Proposta de Dissertação de Mestrado - CIn - UFPE

Área: Computação Gráfica

Orientador: Marcelo Walter


A natureza contém inúmeros exemplos de texturas que podem ser agrupadas por uma característica peculiar: são sempre nas cores branco e preto (BW). Estas texturas são encontradas igualmente em mamíferos, peixes e borboletas. As figuras abaixo ilustram alguns exemplos entre os mamíferos. Ao contrário de outras texturas características de mamíferos, como leopardos e girafas, por exemplo, as texturas BW não têm padrões estruturantes estabelecidos, não são regulares. A Biologia explica como uma “falha” da produção do pigmento em algumas áreas do corpo, por isto o aspecto mais aleatório das manchas características [Jackson91].


Neste trabalho de pesquisa, tomaremos como ponto de partida o modelo MCLONE [Walter98], proposto para explicar padrões visuais regulares, que procura integrar os aspectos de formação do padrão visual com a geometria do animal em desenvolvimento [Walter2001]. Este trabalho tem um forte aspecto interdisciplinar, onde se busca conhecimento recente em Biologia para fins de computação gráfica. O aluno(a) deverá ter interesse em investigar aspectos Biológicos do problema.





Referências Bibliográficas

M. Walter, A. Fournier, M. Reimers. Clonal Mosaic Model for the Synthesis of Mammalian Coat Patterns. Proceedings of Graphics Interface 1998. p. 82-91, Vancouver, Canada, 1998

Marcelo Walter, Alain Fournier, Daniel Menevaux. Integrating Shape and Pattern in Mammalian Models Proceedings of ACM SIGGRAPH 2001, p. 317-326, 2001

•   I. J. Jackson. Mouse Coat Colour Mutations: A Molecular Genetic Resource Which Spans the Centuries. BioEssays, Vol. 13, No. 9, pp. 439–446, september 1991

 

Síntese Inteligente de Texturas BW