Tópicos Avançados em Inteligência Artificial 

Tema: Análise de Redes Sociais

Prof. Ricardo Prudêncio – Centro de Informática - UFPE

Semestre: 2011.2

Semestres anteriores: 2010.12010.2 – 2011.1      

 

Ementa Resumida

- Tipos de redes e estudos de caso (redes sociais, informacionais, biológicas, tecnológicas)

- Métricas e modelos (análise de centralidade, mundo pequeno, redes sem escala)

- Tarefas (predição de links, detecção de grupos, classificação de nós)

- Processos (percolação, difusão), Ferramentas (visualização, análise)

 

Cases e vídeos – ver http://socialnetcases.wordpress.com/  (o caso Brastemp, United Breaks Guitars, o timbú do Centro de Informática e outros)

 

Cronograma:

- Aula 1: Apresentação da disciplina

Análise de Centralidade

- Dia 11 de Agosto: Análise de Centralidade

- Dia 18 de Agosto: Modelos de Redes

- Dia 23 de Agosto: Definição de Seminários

- Dia 25 de Agosto: Redes de Terrorismo – Glauco/Alan Gomes

- Dia 30 de Agosto: Redes de Contágio – Thales e Gabrielle

- Aula 01 de Setembro: Redes Biológicas – Davi Duarte/ Davi Barros

Modelos de Rede

- Dia 06 de Setembro: Redes de Afeição – Matheus e Vinicius

- Dia 08 de Setembro: Modelo de Mundo Pequeno - Arthur Freitas/Hugo Neiva

Link Mining

- Dia 13 de Setembro: Introdução Link Mining – Guilherme e Dayvid

- Dia 15 de Setembro: Detecção de Comunidades – Henrique/Pedro

- Dia 20 de Setembro: Filtragem Colaborativa Jobert/João Carlos

- Dia 22 de Setembro: Não haverá aula

- Dia 27 de Setembro: Predição de Relacionamentos – Paulo Ricardo

- Dia 29 de Setembro: Não haverá aula

- Dia 04 de Outubro: Page Rank – Adriana/Arthur

Processos e propriedades

- Dia 06 de Outubro: Assortatividade (Redes Sociais e Obesidade) – Lívia/Bruno Coelho

- Dia 11 de Outubro: Não haverá aula

- Dia 13 de Outubro: Difusão (Vírus e Modismos) Leonardo Batista/ Leonardo Brayner

- Dia 18 de Outubro: Resiliência Airton Sampaio

Aplicações

- Dia 20 de Outubro: Influência em Redes Sociais – André/Gabriel

- Dia 25 de Outubro: Uso corporativo de redes sociais – Laís/Paulo Oliveira

- Dia 27 de Outubro: Marketing Viral e Buzz Marketing Anália/Aída

- Dia 01 de Novembro: World of Warcraft – Victor Lorena/Felipe

- Dia 03 de Novembro: Social Query (Jacinto/Andre) e Recomendação de Amigos em Redes Sociais (Tiago Ferreira/Natalia Cabral)

- Dia 17 de Novembro: Redes Sociais Semânticas – Frabrizio

- Dia 22 de Novembro: Redes Transporte (João Victor/Rafael)

- Dia 24 de Novembro: Monitoramento de Mídias Sociais – Emanuel/Nelson e João Emanuel/Jamilson

- Dia 29 de Novembro: Análise Exploratória (René/André) e  Resolução de Entidades (Victor/Lucas)

- Dia 01 de Dezembro: Redes sociais e jogos (Tiago Andrade)

Livros

- Linked, by A. Barabási

- Networks: An Introduction, by M. Newman

 

- Mídias Sociais na Prática, by J. A. Ramalho

 

Material de Referência

Linked, by A. Barabási

- Structure and Function of Complex Networks, by M. Newman

- Link Mining: A Survey, by L. Gettor; C. Diehl

- Data Mining in Social Networks, by D. Jensen; J. Neville

- Centrality in Social Networks, by L. Freeman

- Introduction to Social Network Methods, by R. Hanneman

- Introduction to Social Network Theory, by C. Kadushin

- Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship, by D. Boyd, N. Ellison

 

 

 

Sugestões de Temas para Seminários em:

- Visual Complexity -> Social Networks

Avaliação: Nota de Seminário Individual (Duração mínima 1 hora) (70%) + Participação (30%)

(Obs.* Presença nos seminários será contada no item de participação)