Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação

Trabalhos de Graduação - 2018.2


Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código da disciplina no Google Classroom: mbt13e
  1. Título: Caracterização de Comunidades Científicas usando Subgroup Discovery
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Ângelo De Sant’Ana Santos Dias
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Renato Vimieiro
    Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto e Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
    Resumo da Proposta:
    Uma comunidade pode ser definida a partir da interação frequente de um conjunto de atores. No meio científico, são diversas as comunidades formadas, porém não há um método automatizado eficiente de descoberta delas, sendo preciso realizar um agrupamento manual a partir do que é apresentado em documentos científicos. Desses documentos pode-se coletar ainda uma grande quantidade de variáveis (dimensões) que definem as comunidades. Por sua vez, estas podem ser reconhecidas através da associação dos autores dos documentos científicos produzidos, formando redes de comunidades de coautoria. Tendo essas redes representadas pelas muitas dimensões, pode-se utilizar alguma área que solucione o problema de alta dimensionalidade. A ​Subgroup Discovery (SD) surge como provável melhor opção para solucioná-lo. Dentro dessa área há um algoritmo, o Simple Search Discriminative Patterns (SSDP), que gera os resultados em tempo aceitável e com representação facilmente compreensível. A partir desse panorama de dados e técnicas, o presente trabalho objetiva aplicar o processo da ​Ciência dos Dados onde se utilizará o SSDP sobre uma base de dados que possui redes de coautoria para comunidades científicas. Sobre a saída do algoritmo se verificará se as comunidades caracterizadas por ele concordam com as apresentadas na base e as razões para formação delas.
    Apresentação: dia: 29/11/2018, hora: 15:00-15:40, local: E123

  2. Título: Uso de Processamento de Eventos Complexos para detecção automática de padrões de movimentação de usuários de transporte coletivo
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Antônio Carlos Portela Rodrigues
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta:
    Para contextualizar a presente proposta se faz necessário apresentar alguns conceitos elementares ligados à área de processamento de eventos. Um evento é um termo bastante genérico, definido por [EN11], como uma ocorrência em um sistema ou domínio particular. Já segundo [Mic06], evento é algo notável que acontece dentro ou fora de um domínio de interesse. Dentre as diversas definições, observamos o caráter temporal como característica principal, que serviu de base para o surgimento de um novo paradigma de linguagem, a Programação Orientada a Eventos (Event Driven Architecture - EDA). Ainda segundo [Mic06], a EDA é um modelo de arquitetura que proporciona a disseminação de eventos para todas as partes interessadas, podendo as mesmas tomarem alguma ação, como invocar um serviço ou disparar um procedimento em um banco de dados. É sobre essa abstração na qual o Processamento de Eventos Complexos (Complex Event Processing - CEP) está inserido. O CEP surgiu mediante a carência de uma solução eficaz para sistemas que lidavam com múltiplas fontes de eventos, nos quais a ocorrência de um estivesse condicionada à de outro, sendo necessário agregá-los para gerar outros eventos de interesse. Por outro lado, o advento da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e Big Data fomentou o surgimento de diversas aplicações carentes de tecnologia que facilitasse a manipulação de tais eventos. Atualmente, frameworks CEP são usados em uma vasta gama de atividades, desde a leitura de redes de sensores até a previsão de queda ou alta de ações [CM12]. Outra tecnologia baseada na Programação Orientada a Eventos é a Programação Reativa (Reactive Language - RL). Fortemente influenciada pelo paradigma funcional, linguagens reativas respondem a mudanças no estado dos eventos de interesse, seguindo o mesmo padrão de processamento e propagação de mudanças dos frameworks CEP. Tal similaridade fez surgir algumas iniciativas para unir as duas abordagens. Uma delas, o CEPSwift [BEL17], desenvolvida sobre a biblioteca RxSwift [Rea18], será utilizada por este trabalho para facilitar a detecção e composição de eventos primários em eventos de alto nível.
    [BEL17] George BELO. Cepswift: Complex event processing framework for swift, December 2017.
    [CM12] Gianpaolo CUGOLA and Alessandro MARGARA. Processing flows of information: From data stream to complex event processing. ACM Computing Surveys (CSUR), v. 44(n. 3), 2012.
    [EN11] Opher Etzion and Peter Niblet. Event Processing in Action. Manning Publications Co., February 2011.
    [Mic06] Brenda M. Michelson. Event-driven architecture overview event-driven soa is just part of the eda story. Technical report, Patricia Seybold Group, 210 Commercial Street, Boston, MA 02109, February 2006.
    [Rea18] ReactiveX. Rxswift project. https://github.com/ReactiveX/RxSwift, August 2018. Accessed: 2018-08-30
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 08:40-09:20, local: Auditório (Galpão Samsung)

  3. Título: Segurança da informação em dispositivos móveis
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Alexandre Ferreira Cavalcante
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Prof. Ruy José Guerra Barretto de Queiroz, Prof. Paulo Gonçalves, Prof. Fernando Castor, Prof. Leopoldo Teixeira e Prof. Renato Mariz
    Resumo da Proposta:
    Dispositivos móveis estão evoluindo rapidamente e se tornaram populares. Os novos aparelhos possuem diversos tipos de conexões e uma troca de dados intensa. Para defender os dados dos dispositivos móveis contra acessos indevidos, algumas técnicas são utilizadas. Por meio de pesquisas realizadas, este trabalho apresentará algumas dessas técnicas, e também abordará algumas formas utilizadas pelos invasores para roubos de informação. Durante o desenvolvimento da pesquisa, será apresentada uma análise sobre o panorama da segurança da informação em dispositivos móveis. Ao final serão apresentadas algumas sugestões de medidas de segurança para dispositivos móveis com base na análise feita anteriormente.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 09:20-10:00, local: Auditório (Galpão Samsung)

  4. Título: Sistema de Visualização para Auxiliar na omada de Decisão Clínica e Georreferenciamento de DeCS de TelesSaúde
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Andreza Fabiola Vieira de Abreu
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Nivan R.F. Júnior
    Possíveis Avaliadores: Amadeu Campos
    Resumo da Proposta:
    O contexto deste trabalho é o Núcleo de Telessaúde(NUTES) do Hospital das Clínicas(HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) [NUTES-HC-UFPE, url: http://www. nutes.ufpe.br]. O Núcleo foi implantado em 2003 e além dos serviços do Telessaúde, dispõe de Telerastreamento e Consultoria, tendo implementado plataformas de teleassistência (HealthNet e MobVIDA) e tele-educação (INDU). O escopo do presente trabalho é aplicar técnicas de Visualização de Dados para fazer o mapeamento da demanda pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Os Descritores são indexadores que permitem a busca estruturada em materiais acadêmicos e produções na área de saúde. O vocabulário do DeCS é trilíngue (português, inglês e espanhol) e foi desenvolvido a partir do Medical Subject Headings (MeSH) da U.S. National Library of Medicine (NLM) que tem o mesmo intuito.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 08:00-08:40, local: Bloco E, Salas 403-404

  5. Título: Utilização de Representações Visuais na Documentação de Aplicações Web com React-Redux
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): André dos Santos Saboia
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: [Não Informado]
    Resumo da Proposta:
    Neste trabalho será estudado as possíveis formas de documentações visuais existentes, e como podemos utilizá-las da melhor maneira possível de foram a melhor a qualidade de projeto que utiliza o framework React combinado com Redux. Veremos também quais são as ferramentas atuais, que facilitem o uso desse tipo de documentação, assim como pensar na viabilidade de se desenvolver uma ferramenta.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 09:20-10:00, local: Bloco E, Salas 403-404

  6. Título: Benefícios e Desafios da Adoção do TMMi no Contexto de Desenvolvimento de Software
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Bárbara Cristina Lima de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Co-Orientador: Ivaldir Júnior
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda, Hermano Perrelli e Valéria Times
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como ​objetivo principal realizar um mapeamento dos benefícios e desafios da adoção do TMMi no contexto de desenvolvimento de software. Os objetivos específicos deste trabalho envolvem: i) uma revisão da literatura sobre os benefícios e desafios enfrentados na adoção do TMMi; ii) identificar trabalhos relacionados que auxiliem o mapeamento dos benefícios e desafios sobre a implantação do TMMi; iii) realizar uma pesquisa de campo baseada nos trabalhos encontrados na literatura iv) conceber recomendações para enfrentamento dos desafios da adoção do TMMi.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 08:40-09:20, local: Bloco E, Salas 403-404

  7. Título: Avaliação da satisfação e emoções de usuários na utilização de sistemas de informação. Estudo de caso: SIGA
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Bruno Henrique Lima Vieira de Melo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Carina Frota Alves
    Possíveis Avaliadores: Prof Carla Taciana Lima
    Resumo da Proposta:
    Neste trabalho de graduação será realizada uma avaliação da satisfação e principalmente das emoções de usuários na utilização de sistemas de informação. O estudo de caso será voltado para avaliar o Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (SIG@) da instituição UFPE. Será realizada uma pesquisa survey com alunos, professores e funcionários sobre os sentimentos/emoções e a sua satisfação geral durante a utilização do sistema SIG@ para realizar as suas atividades acadêmicas, tais como: realizar matrícula, inserir notas e faltas, cadastrar disciplinas do semestre, inserir o plano de ensino, etc. Essa avaliação tem como objetivo verificar o estado emocional e a atual satisfação dos usuários em relação ao sistema e analisar se ele atende às necessidades e expectativas dos usuários. Em particular, o estudo visa entender quais são as emoções e sentimentos mais comumente sentidos pelos usuários durante a utilização do sistema SIG@. De acordo com os resultados, serão destacadas as principais falhas e serão levantadas possíveis melhorias para futuras evoluções do sistema.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 08:30-09:10, local: Bloco E, Sala E112

  8. Título: ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA VOLTADAS PARA A MELHORIA DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PROGRAMAÇÃO
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Bruno de Melo Ghisi
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Aprendizado de Máquina
    Orientador(a): Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos C. Prudêncio e Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
    Resumo da Proposta:
    Esse trabalhar irá realizar uma revisão sistemática feitas por análises e avaliações das principais ferramentas de aprendizagem de máquina que já existem, para destacar os pontos positivos e negativos de cada ferramenta, e assim, propor as melhores estratégias e soluções para que futuramente sejam implementadas melhores ferramentas de aprendizagem voltadas a estudantes de programação.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 14:00-14:20, local: B207

  9. Título: Árvore de Decomposição Binária: Um novo paradigma para a classificação de múltiplas classes
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Caio Rocha Pereira
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Inteligência Computacional
    Orientador(a): Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
    Resumo da Proposta:
    Consequente de diversos estudos sugerindo-a como técnica padrão para problemas de múltiplas classes, vistas a performance e complexidade da mesma comparada a abordagens nativas do próprio classificador, a binarização vem sendo bastante abordada por pesquisadores da área nos últimos anos. Este trabalho propõe a árvore de decomposição binária como uma nova técnica de binarização, além de comparar a performance da mesma com técnicas do estado da arte desse problema. A árvore consiste em uma esquematizar o problema com base no dendrograma do agrupamento aglomerativo(Duda, Hart & Stork, 1995), fazendo com que o esquema consista em N-1 classificadores binários treinados, onde N é o número de classes, ao passo que One-vs-One e ​One-vs-All consistem em n*(n−1)/2 e N classificadores binários, respectivamente. Para isso, será feito um estudo das técnicas, e aplicação das mesmas sobre as bases de dados:
    abalone: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Abalone
    absenteeism: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Absenteeism+at+work
    wholesale customers: https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Wholesale+customers
    iris: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Iris
    covertype: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Covertype
    seeds: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/seeds
    leaf: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Leaf
    wine: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Wine
    image segmentation: https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Image+Segmentation
    multiple features: ​https://archive.ics.uci.edu/ml/datasets/Multiple+Features
    Visando analisar cada caso detalhadamente. Este trabalho também toma como objetivo, de forma extra curricular, a escrita de um artigo analisando o desempenho do algoritmo, bem como comparando-o com outras técnicas
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 10:30-11:10, local: Bloco E, Sala E121

  10. Título: Extração de medida de modularidade em projetos Android para predição de conflitos de merge
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Danilo Lima Ribeiro
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Paulo Henrique Monteiro Borba
    Resumo da Proposta:
    Esse trabalho tem por objetivo implementar um extrator de modularidade para projetos Android, usando análise estática de código, a fim de utilizar os dados extraídos para a construção de preditores de conflito de ​merge e construir uma ferramenta que dado uma coleção de projetos androids construa os preditores de automaticamente.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 16:00-16:40, local: Bloco E, Sala E112

  11. Título: Extensão e análise de performance da biblioteca CEPlin
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): ​​Dicksson Rammon Oliveira de Almeida
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Márcio Lopes Cornélio e Ricardo Massa Ferreira Lima
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho pretende dar continuação à biblioteca CEPlin. Entre os trabalhos futuros elencados em [8], estão a implementação de operadores adicionais, além de uma análise de performance da biblioteca. Portanto, este trabalho propõe-se a aumentar a quantidade de operadores suportados pela biblioteca, a fim de expandir a expressividade da mesma, além de fazer uma análise comparativa de performance de diferentes implementações dos operadores, baseando-se em métricas de análise de performance existentes.

    [8] LINS, Jonas. CEPLin: A Complex Event Processing Framework for Kotlin. TG. 2018.

    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 14:00-14:40, local: Bloco E, Sala E401

  12. Título: LIMITES E POSSIBILIDADES DA LEI DE INFORMÁTICA NO BRASIL
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Eduardo de Abreu Almeida
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
    Possíveis Avaliadores: Prof. Alexandre Cabral Mota, Profa. Carina Frota Alves e Profa. Carla Taciana Lima Lourenço
    Resumo da Proposta:
    O objetivo central do trabalho de graduação proposto é investigar os efetivos resultados gerados ao longo dos anos pela “Lei de Informática” no País e, a partir de um contexto atual, analisar suas conquistas, limitações e principais desafios, examinando potenciais cenários futuros para a lei.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 13:20-14:00, local: Bloco E, Sala E113

  13. Título: UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MÁQUINA PARA DIAGNOSTICAR ERROS EM CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Fabrízio Batista Pereira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos C. Prudêncio e Germano Crispim Vasconcelos
    Resumo da Proposta:
    Os objetivos deste trabalho são de buscar métodos de diagnosticar erros em códigos de programação através de aprendizagem de máquina para melhorar o desempenho de alunos em disciplinas de introdução a programação, através da análise dos caminhos percorridos durante o processo de construção do programa, identificando quais indivíduos precisam de assistência extra ou estão lutando com o material. Portanto, a fim de responder às perguntas levantadas, faz-se necessário mapear o uso de aprendizagem de máquina no diagnóstico dos erros encontrados em códigos de programação durante o processo de aprendizagem dos alunos em disciplinas de introdução a programação, através de uma revisão sistemática.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 08:00-08:40, local: E121

  14. Título: Predição de categoria de lugares baseados em dados geolocalizados
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): ​Felipe Henrique de Almeida Bormann
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Cleber Zanchettin
    Possíveis Avaliadores: Flávia de Almeida Barros e Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
    Resumo da Proposta:
    Utilizando o conceito de visita e a informação de categoria associado ao lugar visitado em um determinado ponto no tempo, um dos grandes desafios é aplicar inteligência artificial e prever os próximos movimentos de um usuário. Dado estas considerações, o objetivo deste trabalho é criar um modelo que responda de forma satisfatória a seguinte pergunta: “qual a probabilidade de um usuário visitar um lugar de categoria X nos próximos Y dias?”. Para obter êxito neste projeto, utilizaremos algumas técnicas de estatística, aprendizagem de máquina e visualização de dados seguindo a metodologia CRISP-DM e a base utilizada será os dados de visitas da In Loco entre os meses de maio de julho de 2018, a avaliação das predições serão verificados ao final do projeto para mensurar a performance dos modelos criados.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 10:00-10:40, local: D222

  15. Título: Extensão e avaliação funcional da biblioteca CEPSwift
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Filipe Nogueira Jordão
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta:
    Devido à limitação de tempo durante o desenvolvimento da biblioteca CEPSwift, seu escopo foi reduzido, o que deixou margem para a sua continuação em novos trabalhos. Este trabalho dará andamento aos trabalhos futuros relacionados a essa biblioteca. Em um primeiro momento será realizada a implementação de um subconjunto de operadores CEP, com o intuito de expandir o poder de expressividade da biblioteca. Além disso, será realizado o desenvolvimento de uma ferramenta que permita a realização de testes funcionais, visto que, dado o caráter temporal do processamento de eventos complexos, testes unitários não são suficientes para a implementação dos mesmos. Por fim, utilizaremos a ferramenta desenvolvida para validar funcionalmente a biblioteca.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 10:00-10:40, local: E403-404

  16. Título: Aperfeiçoamento na detecção de conflitos utilizando merge semiestruturado
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Giovanni Antonio Araujo de Barros e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador(a): ​​Paulo Borba
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Henrique Rebêlo
    Resumo da Proposta:
    O objetivo do trabalho em questão é aperfeiçoar as técnicas atuais de merge semiestruturado, de forma a possibilitar sua adoção por parte de empresas e desenvolvedores. Espera-se, que com isso, haja uma melhoria na qualidade do trabalho, diminuindo o tempo demandado para resolução manual de conflitos e tornando a combinação de versões mais confiável. Para tanto, vai ser utilizada a ferramenta jFSTMerge , desenvolvida por Guilherme Cavalcanti. Trata-se de uma ferramenta de merge semiestruturado para a linguagem Java. A proposta, então, tem como meta a criação de módulos para aperfeiçoar a ferramenta existente, de modo a melhorar a detecção e resolução de conflitos. Além disso, este experimento pretende fazer um estudo comparativo de maneira a avaliar a ferramenta com e sem os módulos que serão desenvolvidos, tendo em vista uma análise qualitativa e de performance.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 10:00-10:40, local: E124

  17. Título: Ferramenta voltada para o aprendizado do funcionamento de parsers
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gabriel Henrique Daniel da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Henrique Rebelo
    Resumo da Proposta:
    Um compilador pode ser definido como um programa que traduz programas recebidos como entrada em uma linguagem fonte para um equivalente em uma determinada linguagem alvo. Os analisadores sintáticos ou parsers são partes essenciais no desenvolvimento de um compilador. Apesar de existirem diversas ferramentas de geração automática de parsers como Antlr, Yacc, Cup entre outras, existe uma carência de ferramentas voltadas para o ensino. Portanto buscamos apresentar uma ferramenta que auxilie na compreensão das técnicas utilizadas na criação de um analisador sintático.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 16:30-17:10, local: E201

  18. Título: Uma revisão sistemática sobre conceitos aplicáveis à blockchain e seu uso em diferentes cenários
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Heitor Fontes Xavier Correia
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Simone Cristiane dos Santos
    Possíveis Avaliadores: Prof. Ruy José Guerra Barretto de Queiroz e Prof. Vinicius Cardoso Garcia
    Resumo da Proposta:
    O trabalho tem por objetivo realizar um estudo de diversos conceitos e algoritmos que podem ser aplicados em uma blockchain, a fim de identificar em quais cenários eles serão mais adequados de se utilizar e quando devem ser evitados, criando assim, uma referência para ser utilizada na construção de blockchains personalizadas para diferentes contextos.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 11:20-12:00, local: E124

  19. Título: UMA FERRAMENTA JAVA PARA CÁLCULO DE COBERTURA OPERACIONAL
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): HORÁCIO JOSÉ CAVALCANTI FILHO
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador(a): Juliano Iyoda
    Co-orientador: Breno Miranda
    Possíveis Avaliadores: Prof. Alexandre Mota e Prof. ​Marcelo d'Amorim
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho se objetiva a criar uma ferramenta Java para o cálculo da cobertura operacional para uma dada suíte de testes. Dessa forma, dado um perfil operacional, a ferramenta será capaz de calcular a cobertura operacional de uma suíte de testes. Utilizaremos uma suíte de testes como um simulador de usuários. Tal suíte, quando executada, indentificará as entidades relevantes. Posteriormente, compararemos a cobertura tradicional com a cobertura baseada em perfil operacional.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 13:20-14:00, local: D004

  20. Título: Proposta de framework iOS para implementação de Feature Toggle
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): ISABELLY CRISTINA FERREIRA DAMASCENA
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): LEOPOLDO MOTTA TEIXEIRA
    Possíveis Avaliadores: Kiev Santos Gama, Fernando José Castor de Lima Filho e Paulo Borba
    Resumo da Proposta:
    No cenário de desenvolvimento utilizando da Entrega Contínua (CD) e Integração Contínua (CI) é necessário um levantamento sobre o contexto atual da área, analisando o status quo, os frameworks e/ou SKDs em evidência que possibilitam o uso de Feature Toggle. Este trabalho tem como objetivo principal a criação de um framework iOS, construído em Swift, que possibilite a implementação de Feature Toggles de maneira fácil e intuitiva. Faz-se necessário enfatizar que ​Swift ​é uma linguagem open source que vem sendo atualizada e melhorada de acordo com as contribuições da comunidade.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 14:00-14:40, local: Auditório (Galpão Samsung)

  21. Título: Searching for Atoms of Confusion in Swift
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Ian Mateus Vieira Manor
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Software Engineering
    Orientador(a): Fernando Castor
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira e Kiev Gama
    Resumo da Proposta:
    Recent work in the software engineering field identified the existence of so-called “Atoms of Confusion” in C code. These are the smallest possible patterns of easily misinterpreta- ble code. That is, code that can easily be transformed into a more understandable and maintainable alternate version. This work aims to replicate existing research with another language, the Swift programming language. Atoms that have previously identified will be studied through both in person and online surveys. The data collected will be compared with existing style guides for Swift.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 14:40-15:20, local: Auditório (Galpão Samsung)

  22. Título: Uma abordagem para avaliação do processo de requisitos de empresas que utilizam SCRUM
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Italo Roberto Santos Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Carina Alves Frota e Carla Taciana Lima
    Resumo da Proposta:
    Nos últimos anos, as metodologias ágeis vêm ganhando o mercado nas empresas de desenvolvimento de software, devido à sua flexibilidade em desenvolvimento de projetos e às validações constantes com o objetivo de demonstrar ao cliente como está o andamento do projeto. No entanto, estudos empíricos mostram alguns problemas relacionados com as especificações de requisitos desenvolvidas durante o uso destas metodologias, levando a equipe de desenvolvimento a não ter um completo entendimento do que está sendo pedido pelo cliente e, consequentemente, fazendo a equipe ter baixa produtividade. Neste contexto, este trabalho apresenta uma maneira de avaliar a qualidade dos requisitos produzidos com o objetivo de melhorá-los antes de serem passados para a equipe de desenvolvimento.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 15:20-16:00, local: Auditório (Galpão Samsung)

  23. Título: STEPWISE SELF-EXPLANATION: UM ESTUDO DE CASO EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE DESENVOLVIMENTO WEB
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): IAGO RAPHAEL VASCONCELOS MARINHO
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): PROFA. PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como objetivo estudar a aplicação prática da abordagem Stepwise Self-explanation no ensino e na aprendizagem de desenvolvimento web. Para isso, fixaremos os seguintes objetivos específicos:
    Realizar revisão da literatura pertinente;
    Produzir material instrucional na forma de vídeos de exemplos;
    Realizar experimento prático numa disciplina de desenvolvimento web, com o uso dos vídeos para autoexplicação dos exemplos;
    Avaliar o desempenho da abordagem, coletando resultados, avaliando-os e possivelmente indicando pontos a serem aperfeiçoados no futuro.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 16:00-16:40, local: Auditório (Galpão Samsung)

  24. Título: Framework para Processamentos de Eventos Complexos em Kotlin
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jonas de Araújo Lins
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira e Fernando José Castor de Lima Filho
    Resumo da Proposta:
    Aplicações reativas têm se tornado cada vez mais presentes devido a crescente demanda de sistemas interativos e em tempo real como aplicativos móveis, sistemas web, redes de sensores, sistemas de monitoramento, entre outros. Portanto, várias abordagens têm sido adotadas para desenvolver tais aplicações, dentre elas, podemos destacar as Linguagens Reativas (ou RL, do inglês Reactive Language) e o Processamento de Eventos Complexos (ou CEP, do inglês Complex Event Processing). Apesar da crescente demanda, ainda não há uma vasta cobertura de ferramentas e bibliotecas que facilitem o desenvolvimento de aplicações CEP utilizando programação reativa. Neste trabalho, o objetivo será desenvolver e disponibilizar um framework escrito em Kotlin, utilizando programação reativa, para facilitar o desenvolvimento de aplicações que utilizem CEP.
    Apresentação: dia: 14/11/2018, hora: 10:30-11:10, local: B201

  25. Título: Extensão e avaliação funcional da biblioteca CEPlin
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jonathan Gomes dos Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Márcio Lopes Cornélio e Ricardo Massa Ferreira de Lima
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho dará continuidade aos trabalhos da biblioteca CEPlin. Inicialmente será realizada a implementação de um subconjunto de operadores CEP, com o intuito de expandir o a gama de funcionalidades providas pela biblioteca. Além disso, será realizada a validação com a realização de testes dos operadores implementados em streams, visto que, dado o caráter temporal do processamento de eventos complexos, testes unitários simples não são suficientes. Com isso teremos os novos operadores implementados e testados de modo que sejam tidos como uma extensão válida da biblioteca CEPlin, incrementando suas possibilidades como desejado.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 17:20-18:00, local: Auditório (Galpão Samsung)

  26. Título: Uma maneira de balancear dinamicamente a dificuldade de conteúdo gerado procedimentalmente
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): José Guilherme de Sousa Jordão de Vasconcelos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Geber Lisboa Ramalho
    Avaliador: Giordano Cabral
    Resumo da Proposta:
    O mercado de jogos eletrônicos é atualmente um dos mais importantes no ambiente global, seja no sentido financeiro ou no sentido social. Em desenvolvimento de jogos eletrônicos uma duas tecnologias mostram-se interessantes para futuro, o balanceamento dinâmico de dificuldade e o conteúdo gerado procedimentalmente. Neste trabalho analisamos como essas duas técnicas podem interagir entre si, seus desafios e suas tecnologias.
    Apresentação: dia: 20/12/2018, hora: 14:30-15:10, local: Sala 3, CESAR School

  27. Título: AutoTestCoverage​​C​​ : Uma ferramenta para obtenção de cobertura de código para componentes Android sem uso de instrumentação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Luiz de Andrade Neto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Alexandre Cabral Mota
    Possíveis Avaliadores: Juliano Manabu Iyoda e Leopoldo Teixeira
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como principais objetivos:
    Identificar as áreas modificadas do código-fonte de uma aplicação dadas duas versões desta aplicação;
    Obter dados de cobertura a partir da execução de casos de testes sem o uso da técnica de instrumentação de código;
    Calcular o percentual de cobertura mediante os dados de cobertura dos testes em relação às áreas que deveriam ser cobertas;
    Armazenar os dados de cobertura obtidos, provenientes de uma campanha de testes, juntamente com os respectivos testes em um gerenciador de testes.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 08:00-08:40, local: LabG5

  28. Título: Estudo sobre linguagens funcionais em alta demanda no mercado atual
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Lucas Gomes de Miranda
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): ​​Marcio Lopes Cornelio
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho é estudar as linguagens funcionais, dando especial ênfase às linguagens que estão em alta demanda profissional hoje em dia – linguagens como Clojure, F#, Elixir, Erlang, Scala são alguns exemplos. A idéia é investigar quais benefícios essas tecnologias trazem em oposição às tecnologias de paradigmas como Orientado a Objetos (OO) para os problemas que a indústria tecnológica atual enfrenta. Serão, assim, estudados os conceitos fundamentais dessas tecnologias, bem como serão analisadas estatísticas relacionadas a: variedade de bibliotecas, ​frameworks, curva de aprendizado, satisfação do programador, segurança, performance etc. Por fim, será feito um comparativo performático a partir de uma implementação simples de API em cada uma das linguagens estudadas.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 10:40-11:20, local: Bloco E, Salas 403-404

  29. Título: Uma comparação entre métodos para análise do risco de conflitos de merge em tarefas de desenvolvimento
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Pedro de Medeiros Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Paulo Henrique Monteiro Borba
    Possíveis Avaliadores: Hermano Perrelli de Moura e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho é comparar o desempenho de uma ferramenta que alerta previamente os possíveis riscos de conflito de merge atrelados a escolha de tarefas num ambiente de desenvolvimento de software ao desempenho dessa mesma ferramenta utilizando novos métodos. Para que essa comparação seja possível é necessário desenvolver os novos métodos utilizados. A ferramenta de detecção de riscos atual abrange as tarefas de acordo com os testes previamente concebidos, seguindo a técnica de desenvolvimento guiado por testes(TDD), o primeiro método adicional utilizará não só os testes mas também as dependências dos arquivos que estes exercitam. A segunda mudança consistirá em processar as interfaces a nível de método ao invés da classe inteira, como é feito atualmente pela ferramenta.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 11:20-12:00, local: Bloco E, Salas 403-404

  30. Título: Simplificando a infraestrutura de redes em escritórios com ajuda de SDN
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Paulo Silva de Luna
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): José Augusto Suruagy Monteiro
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    A infraestrutura de rede de uma empresa necessita de um conjunto mínimo de práticas para um bom funcionamento. A implantação deste conjunto de práticas pode acarretar em uma barreira inicial tanto financeira quanto de conhecimento bastante elevada, acarretando em redes mal estruturadas e pouco seguras. Neste trabalho propomos uma ferramenta que se utilize de avanços tecnológicos como redes definidas por software (SDNs - ​Software Defined Networks) para reduzir essas barreiras assim como trazer maior flexibilidade para a rede.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 13:20-14:00, local: Bloco E, Salas 403-404

  31. Título: Análise de Comunidades de Desenvolvedores Open Source
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): KARLA POLYANA SILVA FALCÃO
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    Neste trabalho iremos analisar atividades dos usuários no GitHub e nos apoiaremos na teoria das redes complexas. Através da análise da estrutura do grafo social da comunidade de desenvolvedores do Github, desejamos encontrar grupos com interesses comuns, para assim ter um panorama do estado do desenvolvimento de software livre na cidade do Recife e fomentar idéias que apoiem o ecossistema de computação social.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 08:00-08:40, local: Bloco E, Sala E124

  32. Título: AutoTestCoverage​P: Uma ferramenta para cobertura de testes de integração no contexto Android sem uso de código-fonte
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Bezerra Perrusi
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Alexandre Cabral Mota
    Possíveis Avaliadores:Juliano Manabu Iyoda e Leopoldo Teixeira
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a qualidade dos testes de regressão a nível de sistema, ou seja, avaliar os testes que tem como foco a interação entre aplicações após alterações nas mesmas, usando cobertura de código. Para tal, iremos utilizar a AutoTestCoverage​ P​ , uma ferramenta usada para capturar as modificações realizadas entre duas versões do Android a partir de solicitações de mudanças (em Inglês, change requests) e capturar as ações realizadas durante a execução dos casos de teste, e com isso calcular a cobertura em relação a região modificada no código.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 10:00-10:40, local: Bloco E, Salas 403-404

  33. Título: Relevância Prática de Fatores que Contribuem para Conflito de Merge
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Luís Henrique Delgado Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software e Sistemas
    Orientador(a): Paulo Borba
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    Os conflitos de merge, são ocorrências que atravessam gerações de desenvolvimento compartilhado. Apesar do surgimento de vários conjuntos de técnicas que tentam trazer boas práticas para a criação de um software, ainda é comum a existência dos conflitos e eles podem tornar-se grandes problemas na elaboração de um programa, pois além de se tornar algo frequente, ainda se torna necessário a dedicação maior de tempo. Tempo esse que poderia ser usado em outras áreas do desenvolvimento, mas acaba por ter que ser destinado a esse fim. Este trabalho tem como objetivo observar na prática a relevância de alguns fatores apontados por estudos como possíveis contribuidores para a ocorrência de conflitos de merge e assim tornar possível indicar algumas sugestões com mais convicção para os gerentes de projetos sobre medidas que se adotadas possam levar a equipe de desenvolvimento a ter menos conflitos de merge.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 15:20-16:00, local: Bloco E, Salas 403-404

  34. Título: Sistema de Previsão de Preço de Criptomoedas Baseado na Polaridade do Sentimento Público
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Leonardo José Schettini de Arruda
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Previsão de Séries Temporais e Processamento de Linguagem Natural
    Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho tem como objetivo prever a alta volatilidade presente nos preços das criptomoedas levando em consideração a diferença entre moedas tradicionais e moedas virtuais. Uma das diferenças é que o último se trata de um mercado altamente especulativo, onde a confiança geral da população pode aumentar, trazendo novos usuários e consequentemente elevando o preço, ou diminuir, fazendo com que os usuários tornem-se descrentes do projeto levando a uma queda no preço.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 16:00-16:40, local: Bloco E, Salas 403-404

  35. Título: ESTUDO DE FALSOS NEGATIVOS EM UMA FERRAMENTA DE MERGE SEMIESTRUTURADO
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Leonardo Ribeiro Borges
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Paulo Borba
    Possíveis Avaliadores: Henrique Rebelo e Marcio Lopes Cornelio
    Resumo da Proposta:
    Atualmente grande parte dos projetos existentes utilizam ferramentas de controle de versão com a abordagem de integração de código não estruturada. Uma ferramenta semiestruturada, que leva em consideração uma parte do contexto do código, pode oferecer um serviço de integração que execute sua função com maior confiabilidade em detectar conflitos reais e que evite trazer conflitos falsos para que o usuário final, promovendo um ganho significativo de desempenho em desenvolvimento de projetos.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 14:00-14:40, local: Bloco E, Sala E201

  36. Título: Análise de técnicas de Aprendizagem Ativa e Transfer Learning para reutilização de dados de outros domínios em Aprendizagem de Máquina
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas de Souza Albuquerque
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
    Possíveis Avaliadores: George Darmiton, Germano Crispim, Tsang Ing Ren
    Resumo da Proposta:
    Um dos maiores problemas na área de Machine Learning se encontra na dificuldade de conseguir dados que representem competentemente a realidade de algum certo problema, seja pela falta dos mesmos, tempo para encontrá-los, complicações na mineração de dados, ou custo de acesso. Em muito dos casos, dados de outros domínios semelhantes são mais acessíveis, e classificadores destes domínios bem precisos - mas aplicar diretamente estes sistemas em outros contextos degrada a qualidade das previsões. As áreas de Transfer Learning e Active Learning almejam compensar os problemas de falta de dados etiquetados (e do tempo gasto para etiquetar todos os dados manualmente) de certo domínio utilizando informações e classificadores de domínios semelhantes que apresentam maior número de dados e facilidade de acesso aos mesmos.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 17:20-18:00, local: Bloco E, Salas 403-404

  37. Título: Desenvolvimento de Ferramenta de Visualização para Aplicação Web de Modelagem e Análise Quantitativa de PET Scanners
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Marcia Cristina Tenorio Cavalcante
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Silvio de Barros Melo
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    A medicina está sempre buscando formas de melhorar diagnósticos e tratamentos, tornando-os cada vez mais assertivos. Em direção a esses avanços a Tomografia por Emissão de Pósitron (PET) nos dá um vislumbre do que nos aguarda. Exames PET vêm sendo amplamente utilizado em diagnósticos nas áreas de cardiologia, neurologia e até mesmo oncologia, devido aos resultados gerados pela aquisição de imagens. (ROBILOTTA, 2006) A fim de facilitar a criação de experimentos usando o PET scanners foi desenvolvida uma aplicação web onde o usuário descreve as características físicas desejadas para sua simulação e o sistema é capaz de gerar os comandos de macros necessários para executar a mesma. (Leanderson) Entretanto, o sistema atualmente existente apresenta algumas limitações, entre elas a pre visualização de scanners, que até o momento não foi implementada na aplicação. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de visualização de PET Scanners para uma pagina web preexistente.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 15:00-15:40, local: Bloco E, Sala E112

  38. Título: Estudo Comparativo dos Métodos de Word Embedding na Análise de Sentimentos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Herminio de Carvalho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Cleber ​Zanchettin
    Avaliador: Leandro Almeida
    Resumo da Proposta:
    Tendo em vista os diferentes modelos de word embedding nos artigos [2] e [3]​​, o objetivo da pesquisa é aplicar, comparar e analisar alguns dos modelos de word embedding para a tarefa de classificação da polaridade de reviews, sendo esta um dos problemas na análise de sentimento. Para avaliar estes modelos será utilizada duas bases de dados, sendo respectivamente as reviews sobre filmes fornecidos pela IMBD e livros da amazon , as bases possuem comentários e feedback com valor discreto, a avaliação a princípio da pesquisa será realizada como sendo um problema de classificação binário como observado no trabalho ​[3]. Para completar o trabalho é necessário pesquisar, estudar, experimentar e testar, dessa maneira queremos expor, comparar e analisar os resultados. Para isto a princípio será avaliados os métodos Word2Vec, Glove, LSA e SSWE ​[3]​​. Portanto, esperamos encontrar quais dos modelos implementado mostrou melhor acurácia sobre as bases de dados.

    [2] ​​Erik Cambria et al. ​New avenues in opinion mining and Sentiment Analysis​​. Em: 2013 IEEE.
    [3]​​ Duyu Tang , Furu Wei , Nan Yang , Ming Zhou , Ting Liu , Bing Qin. ​Learning Sentiment-Specific Word Embedding for Twitter Sentiment Classification. ​​Em: 2014 IEEE.

    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 16:00-16:40, local: D222

  39. Título: Análise de acurácia do Leap Motion Controller para exercícios dos dedos das mãos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Milena Santos Cabral Carneiro
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Interação Homem-Máquina; Realidade Virtual; Saúde
    Orientador(a): Sílvio de Barros Melo
    Possíveis Avaliadores: Verônica Teichrieb, Francisco Paulo Magalhães Simões (IFPE) e João Marcelo Xavier Natário
    Resumo da Proposta:
    O principal objetivo deste trabalho de graduação é validar o possível uso do Leap Motion Controller em um sistema complementar à reabilitação motora dos dedos das mãos através de uma análise de acurácia do aparelho, medindo os ângulos entre os dedos em cada exercício realizado através do sistema. Os ângulos obtidos pelo sistema serão comparados às medidas obtidas por um goniômetro. Além disso, tendo a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, o sistema será testado com pessoas saudáveis, ou seja, não devem portar nenhuma doença física ou neurológica que impeça a realização dos exercícios, e ter entre 20 e 30 anos de idade.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 09:00-09:40, local: E124

  40. Título:Classificação e Predição de Preços de Imóveis a Partir de Dados Estruturados e Não Estruturados
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Barbosa Domingues Feliciano
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Luciano Barbosa
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Prudêncio
    Resumo da Proposta:
    O crescimento do uso da internet como o principal meio de consulta e geração de conteúdo, nos últimos anos, refletiu numa quantidade imensa de dados na web. Esses dados podem ser utilizados de diversas formas, como análises estatísticas, modelagem de dados e previsões. O principal objetivo desse trabalho é predizer, a partir de dados estruturados e não-estruturados de imóveis, o valor que deveriam ter. O mercado imobiliário vem em crescente no Brasil, como uma forma de investimento indo de encontro com a crise, comparar qual o impacto da utilização e não utilização de dados não-estruturados para a predição pode melhorar a precisão de definição de valores desses imóveis.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 17:20-18:00, local: Auditório (Galpão Samsung)

  41. Título: O processo CRISP-DM aplicado na construção de uma solução para Análise de Risco de Crédito
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Milton Vasconcelos da Gama Neto
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Germano Crispim Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos Prudêncio, Cleber Zanchettin e Renato Vimieiro
    Resumo da Proposta:
    As empresas coletam uma quantidade imensa de dados dos seus usuários, e procuram utilizar essa massa de dados com objetivo de aumentar os lucros, criar insights, melhorar os serviços, entre outros fins. Devido a grande quantidade de dados, se torna inviável a análise e reconhecimento de padrões ao olho nu. A Ciência dos Dados é responsável pela sistematização da análise a partir de técnicas estatísticas, computacionais, aprendizagem de máquina e do conhecimento no domínio do problema. As informações e conhecimentos extraídos dos dados são resultado de um longo processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados, conhecido como KDD (do inglês Knowledge Discovery in Database). Considerado uma implementação desse processo, o CRISP-DM é a metodologia mais utilizada no mercado, incluindo fases de entendimento do negócio e implantação da solução. Neste trabalho, será detalhado cada etapa desse processo e aplicá-lo na construção de uma solução de Ciência dos Dados para um problema de análise de risco de crédito. No final, será realizada a implantação de um sistema para classificação, utilizando aprendizagem de máquina, e apresentado os resultados do processo, como a avaliação do modelo.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 09:00-09:40, local: Bloco E, Sala E112

  42. Título: Database of Things (DoT): tendência de migração para bancos de dados em memória e inovações em ciência dos dados
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Natália Pinheiro Ramos de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    O crescente volume de dados produzido e analisado por sistemas computacionais tem encontrado barreiras de performance nos bancos de dados que armazenam informações tradicionalmente em disco. Grandes empresas como Oracle, IBM, Microsoft, responsáveis pelos SGBDs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) mais populares do mercado [1], tem buscado alternativas ao paradigma relacional. Surgido no início dos anos 90s, SGBDs in-memory substituem o armazenamento de dados em disco por, como o próprio termo sugere, armazenamento em memória. Essa mudança traz um aumento significativo na velocidade de acesso e processamento de dados, porém memórias são mais vulneráveis a perda de dados em situações como reinicialização não planejada do sistema ou falhas na alimentação de energia. O presente trabalho de graduação tem por objetivo investigar a necessidade de desempenho no domínio de ciência dos dados combinado com as vantagens da computação in-memory como alternativa aos populares SGBDs relacionais.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 15:20-16:00, local: Auditório (Galpão Samsung)

  43. Título: Uma abordagem SVR para prever o Path Loss da geolocalização urbana em ambientes externos através da rede celular
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Paulo Henrique Muniz Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Possíveis Avaliadores: [Não informado]
    Resumo da Proposta:
    Com o advento da internet das coisas e de dispositivos cada vez mais conectados por redes sem fio, como celulares e sensores, cada vez mais é necessária uma localização precisa, principalmente em serviços baseados em geolocalização. A localização destes dispositivos pode ser dividida em indoor e outdoor, dependendo de onde se encontra o dispositivo. Neste trabalho, será focado a localização outdoor, ou seja, em ambiente externos a edifícios por exemplo, usando a rede em que o aparelho está conectado, já que nem todos os dispositivos(especialmente aqueles de baixa potência) possuem GPS. Para contornar esse problema, será usado um algoritmo de aprendizagem de máquina usando radiolocalização, conforme é mostrado em [1].

    [​1​] R. D. A. Timoteo, L. N. Silva, D. C. Cunha, G. D. C. Cavalcanti: An approach using support vector regression for mobile location in cellular networks

    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 16:00-16:40, local: Auditório (Galpão Samsung)

  44. Título: Interface para Análise de Sentimentos em Repositórios de Mídias Digitais
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Henrique de Queiroz Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Nivan Roberto Ferreira Junior
    Possíveis Avaliadores: Rodrigo Lins e Rodrigo Cunha
    Resumo da Proposta:
    O objetivo do trabalho é estender a abordagem atual de navegação em repositórios de vídeos usando o conteúdo falado. Para tanto, implementaremos uma interface web que permita a visualização da classificação da transcrição do áudio dos vídeos. Inicialmente, será montado um acervo de vídeos com suas respectivas legendas. Para mon- tar este acervo, selecionaremos vídeos da plataforma do YouTube que possuam legendas sub- metidas pelo uploader do vídeo, pois essas já são devidamente marcadas por tempo. Esse material, já classificado por temática pelo YouTube-8M [AEHKL + 16], será posteriormente pro- cessado e associado a um valor referente ao tipo de classificação usada, que a princípio seria gerada de acordo com uma análise de sentimentos realizada sobre o conteúdo falado, a partir das transcrições de áudio encontradas nas devidas legendas. O fluxo de desenvolvimento do projeto seguirá o modelo em espiral e, como ferramentas, serão usadas a biblioteca de Javascript D3.js 1 para a implementação da interface e a Google Cloud Natural Language API 2 para a realização da análise de sentimentos.

    [AEHKL + 16] Sami Abu-El-Haija, Nisarg Kothari, Joonseok Lee, Paul Natsev, George Tode- rici, Balakrishnan Varadarajan, and Sudheendra Vijayanarasimhan. Youtube- 8m: A large-scale video classification benchmark. arXiv preprint ar- Xiv:1609.08675, 2016.

    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 16:40-17:20, local: Auditório (Galpão Samsung)

  45. Título: Compreensive Repository Analysis of Mobile Projects Built with React Native
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Sereno Galvão
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Márcio Cornélio
    Resumo da Proposta:
    Ferramentas de mineração de dados em cima de repositórios permitem aos pesquisadores obterem um conhecimento mais claro sobre como anda o processo de engenharia de software. Este trabalho propõe uma ferramenta capaz de minerar repositórios com projetos utilizando React Native para identificar padrões comuns no desenvolvimento de aplicações para iOS e Android através da plataforma de híbrida para realizar uma investigação de como os projetos se comportaram nos anos desde o lançamento da tecnologia.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 10:00-10:40, local: Sala E112

  46. Título: Processo Individual de Desenvolvimento de Aplicações Web
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Torchio
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Avaliador: Augusto Sampaio
    Resumo da Proposta:
    Baseado nos processos PSP, PXP e XP, construir um processo para desenvolvedores de aplicações web autônomos, possivelmente chamado PWP, Personal Web application Process. Tal processo não especificará ferramentas, apenas funcionalidades, de modo a ser suficientemente genérico e flexível em termos de ambientes de desenvolvimento. O trabalho também trará uma descrição da aplicação prática do processo, desta vez indicando quais ferramentas podem ser utilizadas e seus propósitos, concretizando detalhes antes abstraídos na descrição do processo.
    Apresentação: dia: 13/12/2018, hora: 15:00-15:40, local: E101

  47. Título: Chatbot para auxílio no ensino e aprendizagem
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Renato Deyvson Mendes da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama, Bernadette Farias e Paulo Borba
    Resumo da Proposta:
    Durante o curso de uma disciplina, os alunos usam uma série de ferramentas para obter as informações necessárias para ter um bom desempenho escolar. Cada professor, que é responsável pelo fornecimento dessas informações, também faz uso de algumas ferramentas, sejam elas digitais ou não, para torná-las acessíveis aos alunos. O objetivo principal deste trabalho é criar uma plataforma de distribuição dessas informações, que podem ser referentes a turma em si, como notas e cronograma, ou relacionadas ao conteúdo ensinado. Para isso, será desenvolvido um Chatbot que simula um professor online. Além disso, também será necessário uma interface de abastecimento de dados, que será gerenciada pelo professor.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 15:30-16:10, local: D224

  48. Título: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ANDROID JETPACK NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS ANDROID
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): ​​Raquel Maria Santos de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador(a): ​​Leopoldo Motta Teixeira
    Avaliador: Sérgio Soares
    Resumo da Proposta:
    Durante o desenvolvimento de um aplicativo é importante manter boas práticas e ter uma aplicação de alta qualidade com menos código. Este trabalho tem como objetivo fazer uma mineração de repositórios que fazem uso do Android Jetpack para investigar como está sendo o proveito no desenvolvimento de aplicações para a plataforma Android. Adicionalmente, através da análise dos repositórios retirados do catálogo do F-Droid [1] e de repositórios GitHub em geral, espera-se extrair informações sobre a utilização da ferramenta no desenvolvimento de aplicativos Android.
    Apresentação: dia: 10/12/2018, hora: 13:30-14:10, local: Bloco E, Sala E113

  49. Título: Análise de otimização do Blockchain para implementação em redes IoT
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Rafael Nunes Machado
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Paulo André da S. Gonçalves
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama, Ruy de Queiroz e Vinicius Cardoso Garcia
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho visa um estudo aprofundado sobre as características do Blockchain que podem apresentar benefícios a partir de sua implantação em redes de Internet das Coisas. Além disso, também serão analisadas as soluções já sugeridas e aplicadas, suas vantagens, desvantagens e vulnerabilidades a tipos de ataques contra sistemas Blockchain. Por fim, também serão sugeridas possíveis melhorias para as soluções propostas.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 14:40-15:20, local: Anfiteatro

  50. Título: Em direção a um Framework Serverless para Docker Swarm
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Ricardo Robson Mendes da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Nelson Rosa e Sérgio Soares
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho destina-se a fazer uma análise das barreiras e oportunidades de se implementar suporte a serverless por meio de uma plataforma escalável em contêiner no Docker Swarm. Em um segundo momento, será realizada uma análise do comportamento dos contêineres de testes (criados para este trabalho), comparando-os com os serviços dos players de mercado, como AWS Lambda [5] e Azure Functions [6]. Será proposta uma API web para a ferramenta desenvolvida que traga consigo os conceitos da ferramenta Docker Swarm e de Serverless, abstraindo e facilitando sua gerência e uso, além de permitir fácil integração com outras ferramentas que queiram juntar essas duas tecnologias em sua infraestrutura.

    [5] https://aws.amazon.com/pt/lambda/ acesso em 28 de agosto de 2018.
    [6] ​https://azure.microsoft.com/pt-br/services/functions/ acesso em 28 de agosto de 2018.

    Apresentação: dia: 05/12/2018, hora: 08:00-08:40, local: Auditório (Galpão Samsung)

  51. Título: Desvendando o DevOps
    TG: Não disponível ainda
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thiago Aquino dos Santos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Vinícius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama
    Resumo da Proposta:
    Esse trabalho tem como objetivo a extração e indexação de dados no Stack Overflow para buscar tendências atuais e futuras para a engenharia de software.
    Estudo e implementação sobre Crawler para o download das páginas referente ao tema desejado.
    Limpeza e pré-processamento dos dados obtidos pelo Crawler.
    Implementação de um indexador para os dados obtidos através do Crawler.
    Análise e exibição dos resultados obtidos.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 16:00-16:40, local: Anfiteatro

  52. Título: Práticas energeticamente eficientes de desenvolvimento mobile
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thiago Borges Jordani
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): ​Fernando Castor
    Possíveis Avaliadores: Francisco Soares Neto, Kiev Gama e Wellington Oliveira Jr.
    Resumo da Proposta:
    Este trabalho terá por objetivo analisar as principais propostas de desenvolvimento mobile energético-eficientes das plataformas mais utilizadas na atualidade, apresentando para o desenvolvedor, dessa maneira, técnicas de desenvolvimento energeticamente com eficiência demonstrada e devidamente testadas; Assim, caberá a ele, apenas, selecionar a técnicas que melhor se aplicam a sua necessidade.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 16:40-17:20, local: Anfiteatro

  53. Título: Predição de links em uma rede heterogênea baseada em dados geolocalizados e de relacionamentos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thiago Mota Bastos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): Ricardo Bastos C. Prudêncio
    Possíveis Avaliadores: Luciano de Andrade Barbosa e Leandro Maciel Almeida
    Resumo da Proposta:
    O objetivo deste trabalho é explorar dados geolocalizados e de relacionamentos com o intuito de prever o interesse de pessoas a irem para lugares que não foram previamente. Para que esses dados sejam utilizados para análise de comportamento e de perfil, é necessário extraí-los da base de dados, principalmente o de relacionamentos que envolve a construção de grafos para isso.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 17:20-18:00, local: Anfiteatro

  54. Título: Avaliação da facilidade de aprendizado e uso da biblioteca CEPSwift
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): ​​Vinícius Emanuel Miranda Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a): ​​Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho, Leopoldo Motta Teixeira e Francisco Miranda Soares da Silva Neto
    Resumo da Proposta:
    Esse trabalho dará continuidade ao desenvolvimento da biblioteca CEPSwift e fará um comparativo didático da mesma em relação à biblioteca RL RXSwift. Em um primeiro momento serão implementados um grupo de operadores na biblioteca CEPSwift, logo depois serão aplicadas técnicas de ensino de linguagens de programação em um grupo de alunos para uma comparação das dificuldade e facilidades na aprendizagem do paradigma reativo em relação à RL e CEP.
    Apresentação: dia: 14/12/2018, hora: 18:00-18:40, local: Anfiteatro





Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Carlos Alexandre Mello (cabm@cin.ufpe.br)

Datas importantes para 2018.2:
Início das aulas: 13/08/2018
Aula inicial: 18/08/2018
Entrega do Projeto (digital e impresso na SecGrad): até 21/09/2018
Pedidos de Segunda Chamada: até 25/09/2018
Segunda Chamada (nova data de entrega de Projeto): até 01/10/2018
Defesas: 10 e 11/12/2018 (Local: Auditório)
Data final para entrega da versão final do TG (digital): até 18/12/2018

Link para Submissão das Propostas (apenas alunos de Engenharia da Computação)

  1. Título: Data Augmentation for Offline Handwritten Signature Verification
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Adonias Vicente da Silva Barros
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Aprendizagem de máquina
    Orientador: Cleber Zanchettin
    Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello
    Resumo da Proposta:
    A tecnologia de biometria é usada em uma ampla variedade de aplicações de segurança e principalmente para verificar a identidade de uma pessoa devido aos traços biométricos específicos associados a ela. O objetivo de tais sistemas é distinguir entre assinaturas reais e falsificações. Este trabalho é focado em sistemas de verificação de assinaturas off-line, que são baseados em imagens de assinaturas digitalizadas (estáticas), onde informações dinâmicas não são fornecidas. No entanto, para esses sistemas, geralmente, a quantidade de dados disponíveis para cada indivíduo é limitada a um pequeno conjunto de amostras, o que torna a classificação uma tarefa desafiadora. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto nos resultados de classificadores dependentes e independentes de escritor com novas assinaturas geradas a partir de redes adversariais generadoras profundas, aumentando o número de amostras disponíveis para a tarefa de classificação.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 10:00h-10:40h, local: Sala E121

  2. Título: Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Mapeamento Participativo dos Focos do Aedes Aegypti Usando Gamificação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Anderson Felix da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Engenharia Biomédica
    Orientador: Wellington Pinheiro dos Santos
    Avaliador: Márcio Lopes Cornélio
    Resumo da Proposta:
    Desde muito tempo as arboviroses acometem os países das Américas. Já ocorreram diversos surtos de arboviroses, inicialmente com a febre amarela, depois a dengue e, mais recentemente, os surtos da chikungunya e da zika. Esses últimos, têm em comum o seu vetor transmissor, o mosquito Aedes aegypti. A prevenção de arbovírus depende prioritariamente da eliminação do vetor: os focos do Aedes aegypti. Neste projeto, deseja-se desenvolver um piloto de um aplicativo móvel para auxiliar os agentes comunitários de saúde nas tarefas de mapeamento dos focos do Aedes aegypti e vigilância participativa das áreas infectadas pelo mosquito, que seja capaz de alimentar um sistema de informações geográficas, para posterior previsão de focos do Aedes aegypti.
    Apresentação: dia: 10/12/2018, hora: 8:40h-9:20:00h, local: Auditório

  3. Título: In-Vehicle Network Security: Attacks and Countermeasures
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Caio Augusto Pereira Burgardt
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Segurança de Redes Automotivas
    Orientador: Divanilson Rodrigo Campelo
    Avaliador: Abel Guilhermino da Silva Filho
    Resumo da Proposta:
    Redes automotivas estão crescendo em tamanho e complexidade. Essas redes utilizam várias tecnologias diferentes e agora a indústria está adicionando Ethernet aos veículos. Para proteger qualquer ambiente conectado, são necessárias soluções de segurança para lidar com as possíveis ameaças para cada tecnologia utilizada. Ataques recentes mostraram que as redes automotivas, apesar de parecerem isoladas, podem ser atacadas com uma certa facilidade; se o atacante tem acesso à rede interna, não existem soluções de segurança eficientes para impedi-lo de afetar funções de um automóvel. Neste trabalho de graduação, serão estudados ataques e medidas que a indústria automotiva vem adotando para se proteger. Também será proposto um modelo de segurança para a Ethernet automotiva baseado em MACsec.
    Apresentação: dia: 12/12/2018, hora: 15:00h-15:40h, local: Sala E121

  4. Título: Redução de alarmes falsos em UTIs para diagnósticos de arritmias cardíacas utilizando redes neurais convolucionais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Gabriel Bezerra Lima
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Deep learning
    Orientador: Prof. Germano Crispim Vasconcelos
    Avaliador: Leandro de Almeida Maciel
    Resumo da Proposta:
    Milhões de pessoas passam pelas UTIs todos os anos. Em uma UTI pacientes em estado grave ou de alto risco passam por monitoramento constante através de diferentes tipos de equipamentos. Esses equipamentos de monitoramento, além de ajudarem no acompanhamento dos pacientes pela equipe médica, tem o potencial de gerar alarmes quando detectam algum tipo de distúrbio. Porém esses alarmes podem causar vários problemas nos pacientes e na própria equipe, dificultando a recuperação dos pacientes devido ao barulho, privação de sono, entre outros fatores. O objetivo deste trabalho é reduzir a quantidade de alarmes falsos de taquicardia através de uma análise automatizada de sinais oriundos desses equipamentos de monitoramento, utilizando redes neurais convolucionais.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 17:30h-18:10h, local: Sala D004

  5. Título: Um conjunto de métodos de otimização e boas práticas para jogos digitais 3D na portabilidade para plataformas menos potentes
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Graciliano Garcia Torres Galindo Jr
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Otimização para Jogos digitais
    Orientador: Geber Lisboa Ramalho
    Avaliadora: Veronica Teichrieb
    Resumo da Proposta:
    Durante o desenvolvimento de jogos digitais 3D, muitas vezes são necessárias otimizações gráficas e de processamento, para obter uma experiência confortável. Porém, quando se está em estágio avançado ou finalizado do desenvolvimento e se decide fazer a portabilidade destes jogos para plataformas menos potentes como consoles, smartphones e similares, várias das otimizações já foram feitas, mostrando nesta situação a dificuldade em melhorar ainda mais a performance. Por este motivo, outros tipos de otimização e diminuição de qualidade são necessários. O objetivo deste trabalho é propor um conjunto de métodos de otimização extras, junto a técnicas para mitigar e compensar a visibilidade dos efeitos negativos na qualidade gráfica e na maneira que o ambiente e os objetos são renderizados.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 9:00h-9:40h, local: Sala E124

  6. Título: Redução de Instâncias para One Class Classification
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Hoi Yan Mark
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Aprendizagem de Máquina
    Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Resumo da Proposta:
    Em certas situações, bancos de dados exigem grande espaço para armazenamento e acarretam longos períodos para treinamento de classificadores. Técnicas que realizam seleção de protótipos são uma alternativa para contornar tais problemas. Entretanto, no contexto de One Class Classification, há circunstâncias que impossibilitam aplicação direta dessas técnicas no dataset. Neste trabalho, em que o foco é este último cenário descrito, emprega-se técnica de geração de outliers em bancos de dados de One Class Classification, com o intuito de permitir atuação de técnicas que reduzam o número de instâncias, juntamente a classificadores que atuarão nos protótipos selecionados para obtenção de métricas, os quais auxiliarão na avaliação dos resultados.
    Apresentação: dia: 17/10/2018, hora: 15:00h, local: Sala E104

  7. Título: Estudo e Simulação do Protocolo Slotted Aloha Multicanal aplicado a VANETs
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: João Paulo José Vicente da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Redes Ad Hoc e de Sensores
    Orientador: Renato Mariz de Moraes
    Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha
    Resumo da Proposta:
    Acidentes de trânsito são responsáveis por custos enormes no mundo inteiro, tanto financeiros quanto em vidas, provocando também lesões debilitantes. O emprego de Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs, do inglês Vehicular Ad Hoc Networks) é uma abordagem promissora para tornar o transporte viário mais seguro. Para isso, é preciso garantir que uma mensagem de segurança em caráter emergencial chegue a todos nós dentro de uma área de interesse na rede. Este trabalho avaliará o desempenho de uma implementação multicanal do protocolo Slotted Aloha de camada de enlace de modo a garantir que uma mensagem de emergência enviada por um veículo seja recebido com sucesso por todos os veículos vizinhos até um certo raio de distância com alta probabilidade de sucesso segundo as normas dos órgãos reguladores de trânsito.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 10:00h-10:40h, local: Sala E122

  8. Título: Entendendo o Uso do Git em Equipes de Desenvolvimento de Software
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autora: Marcela Bandeira Cunha
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Engenharia de Software
    Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
    Avaliador: Fernando José Castor de Lima Filho
    Resumo da Proposta:
    O GitHub é definitivamente umas das principais escolhas entre desenvolvedores quando se trata de gerenciar o versionamento de um software. Uns dos principais benefícios ao escolher esta plataforma para armazenar projetos é a possibilidade do estudo de revisões de código e a facilidade de se relacionar com outros desenvolvedores através de diversas atividades permitidas pela ferramenta. Além de todas as vantagens que a plataforma pode oferecer em conjunto com o Git, existem comandos que podem reescrever o histórico original sem deixar rastros visíveis para os outros desenvolvedores do projeto. Neste trabalho, será realizado um estudo sobre a frequência em que os desenvolvedores utilizam desses mecanismos, os quais favorecem a alteração de integração do código original.
    Apresentação: dia: 10/12/2018, hora: 16:20h-17:00h, local: Auditório

  9. Título: Um Algoritmo Baseado em Papéis Semânticos para a Predição de Palavras no Contexto de Comunicação Aumentativa e Alternativa
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Mateus Nunes de Barros Magalhães
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Computação Assistiva
    Orientador: Robson do Nascimento Fidalgo
    Avaliador: Prof. Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
    Resumo da Proposta:
    Aplicações móveis destinadas a comunicação aumentativa e alternativa tem o potencial de melhorar expressivamente a vida de pessoas que possuam deficiências de comunicação, garantindo-lhes oportunidade de se comunicar com mais facilidade e naturalidade. Em contrapartida, uma grande parcela dos aplicativos disponíveis na atualidade é baseado nas pranchas de comunicação com figuras, as quais, pecam ao exigir que o usuário navegue por múltiplas categorias e visualize várias palavras antes de realizar a escolha desejada. Outro ponto negativo é que o usuário tem a liberdade para construir orações semanticamente incorretas, visto que nenhum fluxo de controle é empregado para resolver tal problema. Buscamos propor um algoritmo de predição baseado em papéis semânticos que mitigue os problemas mencionados, forneça mecanismos para ensinar novas palavras e seja capaz de introduzir diversidade para fomentar a expansão do vocabulário.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 16:00h-16:40h, local: Sala D222

  10. Título:Avaliação de Desempenho de Memórias Flash em Dispositivos Móveis
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Newton Leal Barbosa
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Sistemas Embarcados, Modelagem, Sistemas críticos
    Orientador: Eduardo Antônio Guimarães Tavares
    Avaliador: Alexandre Cabral Mota
    Resumo da Proposta:
    Software desenvolvidos para veículos tem diversos requisitos especiais que não são levados em conta no desenvolvimento de softwares comuns. Tempo de resposta, tolerância a falhas e segurança têm que ser levados em conta, pois é um sistema crítico que em caso de falha pode causar danos materiais ou até perda de vidas humanas. Este trabalho tem como objetivo o estudo e os desafios em otimização de softwares automotivos e como a indústria faz atualmente com esses processos.
    Apresentação: dia: 4/12/2018, hora: 10:00h-10:40h, local: Sala E121

  11. Título: Webcrawler para detecção de fraude em fóruns
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Pedro Esposito Gomes da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Recuperação de Informação
    Orientador: Luciano Barbosa
    Avaliador: Ricardo Prudêncio
    Resumo da Proposta:
    O custo que algumas empresas tem com fraudes é muito grade. Muitas dessas fraudes são vendidas, divulgadas, ou tem seu “produto” vendido na internet. Sendo a internet, o maior meio de comunicação entre os fraudadores, a tarefa de monitorá-la é de extrema importância. Por a internet possuir uma quantidade gigantesca de informação, e por essas informações nem sempre possuírem uma estrutura bem definida, o monitoramento da web atrás de fraude de maneira escalável se torna um problema bem complexo. O objetivo principal desse trabalho é automatizar a coleta de informações sobre fraudes em fóruns, utilizando um webcrawler para coletar as informações em conjunto com um classificador para identificar páginas que possuem informações de fraudes.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 10:40h-11:20h, local: Auditório

  12. Título: KNoTPy: Uma biblioteca para acessar dados de devices conectados na plataforma KNoT
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Ramon Henrique Pereira Ribeiro
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: IoT
    Orientador: Kiev Gama
    Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
    Resumo da Proposta:
    A Internet of Things (IoT - Internet of Things) tem o objetivo de conectar objetos e fazer com que os mesmos troquem informa¸co˜es que permitam ajudar usuários a tomar decisões com os dados gerados por esses dispositivos conectados. Com o montante de dados que a IoT irá gerar, não será possível, para dispositivos com baixo poder de processamento e armazenamento, lidarem com todos esses dados. Para acessar esses dados, que ?car˜ao armazenado em uma cloud, é preciso usar as API dessa cloud, e hoje em dia há muitos serviços de cloud voltados para IoT como AWS IoT, Google cloud IoT, Konker, FIWARE, entre outros. A meta-plataforma de IoT, KNoT, promete fornecer interoperabilidade para abstrair os dispositivos ("things") para um conjunto de serviços na nuvem. Porém o desenvolvedor ainda precisa estudar a API daquela nuvem para conseguir acessar que operações é possível se fazer nos dispositivos. Este trabalho visa criar um biblioteca de funções canônicas para acessar dados de um dispositivo nas plataformas de nuvem suportadas pelo KNoT.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 13:40h-14:20h, local: Auditório

  13. Título:Um Classificador para Análise de Sentimento a partir de Comentários sobre Produtos Eletrônicos
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Silvio Romero de Santana Junior
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Análise de sentimentos
    Orientador: Ricardo Prudêncio
    Avaliadora: Flavia de Almeida Barros
    Resumo da Proposta:
    Análise de sentimentos em comentários de usuários (clientes) para comparação entre produtos.
    Apresentação: dia: 04/12/2018, hora: 10:00h-10:40h, local: Sala E113

  14. Título: Uma Abordagem Perturbativa Aplicada a Modelos de Regressão para Localização em Redes Celulares
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autora: Tatiana Viana Padrão
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Comunicações móveis / Aprendizagem de máquina
    Orientador: Daniel Carvalho de Cunha
    Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Resumo da Proposta:
    Com a disseminação de redes e aparelhos móveis, além de aplicações baseadas em localização, há uma demanda por métodos cada vez melhores de localização de aparelhos dentro dessas redes. Além disso, o paradigma de internet das coisas trouxe mais uma demanda para essa área, exigindo métodos eficientes energeticamente, o que se alinha bem com o uso de sinais de radiofrequência. Nesse contexto, um método existente é a regressão usada de forma direta para encontrar a latitude e longitude dos móveis. Considerando que esses modelos de regressão são sub-ótimos, o erro desses modelos pode ser aprendido por um modelo a mais, e então os resultados dos dois modelos serem combinados para gerar resultados de maior acurácia. Essa é uma técnica já aplicada em áreas como predição de séries temporais, e esse projeto propõe, então, aplicar essa estratégia à regressão direta para encontrar melhores resultados na localização de aparelhos móveis em redes sem fio.
    Apresentação: dia: 05/12/2018, hora: 10:30h-11:10h, local: Sala E102

  15. Título: Evaluation of Machine Learning Algorithms in the Categorization of Android API Methods into Sources and Sinks
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Walber de Macedo Rodrigues
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: IA
    Orientador: George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
    Resumo da Proposta:
    Um programa computa em dados sensíveis e não sensíveis, esses dados seguem um fluxoespecífico indo dedata sourcesparadata sinks. O vazamento de dados acontece quando dadossensíveis chegam sem autorização emsinks, para prevenir isso, técnicas estáticas e dinâmicasdeFlow Enforcementgarantem que esses dados não cheguem nessassinks. Para isso, essesmétodos usam listas, geradas manualmente, de métodos que sejamsourcessensíveis ousinks, eessa solução é impraticável para grandes APIs como a do Android. Visto isso, uma abordagemusandomachine learningfoi desenvolvida para classificar esses métodossourcesesinks. Opresente trabalho tem como objetivo criar um dataset para avaliar os métodos de classificaçãomais utilizados e decidir quais os mais apropriados para esse problema.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 16:20h-17:00h, local: Auditório

  16. Título: Avaliação de Desempenho de Redes Veiculares Ad Hoc(VANETs) definidas por Software
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor: Ytallo Gustavo Brito Pessoa
    Curso: Engenharia da Computação
    Área: Redes
    Orientador: Kelvin Lopes Dias
    Avaliador: Jose Augusto Suruagy Monteiro
    Resumo da Proposta:
    Redes Definidas por Software (SDN) é uma nova tecnologia para tornar as redes mais ágeis e mutáveis. As redes atuais são lentas, estáticas e resistentes a mudanças. Com o uso de SDN podemos criar uma rede que gerencia diversos serviços de forma dinâmica, pois acima da camada de infraestrutura das redes atuais, insere-se uma camada de controle, esta camada configura dinamicamente a camada inferior de arquitetura via software. Com o crescimento e consolidação do uso de redes SDN, abriu-se as portas para aplicação em redes wifi que requer alguns recursos para resolução de problemas de mobilidade dos hosts. Assim as SDWN (Software Defined Wireless Network) tornaram-se assim um ramo de pesquisa de suma importância.
    Apresentação: dia: 11/12/2018, hora: 17:40h-18:20h, local: Auditório





Sistemas de Informação
Responsável: Profa. Liliane Salgado (liliane@cin.ufpe.br)


  1. Título: Framework de injeção de falhas e monitoramento
    TG: aqui
    Autor: Eliardo Claudio Ferreira
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
    Avaliador: Sergio Ricardo de Melo Queiroz
    Resumo da Proposta: Em decorrência da evolução dos sistemas computacionais, surge a necessidade do aumento de pesquisas que tenham por objetivo oferecer aos usuários sistemas de fácil usabilidade com funcionalidades diversificadas, confiáveis, de baixo custo e de alto desempenho. Podemos considerar que o desempenho e a confiabilidade são características importantes para o desenvolvimento de um sistema, visto que toda organização preza em assegurar que os serviços providos aos seus usuários sejam confiáveis e de alto desempenho, tornando-se, dessa maneira, prioridade para sobrevivência dos sistemas atuais, bem como um requisito fundamental para os novos sistemas a serem estabelecidos. Apoiando-se nesse contexto, surge a necessidade do desenvolvimento de uma ferramenta de geração de eventos sintéticos com o intuito de contribuir para a realização de experimentos nas áreas de avaliação de desempenho e dependabilidade de sistemas. Neste trabalho será desenvolvida uma ferramenta injetora de falhas e reparos que tem como objetivo injetar falhas e reparos em ambientes de teste, neste trabalho os testes serão realizados através da ferramenta Eucalyptus, mas a ferramenta pode ser utilizada em outros ambientes que suportam essa funcionalidade sem a necessidade de mudanças em seu código fonte, apenas adicionando os comandos de falha e reparo em sua interface.

  2. Título: A Importância do Big Data nas Organizações
    TG: aqui
    Autor: Felipe Thiago de Oliveira Nascimento
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Leandro Maciel Almeida
    Resumo da Proposta:
    Com a dificuldade crescente em armazenamento, não existiam, até então, mecanismos que pudessem processar adequadamente informações não estruturadas. Para isso, ficou estabelecido o conceito de Big Data, que, como o próprio nome menciona, são grandes volumes, velocidades e variedades de dados. A primeira empresa que fez a utilização do conceito foi a NASA em 1990, para descrever imensos conjuntos de dados complexos que desafiavam os limites computacionais daquele tempo. Para nortear e ser um ponto de apoio do Big Data, as Análises Preditivas surgem com o objetivo de guiar e ajudar na organização de instituições. Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, estar um passo à frente da concorrência é imprescindível para empresas que buscam aliar eficiência, eficácia e efetividade. Neste sentido, o domínio das técnicas e ferramentas de Big Data e Análises Preditivas passou a ser um componente estratégico fundamental para a sobrevivência das organizações. Acompanhando estas evoluções tecnológicas, emergem também as técnicas e ferramentas de Big Data Analytics, que se referem a softwares que tratam dados e transformam os mesmos em informações úteis e ajudam em tomadas de decisões.

  3. Título: Improvisações e criatividade no planejamento colaborativo de aulas por professores dos anos finais do ensino fundamental
    TG: aqui
    Proposta inicial:
    Autor: Gerson Ramos de Freitas Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Alex Sandro Gomes
    Avaliadora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Resumo da Proposta:
    O impacto das tecnologias contemporâneas, com o uso dos dispositivos móveis e aplicações web, estão modificando o cenário da educação, possibilitando novas metodologias a serem exploradas em sala de aula. Para que elas sejam efetivamente incorporadas às práticas dos professores, é necessário que os cenários de aprendizagem sejam sempre planejados. A presente pesquisa aborda o impacto das tecnologias contemporâneas, com o uso dos dispositivos móveis e aplicações web na escola, possibilitando novas metodologias e formas criativas a serem executadas em sala de aula. O objetivo da pesquisa foi entender o processo de planejamento de aulas colaborativas por professores que lecionam nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com o auxílio da entrevista. A análise dos dados apoiou-se na revisão bibliográfica e os resultados demonstraram que existe professores que realizam o planejamento de aula de forma particular, bem como colaborativa.

  4. Título: Um Mapeamento Sistemático sobre Engenharia de Requisitos de Safety na Indústria Abordando Metodologias Ágeis
    TG: aqui
    Autor: Ivan Felipe Alves Costa
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientadora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Resumo da Proposta:
    No passar dos anos, os métodos ágeis se encontram impactando a forma de desenvolvimento dos softwares. Em diversos cenários mostra uma quantidade elevada de benefícios, como a qualidade e a velocidade do desenvolvimento do software. Entretanto, o cenário de sistemas críticos está sendo questionado todos os dias sobre as consequências que suas falhas podem trazer, tanto quanto aos danos ao ambientes e as pessoas, podendo chegar a custar vidas. Para tentar melhorar esse cenário a utilização de metodologias ágeis no desenvolvimento de sistemas críticos se encontra em crescimento. Com isso esse artigo elaborou um mapeamento sistemático da literatura, e tem como ideal entender as abordagens que têm sido propostas para lidar com os requisitos de Safety.

  5. Título: Uma solução para um serviço multi-tenancy de autenticação, autorização e controle de acesso de usuários
    TG: aqui
    Autor: José Barbosa da Silva Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Kiev Santos da Gama
    Resumo da Proposta:
    A arquitetura Multi-Tenancy ou multi-inquilino, em português, é uma das arquiteturas utilizada na construção de um SaaS. Este modelo proporciona com que uma mesma aplicação possa ser utilizada por clientes diferentes compartilhando a mesma base de código e a mesma infraestrutura no qual a aplicação está inserida [1]. De acordo com o modelo arquitetural utilizado, diferentes estratégias e soluções poderão ser aplicadas para garantia do isolamento e segurança dos dados transitados pela aplicação. A partir do modelo arquitetural multi-tenant adotado este trabalho se propõe a realizar um estudo sobre a arquitetura para propor soluções e estratégias que visem o isolamento dos dados bem como sua segurança neste modelo arquitetural para a construção de uma solução para um serviço de autenticação, autorização e controle de acesso de usuários.

  6. Título: Panorama Atual de Smishing no Brasil
    TG: aqui
    Autor: José Durval Carneiro Campello Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Resumo da Proposta:
    Com o avanço da tecnologia e redução dos preços dos aparelhos móveis, ocorreu uma quebra de paradigma na sociedade brasileira. Sociedade esta que antes utilizava de maneira predominante o computador pessoal para acessar a Internet, agora se utiliza de seus dispositivos móveis para tal acesso. Percebendo essa mudança de paradigma, os atacantes começaram a alterar o seu modo de atuação, saindo do Phishing, que é um golpe com intuito de roubar dados sensíveis através de e-mail, e migrando para o Smishing, ou SMS Phishing, que é um golpe direcionado para os usuários de dispositivos móveis. Este trabalho de graduação se propõe a definir um panorama atual do cenário de Smishing no Brasil, e identificar quais fatores tornam esse tipo abordagem possivelmente mais efetiva do que os Phishings tradicionais, os Phishings enviados via e-mail.

  7. Título: A rede PE conectado no estado de Pernambuco: uma infraestrutura telemática periférica
    TG: aqui
    Autor: Leandro Henrique de Lima Fragoso
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: José Carlos Cavalcanti
    Avaliador: Célio Andrade de Santana Junior
    Resumo da Proposta:
    Pernambuco ao longo dos anos tem demonstrado grande potencial no setor de setor de tecnologias de informação e comunicação – TICs. Em sua trajetória recente, diversos fatores foram fundamentais para que o Estado pudesse ser reconhecido como uma referência de TICs no cenário nacional, marcadamente a atuação do governo com a criação do Porto Digital e a modernização da informática pública no âmbito estadual. Fruto desta modernização é que surge a primeira rede telemática, com o objetivo de trazer conexão aos diversos órgãos ligados ao poder Executivo Estadual. Neste sentido, este trabalho além de realizar um diagnóstico do Programa PE Conectado, desenvolve uma análise de como as gestões passadas, e mais recentes, têm se comportado face ao alto potencial de Pernambuco como um Estado inovador.

  8. Título: Uma software que ajuda empresas de TI a encontrar os melhores candidatos, cruzando datasets do GitHub e StackOverflow
    TG: aqui
    Autor: Matheus de Souza Lins
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Leandro Maciel Almeida
    Resumo da Proposta:
    O crescimento de informação e a quantidade de dados na internet é evidente. E para que as empresas de TI, principalmente as quais possuem dificuldades em encontrar profissionais qualificados [1] - segundo pesquisa realizada pelo IBGE [3] - , não fiquem para trás, é preciso filtrar toda essa informação. Recrutadores técnicos de grandes empresas procuram bons profissionais. E para que essa procura não se torne uma missão árdua e cansativa, este trabalho mostra a construção de uma solução que pode ajudar empresas a escolherem o candidato mais adequado à sua vaga. Através de um algoritmo simples de classificação, foi possível destacar percentualmente os melhores perfis de uma das plataformas de código mais usadas no mundo, o GitHub, com oportunidades de emprego em outra plataforma onde a comunidade de TI é extremamente presente, o StackOverFlow. Por outro lado, a solução não só beneficiará o recrutador, mas também os usuários do GitHub. Através de gráficos, os GitHub users terão um resumo de quais tecnologias estão sendo mais usadas no momento e também uma visão percentual de quando o seu perfil se encaixa em determinada oportunidade de emprego.

  9. Título: Implantação do gerenciamento de catálogo de serviços no setor público: relato de experiência
    TG: aqui
    Autor: Micael Santos de Souza
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
    Resumo da Proposta:
    A grande quantidade de serviços de TI oferecidos para as organizações a fim de conduzir e manter seus objetivos de negócios dificulta a definição da quantidade, descrição e atributos desses serviços. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da construção, desenvolvimento e implantação do processo de gerenciamento de catálogo de serviços, baseado em ITIL, numa instituição do setor público, bem a avaliação do nível de maturidade do processo de gerenciamento de catálogo de serviços antes e depois da implantação. A metodologia adotada no trabalho é classificada como qualitativa, onde por via de uma pesquisa documental, foi realizada uma análise crítica sobre o processo em questão. São relatadas as principais etapas para a construção do catálogo de serviços e, ao final do trabalho, são analisados os benefícios versus o esforço empregado, concluindo-se que houve benefícios para a organização e para os usuários.

  10. Título: Aplicação do framework mangve em uma organização pública: um estudo de caso
    TG: aqui
    Autor: Marcos Vinícios da Silva Arcanjo
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Hermano Perrelli de Moura
    Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Resumo da Proposta:
    Atualmente, a utilização de TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação não mais se fazem presentes apenas em empresas do ramo tecnológico. Escolas, bibliotecas, hospitais e diversas outras áreas de negócio possuem tecnologias que necessitam de uma constante atenção para garantir um nível aceitável de seus serviços. Se tratando do âmbito público nem sempre os esforços reúnidos para gestão de TIC são efetivamente aproveitados, seja por falta de orçamento, carência de profissionais especializados ou até mesmo falta de interesse do corpo gestor, resultando em locais de trabalho mal otimizados e problemas cíclicos em grandes orgãos presentes em nosso País. Neste contexto, este trabalho irá apresentar um estudo de caso sobre a aplicação do Framework ManGve em uma organização pública localizada em Recife - Pernambuco. A finalidade deste projeto é explicitar a efetividade do ManGve num ambiente inicialmente problemático e mal organizado, relatando através de sua metodologia prática todas as etapas realizadas durante o processo de implantação de Governança Ágil de TIC. Serão relatados todos os procedimentos realizados durante um período de cerca de dois meses, elecando os principais problemas encontrados e analisando todas as entregas de valores adquiridas pela organização durante esta iteração.

  11. Título: Uma comparação entre achados da indústria e da literatura em relação ao uso de requisitos de qualidade em projetos ágeis
    TG: aqui
    Autor: Nikollas Filgueiras da Silva
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientadora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Resumo da Proposta:
    Com um mercado bastante competitivo, em meados de 2001 surge o Manifesto Ágil, com o objetivo de focar nas entregas contínuas em vez da formalização exagerada nas documentações. Os métodos ágeis também visam promover a união entre profissionais do negócio e desenvolvedores, além de tornar mais fácil a incorporação de mudanças nos requisitos. Para alcançar um melhor alinhamento entre a Engenharia de Requisitos, mais especificamente a Engenharia de Requisitos de Qualidade, e as Metodologias Ágeis, é necessário que algumas práticas que são vivenciadas atualmente sejam revistas, pois as mesmas acabam contribuindo com a negligência desse tipo de requisitos nos projetos ágeis de software. Nesse cenário, foi realizado um estudo cujo objetivo foi identificar os desafios na engenharia de requisitos de qualidade em projetos ágeis de larga escala e distribuídos que foram pesquisados até o momento, as práticas ágeis que contribuíram para o surgimento desses desafios e as soluções propostas. Com base nos resultados desse estudo, o presente trabalho visa averiguar como os desafios e práticas que fazem parte da engenharia de requisitos de qualidade em projetos ágeis estão sendo enfrentados na indústria brasileira de desenvolvimento de software. Portanto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por meio de um survey que foi respondido por diversos profissionais que trabalham em projetos de software e oriundos de várias partes do país. Através de suas respostas foi possível identificar quais os desafios enfrentados pelo mercado brasileiro em relação ao uso de Requisitos de Qualidade juntamente com as Metodologias Ágeis. Posteriormente, os dados obtidos do questionário foram cruzados com as respostas das perguntas de pesquisa presentes na revisão sistemática de literatura produzida por outros autores. Como resultado, o trabalho apresenta a identificação de linhas de pesquisas que poderão beneficiar o mercado no futuro.

  12. Título: Integração e Entrega Contínua para aplicações móveis desenvolvidas em React Native
    TG: aqui
    Autor: Pedro José de Souza Neto
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Kiev Santos da Gama
    Resumo da Proposta:
    Integração e entrega contínua não é novidade para desenvolvedores que criam aplicações para web, todavia no desenvolvimento de aplicativos móveis essa prática ainda não é muito difundida principalmente pelo fato dos desafios durante o processo de distribuição da aplicação. Diante do crescente número de aplicativos, uma exigência maior em relação a qualidade e com os prazos de entrega cada vez menores, entregar um código saudável e com frequência é extremamente importante para acompanhar a concorrência. A proposta deste trabalho é implementar uma pipeline de integração e entrega contínua para aplicativos móveis desenvolvidos em React Native. Tendo como objetivo automatizar o processo de build e entrega de aplicações desenvolvidas com essa tecnologia.

  13. Título: Engenharia reversa em firmwares de roteadores SOHO
    TG: aqui
    Autor: Patrick Roberto Braz Costa
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Fernando José Castor de Lima Filho
    Avaliador: Marcelo D'Amorim
    Resumo da Proposta:
    Roteadores SOHO são a porta de entrada para a rede doméstica e por isso são frequentemente alvos de ataque. Infelizmente, os fabricantes além de não desenvolverem firmwares seguros, não costumam prover correções para as vulnerabilidades conhecidas. Ademais, o código fonte dos firmwares não é disponibilizado publicamente, o que torna a descoberta e a correção das falhas uma tarefa complicada para a comunidade. Consequentemente, a análise de segurança em firmwares de roteadores é uma tarefa desafiadora, exigindo uma engenharia reversa do dispositivo. Este trabalho contém uma revisão bibliográfica das técnicas para engenharia reversa em roteadores SOHO, aplicando-as em um dispositivo, no intuito de descobrir vulnerabilidades.

  14. Título: Uma análise comparativa entre ferramentas de gerenciamento de requisitos
    TG: aqui
    Autor: Reginaldo Domingos dos Santos Júnior
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientadora: Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Avaliador: Robson Fidalgo
    Resumo da Proposta:
    O Gerenciamento de Requisitos é composto por um conjunto de atividades que auxiliam a equipe de projetos a identificar, controlar e rastrear requisitos, bem como as mudanças que surgem no decorrer do projeto. Com objetivo de apoiar as atividades do gerenciamento de requisitos, algumas ferramentas de suporte surgiram. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de realizar uma comparação entre ferramentas de Gerenciamento de Requisitos, para ajudar analistas e interessados em Engenharia de Requisitos a escolher a ferramenta mais adequada às suas necessidades.

  15. Título: Um estudo em larga-escala de repositórios Open Source no Github que utilizam containers
    TG: aqui
    Autor: Rafael Felipe Pedroza Jordão
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Vinicius Cardoso Garcia
    Avaliador: Kiev Santos da Gama
    Resumo da Proposta:
    Uma das plataformas que mais fomenta e oferece suporte a comunidade de TI é o GitHub, por disponibilizar o armazenamento de projetos, facilitar o trabalho em conjunto e a gerência de projetos bem como o compartilhamento dos mesmos. Por disponibilizar esse valor, de forma gratuita, grande parte dos projetos Open Source utilizam o GitHub como seu repositório. Uma das formas de se analisar as tendências do mercado de TI é observar o que projetos Open Source estão utilizando atualmente, inquirindo sobre novas tecnologias e formas de utilizá-las. Dada a importância dos containers, que já é reconhecida, não só por possibilitar uma entrega mais rápida de valor, mas também como por dinamizar, padronizar e possibilitar a automatização de processos antes enrijecidos e demorados, como o processo de implantação, vê-se necessário, por ser uma tecnologia relativamente nova, estudos e análises sobre o tema. Com isto tudo em mente, este estudo tem como intuito construir e disponibilizar uma grande base de dados sobre repositórios Open Soure no Github que utilizem containers (119 mil repositórios, 419 mil Dockerfiles, 35 mil docker-compose.yml, 178 linguagens) para prover uma análise sobre a utilização das Best Practices de construção de containers, bem como para auxiliar em estudos subsequentes com o foco nos mesmos.

  16. Título: Estudo de alternativas ao uso de estimativas de esforço na gestão ágil de projetos de desenvolvimento de software.
    TG: aqui
    Autor: Wandecleya Martins de Melo
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador: Bernadette Farias Lóscio
    Avaliador: Carla Taciana Lima Lourenço Silva
    Resumo da Proposta:
    Estimativa de esforço consiste na tentativa de prever quanto tempo a execução de uma tarefa vai requerer. Ela é a base do planejamento e controle de boa parte dos projetos de software; a despeito de sua baixa acurácia e potenciais impactos na qualidade do projeto, ao serem utilizadas como balizadores de decisões técnicas; e efeitos emocionais na equipe, ao serem encarados como métrica de produtividade. O presente trabalho investiga alternativas às estimativas de esforço nas diferentes granularidades do processo de gestão ágil: do projeto, das suas entregas, iterações e histórias de usuário. Foram conjugadas entrevistas, questionários e estudos de caso como formas de coleta de dados. O que possibilitou a identificação de alternativas ao uso de estimativas de esforço, em tomadas de decisão na gestão de histórias de usuário, considerando impactos de curto e longo prazo das decisões técnicas e gerando intervenções que propiciem colaboração e confiança na equipe; além de permitir o gerenciamento de iterações, entregas e do projeto como um todo.