Tópicos Avançados em Inteligência
Artificial Tema: Análise de Redes Sociais Prof. Ricardo Prudêncio –
Centro de Informática - UFPE Semestre: 2011.2 |
|
|||
|
Ementa Resumida - Tipos de
redes e estudos de caso (redes sociais, informacionais, biológicas,
tecnológicas) - Métricas e
modelos (análise de centralidade, mundo pequeno, redes sem escala) - Tarefas (predição de links,
detecção de grupos, classificação de nós) -
Processos (percolação, difusão), Ferramentas (visualização, análise) |
Cases e vídeos – ver http://socialnetcases.wordpress.com/ (o
caso Brastemp, United Breaks Guitars, o timbú do Centro de Informática e
outros) |
||
|
Cronograma: - Aula 1: Apresentação da disciplina Análise de Centralidade - Dia 11 de Agosto: Análise de
Centralidade - Dia 18 de Agosto: Modelos de
Redes - Dia 23 de Agosto: Definição de Seminários - Dia 25 de Agosto: Redes de Terrorismo
– Glauco/Alan Gomes - Dia 30 de Agosto: Redes de Contágio
– Thales e Gabrielle - Aula 01 de Setembro: Redes Biológicas
– Davi Duarte/ Davi Barros Modelos de Rede - Dia 06 de Setembro: Redes de
Afeição – Matheus e Vinicius - Dia 08 de Setembro: Modelo de Mundo
Pequeno - Arthur Freitas/Hugo Neiva Link Mining - Dia 13 de Setembro: Introdução Link
Mining – Guilherme e Dayvid - Dia 15 de Setembro: Detecção de
Comunidades – Henrique/Pedro - Dia 20 de Setembro: Filtragem
Colaborativa – Jobert/João Carlos - Dia 22 de Setembro: Não haverá aula - Dia 27 de Setembro: Predição de
Relacionamentos – Paulo Ricardo - Dia 29 de Setembro: Não haverá aula - Dia 04 de Outubro: Page Rank –
Adriana/Arthur Processos e propriedades - Dia 06 de Outubro: Assortatividade
(Redes Sociais e Obesidade) – Lívia/Bruno
Coelho - Dia 11 de Outubro: Não haverá aula - Dia 13 de Outubro: Difusão
(Vírus e Modismos) –
Leonardo
Batista/ Leonardo Brayner - Dia 18 de Outubro: Resiliência
– Airton Sampaio Aplicações - Dia 20 de Outubro: Influência
em Redes Sociais – André/Gabriel - Dia 25 de Outubro: Uso
corporativo de redes sociais – Laís/Paulo Oliveira - Dia 27 de Outubro: Marketing Viral e
Buzz Marketing – Anália/Aída - Dia 01 de Novembro: World of
Warcraft – Victor Lorena/Felipe - Dia 03 de Novembro: Social Query
(Jacinto/Andre) e Recomendação de Amigos
em Redes Sociais (Tiago Ferreira/Natalia Cabral) - Dia 17 de Novembro: Redes Sociais
Semânticas – Frabrizio - Dia 22 de Novembro: Redes Transporte
(João Victor/Rafael) - Dia 24 de Novembro: Monitoramento de Mídias Sociais – Emanuel/Nelson
e João Emanuel/Jamilson - Dia 29 de Novembro: Análise
Exploratória (René/André) e Resolução de Entidades (Victor/Lucas) - Dia 01 de Dezembro: Redes sociais e jogos (Tiago Andrade) Livros - Linked, by A. Barabási - Networks: An Introduction, by M. Newman - Mídias Sociais
na Prática, by J. A. Ramalho Material de
Referência Linked, by A. Barabási - Structure and Function of Complex
Networks, by M. Newman - Link Mining: A Survey, by L. Gettor; C.
Diehl - Data
Mining in Social Networks, by D. Jensen; J. Neville - Centrality in Social Networks, by L.
Freeman - Introduction to Social Network Methods, by
R. Hanneman - Introduction
to Social Network Theory, by C. Kadushin - Social Network
Sites: Definition, History, and Scholarship, by D.
Boyd, N. Ellison |
|
||
Sugestões de Temas para Seminários em:
- Visual
Complexity -> Social Networks
Avaliação: Nota de
Seminário Individual (Duração mínima 1 hora) (70%) + Participação (30%)
(Obs.* Presença nos seminários será
contada no item de participação)