Seminário de Computação Gráfica

6 Junho , 10h-12h, Auditório do CIn

 

O Centro de Informática da UFPE estará recebendo os Profs. Nadia e Daniel Thalmann para duas palestras. Atenção: a partir do dia 28 de maio serão abertas as inscrições para participacão no seminário. As inscrições serão por email. Aguarde instruções que serão divulgadas aqui mesmo.


Maiores informações com Prof. Marcelo Walter (marcelow <at> cin.ufpe.br).


Humanos Digitais Anatomicos a partir de dados MRI e Digitalizações


Prof. Dr. Nadia Magnenat-Thalmann

MIRALab-University of Geneva


RESUMO


Para muitas aplicações, cada vez mais dados exatos sobre corpos

humanos são necessários. Há necessidade não somente de simular a parte externa dos corpos utilizando dados digitalizados  mas  também obter dados segmentados MRI para reconstruir o interior de qualquer corpo na forma e tamanho adequados. No laboratório MIRALab, na Universidade de Genebra, estamos trabalhando em ambos os tópicos que são relacionados: a partir dos dados da digitalização 3D nós podemos gerar semi-automaticamente seres humanos virtuais e então interativamente animá-los, modificá-los e vesti-los em tempo-real. Estamos trabalhando também no sentido de automatizar todo o processo, ou seja, a partir dos dados de geometria capturados, sermos capazes de nos ver e caminhar automaticamente ou efetuar outro movimento qualquer. Os movimentos digitalizados são adaptados de movimentos previamente capturados. Em relação à modelagem do  interior do corpo, nós estamos trabalhando também no sentido de utilizar dados de ressonância magnética (MRI) de articulações como os quadris e visualizar estas artculações tridimensionalmente. A validação é feita utilizando-se os dados digitalizados, a captura do movimento e os dados de ressonância para um mesmo sujeito. Apresentaremos exemplos de projetos de pesquisa europeus tais como o 3D Anatomical Humans e o Leapfrog.


MNI-CV

A Profa. Nadia Magnenat-Thalmann tem sido pioneira nas pesquisas sobre seres humanos virtuais nos últimos 25 anos. Obteve seu PhD em Física Quântica pela Universidade de Genebra. De 1977 a 1989 foi professora na Universidade de Montreal no Canadá onde fundou o laboratório de pesquisa MIRALab. Foi eleita a Mulher do Ano em Montreal  por seu trabalho  pioneiro na área de seres humanos virtuais e por ter apresentado a Marilyn Monroe Virtual no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 1988.


Desde 1989, é professora na Universidade de Genebra onde recriou o laboratório interdisciplinar de pesquisa MIRALab. Com seus 30 estudantes de doutorado, foi autora e co-autora de mais de 300 trabalhos de pesquisa e livros na área de modelagem de seres humanos virtuais, a interação com eles e a "vida" em mundos aumentados. Ela participa no momento em mais de doze projetos de pesquisa europeus e suíços além de ser coordenadora de diversos projetos de pesquisa europeus tais como a Rede de Excelência (NoE) INTERMEDIA, o projeto HAPTEX e a Rede de Treinamento em Pesquisa Marie Curie sobre 3D ANATOMICAL HUMANS.


Simulação de Multidões em Tempo-Real


Professor Dr. Daniel Thalmann

EPFL VRlab - Lausanne

Switzerland


RESUMO


Por muitos anos, o desafio foi o de produzir multidões virtuais realísticas para efeitos especiais em filmes. Agora, há um novo desafio: a produção de multidões virtuais autônomas em tempo-real. As multidões em tempo-real são necessárias em jogos, em aplicações de realidade aumentada e em sistemas de realidade virtual para treinamentos e simulações. A autonomia é a única maneira de criar multidões críveis que reagem aos eventos em  tempo-real. Mas este objetivo requer a solução de muitos problemas: animação flexível dos indivíduos, animação comportamental, renderização em tempo-real, níveis de detalhe e interfaces. Neste seminário,  nós apresentaremos técnicas que solucionam estes problemas ilustradas por exemplos em herança cultural e fobia social.


MINI-CV

O professor Dr. Daniel Thalmann é professor e diretor do laboratório de realidade virtual (VRlab) no EPFL na Suíça. É um pioneiro nas pesquisas sobre seres humanos virtuais. É co-editor chefe do Journal of Computer Animation and Virtual Worlds e membro dos comitês editoriais  de outros 5 journals. É co-chair do comitê de programa da conferência CGI 2007 e  da conferência Virtual Rehabilitation 2007, além de co-chair das conferências CASA 2007, SCA 2007 e ACM VRST 2008. Organizou também 5 cursos sobre animação de humanos no SIGGRAPH. O Prof. Daniel Thalmann  publicou inúmeros artigos nas áreas de Computação Gráfica, Animação e Realidade Virtual. É co-editor e co-autor de muitos livros incluindo o "Handbook on Virtual Humans", publicado pela editora John Wiley. Recebeu seu PhD em Informática em 1977 pela Universidade de Genebra e um Doutor Honoris Causa da Universidade Paul-Sabatier em Toulouse, França em 2003.