Proposta de Dissertação de Mestrado - CIn - UFPE

Área: Computação Gráfica

Orientador: Marcelo Walter

Co-Orientador: Mário Costa Sousa - University of Calgary


As técnicas para síntese de texturas a partir de amostras tiveram um progresso notável desde os primeiros resultados obtidos por [Efros99] em 1999 e Wey&Levoy em 2000 [Wei00]. O problema consiste em sintetizar, com apenas uma imagem de entrada, uma nova imagem com resolução maior do que a imagem de entrada e visualmente similar à imagem de entrada.  A figura abaixo ilustra um resultado destas técnicas. 


Exemplo de Síntese de Texturas a partir de amostras

Uma classe de texturas que ainda não é bem resolvida pelos métodos atuais de síntese é a classe de texturas NPR (Non-Photorealistic Rendering). A área de renderização não-realística em computação gráfica [Gooch 2001][Strothotte 2002] tem evoluído significativamente desde os trabalhos iniciais em 1994 [Winkenbach 1994]. Embora de difícil definição formal, os trabalhos nesta área são caracterizados por objetivar renderizações que buscam inspiração não somente na simulação fisicamente correta dos fenômenos de interação entre a luz e matéria, mas também, por exemplo, pela simulação de trabalhos artísticos (desenho, pintura [Curtis 1997]) ou ilustrações técnicas de manuais de engenharia [Gooch 1998] e livros de medicina, por exemplo.


O objetivo principal deste trabalho é a investigação de técnicas para síntese de texturas específicas de aplicações NPR [Jodoin2002][Barla2006]. Estas texturas têm características peculiares que dificultam a adoção das técnicas já existentes. Abaixo algumas imagens do tipo de texturas desejadas.


Exemplos dos resultados apresentado em [Barla2006]


Referências Bibliográficas

Efros,A., Leung,T. Texture synthesis by non-parametric sampling. In: International Conference on Computer Vision, vol.2, pages 1033-1038 (1999).

Wei, L.Y., Levoy, M. Fast Texture Synthesis Using Tree-Structured Vector Quantization. In: SIGGRAPH 2000, p. 479-448, (2000).

Bruce Gooch, Amy Gooch. Non-Photorealistic Rendering. AK Peters, 2001

Thomas Strothotte, Stefan Schlechtweg. Non-Photorealistic Computer Graphics: Modeling, Rendering and Animation. Morgan Kaufmann, 2002

Georges Winkenbach, David H. Salesin Computer-Generated Pen-And-Ink Illustration. Proceedings of SIGGRAPH 94. p. 91-100, 1994

Curtis, C.J. et al. Computer-generated Watercolor. Proceedings of ACM SIGGRAPH 1997. p. 421-430, 1997

Gooch Amy et al. A Non-Photorealistic Lighting Model for Automatic Technical Illustration. Proceedings of ACM SIGGRAPH 98. pp. 447-452, 1998

Pascal Barla et al. Stroke Pattern Analysis and Synthesis. Computer Graphics Forum, v. 25(3), p. 663-671, 2006

P.M. Jodoin et al. Hatching by Example: a Statistical Approach. Proceedings of NPAR 2002, p. 29-36

 

Síntese de Texturas NPR