Proposta de Dissertação de Mestrado - CIn - UFPE

Área: Computação Gráfica

Orientador: Marcelo Walter


Descrição

A modelagem de fenômenos naturais em Computação Gráfica busca criar modelos e representações para os diversos fenômenos que compõe a natureza, incluindo investigações nos três reinos que compõe a natureza: Mineral, Vegetal e Animal. Enquanto os padrões visuais naturais encontrados no reino Animal já têm sido objeto de pesquisa há bastante tempo [Turk91][Walter01], o mesmo não acontece com os padrões visuais encontrados no reino Vegetal. Este trabalho tem por objetivo principal estudar os processos biológicos de formação de padrões vegetais [Korn07] e propor um modelo para síntese destes padrões em computação gráfica. Um ponto de partida possível é o modelo Mosaico de Clones [Walter98], desenvolvido para padrões do reino Animal. As figuras abaixo ilustram a variedade de padrões possíveis, bem como as imagens desta pagina.




Referências Bibliográficas

  1. Greg Turk. Generating textures for arbitrary surfaces using reaction-diffusion. Computer Graphics (Proceedings of SIGGRAPH 91), p. 289-298, 1991

  2. M. Walter, A. Fournier, M. Reimers. Clonal Mosaic Model for the Synthesis of Mammalian Coat Patterns. Proceedings of Graphics Interface 1998. p. 82-91, Vancouver, Canada, 1998

  3. Marcelo Walter, Alain Fournier, Daniel Menevaux. Integrating Shape and Pattern in Mammalian Models Proceedings of ACM SIGGRAPH 2001, p. 317-326, 2001

  4. R. Korn. Watermelon Stripes. A Case for the Clonal Mosaic Model in Plants. Journal of Theoretical Biology. v. 247(4), p. 859-861, 2007