Prof. Marcelo Walter

Programação PASCAL - UFPE

LISTA 3 - EXERCÍCIOS


Exercícios de fixação com os comandos FOR-TO e REPEAT


1. Fazer um programa usando comando FOR para apresentar o total da soma obtida dos cem primeiros números inteiros (1+2+3+...+99+100).


2. Altere o programa anterior para ler como informação de entrada o número final para encerrar a soma. Por exemplo, se o usuário entrar com o número 50, o programa deverá somar todos os inteiros de 1 até 50.


3. Escreva um programa em PASCAL para calcular o fatorial de um número inteiro utilizando comandos do tipo REPEAT/UNTIL.


Exemplo de tela de saída:


    Entre com um número: 4

    O fatorial de 4 e 24

    Outro número (sim/nao) ? sim


    Entre com um número: 5

    O fatorial de 5 e 120

    Outro número (sim/nao) ? nao


4. Fazer um programa que calcule e imprima o fatorial de um número fornecido pelo usuário, usando o comando FOR/TO/DO. Perguntar ao usuário se ele deseja calcular o fatorial de outro número e repetir a execução do programa tantas vezes quantas o usuário indicar.

Exemplo de tela de saída:


    Entre com um número: 5

    O fatorial de 5 e 120

    Outro número (sim/não) ? nao


5. Alterar o programa anterior do fatorial, usando o comando do tipo FOR/DOWNTO/DO no lugar dos comandos FOR/TO/DO.


6. Escrever um programa que calcule todos os números divisíveis por um certo valor indicado pelo usuário (o resto da divisão por este número deve ser igual a zero), compreendidos em um intervalo também especificado pelo usuário. O usuário deve entrar com um primeiro valor correspondente ao divisor e após ele vai fornecer o valor inicial do intervalo, seguido do valor final deste intervalo. Usar o comando FOR/TO/DO.

Exemplo de tela de saída:


    Entre com o valor do divisor: 3

    Início do intervalo: 17

    Final do intervalo: 29

    Números divisíveis por 3 no intervalo de 17 à 29:

    18  21  24  27


7. Fazer um programa de criptografia (codificação de dados visando a privacidade de acesso as informações), onde dada uma string este programa codifique os dados através de um processo de substituição de letras (você pode definir o seu próprio método). Fazer um outro programa complementar a este que deve ser capaz de descriptografar a string, ou seja, deve pegar uma string codificada e retornar ao texto original.


DICAS: Para fazer este programa você precisará acessar os diferentes caracteres dentro de um string. Um string nada mais é do que uma coleção de caracteres que podem ser individualmente acessados. Por exemplo considere o seguinte programa exemplo, que lê uma palavra do usuário e imprime as letras uma a uma:


program ExemploString;


var

    palavra: string;

    tamanho: integer;

    i: integer;

begin

    { Le palavra do usuario }

    write('Entre com uma palavra: ');

    readln(palavra);

    { Encontra tamanho da palavra }

    tamanho := length(palavra);

    { Imprime palavra letra a letra }

    for i:= 1 to tamanho do

    begin

        write('Letra ', i, ' vale ', palavra[i]);

        writeln;

    end;


end.