Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro
de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação

Trabalhos de Graduação - 2019.2


Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código
da disciplina no Google Classroom: mbt13e

  1. Título: Um Modelo de Gestão por Competência para Apoiar Iniciativas de Transformação Digital: Um Estudo de Caso em uma Organização Pública
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): André Santos Clímaco Ximenes
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves
    Coorientador(a): Iveruska Carmen Jatobá Bastos
    Possíveis Avaliadores: Hermano Moura
    Resumo da Proposta:
    O setor público vem passando por crescentes buscas por inovação nos últimos anos. Organizações públicas têm adotado novas tecnologias para obter eficiência operacional e inovar seus serviços para a sociedade. Neste contexto de transformação digital, além de adotar tecnologias inovadoras, também é necessário fomentar mudanças no comportamento dos servidores públicos. Mas para que estas mudanças ocorram, é exigido um melhor gerenciamento das competências de cada servidor. O objetivo deste trabalho é investigar modelos de gestão por competência propostos na literatura. Em seguida, será feita uma comparação crítica entre os modelos existentes para identificar um conjunto de características e boas práticas. Finalmente, será proposto um modelo de gestão por competências para uma organização pública através de um estudo de caso. A organização pública investigada está envolvida em uma iniciativa de Gestão de Processos de Negócios. O modelo proposto irá definir um conjunto de competências (i.e. conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para os servidores da organização atuarem de forma mais eficiente no processo de transformação digital dentro da instituição.
    Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 10:00, local: E124
  2. Título: Uma Aplicação para o Auxílio no Tratamento de Incontinência Urinária de Esforço
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Antônio Carlos Portela Rodrigues
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira​
    Banca: Silvio Melo
    Resumo da Proposta:
    objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo Android para auxiliar mulheres no tratamento da incontinência urinária de esforço através de exercícios simples, que possam ser praticados em qualquer local, reduzindo a dependência do profissional de saúde. Para tal, alguns pré-requisitos são fundamentais: a conscientização do problema por parte das pacientes, uma vez que boa parte não conhece o próprio corpo nem sabe identificar distúrbios miccionais, e o acompanhamento da frequência dos exercícios por um profissional.
    Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 15:00, local: E124
  3. Título: Análise comparativa das abordagens para teste de interface gráfica em dispositivos móveis
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Arthur Jorge Ebrahim Wanderley
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira​
    Avaliador: Juliano Iyoda
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste estudo consiste em fazer uma análise comparativa das ferramentas de teste de interface gráfica (GUI) em dispositivos móveis, a fim de: (i) Mostrar qual das ferramentas estudadas apresenta os melhores resultados, utilizando parâmetros pré-definidos; (ii) Identificar as ferramentas mais adequadas a serem usadas em contextos es- pecı́ficos, onde os parâmetros pré-definidos passam a ter pesos distintos.
    Apresentação: dia: 09/12/2019, hora: 14:00, local: E403
  4. Título: Teoria da Resposta ao Item com uso de Python: um estudo sobre as avaliações do ensino básico nas escolas municipais de Petrolina
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Bruno José das Chagas Cavalcanti
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Ricardo Massa Ferreira Lima​
    Banca: Alex Sandro Gomes
    Resumo da Proposta:
    O desenvolvimento das medidas de características de indivíduos que não podem ser feitas diretamente, as quais são conhecidas como traço latente, tem tomado a atenção de pesquisadores das mais diferentes áreas de conhecimento. A Teoria de Resposta ao Item, conhecida como TRI cujo foco é o item e não o teste como um todo é uma das teorias utilizadas para este fim. No contexto da TRI, a medida da proficiência de um aluno não depende dos itens apresentados a ele, e os parâmetros de discriminação e de dificuldade do item não depende do grupo de respondentes. Um item mede determinado conhecimento, independente de quem esteja o respondendo, e a proficiência de um aluno não depende dos itens que estão sendo aplicados a eles. A aplicação do TRI, exige a utilização de alguns algoritmos juntamente com recursos computacionais específicos que estão disponibilizado em vários programas.O foco, neste trabalho, será a aplicação dessa teoria numa base de dados das escolas municipais de Petrolina-PE, mostrando os recursos disponíveis em Python.
    Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 09:00, local: E121
  5. Título: Empreendedorismo universitário e formação de empresas startups: Um estudo de caso da Prepi
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Bruno Roberto Gouveia Carneiro da Cunha Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Cristiano Coelho Araújo
    Possíveis Avaliadores: Geber Lisboa Ramalho, Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Luciano Meira
    Resumo da Proposta:
    O empreendedorismo universitário tem se tornado cada vez mais popular nas universidades brasileiras. Incentivos que vão desde disciplinas de empreendedo- rismo que estimulam a resolução de problemas da sociedade através da criação de novos produtos ou serviços com formação de equipes multidisciplinares até editais de inovação com auxílios através de mentorias, cursos de capacitação e aportes financeiros têm se tornado cada vez mais populares no ambiente univer- sitário, ampliando a formação de empreendedores e a criação de projetos que podem vir a se tornar startups. A Prepi é uma startup que nasceu como resultado de um pivot da Porquin, que, por sua vez, foi um projeto resultante de uma das disciplinas de empre- endedorismo mais conhecidas do Centro de Informática da UFPE, a IF683 - PROJETO DE DESENVOLVIMENTO, ou Projetão como é mais popularmente conhecida no Centro. Após mais de 2 anos e 6 meses empreendendo, cometendo erros, aprendendo e reajustando, alguns dos principais desafios para os empre- endedores universitários fundadores da Prepi enfrentados passam por aspectos concretos, como financeiros, conhecimentos de mercado e de gestão empresarial, e também por questões subjetivas, como maturidade profissional, trabalho em equipe e liderança. Dessa forma, o foco deste trabalho será em explicitar o histórico prático da experiência de empreendedores que fundaram uma startup enquanto eram uni- versitários, trazendo uma visão crítica da evolução dos trabalhos e delimitando aspectos positivos e negativos vivenciados, que geraram aprendizados importan- tes para a equipe fundadora, contribuindo para sua formação profissional.
    Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 17:30, local: E101
  6. Título: Análise das relações entre crimes e características socioeconômicas na cidade de Nova York e suas aplicações na tomada de medidas para segurança pública
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Bruno Vitorino Cortez de Lira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Nivan Roberto Ferreira Junior
    Possíveis Avaliadores: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza e Ricardo Bastos Cavalcanti Prudêncio
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis relações que existem entre a criminalidade e os fatores socioeconômicos da cidade de Nova Iorque afim de tomar medidas que possam auxiliar na segurança pública. Além disso, tenho como objetivo a construção de um sistema de visualização que permita a outras pessoas entender o problema e enxergar as relações existentes. Inicialmente, a proposta é fazer uma análise sobre a criminalidade da cidade usando dados públicos fornecidos pelo governo americano. Com essa análise, pretende-se adquirir conhecimento de forma a se ter um melhor entendimento dos fatores mais relevantes para a ocorrência de um crime. Após fazer a análise dos dados sobre os crimes, a próxima etapa é fazer uma análise de fatores socioeconômicos, tais como número de escolas na região, número de delegacias e renda per capita, que possam estar relacionados com a ocorrência ou não de crimes. Os dados socioeconômicos também são disponibilizados gratuitamente pelo governo americano. Em seguida, pretendo fazer uma análise conjunta do que foi aprendido nas etapas anteriores para buscar relações que sejam relevantes e possam levar a tomadas de decisões inteligentes para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população da cidade. Por fim, planejo construir um sistema de visualização de modo que o que foi aprendido durante o processo possa ser visto e entendido por outras pessoas de maneira a deixar clara a relação dos fatores socioeconômicos com a criminalidade na região. A autora Tamara Muzner diz em seu livro Visualization Analysis and Design [Mun15] que o design de uma visualização consiste em três questões: Quais dados os usuários precisam ver? Por que o usuário precisa dessa visualização para realizar tarefas? E como as representações visuais proposta podem ser construídas e manipuladas? Seguindo essa linha de pensamento, a visualização terá como princípio tentar se adequar a cada um desses pilares para que seja efetiva em todos os aspectos.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  7. Título: Análise de Processos de Testes de Software em Organizações
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Edymir Étienne Borges Lopes Semedo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda e Leopoldo Teixeira
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como objetivo geral mapear e analisar os processos de testes de software numa organização e, a partir desta análise, identificar pontos de melhoria baseado em modelos de maturidade e/ou metodologias de desenvolvimento de software.
    Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 10:00, local:
  8. Título: Testes de Localização em Sistemas de Software: Levantamento do Estado da Arte
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Emanuel Felipe Inácio da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Avaliador: Juliano Iyoda
    Resumo da Proposta:
    Uma vez evidenciada a importância da correta priorização e aplicação de técnicas para validar o requisito não-funcional ​ Localização ​ , este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre esse requisito, no contexto de teste de software. Assim, este trabalho tem como objetivos: Sumarizar evidências existentes do processo de validação, bem como evidências empíricas de sua realização; identificar trabalhos relacionados que auxiliam no mapeamento de técnicas e processos relacionados ao proposto; identificar áreas de pesquisa não exploradas ou pouco exploradas que contribuam com o objetivo geral deste trabalho; realizar uma pesquisa de campo, mapeando empresas que realizam a validação específica desse requisito de forma a conceber um levantamento de recomendações, técnicas, e resultados gerais da implantação do processo de testes de localização para software.
    Apresentação: dia: 17/12/2019, hora: 14:15, local: Anfiteatro
  9. Título: Os Desafios E Oportunidades Da Migração e Integração De Empresas Com Cloud Computing
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Emanuel Victor França Gomes da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ José Carlos Cavalcanti​
    Banca: Carla Silva
    Resumo da Proposta:
    Esse trabalho de graduação tem como objetivo passar pelos principais conceitos de integração e migração de empresas com cloud e explorar e analisar os principais desafios e oportunidades que são levantados ao realizar esse processo, por exemplo quais os tipos de integração com cloud existentes atualmente e como manter e testar a performance, segurança e disponibilidade da mesma.
    Apresentação: dia: 27/11/2019, hora: 10:00, local: D005
  10. Título: Uso de operadores de janela em Processamento Complexo de Eventos utilizando CEPSwift
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Franclin Cabral Menezes de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Kiev Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
    Resumo da Proposta: Dada a quantidade de uma possível infinidade de eventos, o uso de operadores de janela são interessantes para criação de um subconjunto de eventos para um processamento mais profundo desses eventos. Para isso, este trabalho dará continuidade ao desenvolvimento do framework CEPSwift adicionando operadores de janela, do tipo sliding window e Thumbling window, e migrando o framework para uma abordagem utilizando a nova API Combine da Apple reduzindo a necessidade do uso de bibliotecas externas reativas como.o RxSwift utilizado no projeto, e dando prioridade as bibliotecas nativas do próprio swift 5.1, utilizando-se do poder da nova api e sua forma declarativa para o uso em Processamento de Eventos Complexos e uma forma mais simples de descrever os novos eventos complexos.

    Apresentação: dia: , hora: , local:
  11. Título: Análise da Adoção do Paradigma Funcional em Java através da Mineração de Repositórios de Código
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Heitor Fontes Xavier Correia
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Leopoldo Motta Teixeira
    Possíveis Avaliadores: Fernando Castor, Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo, Márcio Lopes Cornélio e Paulo Henrique Monteiro Borba
    Resumo da Proposta:
    O trabalho tem por objetivo realizar um estudo exploratório da adoção do paradigma funcional em sistemas Java, através da mineração de repositórios de código aberto. A fim de entender quais os impactos que o uso desse paradigma dentro da linguagem Java pode trazer a base de código de um sistema.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  12. Título: Metodologias ágeis em startups: Um estudo de caso
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Homero Barros Da Costa Júnior
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Carina Frota Alves e Leopoldo Mota Teixeira
    Resumo da Proposta:
    No contexto da produção de software, práticas de qualidade e sucesso geralmente andam de mãos dadas. A qualidade de software ainda enfrenta alguns entraves no modelo econômico atual. Em diversas startups e empresas é comum que a política da empresa não envolva os funcionários em um processo de desenvolvimento que possa ser mensurado e comparado com iterações anteriores. Os funcionários ainda trabalham no modelo de “milagres” e “heróis”clássicos do método de desenvolvimento em cascata. Esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso onde metodologias ágeis são implementadas em uma empresa startup de maneira gradual e sensível, para que o processo seja o menos traumático possível, Tendo como ponto de partida o modelo MPS.BR(Melhoria do Processo de Software).
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  13. Título: Iago Raphael Vasconcelos Marinho
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a):
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos​
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade de ferramentas de automação de testes de unidade para aplicações web e estabelecer a mais satisfatória de forma geral, além de apontar se determinadas ferramentas são mais apropriadas para cenários diversos. Para isso fixaremos os seguintes objetivos específicos: (i) Realizar revisão da literatura pertinente, abordando os tópicos correspondentes de Automação de Testes de Software, Aplicações Web e de Qualidade de Software; (ii) Estabelecer e configurar o ambiente de desenvolvimento e testes, a ser detalhado no trabalho; (iii) Estabelecer a metodologia de avaliação de acordo com o Modelo SQuaRE, também a ser descrita ao longo do trabalho; (iv) Avaliar a qualidade de cada ferramenta, fazendo considerações sobre as mesmas, e definindo as escolhas mais apropriadas tanto de maneira geral quanto em situações específicas.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  14. Título: Análise de engajamento de ciclistas em um aplicativo móvel. Caso de uso: Biciflow
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Igor Matos de Sá Pereira Costa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Kiev Gama
    Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral
    Resumo da Proposta:
    Pedalar é um grande desafio para quem vive em grandes cidades, em que se constata ausência de estrutura cicloviária, educação e fiscalização dos motoristas. Diante desse problema, alguns projetos, seja offline ou online, tentam ajudar a experiência do ciclista no meio urbano. Com a finalidade de dar uma maior segurança para os ciclistas, foi criado o Biciflow, aplicativo que facilita a criação de grupos para que as pessoas pedalem em conjunto e se ajudem. Um desafio do projeto é conseguir um maior engajamento dos usuários, facilitando o encontro dos ciclistas nas rotas. Este trabalho tem como objetivo analisar, através de testes A/B, como podemos superar esse desafio e ter um aplicativo que seja fácil e estimulante de se usar.
    Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 10:00, local: E103
  15. Título: Proposta de framework iOS para implementação de Feature Toggle
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Isabelly Cristina Ferreira Damascena
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Possíveis Avaliadores: Kiev Santos Gama, Fernando José Castor de Lima Filho e Paulo Borba
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como objetivo principal a criação de um framework iOS, construído em Swift, que possibilite a implementação de Feature Toggles de maneira fácil e intuitiva. Faz-se necessário enfatizar que Swift é uma linguagem de código aberto que vem sendo atualizada e melhorada de acordo com as contribuições da comunidade. Como objetivos específicos, quer-se:

Apresentação: dia: 09/12/2019, hora: 15:00, local: E403-404

 

  1. Título: Processamento de eventos complexos aplicado a jogos 2D
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Isaac Douglas Rodrigues do Nascimento
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama​
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
    Resumo da Proposta:
    Na última década, os celulares sofreram grandes evoluções, passando de aparelhos destinados apenas a realizar ligações e receber dados simples a partir de um teclado físico, para um ecossistema com vários sensores e modos diferentes de interação, dando origem aos tão conhecidos smartphones. O avanço enfrentado possibilitou que os aparelhos se tornassem uma ótima fonte para fluxo de dados, e partindo de tal fato surgiu o interesse em trabalhar com jogos, tendo em vista que é um dos softwares que mais se utiliza desses dados. Mais especificamente, o presente trabalho, tratará sobre CEP aplicado a jogo 2D, onde esses dados são fornecidos pelo próprio usuário para realizar ações de uma forma orgânica e intuitiva. Utilizando a biblioteca CEPSwift desenvolvida por [1], este trabalho pretende avaliar em um primeiro momento a usabilidade de trocar comandos diretos por um stream das ações do jogador, como também tratamento de colisão dos objetos na cena entre outros eventos.
    Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 08:00, local: E101
  2. Título: Biometria facial com poucas imagens de treinamento usando Arquiteturas Profundas
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jadson Torres Lucena
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Cleber Zanchettin
    Possíveis Avaliadores: Pedro Machado Manhães de Castro
    Resumo da Proposta:
    O projeto central objetiva investigar abordagens baseadas em arquiteturas profundas para extração automática das características e análise de padrões de faces considerando utilizar poucas faces como exemplo de treinamento. Em suma, tentamos replicar o reconhecimento facial baseado no artigo “How I implemented iPhone X’s FaceID using Deep Learning in Python”. Portanto, usamos uma rede neural convolucional (CNN) Siamesa baseada na arquitetura SqueezeNet com Perda Contrastiva, desta forma, visando o melhor desempenho em tempo e acurácia. Este método objetiva marcar os pontos em diferentes posições das faces de uma pequena base de dados, reconhecendo assim, quando uma nova face semelhante for apresentada independente de sua variação.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  3. Título: Um comparativo de prontuários eletrônicos inteligentes
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jailson da Costa Dias
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos C. Prudêncio, Germano Crispim Vasconcelos, Cleber Zanchettin e Luciano Barbosa
    Resumo da Proposta:
    O prontuário eletrônico surgiu como forma de organizar os dados dos pacientes e facilitar o acesso desses dados pela equipe de saúde, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas etc. Com estes dados e a implementação dos sistemas de suporte à decisão clínica nos prontuários eletrônicos, foi possível auxiliar o médico a tomar diversas decisões, desde qual medicamento prescrever para o paciente até de fornecer probabilidade de diagnósticos com base nos sintomas e dados de laboratório fornecidos pelo médico. Com isso, este trabalho tem como objetivo o de comparar as diferentes ferramentas de suporte à decisão, baseados em dados de prontuários eletrônicos. Para isso, vai ser analisado a taxa de acerto do algoritmo para a doença específica, onde todos os casos são de suspeitas daquela doença e a taxa de acerto quando o algoritmo é submetido a dados onde o diagnóstico não está restrito apenas a caso positivo ou negativo daquela doença, mas de várias doenças.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  4. Título: Migração de máquinas virtuais entre ambientes On Premise e Cloud
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Adherval Carvalho de Barros
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Vinicius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Mota Teixeira e Kiev Gama
    Resumo da Proposta:
    Esse trabalho tem como objetivo investigar soluções e/ou técnicas e abordagens já existentes e desenvolver uma aplicação que permita a migração de máquinas virtuais entre ambientes on premise e na nuvem. De forma que seja possível fazer esse tipo de operação num pequeno escopo, tal como entre hosts VMWare, mas também para nuvens públicas tais como Azure e AWS, porém não restrito a essas e permitindo a adição de mais opções futuras.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  5. Título: Extensão e análise de performance da biblioteca CEP.js
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): José Murilo Sodré da Mota Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama​
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta:
    Devido ao tempo limitado de desenvolvimento da biblioteca CEP.js, teve que ser feita uma redimensionação do escopo, o que deixa oportunidades para sua continuação e expansão através de novas pesquisas e trabalhos. Esse trabalho visa dar continuidade aos trabalhos dedicados a essa biblioteca através da implementação de um subconjuntos de operadores CEP, incrementando as capacidades e funcionalidades desta biblioteca. A fim de validação, visa-se também desenvolver um módulo da biblioteca para permitir a realização de testes funcionais, os quais levariam em consideração o caráter temporal dos eventos complexos processados, que não conseguem ser satisfatoriamente avaliados em testes unitários. De fim esta ferramenta seria utilizada para testar os operadores implementados, validando sua adição à biblioteca CEP.js.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  6. Título: Avaliando a robustez de algoritmos de aprendizagem de máquina em bases de dados ruidosas no contexto de reconhecimento de atividade humana
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Leonardo Alves dos Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Avaliador: Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho é verificar em bases de dados de atividades humanas cotidianas, coletadas através do uso de um sensor acelerômetro, o comportamento dos classificadores mais difundidos e como eles se comportam quando são apresentados a instâncias de treinamento ruidosas. Inicialmente será feita uma reprodução do estudo comparativo entre os principais modelos de máquinas de aprendizado (SVM, Decision Tree, Bernoulli NB, Gaussian NB, KNN, Random Forest e MLP) e modelos de múltiplos classificadores (Single best, Static Selecion, OLA, KNORA-U, KNORA-E e MATA-DE) realizado por [Fer19] conservando configurações e bases utilizadas nos experimentos. Posteriormente será proposto um modelo de inserção de ruído, que simulará um erro de classificação. Este será responsável por trocar os rótulos das instâncias aleatoriamente sendo, assim, criadas quatro novas versões das bases com 10%, 20%, 30% e 40% do conjunto de dados classificados incorretamente. Por fim, com uso de métricas estatísticas, será verificado o comportamento das máquinas de aprendizagem neste contexto.
    Apresentação: dia: 11/12/2019,
    hora: 09:00, local: E101
  7. Título: Um Estudo sobre Privacidade e Transparência de Dados usando modelagem NFR Framework
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Leonardo do Rêgo Espíndola
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves​
    Possíveis Avaliadores: Bernadette Loscio
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho de graduação se propõe analisar como os requisitos não-funcionais de transparência e privacidade de dados são definidos na literatura. Em particular, serão analisadas as principais leis relativas a dados no Brasil relacionadas à privacidade e transparência, investigando seus objetivos, limitações, e principais desafios. A partir desse entendimento teórico sobre privacidade e transparência e sua contextualização brasileira, serão usadas abordagens como NFR Framework para modelagem de requisitos não-funcionais de privacidade e transparência, com a utilização do domínio de dados abertos na Universidade Federal de Pernambuco. A partir deste modelo proposto então será validado por especialistas nas áreas específicas através de entrevistas a fim de identificar possíveis conflitos, os impactos de conformidade com as leis vigentes e a proposição de tradeoffs entre os requisitos.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  8. Título: Entendendo os impactos de mudanças nas estratégias de crescimento em startups ​ na fase de escalabilidade: um estudo de caso
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Marcela Azevedo Cordeiro de Melo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Carina Frota Alves
    Avaliadora: Verônica Teichrieb
    Resumo da Proposta:
    A decisão mais importante de uma ​ startup ​ na fase de escalabilidade é qual estratégia a empresa deve se basear para continuar utilizando poucos recursos mas abranger um público maior. Murray McCaig, consultor na MaRS, traz uma abordagem simples, chamada ​ go-to-market (​GTM), que visa criar um planejamento detalhado com foco em para quem a empresa está vendendo, o que a empresa está vendendo, ​ como ​ atingir o seu alvo no mercado e onde a empresa deve promover o seu produto. Com essa estratégia, o primeiro objetivo que a ​ startup espera alcançar é encontrar consumidores no mercado com um problema que seu produto pode resolver por um preço que representa menos do que o real valor que o produto entrega. Encontrar esse alinhamento perfeito entre o público e o produto, apesar de ser uma tarefa difícil no ambiente altamente competitivo de hoje, acaba atuando como um acelerador na fase de crescimento da ​ startup ​ . Neste trabalho de graduação será feito uma análise de uma empresa de pequeno porte na fase de escalabilidade que utiliza a ​ GTM como estratégia de crescimento. A empresa estudada é a ​ Even3, uma plataforma de realização de eventos acadêmicos que conta com duas ​ personas: o organizador do evento científico e o participante desse evento. O organizador, que caracteriza o cliente principal, possui uma jornada simples dentro da plataforma, desde criar o evento até liberar os certificados, porém muito complexa fora dela, como encontrar palestrantes e avaliadores, montar o cronograma de atividades e apresentação de trabalhos, entre outros encargos. Já o participante, cliente fundamental para o lucro da empresa, precisa de uma plataforma intuitiva para que ele consiga, por conta própria, realizar sua inscrição no evento, submeter seus trabalhos e participar das atividades. Será realizado um estudo de caso sobre a mudança da principal funcionalidade do cliente do negócio: criar o evento. A empresa está apostando em mudanças comportamentais de uma funcionalidade já conhecida pela sua larga base de usuários, com o objetivo de entender os impactos dessa mudança, como a taxa de conversão dos eventos e clientes – indicadores chaves do negócio da ​ Even3.​ A finalidade é que a ​ startup possua um conjunto de recomendações em como fazer com que o produto seja o principal ator nas decisões dos usuários, através de uma experiência cada vez mais concisa e amarrada, fazendo com que a base de clientes cruciais para o negócio aumente. Assim, com os resultados, este trabalho espera fornecer a empresa mais habilidade em planejar e criar novas ações de como transformar potenciais clientes (​leads)​ em clientes efetivos que pagam pelos serviços da empresa.
    Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 11:00, local: E102
  9. Título: Utilizando a Teoria de Resposta ao Item como forma avaliativa para diferentes algoritmos de recomendação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Marcos da Silva Barreto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Ricardo Bastos C. Prudêncio
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta:
    Em contraste à clássica forma de avaliação, a IRT tem seu foco voltado aos itens, modelando as respostas obtidas dos respondentes com diferentes habilidades a itens de diferentes dificuldades [6]. O conceito de item pode variar de acordo com o contexto ao qual IRT é aplicado. Este trabalho propõe o estudo de dez algoritmos de recomendação no contexto de filmes, utilizando a Teoria de Resposta ao Item como ferramenta de análise. Nesse cenário, os itens e respondentes serão definidos como sendo os usuários da base e os sistemas de recomendação, respectivamente. Os sujeitos do modelo estatísticos serão posto sob a mesma base de dados e distribuição entre treinamento e teste. A base de dados utilizada será a publicamente disponibilizada pela MovieLens [7], e os algoritmos escolhidos para o estudo são: 1.
    SVD, 2. NMF, 3. SlopeOne, 4. CoClustering, 5. KNN (User-based), 6. KNN (Item-based), 7. KNNWithMeans (User-based), 8. KNNWithMeans (Item-based), 9. NormalPredictor, 10. Baseline
    Apresentação: dia: 04/12/2019, hora: 10:00, local: D005
  10. Título: Aplicativo Móvel Recife e Seus Contos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Miriane Silva Trajano do Nascimento
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Liliane Fonseca
    Coorientador(a): Waldemar Ferreira
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta:
    A cidade do Recife é uma cidade brasileira que atrai turistas de todo o mundo devido a sua riqueza cultural, pois possui diversas manifestações culturais e pontos turísticos históricos. Nas décadas passadas muitos contos e lendas foram surgindo, contos de personagens que vagavam pela cidade, assombrando as pessoas que fossem pegas desavisadas. Esses contos e lendas fazem parte do folclore recifense e por muito tempo se mantiveram na mente de sua população e de seus turistas. Na sociedade globalizada e tecnológica que vivemos, a internet se transformou em uma das principais fontes de informações, principalmente entre os mais jovens. Hoje qualquer coisa pode ser pesquisada na internet e é bastante improvável que uma resposta não seja encontrada. Porém, apesar da gigantesca quantidade de informações presente na internet, o interesse da população em assuntos como o folclore de um determinado local tem diminuído consideravelmente. Sendo assim, muitos contos e lendas que fazem parte do folclore de muitas cidades têm sido esquecidos. Com o folclore recifense não acontece de forma diferente. São poucas as escolas que ainda vivenciam essa cultura com seus alunos, dessa forma as crianças já crescem sem conhece-lá. Os personagens que por tanto tempo viveram na imaginação das pessoas começam a desaparecer. A nova geração de turistas e moradores não mais conhecem os contos e lendas que por muitos anos assombraram essa cidade que é detentora de um folclore tão rico. Além disso, não é mais de conhecimento popular as histórias dos pontos turísticos que outrora eram tidos como assombrados. O Recife Assombrado que já esteve tão vivo no imaginário popular, hoje pouco a pouco está sendo esquecido. Perante o desafio de manter vivo o folclore dessa cidade, surge o aplicativo Recife e Seus Contos. Em sua versão inicial, proposta pelos alunos de Turismo do IFPE Renato Oliveira e Roberta de Moraes, o aplicativo contará com uma lista de contos e lendas recifenses para serem lidas pelo usuário, além de uma página de roteiros onde será possível visitar pontos turísticos assombrados do Recife, também será possível para o usuário marcar seus contos, lendas e roteiros preferidos. E além das funcionalidades propostas pelos alunos anteriormente citados, propomos que para encontrar um conto ou lenda, o usuário possa pesquisar na lista existente no aplicativo ou utilizar a câmera de seu smartphone para ler um QR Code que ficará espalhado pelo Recife.
    Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 14:00, local: E104
  11. Título: Usando Deep Learning para análise e aprendizado de jogos
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Paulo Henrique Muniz Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Cleber Zanchettin
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta:
    O jogo de xadrez é o domínio mais amplamente estudado na história da inteligência artificial. Os programas mais fortes baseiam-se em uma combinação de sofisticadas técnicas de busca, adaptações específicas de domínio e funções de avaliação artesanais que foram refinadas por especialistas humanos ao longo de várias décadas. Em contraste, o programa AlphaGo Zero recentemente alcançou desempenho sobre-humano no jogo de Go, através do aprendizado de reforço de tabula rasa a partir de jogos de auto-jogo. A partir de jogadas aleatórias, e sem conhecimento de domínio, exceto as regras do jogo, AlphaZero alcançou em 24 horas um nível sobre-humano de jogo nos jogos de xadrez e shogi (xadrez japonês), bem como em Go, Muitos sistemas de pôquer, criados com heurística ou aprendizado de máquina, contam com a probabilidade de ganhar como uma entrada chave. No entanto, calcular a probabilidade precisa usando a combinatória é um problema intratável, então, ao invés disso, a aproximamos. A simulação de Monte Carlo é uma técnica eficaz que pode ser usada para aproximar a probabilidade de um jogador ganhar e / ou empatar uma mão. No entanto, sem o uso de uma tabela de pesquisa intensiva de memória ou de um supercomputador, torna-se inviável rodar milhões de vezes ao treinar um agente com auto-reprodução. Usando o aprendizado profundo para aproximar as probabilidades obtidas da simulação de Monte Carlo com alta precisão, o modelo aprendido mostra-se uma alternativa leve à simulação de Monte Carlo, o que, em última análise, nos permite usar as probabilidades como entradas durante a auto-reprodução de forma eficiente
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  12. Título: Um Estudo sobre a Computação Aproximada da Profundidade de Banda e sua Aplicação para a Visualização de Grandes Coleções de Séries Temporais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Lins de Araujo Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Nivan Roberto Ferreira Junior
    Possíveis Avaliadores: Renata Souza e Silvio Melo
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho é propor uma nova abordagem para a computação (aproximada) de profundidade de banda que dê suporte a análise interativa de grandes coleções de séries temporais. Originalmente a maneira de se calcular a profundidade de banda dado um conjunto de curvas (que, no nosso caso, são as linhas do gráfico de linhas que representam as séries temporais) é checar para cada curva, dentro de quantos pares de curvas ela se encontra, isso é feito através de três for loops aninhados, acarretando em uma performance de tempo aquém do ideal a medida que o número de curvas aumentas. Uma alternativa proposta em [SGN12] consiste em construir uma matriz de rankings e, a partir dela, observar quantas curvas estão sempre acima de cada curva e quantas estão sempre abaixo, acelerando o desempenho de tempo para obter os valores de profundidade de banda, mas ainda assim, a performance de espaço piora com o número de curvas, tornando a matriz muito grande. Pretendemos fazer uma comparação dos dois métodos citados anteriormente, bem como propor da utilização de uma estrutura de dados baseada no uso do quantile data sketch t-digest inspirados pelo trabalho de Pahins et al. [dFC19]. Quantile data sketches são estruturas de dados que aproximam a distribuição de dados univariados de forma que "pode ser facilmente atualizada com dados novos ou modificados e suporta um conjunto de consultas cujos resul- tados aproximam as consultas no conjunto de dados completo"em [Phi16]. Através do uso do t-digest iremos de forma semelhante ao trabalho proposto por Sun et al. [SGN12], mas eli- minando a limitação de memória utilizada, bem como possibilitando operações de filtragem comuns em sistemas de visualização de dados. Finalmente, iremos demonstrar como esse con- ceito pode ser utilizado para a visualização de gráficos de linhas que representam um grande número de séries temporais.
    Apresentação: dia: 09/12/2019, hora: 10:00, local: D004
  13. Título: Sistemas de suporte à decisão médica no câncer de mama
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Rielson Leandro Silva de Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto​
    Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta:
    O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, mesmo com a evolução nos procedimentos para identificação prematura. Muitas vezes o diagnóstico é tardio e identificado em um estágio avançado. Isso ocasiona sofrimento decorrente de um tratamento agressivo aliado a um índice de mortalidade alto. Portanto, qualquer evolução no desenvolvimento para previsão e diagnóstico do câncer de mama é de suma importância. Técnicas como aprendizado de máquina podem ter grande impacto na contribuição para o processo de diagnóstico precoce e previsão do câncer. Em diversos trabalhos, o uso de um modelo de aprendizado profundo tem se tornando constante, onde são capazes de processar imagens em poucos segundos. Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), esse modelo foi utilizado em mais de 10 mil mamografias e obteve um nível de concordância de 90% com os radiologistas O objetivo deste trabalho é propor um modelo de suporte à decisão médica no câncer de mama para auxiliar no diagnóstico de forma mais rápida, utilizando seleção de protótipo associado a uma Rede Neural Convolucional (CNN). Dessa forma, esperamos obter resultados robustos com agilidade e eficiência.
    Apresentação: dia: 10/12/2019 , hora: 10:00, local: E101
  14. Título: Sistema de recomendação baseado em localização para melhor direcionamento de anúncios
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Rodrigo Carneiro Reis de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
    Banca: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Resumo da Proposta:
    A In Loco possui uma tecnologia de localização única no mundo, e através dela é possível coletar visitas de usuários de aplicativos que contém o SDK da empresa no seu código. Atualmente boa parte da empresa atua na área de anúncios para celular, e visando um melhor direcionamento desses anúncios, o estudo irá identificar, para um grupo de usuários, que tipos de locais eles gostam ou gostariam de frequentar. Por exemplo se a pessoa gosta mais de ficar em casa, se frequenta muitos restaurantes, ou também a hora que normalmente vai ao mercado. Para isso haverá um estudo sobre as metodologias existentes, e aplicação de uma dessas metodologias sobre uma pequena base da In Loco e ao final serão mostrados os resultados obtidos da pesquisa.
    Apresentação: dia: 04/12/2019, hora: 10:00, local: D005
  15. Título: Análise de Privacidade em Aplicativos Android
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Rodrigo Queiroz de Freitas
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira​
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho, Paulo Henrique Monteiro Borba​ e Alexandre Cabral Mota
    Resumo da Proposta:
    O objetivo do presente trabalho é se utilizar de uma análise em repositórios de aplicativos Android, para explorar quais os maiores desafios de privacidade e segurança na relação cliente e desenvolvedores. Abre-se também a oportunidade de observar o que tem sido feito até então na área, entender um pouco sobre o próprio ambiente Android, onde está presente, quais os tipos de falhas em políticas de privacidade, e quais os preços que já foram pagos pela exploração de tais falhas. Como resultado deste processo de elaboração do trabalho, levantar características de possíveis ferramentas de prevenção, e realizar recomendações e cenários de utilização para preservação da integridade e transparência da utilização de dados pessoais.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  16. Título: An Evolutionary Approach for Parameter Selection on Time series Forecasting Hybrid Models
    TG: aqui
    Proposta inicial:
    aqui
    Autor(a): Ruy Brito Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Avaliador: Adriano Lorena
    Resumo da Proposta:
    Understanding the challenges represented by the parameter selection on hybrid models for time series forecasting, the goal of this work is to present an evolutionary approach to approximate the optimal solution.
    The structure of the parameters to be optimised is derived from the strategy. Assuming the ARIMA and the SVM as chosen strategies to be combined on the hybrid model, this work aims to design a Genetic Algorithm (GA) focused on optimising input parameters (lagged observations) and hyperparameters. By the end of the study, we aim to: (i) Have a better understanding of the impact of parameter selection on time series forecasting hybrid models performance; (ii) Compare the performance of our evolutionary optimised hybrid models with previous examples from the literature; and (iii) Understand which other variables on the hybrid model design process could also be optimised with more robust solutions.
    Apresentação: dia: 04/12/2019, hora: 08:30, local: E101
  17. Título: Análise de Dados de Artigos do Repositório Arxiv
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Victor Sin Yu Chen
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Tsang Ing Ren
    Avaliador: Luciano Barbosa
    Resumo da Proposta: Todos os anos, milhares de novos artigos são publicados no repositorio Arxiv. Esse número está crescendo, devido ao grande número de pesquisadores espalhados pelo mundo e, junto com essa grande quantidade de publicações, percebe-se o aumento da quantidade de autores por artigo. Este trabalho visa analisar as informações provenientes dos artigos e avaliar o comportamento desse crescimento.
    Apresentação: dia: 28/11/2019, hora: 13:00, local: E204
  18. Título: Surgimento de startups a partir de instituições que suportam ecossistemas de empreendedorismo e inovação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Vinícius Marques Lira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ ​Carlos Andre Guimaraes Ferraz
    Possíveis Avaliadores: Cristiano Coelho de Araujo, Geber Lisboa Ramalho e Fabio Queda Bueno da Silva
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho de graduação é: (i) Colaborar com o Porto Digital, como ecossistema empreendedor local, na formalização de metodologias, políticas e processos que foram responsáveis para a formação de novas empresas em diferentes geografias; (ii) Contribuir para o Centro de Informática, como instituição formadora de empreendedores, na aproximação entre o conhecimento de ponta produzido na academia e grandes problemas relevantes no mercado; e (iii) Conseguir trazer uma visão mais detalhada de como fatores externos e culturais afetam os principais meios de construir negócios e que combinação desses fatores tende a alcançar sucesso para cada um dos cenários propostos, apresentando alternativas ao Vale do Silício ou Tel’Aviv.
    Apresentação: dia: , hora: , local:
  19. Título: Análise e detecção do uso de mecanismos da linguagem Kotlin em repositórios open-source
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Wilquer Torres de Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira​
    Avaliador: Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Resumo da Proposta:
    O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis com Android como SO está crescendo rapidamente devido ao grande volume de downloads na Google Play que chegou a bater a marca de 76 bilhões de downloads apenas em 2018 [1], isto gerou a necessidade de aprimorar desenvolvimento destas aplicações. Desde 2017 quando o Google oficializou Kotlin como linguagem para Android [2], as aplicações desenvolvidas em Kotlin começaram a ser mais precisas e menos verbosas do que quando comparadas a aplicações em Java. Porém aplicações em Kotlin podem não serem eficientes, caso os desenvolvedores não tenham conhecimento dos recursos da linguagem. Com isso, este trabalho tem como objetivo identificar repositórios no Github na linguagem Kotlin, onde serão analisados de forma que seja verificado se os desenvolvedores estão conseguindo evoluir na melhor utilização de recursos da linguagem.
    Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 14:30, local: E204




Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Renato Mariz de Moraes (renatomdm@cin.ufpe.br)

www.cin.ufpe.br/~renatomdm/tg/

 

Datas importantes para 2019.2:

Entrega da proposta: 13/09/2019

     - Site (versão PDF) + SecGrad (impressa e assinada)

Segunda chamada:

            - solicitação: até 17/09/2019

            - entrega: até 23/09/2019 (Site + SecGrad)

Data para entrega do TG (monografia) ao avaliador: 20/11/2019

Defesas: até 04 e 05/12/2019

Data limite para entrega da versão final do TG (monografia): até 12/12/2019

 

1.      Título: Impacto do Progresso Tecnológico na Educação Básica: Um Estudo Prospectivo
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Arthur Barcellos Lopes de Lima
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Hermano Perrelli de Moura
Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo
Resumo da Proposta:
Da aurora da Educação na Grécia Antiga aos tempos atuais, vários métodos educacionais foram criados, praticados, abandonados, restabelecidos e desprezados. Até o século XX todos esses métodos consistiam basicamente da oralidade, da escrita, da leitura e da presença física do mestre e do aluno.  Mas, desde então, a tecnologia tem avançado de forma cada vez mais rápida, em ritmo exponencial, e revelado novas expectativas. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos impactos que os avanços tecnológicos imprimem de maneira geral na Educação Básica mediante um estudo de prospecção futura, levando-se em conta o aspecto do indivíduo que está sendo educado em face às novas tecnologias inseridas em seu ambiente educacional.

Apresentação: dia: 12/11 , hora: 19h , local: E403/404

 

 

2.     Título: Otimização de Parâmetros de uma Máquina de Vetores de Suporte Para Localização Móvel em Redes Celulares
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Artur da Nova Franco
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Daniel Carvalho da Cunha
Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto

Resumo da Proposta:
No contexto de localização de dispositivos móveis em ambientes externos (outdoor), a técnica de RF fingerprinting é bastante utilizada pela sua simplicidade e boa precisão e consiste em construir um mapa de cobertura (grid) que contém células com informações dos dispositivos móveis da região de interesse. Este grid pode ser construído e treinado de diversas formas, entre elas por meio de aprendizagem de máquina, que, em sua maioria, podem fornecer melhores resultados de predição por meio da otimização de seus parâmetros. Atualmente, existem diversas técnicas de otimização de parâmetros de um modelo de aprendizagem.

Este trabalho propõe aplicar uma (ou mais) técnica(s) de otimização, como PSO (Particle Swarm Optimization), algoritmos genéticos ou cuckoo search , visando obter uma combinação de parâmetros do SVR que melhore a precisão do algoritmo para o problema de localização de dispositivos móveis em redes sem fio, contribuindo com o que foi proposto em [1].
Apresentação: dia: 05/12, hora: 15:40h , local: E103

 

3.      Título: Seleção de características usando algoritmo genético aplicada à um classificador
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruno Filizola Leal
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Luciano Barbosa
Resumo da Proposta:
O Câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, totalizando 9,6 milhões mortes no ano de 2018, o que corresponde à 1 em cada 6 mortes. 70% dos casos de câncer são em países com o perfil brasileiro. Quanto mais cedo for dado o diagnóstico de câncer, maiores as chances de sobrevivência. Identificar o risco de um indivíduo desenvolver câncer é de suma importância. Algoritmos genéticos são uma boa abordagem para selecionar um subconjunto de características a serem avaliadas por um classificador, com o objetivo de melhorar o desempenho. Este trabalho tem o foco de avaliar esta abordagem para o conjunto de dados da Fio Cruz sobre câncer hepático.

Apresentação: dia: 05/12, hora: 14:00h, local: E124

 

 

4.     Título: Attention-based Image Segmentation
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Carlos Henrique Caloete Pena
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo da Proposta:
O uso de Ensemble learning é bastante utilizado principalmente em problemas envolvendo classificação e regressão, como pode ser visto em  [1] e [2]. Entretanto, a área de Ensamble Learning ainda carece em estudos aplicados a segmentação de imagens.

Propomos um novo framework de fusão de segmentações, este framework é dividido em três partes, um conjunto de segmentadores (PoolNet), uma rede neural profunda de atenção para as segmentações (Expert), e a função de agregação F, nesta função, buscamos trazer tanto funções não treináveis, como uma média aritmética ponderada, quanto funções treináveis, como uma rede neural.
Apresentação: dia: 28/11, hora: 9:00h, local: E403/404

5.     Título: Análise de Múltiplas Soluções do Algoritmo de Grover
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Débora Fortunato Dias
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
Avaliador: Adenilton José Silva

 

Resumo da Proposta:
Algoritmos de busca são um dos pilares da computação. Com diferentes técnicas e aproximações, é possível realizar tarefas que transitam desde a simplicidade de uma busca em um único array, até a sofisticacção de complexos códigos de quebra criptográfica. O tempo para realizar uma busca é comumente proporcional ao número de elementos que serão vasculhados. Considerando uma análise exaustiva, o algoritmo teria que verificar todos os elementos presentes para então achar o elemento desejado. Em computadores quânticos um bit quântico pode assumir o valor de 0, 1, ou os dois ao mesmo tempo. Essa propriedade é chamada de superposição. Nesse estado especial, um algoritmo quântico poderia executar em uma única execução todas as entradas possíveis para uma dada função. Devido a isso, um tal algoritmo pode vasculhar um conjunto de N elementos em um tempo proporcional a √N , o tornando um grande diferencial quando comparado a algoritmos clássicos de busca. É possível também utilizar algoritmos quânticos de busca em problemas de otimização para resolver problemas complexos, cujo espaço de busca é exponencial no tamanho da entrada. Tendo em vista isso, o objetivo desta pesquisa é realizar um estudo comparativo de diferentes algoritmos de busca em computadores quânticos, analisando a performance (tempo e acerto) dos algoritmos.
Apresentação: dia: 04/12, hora: 17:00h, local: D003

 

 

6.     Título: Um Sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica Para Baixa Tensão
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Decézaris Augusto de Melo Pereira
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Paulo André da Silva Gonçalves
Avaliador: Adriano Sarmento
Resumo da Proposta:

O consumo de energia elétrica está associado diretamente ao desenvolvimento econômico de uma determinada região, porém o crescimento acentuado do consumo traz consigo alguns pontos relevantes a serem considerados, como durabilidade dos recursos energéticos para suprir a demanda de consumo, e também o impacto no meio ambiente causado pela construção de novas usinas. Por isso o consumo consciente de energia elétrica é fundamental para um desenvolvimento sustentável. Este trabalho tem como objetivo criar um sistema de monitoramento em tempo real do consumo de energia com o intuito de facilitar o gerenciamento de gastos com eletricidade e evitar disperdícios.

Apresentação: dia: 05/12, hora:  14h, local: E201

 

 

7.      Título: Implementação e Prototipação em FPGA da retificação de imagens para visão estéreo
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Diogo Azevedo Pereira Dantas
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Manoel Eusébio de Lima,

 

Resumo da Proposta:

A retificação de imagens é o processo em que duas imagens de uma mesma cena passam por transformações para que se tornem paralelas em relação ao eixo x. A implementação desta técnica em processadores embarcados compromete o desempenho do sistema de visão estéreo. Por isso, este trabalho propõe a implementação e prototipação de um módulo para retificação de imagens em linguagem de descrição de hardware. Além disso, o módulo desenvolvido será avaliado em relação a sua corretude comparado ao modelo de referência implementado em linguagem de alto nível, em relação ao tempo de execução e ao uso de recursos de hardware.

Apresentação: dia: 05/12, hora: 14:00h, local:

 

 

8.     Título: INDEXAÇÃO E BUSCA DE SEQUÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DE COMBINAÇÕES DE MINIMISERS DE COMPRIMENTO VARIÁVEL
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Diogo Oliveira Rodrigues
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Paulo Gustavo Soares da Fonseca
Avaliador: Nivan Ferreira Júnior
Resumo da Proposta:
Um problema algorítmico básico consiste em procurar ocorrências aproximadas de um padrão P num texto T (ou coleção de textos) de muito maior tamanho. Quando o texto é fixo, um índice I(T) é construído de forma a permitir que ocorrências de padrões sejam nele encontradas sem a necessidade de se percorrê-lo por completo. Em aplicações com grandes volumes de dados, como em Biologia Computacional, índices completos tradicionais como árvores de sufixos ou vetores de sufixos, que representam todas as subcadeias do texto, podem requerer um espaço proibitivo. Alternativamente, alguns índices parciais recentemente propostos representam apenas um subconjunto de subcadeias de tamanho fixo k, chamados minimizers. Esses índices são combinados a heurísticas de busca que permitem localizar ocorrências aproximadas de um padrão a partir de extensões de ocorrências exatas de minimizers de um tamanho fixo, chamadas 'sementes'. O trabalho recente de Costa [1] demonstrou a vantagem de utilizar minimizers de tamanho variável como sementes para a localização mais precisa das ocorrências do padrão. No presente projeto, pretendemos estender e refinar esses métodos, especificamente quanto a (i) construção mais eficiente do índice e (ii) desenvolvimento de um novo critério para a escolha das combinações de sementes que leve em conta o número e a soma total de seus comprimentos, respeitando a ordem e distâncias relativas entre elas com respeito ao padrão.


Apresentação: dia: 02/12, hora: 14:00h, local: E124

 

 

9.      Título: KNoT-RED Fog Connector: Uma biblioteca para conectar dispositivos da plataforma KNoT com a plataforma AWS
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Douglas Santos da Silva Vasconcelos
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Kiev Gama
Avaliador: Vinicius Cardoso Garcia
Resumo da Proposta:
Com o avanço da tecnologia de internet das coisas, a criação de aplicações conectadas à internet que capturam dados do meio, tem se tornado algo comum. Para atender a demanda de aplicações, plataformas de serviço em nuvem para IoT vêm se aperfeiçoando. Embora existam opções de plataformas, ainda existe o problema de heterogeneidade entre essas plataformas, pois não existe nenhuma padronização para os protocolos de comunicação. Para resolver esse problema a meta-plataforma de IoT KNoT foi implementada, e esse trabalho tem como proposta a criação de uma biblioteca para realizar a integração entre a plataforma de serviços em nuvem para IoT da Amazon com o protocolo de comunicação do KNoT.


Apresentação: dia: 05/12, hora: 17:00h, local: D003

 

 

10.  Título: UMA ANÁLISE SOBRE DIREITOS AUTORAIS EM HACKATHONS NO BRASIL FUNDAMENTADA SOBRE OS REGULAMENTOS E EDITAIS
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Enaldo Correa da Silva
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
Avaliadora: Carina Frota Alves
Resumo da Proposta:
Com a disseminação da transformação digital, empresas e instituições de diversos ramos veem a transição do analógico para o digital como uma oportunidade para agregar valor através da inovação. Como consequência, empresas que já nasceram na época digital, sentem a necessidade de inovar no intuito de se manterem competitivas. Além disso, a criação de novos negócios depende de ideias inovadoras para que sejam alavancados e assim, estabelecidos no mercado. Em resposta a essas demandas, hackathons vêm ganhando popularidade e vêm sendo realizados por empresas e instituições com o intuito de solucionar seus problemas. No entanto, uma das características de hackathons reside na ausência de vínculos empregatícios entre os organizadores e os participantes, dessa forma, as empresas podem usufruir das invenções geradas sem que haja a necessidade de incrementarem seus custos com mão de obra especializada. Situação essa que tende a beneficiar apenas os organizadores. Entretanto, os participantes podem se favorecer ao exercerem seus direitos como autores das soluções. Diante do exposto, este trabalho consiste na análise de editais e regulamentos de hackathons com o objetivo de obter um panorama de como são tratadas as questões referentes à propriedade intelectual. Para esse fim, uma análise de editais foi desempenhada, obedecendo-se um protocolo que reúne ações bem definidas para a obtenção dos editais e extração das informações dos mesmos. Este protocolo faz uso de um web crawler, software que automatiza a obtenção de documentos da internet. Dessa forma atribuindo agilidade e replicabilidade ao estudo.  Como resultado foi percebido um cenário onde os direitos autorais são mantidos com os criadores da solução, contudo, o oposto acontece de forma recorrente, assim como a omissão do assunto em alguns editais de hackathons foi observada.


Apresentação: dia: 05/12, hora: 9:00h, local: E102

 

 

 

11.   Título: Análise de crédito de pessoa jurídica a partir de bases públicas
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Gabriel Augusto Fabricio Bezerra
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Germano Crispim Vasconcelos
Avaliador: Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta:
Muitos bancos e empresas buscam realizar análises profundas antes de conceder crédito para empresas. Para auxiliar nessa concessão de crédito, o presente estudo se propõe a encontrar variáveis relevantes em bases de dados na web que aumentem a confiabilidade na análise do risco de inadimplência de pessoas jurídicas (PJ) em operações de crédito. Será feito uma mineração dos dados coletados para análise supervisionada. Para análise será utilizada a técnica do GradientBoosting e durante a avaliação serão escolhidas métricas mais apropriadas para o problema.


Apresentação: dia: 05/12, hora: 10:00h, local: D002

 

 

12.   Título: Estudo e Simulação de Protocolo de Difusão Ótima Multinomial de Pacotes em Redes Slotted Aloha Veiculares com Restrição Temporal
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Geovanny Lucas de Lima Paulino
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Renato Mariz de Moraes
Avaliador: José Augusto Suruagy Monteiro

Resumo da Proposta:
Acidentes de trânsito figuram entre as causas de maior quantidade de prejuízo material e humano todos os anos, provocando um alto número de mortes, além de lesões incapacitantes em vítimas de acidentes. Como uma alternativa para a redução de acidentes, o uso da tecnologia pode auxiliar na prevenção da ocorrência de sinistros. Nesse sentido, as Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs, do inglês Vehicular Ad Hoc Networks) é uma abordagem tecnológica que pode tornar o transporte automotivo mais seguro. A difusão de mensagens de segurança entre os veículos, que são os nós da rede e podem trocar informação entre si, torna possível alertar sobre sinistros que aconteceram ou condições das vias, informações que podem prevenir a ocorrência ou agravamento de acidentes. Neste trabalho, obtém-se a probabilidade ótima de acesso a rede por cada nó e a consequente probabilidade de entrega de pacotes com sucesso, utilizando estratégias de transmissão por difusão (broadcast) em redes baseadas no protocolo Slotted Aloha e usando um modelo de retransmissão multinomial. Mostramos que é possível satisfazer as restrições dos órgãos reguladores das VANETs utilizando as estratégias anteriores, restringindo o número de usuários na rede, dependendo do número de retransmissões de mensagens.

 

Apresentação: Dia: 04/12, Hora: 10:00h, Local: E101

 

13.  Título: Desenvolvimento de Conjunto de Dados e Regressor de Sentenças para Predição de Associações SNP-doença a partir da Literatura Biomédica
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Giulio Carvalho Cavalcante
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Hansenclever de França Bassani
Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa
Resumo da Proposta:

Doenças genéticas englobam qualquer tipo de alteração no genoma, desde duplicações ou perdas de cromossomos até alterações pontuais que afetam apenas um nucleotídeo. Essa alteração pontual na sequência genética é conhecida como Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP, do inglês Single-Nucleotide Polymorphism). Portanto, cientistas da área biomédica fazem "estudos de associação genética" para descobrir o grau de associação de uma doença a um ou mais SNPs.

Este trabalho consiste em desenvolver uma abordagem de catalogação, análise e ranking automáticos de associações SNP-doença através da classificação de sentenças em texto de artigos científicos da literatura biomédica.

 

Apresentação: Dia: 05/12, Hora: 16:00h, Local: E122

 

14.   Título: Nova metodologia para avaliar a relevância de proteínas em relação a fenótipos via interpolação de expressão gênica e redes biológicas
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Guilherme Sales Santa Cruz
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Avaliadora: Patrícia Tedesco
Resumo da Proposta:

O objetivo deste trabalho é explorar e melhor compreender a relação entre células cancerígenas resilientes e níveis de expressão de RNA mensageiro para sermos capazes de ajudar os biólogos a explicarem por que algumas células com câncer sobrevivem ao tratamento. E assim, melhorar a eficiência do tratamento atual. O desafio é descobrir quais sequências de mRNA são as mais envolvidas nesse processo, a partir de um conjunto de dados com diversas opções e poucos exemplos. Além disso, justificar essa escolha através de interações consecutivas na rede biológica humana (human biological network).

 

Apresentação: Dia: 03/12, Hora: 15:45h, Local: Anfiteatro

 

 

15.  Título: Reconhecimento de Placas de Veículos Brasileiros em Tempo Real utilizando Redes Neurais Convolucionais em um Processador de Aplicação Específica
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Ítalo Rodrigo Barbosa Paulino
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
Resumo da Proposta:

Reconhecimento automático de placas de automóveis vem sendo um tema de constante pesquisa, onde há uma gama de aplicações em cenários reais como controle de estacionamento, detecção de veículos roubados e até mesmo cobrança de pedágio. Com a popularização das GPU's, soluções baseadas em Redes Neurais Convolucionais vem sendo o estado da arte no que diz respeito à detecção e reconhecimento de placas automotivas. Porém tais soluções inviabilizam o execução em tempo real em sistemas embarcados por conta do alto custo de processamento. Desta forma, o presente trabalho propõe uma abordagem para reconhecimento de placas do padrão brasileiro de automóveis utilizando uma arquitetura de Redes Neurais Convolucionais voltada para um processador de propósito específico, permitindo assim processamento em tempo real.

 

Apresentação: Dia: 04/12, Hora: 14:00h, Local: E121

 

 

 

16.   Título: Detecção de acordes em áudio utilizando Redes Neurais
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Livisghton Kleber da Silva Araújo
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Carlos Alexandre Barros de Mello
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:

O reconhecimento automático de acordes musicais é uma das áreas com aplicações em recuperação da informação musical (RIM). Esta área de estudo envolve a identificação completa de cada acorde (nota, tipo e duração), bem como sua localização na música, permitindo assim, que esses informações sejam utilizadas por músicos ou por aplicações que necessitem desses dados. O objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem para reconhecimento de acordes musicais baseada em redes neurais e processamento de áudio.

 

Apresentação: Dia: 28/11, Hora: 8:00h, Local: E121

 

 

17.   Título: Optimization of a Real Time Radio Frequency Network for Multiple Mobile Robots Communication
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Henrique Cavalcanti Santos
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha
Resumo da Proposta:

Os robôs já são realidade no nosso mundo. Eles surgiram com o intuito de automatizar processos industriais, porém estão dia após dia chegando nas nossas casas. E apesar do rápido crescimento da robótica, uma das maiores barreiras é a interação autônoma entre humanos e robôs. Estas atividades acontecem em ambientes dinâmicos, que demandam amplo sensoriamento, comunicação con- fiável e rápida e processamento de dados. Para desenvolver a interação de robôs com ambientes dinâmicos, existem alguns cenários como o futebol de robôs. E assim como a maioria dos objetos inteligentes, os robôs dependem de comunicação sem fio. Portanto, este trabalho propõe contribuir com a comunicação sem fio através de rádio frequência entre a estação de controle e robôs, as contribuições se darão através da redução da latência da recepção de mensagens nos robôs, e da adição de mecanismos de telemetria para monitorar os agentes que serão usados em pesquisas e competições.

 

Apresentação: Dia: 03/12, Hora: 15:00h, Local: E124

 

 

18.   Título: Implementação do algoritmo de fluxo ótico Lucas-Kanade para sistemas embarcados
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marco Polo Munt Rocha
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barro
Avaliador: Adriano Sarmento
Resumo da Proposta:

No campo de visão computacional, existem diversas aplicações que utilizam o fluxo ótico. Um dos métodos mais empregados é o Lucas-Kanade devido a sua robusteza, porém ele demanda um alto custo computacional e mesmo sua implementação na biblioteca de visão computacional, OpenCV, não consegue resultados em tempo real. O objetivo deste trabalho é a implementação deste método em linguagem de descrição de hardware, System Verilog, para calcular fluxo ótico em tempo real.

 

Apresentação: dia: 05/12, hora: 16:00h, local: D004

 

 

19.   Título: Sistema Híbrido Inteligente para Detecção de Objetos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mariana da Silva Barros
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:

Problema cada vez mais estudado e pesquisado, a detecção de objetos, bastante presente na sociedade atual, pode ser aplicada em diversas situações diferentes. Atualmente, a aprendizagem de máquinas tem sido bastante usada para resolver este tipo de problemas, ao utilizar técnicas envolvendo redes neurais convolucionais, por exemplo. Porém, apesar da grande quantidade de aplicações já desenvolvidas na área, ainda há espaço para aperfeiçoamentos em situações específicas, como por exemplo o uso deste tipo de algoritmo em imagens panorâmicas. Além disso, um dos maiores problemas ao se usar este tipo de técnica envolve determinar os melhores valores para os parâmetros usados na aprendizagem. Diante da relevância deste problema, o presente estudo se propõe a desenvolver um sistema para detecção de objetos em imagens panorâmicas utilizando técnicas de aprendizagem de máquinas. Os métodos a serem analisados incluem Faster R-CNN e YOLO. Também serão experimentadas diferentes otimizações nos algoritmos e técnicas de processamento de imagens panorâmicas a fim de aprimorar o processo de detecção de objetos sobre elas.

 

Apresentação: dia: 05/12; hora: 10:00h; local: E101

 

 

20.   Título: Curiosity Guided Monte Carlo Tree Search for RoboCup's 2D Simulation League
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marvson Allan Pontes de Assis
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
Avaliador: Hansenclever de França Bassani
Resumo da Proposta:

The world robot's competition, Robocup, has as a goal encouraging research in robotics and producing a team capable of winning against the world's champion of the 2050's world cup. Among the categories of the competition, simulation 2D focus on game cooperation between Agents, where the joint decisions have a high branching factor. In this scenery, Monte Carlo Tree Search (MTCS) has good results. After the defeat of Lee Sedol, a Korean ninth dan's Go player, against the algorithm AlphaGo, the efficiency of the technique allied with predictive models was proven for high branch factor games. A detailed analysis of the algorithm AlphaGo shows that a good heuristic of simulation and node expansion is fundamental. This work proposes a hybrid expansion heuristic, adapting the concept of Curiosity in reinforcement learning to the expansion of the search tree in MCTS.

 

Apresentação: Dia: 26/11, Hora: 8:30h, Local: E403/404

 

 

21.   Título: Evaluating Reinforcement Learning on Robocup Soccer Simulation 2D
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mateus Goncalves Machado
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
Avaliador: Hansenclever de França Bassani
Resumo da Proposta:

A liga de simulação 2D de futebol do RoboCup é uma das mais maduras da competição, iniciada em 1996. Aprendizagem supervisionada e algoritmos determinísticos são as técnicas mais usadas pelas 5 melhores equipes. Pesquisas recentes usando Aprendizagem Profunda por Reforço (APR) para treinar agentes autônomos em sistemas multiagentes superaram os agentes com base em algoritmos supervisionados ou determinísticos. Um exemplo é a equipe CYRUS2019 produziu jogadores defensivos treinados com o APR, alcançando em terceiro lugar na RoboCup 2019. Este trabalho pretende comparar três técnicas de APR em agentes defensivos com base no CYRUS2019, adaptando o Half Field Offensive para ser um ambiente semelhante aos da OpenAI GYM e aplicar a melhor técnica aos agentes do time RoboCIn2d.

 

Apresentação: Dia: 26/11, Hora: 9:00h, Local: E401/402

 

 

 

22.   Título: Um sistema para classificação de fibrose hepática a partir de SNPs
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Nilson de Lima Júnior
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Luciano Barbosa
Resumo da Proposta:

A fibrose hepática é o resultado de uma resposta cicatricial a repetidas agressões ao fígado humano, como Hepatite C ou consumo excessivo de álcool e tabaco, por exemplo. A fibrose pode assumir níveis que variam desde um fígado saudável até casos onde o tecido está severamente agredido, como é o caso da cirrose. Entretanto, existe a possibilidade de um dado paciente apresentar esta lesão devido a predisposições genéticas. Dito isso, este trabalho tem como objetivo investigar possíveis relações entre genética e fibrose hepática a partir de um sistema que classifique pacientes entre níveis (F0, F1, F2, F3, F4 e HCC) sendo este último conhecido como carcinoma hepatocelular, ou câncer de fígado, baseado em SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) que formam uma subclasse de sequências de DNA. A base de dados, fornecida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), é composta de 10 SNPs e será usada em classificadores como KNN, SVC, Random Forests, Naive Bayes e Gradient Boosting, tendo em vista indicar qual o melhor conjunto de características e o melhor classificador para essa tarefa.

 

Apresentação: Dia: 05/12, Hora: 13:00h, Local: E124

 

 

23.  Título: Uso do Sarimax e Redes neurais artificiais para predição mensal de casos de dengue
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rafael José da Silva
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Daniel Cunha
Resumo da Proposta:

A dengue é uma das doenças mais frequentes do Brasil e um dos principais problemas enfrentado pelo setor de saúde pública, principalmente em regiões com climas subtropicais, estima se que no mundo cerca de 2,5 a 3 Bilhões de pessoas correm sério risco de serem infectadas, apesar de ser quase impossível nos tempos atuais a erradicação da doença há possibilidades de minimizar os danos a sociedade por parte do governo com alocação de recursos para os locais mais críticos. Existe uma correlação entre a quantidade de casos e outras variáveis climáticas. Nesse trabalho o foco central é estipular a quantidade de casos da dengue no mês seguinte baseado em variáveis de incidência da doença juntamente com informações climáticas como temperatura, índice de precipitação e umidade relativa do ar. Serão investigados métodos estatísticos e de Aprendizagem de Máquina comumente utilizados na análise e previsão de séries temporais. Os resultados serão comparados com outros trabalhos da literatura utilizando um conjunto de variáveis de desempenho.

 

Apresentação: dia: 05/12; hora: 9:15h; local: E123

 

 

24.  Título: Geração de infraestrutura de comunicação para Sistemas Embarcados a Partir de Diagramas UML-ESL
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rafael Teixeira Mendes de Carvalho
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Avaliadora: Edna Natividade da Silva Barros

 

Resumo da Proposta:

A utilização de modelos e componentes no desenvolvimento de sistemas embarcados pode ser uma forma de otimizar o tempo do projetista e diminuir erros nas fases iniciais do projeto. Utilizando uma modelagem em nível de serviço, este trabalho propõe uma infraestrutura de comunicação baseada em uma biblioteca extensível de componentes a fim de simplificar o processo de desenvolvimento ao mesmo tempo em que separa os requisitos funcionais dos módulos da comunicação entre eles. Será desenvolvido um gerador de código para C++ a partir de um profile UML-ESL em nível de serviço. Um estudo de caso será apresentado para validar a infraestrutura de comunicação gerada e demonstrar sua eficácia.

 

Apresentação: Dia: 05/12, Hora: 15:30h, Local: D003

 

25.  Título: Modelo de Disponibilidade para Suporte ao Planejamento de Infraestruturas Computacionais Baseadas em FOG e Edge Computing
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Renata Caroline Francisco dos Santos
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Paulo Romero Martins Maciel
Avaliador: Eduardo Antonio Guimaraes Tavares
Resumo da Proposta:

Imagine que existe um drone que auxilie no reconhecimento de indivíduos suspeitos de crimes e que de imediato envia essa informação para o piloto que controla o drone e este aciona a central de segurança da cidade sobre o suspeito. Se tal informação tiver que ser processada e enviada para a Cloud e depois retornada para o piloto, háverá uma perda no tempo de resposta que pode ser crucial.  Também conhecida como Computação em Névoa, a Fog Computing trata de reduzir a distância que a informação precisa atravessar e redução notempo de envio para a nuvem.  Este trabalho visa apresentar um modelo de disponibilidade para dar suporte ao planejamento de estruturas computacionais baseadas em FOG Computing.

Apresentação: Dia: 05/12, Hora: 14:00h, Local: D002

 

 

26.  Título: Consentimento Informado Aplicado à Ética em Pesquisas de Engenharia de Software Empirica (ESE)
TG
: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Renata Cristovam da Silva
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Sérgio Castelo Branco Soares
Avaliador: Leopoldo Teixeira
Resumo da Proposta:

Estudos empíricos estão cada vez mais sendo realizados em diversos âmbitos da Engenharia de Software. Dentre as diversas questões importantes que devem ser levantadas durante a realização de um estudo empírico, uma das mais importantes são as questões éticas. Quando se trata da ética em ESE existem alguns aspectos consideráveis: consentimento informado, valor científico, beneficência e confidencialidade. Dentre os aspectos da ética na ESE, este estudo foca no consentimento informado. Mais especificamente, pretende analisar como os estudos empíricos na ES tratam esse tema. Realizamos um mapeamento sistemático sobre o estado atual dos trabalhos na Engenharia de Software Empírica que levaram em consideração o consentjosimento informado. Para realizar a análise dos resultados do mapeamento sistemático, pretendemos lançar mão de conceitos da teoria fundamentada, em especial a codificação. Pretendemos com esse trabalho propor uma teoria preliminar que englobe todos os conceitos sobre consentimento informado da forma como foram pregados no estudos empíricos selecionados. Dessa forma, ajudaremos os pesquisadores que pretendam considerar este aspecto da ética. Evitando assim que existam prejuízos, riscos, influências indevidas e uso dos dados de forma errada.

Apresentação: Dia: 21/11, Hora: 15:00h, Local: E124

 

27.  Título: Extração de informação em chats para apoiar a operação de MMOGs.
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodrigo Vitor Castro Alves de Mello
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Geber Ramalho
Avaliador: Giordano Cabral
Resumo da Proposta:

Massively Multiplayer Online Games (MMOGs) são jogos em que um grande número de jogadores compartilha o mesmo espaço e interagem por meio de avatares. Como parte desses jogos, é comum os jogadores adquirirem itens, que são bens virtuais, como uma espada, montaria ou bicho de estimação. Tais itens costumam poder ser trocados entre os jogadores, por meio de um comércio virtual. Parte da tarefa de um operador de MMOGs é realizar promoções, chamadas eventos, a fim de manter os jogadores engajados. Eventos por vezes envolvem desafios e recompensas, que frequentemente são itens. É importante que os itens dados como recompensa sejam relevantes, isto é, deixem os jogadores satisfeitos ao completar o desafio e de fato engajados. Contudo, dar um item recompensador demais num evento tem seu lado negativo. Conceder uma espada poderosa demais pode fazer um jogador avançar muito rápido pelo jogo. Da mesma forma, conceder um bicho de estimação pode fazer um jogador que jogava para adquirir esse bicho de estimação ficar sem objetivo e parar de jogar. No fundo, as recompensas de eventos competem com as do jogo em si; é importante que chamem a atenção dos jogadores sem eclipsar o resto. Assim, torna-se útil saber como os jogadores se sentem em relação a cada item, a fim de informar as decisões do operador.

 

Determinaremos um “fator de interesse” que reflita como os jogadores se sentem em relação a cada item em um MMOG.

 

Apresentação: Dia: 04/12, Hora: 9:00h, Local: E104

 

 

28.  Título: Randomização de Domínio Aplicada à Estimativa de Pose 6-DOF
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Tancredo José Santos de Souza Júnior
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Verônica Teichrieb

Co-orientador: Francisco Paulo Magalhães Simões
Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo da Proposta:

Um grande desafio da área de robótica é o desenvolvimento de braços robóticos capazes de reconhecer e manusear objetos específicos. Para que isso seja realizado, é necessário detectar onde esses objetos estão posicionados e qual a sua rotação no espaço do ambiente. Realizar essa tarefa se tornou viável através da estimativa da pose em 6 graus de liberdade (6-DOF) de objetos detectados em uma cena.  Para realizar a estimativa de pose 6-DOF de objetos, modelos de aprendizagem profunda são utilizados. Esses modelos necessitam de um conjunto de dados para treinamento suficientemente grande para aprender a realizar essas tarefas com precisão satisfatória. Porém, gerar manualmente esses conjuntos de dados é uma tarefa que pode levar anos. Para contornar esse desafio, buscou-se utilizar a geração de dados sintéticos para o treinamento de modelos de aprendizagem profunda, sendo um exemplo a randomização de domínio (DR). O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto de dados gerados por DR na precisão de modelos de aprendizagem profunda que realizam estimativa de pose 6-DOF de objetos.

 

Apresentação: Dia: 28/11, Hora: 10:00h, Local: D002

 

 

29.  Título: Estudo Comparativo Entre Algoritmos Indutores de Regras Aplicados à Saúde
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thiago Tales Carmo de Andrade
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa
Resumo da Proposta:

Sistemas de apoio à decisão médica (SADM) são utilizados para auxiliar o diagnóstico de doenças, o que melhora a acurácia e performance dos clínicos. Atualmente, SADMs utilizam algoritmos de inteligência artificial para executar predições para classificação de patologias. Dentre os modelos mais usados, alguns não são interpretáveis pois não dispõem de informações úteis acerca dos mecanismos que levam às predições. Em contraste a estes algoritmos, indutores de regras são capazes de forneces tais informações mas não são comumente usados em sistemas de apoio a decisão. Portanto, comparar o desempenho das duas classes de algoritmos é uma tarefa importante para justificar a substituição dos modelos inteligentes por indutores de regras, a fim de melhorar o entendimento sobre o processo de predição pelos usuários.

O objetivo deste trabalho é prover um estudo comparativo entre algoritmos de indução de regras e algoritmos de aprendizagem de máquina presentes na literatura. Analisaremos o funcionamento dos modelos bem como suas vantagens e desvantagens. Avaliaremos os modelos em diversas bases de dados de diagnóstico de doenças, através das métricas sensibilidade, especificidade e acurácia. Mostraremos que o desempenho desses indutores é próximo aos demais algoritmos, tornando-os ferramentas viáveis no auxílio ao diagnóstico de enfermidades.

 

Apresentação: Dia: 28/11, Hora: 10:00h, Local: Auditório

 

30.   Título: Análise comparativa de sistemas operacionais para Nordic nrf52840 para implementação na meta-plataforma de internet das coisas KNoT.
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Vítor Barros Aquino
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a):​ Kiev Gama
Avaliador: Carlos Ferraz
Resumo da Proposta:

Em Internet das Coisas (IoT) o objetivo se dar por entregar conectividade e inteligência para coisas antes não conectadas, agregando valor a solução. Na área existe um grande pluralidade de tecnologias que agregam valor em IoT, desde plataforma de Nuvem, de software embarcado e hardware. É nessa diversidade que o KNoT atua, visando integrar diferentes plataformas para que todas se comuniquem de forma facilitada. O KNoT por sua natureza é uma meta-plataforma de código livre, fim-a-fim e multi protocolo, agregando, por exemplo, diferentes tecnologias de conectividade. Sua arquitetura primária é formada por quatro grande áreas: dispositivo, gateway, nuvem e aplicação. No escopo do dispositivo, um novo hardware passou a ser utilizado na meta-plataforma KNoT, o chip da Nordic, nRF52840. Porém dada a pluralidade de sistemas operacionais disponíveis no mercado, um desafio é postado para se ter uma decisão de projeto em qual melhor sistema a ser utilizado, levando em conta a motivação do KNoT e as características do nRF52840. Este trabalho busca realizar uma análise comparativa dos sistemas operacionais para embarcados que cumpram o desafio postado.

 

Apresentação: dia: 03/12, hora: 10h, local: E121




Sistemas de Informação
Responsável: Profa. Liliane Salgado (liliane@cin.ufpe.br)