Prof. Marcelo Walter - UFPE

Computação Gráfica- Exercícios Exemplo

A idéia destes exercícios não é cobrir exaustivamente os assuntos da disciplina, mas dar uma

amostra do tipo de questões possíveis.


1. Enumere e explique dois avanços para Computação Gráfica proporcionados pela nova geração de placas gráficas


2. Suponha uma aplicação de CG que você deseja acelerar em pelo menos 10% a velocidade de execução. Utilizando os assuntos apresentados em aula, sugira duas maneiras de obter esta aceleração e justifique (não basta apenas dizer, por exemplo, usar uma placa gráfica mais potente).


3. A técnica de stripfication transforma a informação de conexão entre os triângulos de uma malha numa strip (tira) de maneira que a partir do primeiro triângulo, para especificar os próximos basta especificar apenas um vértice (veja figura abaixo). Suponha um objeto representando com N triângulos, Suponha um barramento com velocidade de 1MBytes/segundo. Quantos o valor máximo de N para não sobrecarregar o barramento, com e sem stripfication? Suponha coordenadas dos vértices em float com 32bits de precisão.Mostre seus cálculos.


Exemplo de triangle strip


4. Qual a principal característica de cáusticas que as tornam tão difíceis de renderizar nos algoritmos de Iluminação Global?


5. Suponha uma cena com 1000 árvores onde cada árvore é representada por 1000 partículas. Supondo que você tem acesso às informações de posição da câmera virtual e outras que você julgar necessárias, derive uma fórmula que renderiza as árvores adaptativamente, ou seja, as árvores mais próximas com maior resolução e as mais distantes com menos resolução. O resultado da fórmula deve ser um número float no intervalo [0,1] onde 1 significa renderizar uma árvore na resolução máxima e 0.5 por exemplo seria renderizar com a metade das partículas (neste exemplo 500 partículas).


6. Considere uma textura com resolução m x m e c bits de cor. Derive uma fórmula genérica para calcular a quantidade de memória necessária em bytes para armazenar o mipmap desta textura? Mostre que seus cálculos estão corretos provando o resultado de 1.048.575 bytes para uma textura com m=512 e c=24.


7. Explique porque modelos analíticos para BRDF sempre serão necessários em CG (por modelos analíticos entende-se um modelo que não utiliza medidas diretas da natureza). Dê um exemplo que valide sua explicação.


8. A empresa de efeitos especiais que você trabalha pediu a você para apresentar duas possibilidades para fazer a modelagem de chuva sintética numa cena de game 3D numa selva tropical. Explique estas possibilidades. Não há resposta certa, a idéia é ver como você utiliza os conhecimentos da disciplina para enfrentar um problema destes.


9. Calcule as equações para definição do mapeamento de uma textura para um mapa com resolução em u igual a 64 pixels e em v de 128  pixels. Este mapa deve ser mapeado num quadrante de esfera definido da seguinte

forma (considere um sistema de coordenadas esférico): π/16 <= θ <= π/4 e π/8 <= φ <= π/2.