Computação Musical


A formação de profissionais capazes de escrever programas de ação multimídia que
verdadeiramente adaptem-se aos meios computacionais hoje disponíveis, exige um
conjunto mínimo de domínios de conhecimento dentro da ciência da computação.
As principais matérias que lidam com técnicas e conceitos relativos ao mundo visual
e auditivo são, respectivamente, a computação gráfica e a computação musical.

Esta disciplina oferece aos alunos a possibilidade de complementar seus conhecimentos
relativos à natureza da forma sonora, aos algoritmos para a síntese e processamento
de sons digitais, e às técnicas de representação e manipulação de informações  musicais, incluindo
wave, MIDI, MP3, RealAudio, etc.

Informações Gerais

·         Homepage: www.di.ufpe.br/~musica/

·         Newsgroup: depto.comp.musical

·         Professor: Geber Ramalho (http://www.di.ufpe.br/~glr)

·         Cursos realizados ou em realização:

o    2016.1, 2015-1, 2014-1, 2013-1, 2012-1, 2011-1, 2010-1, 2009-1, 2008-1, 2007.1, 2006-1, 2004-1, 2003-1, 2002-1, 2001-1, 2000-1, 99-1

Requisitos e público alvo

Para poder cursar a referida disciplina, o aluno deverá dominar, ou estar em vias de dominar, alguns conhecimentos básicos de computação ensinados nas seguintes disciplinas: Algoritmos e estruturas de dados (pré-requisito) e Linguagens de Programação 3 (co-requisito)

É obvio dizer que, da mesma maneira com que não é preciso ser artista plástico para cursar computação gráfica, não é preciso ser músico para cursar esta disciplina. Todo conhecimento necessário será ensinado na própria disciplina!

Ementa

·         Fundamentos

o    Som

o    Música

o    Acústica

o    Psico-acústica

·         Processameno e síntese de áudio

o    Sinais de áudio analógicos e digitais

o    Síntese sonora

o    Processamento de som

o    Armazenamento de som

o    Compressão de som

·          Representação simbólica/MIDI

o    Protocolo e arquitetura MIDI

o    General MIDI e Arquivo padrão MIDI

o    Seqüenciamento musical

·         Indexação e Recuperação de informação musical e sonora

o    Extração de características

o    Transcrição

o    Query By Humming

o    Fingerprinting

o    Download em redes P2P

·         Tópicos avançados (A definir segundo a demanda da turma. Cada tópico ocupa meia aula!)

o    Internet & multimídia (deve ser totalmente coberto!)

§  Aspectos legais de distribuição de conteúdo musical (DRM, CC, XRML)

§  Meta dados para audio

§  Padrões MPEG: 7 e 21

§  Dipositivos móveis

§  Tecnologia P2P para música

o    Ferramentas de Programação

§  MusicXML

§  Winamp (plugins)

§  API Windows

§  DirectAudio

o    Inteligência Artificial

§  Orquestração MIDI

§  Reconhecimento de altura e ritmo

§  Previsão de acordes

§  Composição automática

§  Análise Harmônica

§  Descoberta de padrões musicais

§  Sistemas de acompanhamento automático

o    Interação

§  Performance em tempo real & MAX

§  Interfaces musicais e novos intrumentos

§  Conversão audio-midi

o    Aplicações Específicas

§  Softwares educativos

§  Espacialização do som

§  Técnicas de síntese sonora

§  Automação de estúdio

Material bibliográfico

·         Livros:

o    The Computer Music Tutorial (livro texto)
Curtis Roads
MIT Press, 1996

o    Principles of Digital Audio
Ken C. Pohlman
McGraw Hill, 1995, 3rd Edition

o    Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance
Charles Dodge & Thomas A. Jerse
Schirmer Books, 1997

o    The technology of computer music
Max Mathews
Cambridge: MIT Press, 1969

o    Music, Physics and Engineering
Harry Olson
Dover Pub. 1967

o    The science of musical sound
J. Pierce
New York: Scientific American Books, 1983.

o    Introduction to Professional Recording Techniques.
Bruce Bartlett
Howard W. Sams & Company, 1987

·         Artigos diversos

o    A linguagem SOM-A para síntese aditiva
Aluízio Arcela.
Anais do I Simpósio Brasileiro de Computação e Música, SBC,
Caxambu, 1994.

o    Signal processing aspects of computer music: a survey
J. Moorer
Proceedings of the IEEE 65(8):1108-1137, 1977.

o    Musicians make a standard: the MIDI phenomenon:
Gareth Loy
Computer Music Journal, 9(4), 1983.

o    MIDI 1.0 Specification
International MIDI Association
IMA, 5316 West 57th St., Los Angeles, 1984.