Roteiro para criação de JavaBeans
Luiz Carlos d´Oleron, Josias de Lima Junior, André Souza
Centro de Informática
Univesidade Federal de Pernambuco

Introdução


JavaBeans são componentes feitos em Java. Eles são projetados para ser independentes, reusáveis e modulares. Como qualquer classe Java, JavaBeans podem ser objetos visíveis. JavaBeans podem ser criados e empacotados e, desta forma, distribuídos para outras pessoas poder usá-los em seus próprios projetos.

Este roteiro mostra como criar um JavaBean no JBuilder, empacotá-lo e utilizá-lo inclusive em outras IDE´s, como o Eclipse e NetBeans.

Certifique-se de ter lido com atenção as apresentações e os textos sobre desenvolvimento visual com Java e JavaBeans:

Desenvolvimento de interfaces gráficas com Java

Desenvolvimento de interfaces gráficas com Java e JavaBeans

JavaBeans Short Course: Introduction to JavaBeans (em inglês)

 

Recursos Utilizados


Vamos utilizar neste roteiro o JBuilder 8.0 e Eclipse 3.0. Certifique-se que eles estão instalados na sua máquina.

Mãos à Obra


1. O passo inicial é criar um novo projeto no JBuilder. Vá no menu File, clique em New Project. Dê um nome ao seu projeto e informe a localização dele no seu computador. Clique em Finish.

2. O passo seguinte é começar a criar o seu Bean. Partiremos do componente javax.swing.Panel. Para isso, vá no menu File e clique em New. Aparecerá a tela a seguir. Selecione Panel e clique em OK.

3. Altere o class name para PainelControle e clique em OK. O JBuilder criará algum código para você numa nova classe PainelControle.java.

4. Selecione a pasta Design para editar sua classe e depois:

  • modifique o layout para null;
  • adicione os componentes desejados:
  • Um JButton. name: btInseir, text: Inserir;
  • Um JButton. name: btConsultar, text: Consultar;
  • Um JButton. name: btLimpar, text: Limpar;
  • Um JLabel. name: lbMensagem, text: mensagem;
  • Redimensione os componentes para que eles se ajustem a tela, conforme a figura a seguir:

  • implemente os eventos que os componentes adicionados devem gerar (actionPerformed dos botões);

Para isso, selecione o botão btInserir. Clique na aba Events à direita da tela. Irá aparecer uma lista de eventos que podem ser gerados pelo JButton. No alto, dê um duplo-clique no campo ao lado de actionPerformed. O editor design irá deixar de aparecer, dando lugar ao editor de código. Clique na aba design e repita o procedimento com os outros dois botões.

  • compile o projeto.

Propriedades


5. Agora, vamos definir as propriedades que serão "visíveis" para quem estiver manipulando o Bean. Clique na aba Bean e clique em Properties. Adicione as seguintes propiedades, criando os métodos get e set de cada um:

  • botaoInserirHabilitado do tipo boolean;
  • botaoConsultarHabilitado do tipo boolean;
  • botaoLimparHabilitado do tipo boolean;
  • mensagem do tipo String.

Depois de fazer isto, você deverá ter uma tela parecida com a seguir (a ordem das propriedades poderá ser diferente):

6. De volta a pasta Source, vamos ligar as propriedades, modificando os metodos get/is e set para utilizarem os botões e a mensagem de acordo com os exemplos abaixo

  • Corpo do metodo isBotaoInserirHabilitado()

             return btInserir.isEnabled();

  • Corpo do metodo setBotaoInserirHabilitado(valor)

             btInserir.setEnabled(valor) ;

  • Corpo do metodo isBotaoConsultarHabilitado()

             return btInserir.isEnabled();

  • Corpo do metodo setBotaoConsultarHabilitado(valor)

             btInserir.setEnabled(valor);

  • Corpo do metodo isBotaoLimparHabilitado()

             return btInserir.isEnabled();

  • Corpo do metodo setBotaoLimparHabilitado(valor)

             btLimpar.setEnabled(valor);

  • Corpo do metodo getMensagem()

             return lbMensagem.getText();

  • Corpo do metodo setMensagem(valor)

             lbMensagem.setText(valor);

7. Remova os atributos botaoInserirHabilitado, botaoConsultarHabilitado, botaoLimparHabilitado, e mensagem da classe.

Obs.: Você deve estar se perguntado por que criamos e depois apagamos estes atributos. Na verdade, só criamos eles para poder utilizar a facilidade do JBuilder para gerar os métodos get e set que nós desejávamos.

8. Compile o projeto.

Eventos


9. Vá para a pasta Bean e:

  • Na pasta General, selecione a opção Support Serialization;
  • Na pasta BeanInfo, certifique-se que somente as propriedades mensagem, botaoInserirHabilitado, botaoConsultarHabilitado e botaoLimparHabilitado estão selecionadas e clique no botão Generate BeanInfo;
  • Na pasta Events, clique o botão Create Custom Event;
  • Preencha o nome do Event Set com o nome do painel (PainelControle);
  • Remova o evento dataChanged e adicione os eventos botaoInserirPressionado, botaoConsultarPressionado e botaoLimparPressionado, clique o botão OK;

  • Na parte de eventos levantados (coluna esquerda), selecione o Event set que acabamos de criar.
  • O JBuilder poderá avisá-lo de alguns erros. Não se preocupe e compile o projeto.

10. Por fim temos de indicar em que situações os eventos devem ser disparados. No item 4 deste roteiro você implementou os eventos que os componentes do bean devem gerar (actionPerformed dos botões). Agora você deve implementar a notificação do evento através da chamada ao método fire correspondente conforme o exemplo a seguir:

void btConsultar_actionPerformed(ActionEvent e) {
        this.fireBotaoConsultarPressionado(new PainelControleEvent(this));
}

void btInserir_actionPerformed(ActionEvent e) {
        this.fireBotaoInserirPressionado(new PainelControleEvent(this));
}

void btLimpar_actionPerformed(ActionEvent e) {
        this.fireBotaoLimparPressionado(new PainelControleEvent(this));
}

GERANDO UM ARQUIVO PARA DISTRIBUIÇÃO


11. Pronto o seu bean está pronto. Agora temos de gerar um arquivo de distribuição para permitir instalá-lo em uma IDE e distribuí-lo para outras pessoas/projetos, permitindo assim seu reuso.

  • Chame o menu Wizards -> Archive Builder ...;
  • Clique no botão Next e marque a opção Compress the contents of the archive;
  • Clique no botão Finish;
  • Compile o projeto.

Observe que na janela no alto e à esquerda aonde se encontra a árvore do projeto, encontramos agora um item Archive e um arquivo <<nome_projeto>>.jar:

Finalmente, seu JavaBean está pronto e empacotado neste arquivo .jar. Agora, vamos aprender como:

Utilizar JavaBean PainelControle no JBuilder 8.0

Utilizar o JavaBean PainelControle no Eclipse 3.0

Utilizar o JavaBean PainelControle no NetBeans 4.0

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