8.1 Planejamento da Qualidade  8.2 Garantia da Qualidade  8.3 Controle da Qualidade
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

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8.2 Garantia da Qualidade

A garantia da qualidade consiste em todas as atividades planejadas e sistemáticas que são implementadas dentro do sistema de qualidade buscando assegurar que o projeto irá satisfazer os padrões relevantes de qualidade [ 6 ]. Ela deve ser realizada durante todo o projeto. Anteriormente à elaboração das Séries ISO 9000, as atividades descritas no planejamento da qualidade eram claramente incluídas como parte da garantia de qualidade.
  A garantia da qualidade é freqüentemente fornecida pelo Departamento de Garantia da Qualidade ou unidade organizacional similar, embora isso não seja uma exigência.
  A garantia pode ser fornecida à equipe de gerência do projeto e à gerência da organização executora (garantia da qualidade interna), ou pode ser fornecida ao cliente e outros não ativamente envolvidos no trabalho do projeto (garantia da qualidade externa).

Entradas
   .1 Plano de gerência da
       qualidade
   .2 Resultados da medição do
       controle da qualidade
   .3 Definições operacionais
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Técnicas & Ferramentas
   .1 Técnicas e ferramentas de
       planejamento da qualidade
   .2 Auditorias de qualidade
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Saídas
   .1 Melhoria da qualidade
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8.2.1 Entradas para a Garantia da Qualidade

.1 Plano de gerência da qualidade. O plano de gerência da qualidade está descrito na Seção 8.1.3.1.

.2 Resultados da medição do controle da qualidade. . As medições de controle da qualidade são o registro dos testes e medidas de controle da qualidade num formato adequado para comparações e análises.

.3 Definições operacionais. As definições operacionais estão descritas na Seção 8.1.3.2.

8.2.2 Técnicas e Ferramentas para a Garantia da Qualidade

.1 Técnicas e ferramentas de planejamento da qualidade. As técnicas e ferramentas de planejamento da qualidade descritas na Seção 8.1.2 podem ser bem usadas na garantia da qualidade.

.2 Auditorias de qualidade (Quality audits). Uma auditoria de qualidade é uma revisão estruturada das outras atividades de gerência da qualidade. O objetivo da auditoria da qualidade é identificar as lições aprendidas que melhorem o desempenho deste projeto ou de outros projetos da organização. A auditoria de qualidade pode ser programada ou aleatória, podendo ser conduzida tanto por auditores da própria casa adequadamente treinados, quanto por terceiras partes tais como agências de registro de sistemas de qualidade.

8.2.3 Saídas da Garantia da Qualidade

.1 Melhoria da qualidade. A melhoria da qualidade inclui a tomada de ações para aumentar a efetividade e a eficiência do projeto fornecendo benefícios adicionais para as partes envolvidas do projeto. Na maioria dos casos, a implementação de melhorias na qualidade exigirá preparação de requisitos de mudanças ou tomada de ações corretivas e serão gerenciadas de acordo como os procedimentos do controle integrado das mudanças, conforme descrito na Seção 4.3.

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