação será proposta uma abordagem baseada em dados com a finalidade de otimizar o processo de uma caldeira industrial em uma planta de fibra. Serão identificadas as variáveis de produção de maior impacto na planta em relação ao consumo de energia. Utilizando os dados históricos coletados para esses parâmetros pela fábrica, será criado um modelo de aprendizagem de máquina que relacione esses parâmetros com o consumo de energia do sistema. Aplicando o modelo desenvolvido, será utilizada em seguida uma abordagem baseada em algoritmos genéticos para buscar os valores ideais dos parâmetros de entrada do modelo que otimizam o consumo de energia para uma determinada demanda de produção. É esperado obter uma ferramenta capaz de orientar a operação diária do sistema modelado auxiliando na redução do consumo de energia por unidade de produção.
    Apresentação: dia: 23/04/2021, hora: 13:00, local: LLLL

  20. Título: Estamos preparados para o PBL? Uma pesquisa de opinião junto a instituições de ensino superior em computação
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Rebeca Paula Alves de Oliveira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Profª Simone Cristiane dos Santos
    Possíveis Avaliadores: Sérgio Soares, Carla Silva
    Resumo da Proposta: Problem-Based Learning (PBL) é um método de aprendizagem que utiliza problemas reais para construir conhecimento transformando o aluno em um agente ativo do seu aprendizado. Foi inicialmente aplicado em cursos de medicina, mas sua implantação no ensino da computação tem mostrado grande avanço no desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias para a formação profissional dos alunos considerando a exigência do mercado atual. A implantação do PBL é bastante complexa e depende da adaptação da instituição e dos atores envolvidos. Para facilitar e garantir uma implantação efetiva, é necessário obter um diagnóstico da instituição e elaborar um planejamento. A pesquisa a ser realizada por esse trabalho tem como principal objetivo obter um panorama de preparo das IES privadas quanto à adoção do método PBL no ensino da computação.
    Apresentação: dia: 23/04/2021, hora: 16:00, local: LLLL

  21. Título: Avaliação de cobertura de código de várias versões de Randoop
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Vinicius Thiago Leite dos Santos
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Borba
    Possíveis Avaliadores: Marcelo dAmorim, Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Resumo da Proposta: Durante o desenvolvimento de software, a etapa de testes é fundamental para verificar e validar o software em desenvolvimento. Porém, trata-se de uma etapa que demanda um alto custo de tempo e esforço para criar e manter os testes. Considerando a importância dos testes, ferramentas de geração automática de testes surgem como uma solução que reduz o custo e o esforço associados a esta etapa. Entretanto, em alguns casos, essas ferramentas de geração de testes apresentam deficiências gerando testes de baixa qualidade e cobertura. Assim, modificações nessas ferramentas podem ser implementadas para mitigar os efeitos de suas deficiências. Assim, neste trabalho nosso objetivo é avaliar os testes gerados pela ferramenta Randoop e suas modificações, quanto a cobertura de código, número e qualidade dos testes gerados​ .
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

Sistemas de Informação
Responsável: Profa. Liliane Salgado (liliane@cin.ufpe.br)