Documento de Requisitos

Health-Watcher

Versão 1.0

 


1         Introdução

 

Este documento especifica os requisitos do sistema da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife denominado de HEALTH-WATCHER, fornecendo aos desenvolvedores as informações necessárias para o projeto e implementação, assim como para a realização dos testes e homologação do sistema.

Para sua elaboração foi utilizada a metodologia UML (Linguagem de Modelagem Unificada).

 

1.1        Visão geral deste documento

Esta introdução fornece as informações necessárias para fazer um bom uso deste documento, explicitando seus objetivos e as convenções que foram adotadas no texto, além de conter uma lista de referências para outros documentos relacionados. As demais seções apresentam a especificação do sistema HEALTH-WATCHER e estão organizadas como descrito abaixo.

·        Seção 2 – Descrição geral do sistema: apresenta uma visão geral do sistema, caracterizando qual é o seu escopo e descrevendo seus usuários.

·        Seção 3 – Requisitos funcionais (casos de uso): especifica todos os requisitos funcionais do sistema, descrevendo os fluxos de eventos, prioridades, atores, entradas e saídas de cada caso de uso a ser implementado.

·        Seção 4 – Requisitos não funcionais: especifica todos os requisitos não funcionais do sistema, divididos em requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho, segurança, distribuição, adequação a padrões e requisitos de hardware e software.

1.2        Convenções, termos e abreviações

A correta interpretação deste documento exige o conhecimento de algumas convenções e termos específicos, que são descritos a seguir.

1.2.1       Identificação dos Requisitos

Por convenção, a referência a requisitos é feita através do nome da subseção onde eles estão descritos, seguido do identificador do requisito, de acordo com o esquema abaixo:

[nome da subseção.identificador do requisito]

Por exemplo, o requisito [Recuperação de dados.RF016] está descrito em uma subseção chamada “Recuperação de dados”, em um bloco identificado pelo número [RF016]. Já o requisito não funcional [Confiabilidade.NF008] está descrito na seção de requisitos não funcionais de Confiabilidade, em um bloco identificado por [NF008].

1.2.2       Prioridades dos Requisitos

Para estabelecer a prioridade dos requisitos foram adotadas as denominações “essencial”, “importante” e “desejável”.

·        Essencial é o requisito sem o qual o sistema não entra em funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, que têm que ser implementados impreterivelmente.

·        Importante é o requisito sem o qual o sistema entra em funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser implementados, mas, se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo assim.

·        Desejável é o requisito que não compromete as funcionalidades básicas do sistema, isto é, o sistema pode funcionar de forma satisfatória sem ele. Requisitos desejáveis são requisitos que podem ser deixados para versões posteriores do sistema, caso não haja tempo hábil para implementá-los na versão que está sendo especificada.

1.3        Referências

Documentos relacionados ao HEALTH-WATCHER e/ou mencionados nas seções a seguir:

1. Guia de Saúde, 1996, Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Saúde

2. Panfletos relativos à Secretaria de Saúde

 

2         Descrição geral do sistema

O sistema tem como funções receber e controlar as denúncias, notificações, além de fornecer informações importantes da Secretaria de Saúde, que sejam do interesse da população.

Permitir intercâmbio de informações com o sistema SSVS(Sistema de Vigilância Sanitária). Este intercâmbio será de imediato apenas para consultas das licenças sanitárias e em outro momento – quando o SSVS estiver implantado o módulo de Controle das Denúncias - será dado entrada automática da denúncia de competência da Vigilância Sanitária.

2.1        Abrangência e sistemas relacionados

Com a implantação do sistema HEALTH-WATCHER a Secretaria de Saúde irá melhorar consideravelmente:

·        O   controle das queixas (denúncias e notificações).

·        Qualidade no serviço de divulgação de suas informações como campanhas de vacinação, prevenção de doenças, guia de saúde, obtenção de certidões de nascimento e óbitos e informações para obter a licença sanitária.

O sistema será controlado pela DIEVS, trocando informações com o Sistema de Vigilância Sanitária.

O cidadão acessa a Internet ou ligará para o número 1520 efetuando sua queixa ou solicitando informações sobre  os serviços da Secretaria de Saúde. No caso de uma queixa, a mesma será  cadastrada no sistema e encaminhada para a  área competente que tomará as medidas cabíveis retornando uma posição quando concluída a análise. Esta conclusão será registrada no sistema, ficando disponível para consulta.

O produto poderá ser disponibilizado em quiosques em diversos pontos estratégicos,  nos quais o próprio cidadão efetuará suas queixas e pedidos de informações.

 

2.2        Descrição dos usuários

O sistema HEALTH-WATCHER atenderá aos seguintes usuários :

·        Inspetores Sanitários

São os servidores especializados da Secretaria de Saúde que têm como função fazer inspeções sanitárias.

 

·        Gerentes da DVE, DINAM, DVA e DVISA

São os servidores da Secretaria de Saúde que ocupam cargos de confiança.

 

·        Atendentes / pessoal administrativo da DIEVS

São os servidores da Secretaria de Saúde que estão lotados na DIEVS.

 

·        Cidadão

     Toda e qualquer pessoa que desejar interagir com o sistema.

 

3         Requisitos funcionais (casos de uso)

Foram identificados os seguintes atores do sistema :

 

Cidadão

Toda e qualquer pessoa que desejar interagir com o sistema.

Funcionário

O servidor da Secretaria de Saúde da Cidade do Recife (Inspetores, atendentes e gerentes).


 

3.1        Casos de Uso Associados  ao Cidadão 

 

Os casos de uso pertinentes ao Cidadão são os seguintes :

 

·        RF01 - Consultar Informações

·        RF02 - Especificar Queixa

 


          [RF01] Consultar informações

Este caso de uso tem como propósito possibilitar as consultas para o cidadão.

Consultar Guia de Saúde

O cidadão poderá solicitar :

·        Quais as unidades de saúde que atendem determinada especialidade.

·        Quais as especialidades de uma unidade de saúde.

 

Consultar Informações Diversas

O cidadão poderá solicitar :

 

Ø      Informações sobre a queixa feita pelo cidadão:

ü      Especificação da queixa.

ü      Situação (ABERTA, SUSPENSA, ou FECHADA).

ü      Parecer técnico.

ü      Data e hora do parecer.

ü      Funcionário que realizou o parecer. 

 

Ø      Informações sobre doenças:

ü      O que é.

ü      Sintomas.

ü      Manifestação.

ü      Tempo de duração.

ü      Locais de referência para tratamento.

 

Prioridade:

¨

Essencial

þ

Importante

¨

Desejável

 

Entradas e pré condições:

·        Os dados a serem consultados devem estar cadastrados no sistema

 

Saídas e pós condições:

·        Resultado da consulta do cidadão

Fluxo de eventos principal

1.      O cidadão escolhe o tipo de consulta

2.      O cidadão informa dados para consulta

3.      O sistema apresenta o resultado da consulta

 

[RF02]  Especificar  queixa

Este caso de uso tem como propósito o registro de queixas. As queixas podem ser:

 

Queixa Animal – DVA

·        Casos de apreensão de animais.

·        Controle de vetores e animais sinantrópicos (roedores, escorpiões, morcegos, etc.)

·        Doenças associadas ao pernilongo (dengue, filariose).

·        Mau tratos com animais.

 

Queixa Alimentar -  DVISA

·        Casos de suspeita por ingestão de alimentos estragados.

 

Queixa diversa  -  DVISA

·        Casos relacionados a diversos motivos, motivos estes que não têm ligações com as queixas citadas anteriormente (restaurante suspeito quanto à higiene, fossas a céu aberto, carros pipas de procedimento suspeito, etc.)

 

Os três tipos de queixa têm as seguintes informações em comum:

 

 

Além destas cada queixa tem suas informações específicas. São elas:

 

Queixa Animal – DVA

 

Queixa Alimentar -  DVISA

 

Queixa diversa  -  DVISA

 

Prioridade:

þ

Essencial

¨

Importante

¨

Desejável

 

Entradas e pré condições:

·        Nenhuma

 

Saídas e pós condições:

·        A queixa deve estar registrada no sistema

 

Fluxo de eventos principal

1.      O cidadão informa o tipo de queixa

2.      O sistema registra o tipo, a data/hora do atendimento

3.      O sistema apresenta a tela específica para cada tipo de queixa

4.      O cidadão informa os dados

5.      O sistema  registra a queixa, retornando o número da ocorrência para que o cidadão anote e possa acompanhar o andamento da mesma.

 

 


3.2        Casos de Uso Associados ao Funcionário

O funcionário necessita do login do sistema para acessar os casos de uso, que são os seguintes:

·        RF10 – Login.

·        RF11 – Cadastrar tabelas.

·         RF12 – Atualizar queixa.


[RF10] Login

Este caso de uso tem como propósito permitir o acesso do funcionário a operações restritas no sistema Health-Watcher.

 

Prioridade:

þ

Essencial

o

Importante

¨

Desejável

 

Entradas e pré condições:

·        Nenhuma

 

Saídas e pós condições:

·        Senha validada pelo sistema

 

Fluxo de eventos principal

 

1.  O funcionário entra com o login e senha

2.  O sistema verifica a senha digitada

 

Fluxo alternativo

No passo 2 caso a senha ou funcionário não seja válido, mostrar uma mensagem de erro.


[RF11] Cadastrar tabelas

Este caso de uso tem como propósito o cadastramento das tabelas do sistema. Para este caso de uso estarão previstas as operações de inclusão, alteração, exclusão, consulta e impressão.

As tabelas são as seguintes:

·        Unidade de saúde (código da unidade, descrição da unidade).

·        Especialidade (código e descrição).

·        Unidade de saúde / Especialidade (unidade de saúde e especialidade).

·        Funcionário (login, nome e senha).

·        Tipo de doença (código, nome, descrição, manifestação e duração).

·        Sintoma (código e descrição).

·        Tipo de doença / Sintoma (tipo de doença e sintoma).

 

Prioridade:

þ

Essencial

¨

Importante

¨

Desejável

 

Entradas e pré condições:

·        Funcionário logado no sistema.

 

Saídas e pós condições:

·        Dados atualizados nas tabelas

Fluxo de eventos principal

1.      O funcionário escolhe a opção para cadastrar (inserir/atualizar) uma das tabelas.

2.      O funcionário informa os dados.

3.      O sistema registra a informação.


[RF12]  Atualizar queixa

Este caso de uso tem como propósito realizar a atualização do andamento de uma queixa.

 

Prioridade:

þ

Essencial

¨

Importante

¨

Desejável

 

Entradas e pré condições:

·        A queixa deve estar cadastrada e com a situação ABERTA.

·        Funcionário logado no sistema.

 

Saídas e pós condições:

·        Queixa atualizada no sistema e com a sua situação FECHADA.

 

Fluxo de eventos principal

1.      O funcionário ativa opção para atualizar queixa

2.      O sistema solicita o número da queixa

3.      O funcionário da o parecer da queixa

4.      O sistema atualiza o parecer da queixa e a informação do funcionário que deu o parecer

 

4         Requisitos não funcionais

 

4.1        Usabilidade

O sistema deve ter uma interface de fácil utilização, visto que o sistema pode ser utilizado por qualquer pessoa que tem acesso a Internet.

O sistema deve ter um HELP on-line para ser consultado por qualquer pessoa que acesse o sistema.

 

Prioridade:           ¨    Essencial                þ    Importante               ¨    Desejável     

 

4.2        Confiabilidade

O sistema deve estar disponível 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. Por não ser um sistema crítico, o sistema poderá ficar fora do ar até que seja corrigida alguma falha que possa ocorrer.

 

Prioridade:           ¨    Essencial                þ    Importante               ¨    Desejável     

 

4.3        Desempenho

O sistema deve prover acesso a 20 usuários simultaneamente.

O tempo de resposta não deve ultrapassar 05 segundos por acesso.

 

Prioridade:           þ    Essencial                ¨    Importante               ¨    Desejável     

 

4.4        Segurança

O sistema deve utilizar algum protocolo de segurança para envio de dados pela Internet.

Para ter acesso aos recursos de registro das queixas, o usuário deve  estar habilitado pelo controle de acesso ao sistema.

 

Prioridade:           ¨    Essencial                þ    Importante               ¨    Desejável     

 

4.5        Padrões

O sistema deve ser desenvolvido dentro dos padrões estabelecidos pela Emprel,  responsável pela normas de padronização de sistemas da Prefeitura da Cidade do Recife.

 

Prioridade:           ¨    Essencial                þ    Importante               ¨    Desejável     

 

4.6        Hardware e software

 

A seguir estão relacionados os hardwares e softwares a serem utilizados para o funcionamento do sistema.

 

SOFTWARE

·        Uma Licença de uso do Microsoft Windows para a estação de trabalho

 

HARDWARE

·        Um microcomputador Pentium III , com 256 Megas de Memória, Placa de rede 3Com 10/100. Este equipamento será utilizado como estação de trabalho para a atendente.