Proposta de Dissertação de Mestrado - CIn - UFPE

Área: Computação Gráfica

Orientador: Marcelo Walter


A área de Computação Gráfica  evoluiu muito nos últimos anos a ponto de ser relativamente “fácil” sintetizar imagens com realismo próximo ao fotográfico. Entretanto, paradoxalmente, muito do aspecto visual do mundo real decorre do que chamamos imperfeições tais como sujeira, manchas, poeira, idade dos objetos e outros. As imagens que consideramos “reais” em CG ainda são muito limpas e perfeitas, uma herança dos algoritmos exatos da área.

O objetivo principal deste projeto é investigar técnicas para aumento do realismo visual de cenas sintetizadas adicionando o que chamamos de imperfeições às mesmas. O trabalho pioneiro nesta área [Becket 1990] utilizou mapeamento de textura com mapas calculados por regras e algoritmos fractais. Vários outros trabalhos abordaram aspectos específicos do problema geral, como modelagem de poeira [Chi 1995], ferrugem [Chang 2003], além do aspecto geométrico localizado do acúmulo de materiais [Miller 1994] e renderização de superfícies não-homogênas [Mostefaoui 1999]. Uma abordagem mais recente ao problema específico de envelhecimento por ação do Tempo é apresentada em [Chen 2006], utilizando partículas de envelhecimento denominadas γ-tons. Um livro recente [Dorsey07] também aborda o assunto. Abaixo imagens reais ilustrando o conceito.




Referências Bibliográficas

  1. Becket W., Badler N. I. Imperfection for Realistic Image Synthesis. The Journal of Visualization and Computer Animation Vol. 1: 26-32 (1990)

  2. Miller G. Efficient Algorithms for Local and Global Accessibility Shading. Computer Graphics Proceedings, Annual Conference Series: 319-326 (1994)

  3. Hsu Siu-Chi, Tien-Tsin Wong. Simulating Dust Accumulation. IEEE Computer Graphics and Applications Vol. 15 (1), p. 18-25(1995)

  4. Yao-Xun Chang, Zen-Chung Shih. The Synthesis of Rust in Seawater. The Visual Computer Vol 19(1), p. 50-66 (2003)

  5. L. Mostefaoui, J.M. Dischler, D. Ghazanfarpour. Rendering Inhomogeneous Surfaces with Radiosity. Proceedings of Eurographics Rendering Workshop, 1999

  6. Chen Y. et al. Visual Simulation of Weathering by γ-ton tracing. ACM Transactions on Graphics Vol 24(3), p. 1127-1133 (2006)

  7. J. Dorsey, H. Rushmeier, F. Sillion. Digital Modeling of Material Appearance. Morgan Kaufmann. 2007