4.1 Desenvolvimento do Plano do  Projeto  4.2 Execução do Plano do Projeto  4.3 Controle Integrado de Mudanças
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

modelo

4.3 Controle Integrado de Mudanças

O controle integrado de mudanças se preocupa com (a) influenciar os fatores que criam as mudanças para assegurar que elas sejam consentidas, (b) determinar que uma mudança ocorreu, e (c) gerenciar as mudanças no momento em que ocorrem. Definido o escopo original do projeto, a linha básica (baselines) de desempenho deve ser mantida por contínuos gerenciamentos das mudanças. Uma nova mudança será rejeitada ou aprovada e incorporada com uma revisão da linha básica do projeto. O controle integrado de mudanças requer:
   Manter a integridade das medidas básicas de desempenho.
   Assegurar que as mudanças no escopo do produto estejam refletidas na definição no escopo do projeto. (A diferença entre escopo do produto e escopo do projeto é discutida na introdução do
Capítulo 5).
   Coordenar as mudanças entre as áreas de conhecimento como ilustrado na Figura 4-2. Por exemplo, uma mudança proposta de prazo freqüentemente afetará o custo, o risco, a qualidade e a alocação de pessoal.

Entradas
   .1 Plano do projeto
   .2 Relatórios de desempenho
   .3 Requisições de Mudanças
oooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooo
ooooooooooooo
ooooooooooooooo
ooooooooooooo
Técnicas e Ferramentas
   .1 Sistema de controle de
       mudanças
   .2 Gerência de configuração
   .3 Medidas de desempenho
   .4 Planejamento adicional
   .5 Sistema de informação de
       gerenciamento de projetos
oooooooooooooooooooooooooo
Saídas
   .1 Atualizações no plano do
       projeto
   .2 Ações corretivas
   .3 Lições aprendidas
oooooooooooooooooooooooooo
oooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooo
ooooooooooooo

4.3.1 Entradas para o Controle de Mudanças

.1 Plano d Projeto. O plano do projeto fornece o “baseline” a partir do qual as mudanças serão controladas (ver Seção 4.1.3.1).

.2 Relatórios de desempenho. Os relatórios de desempenho (descritos na Seção 10.3) fornecem informações sobre o desempenho do projeto. Os relatórios de desempenho servem também para alertar a equipe do projeto para questões que podem causar problemas futuros.

.3 Requisições de mudanças. As requisições de mudanças podem ocorrer de diferentes formas – orais ou escritas, diretas ou indiretas, de fonte externa ou interna, e judicialmente impostas ou opcionais.

4.3.2 Técnicas e Ferramentas para o Controle Integrado de Mudanças

.1 Sistema de Controle de Mudanças. Um sistema de controle de mudanças é uma coleção de procedimentos documentados e formais que definem como o desempenho do projeto será monitorado e avaliado e inclui os passos através dos quais os documentos oficiais do projeto podem ser alterados. Ele inclui os papéis de trabalho, sistemas de acompanhamento, os processos e os níveis de aprovação necessários para autorizar as mudanças.
  Muitos sistemas de controle de mudanças inclui um grupo responsável por aprovar ou rejeitar as mudanças. Os papéis e as responsabilidades deste grupo devem ser claramente definidos dentro do sistema de controle de mudanças e de acordo com todas as principais partes envolvidas. Organizações variam para definir estes grupos, entretanto, é comum encontrar grupos como Grupo de Controle de Configuração (GCC), Grupo de Revisão de Engenharia (GRE), Grupo de Revisão Técnica (GRT), Grupo de Avaliação Técnica (GAT), e outros tipos mais.   O sistema de controle de mudanças deve tamb ém incluir procedimentos para tratar mudanças que podem ser aprovadas sem revisão prévia; por exemplo, como um resultado de emergências. Tipicamente, um sistema de controle de mudanças tem uma forma “automática” de aprovação de categorias específicas de mu danças. Estas mudanças devem ainda ser documentadas e capturadas de forma a que a transformações na linha básica possam ser registradas.

.2 Gerência de Configuração. . A gerência de configuração é um procedimento documentado qualquer usado para aplicar orientação e supervisão técnica/administrativa com o objetivo de:
   Identificar e documentar as características físicas funcionais de um item ou sistema
   Controlar qualquer mudança que venha ocorrer nessas características.
   Registrar e relatar a mudança e seu estágio de implementação.
   Auditar os itens e sistemas para verificar o atendimento aos requisitos.
  Em muitas áreas de aplicação, a gerência de configuração é um subconjunto do sistema de controle de mudanças e é usado para assegurar que a descrição do produto do projeto está correta e completa. Em algumas outras áreas de aplicação, controle de mudanças refere-se a qualquer esfôrço sistemático para gerenciar mudanças no projeto. gerência de configuração é usado para designar um sistema rigoroso de controle de mudanças.

.3 Medidas de desempenho. Técnicas de medida de desempenho tais como o “valor do trabalho realizado” (descrito na Seção 10.3.2.4) auxiliam a avaliar quando as variâncias do plano exigem uma ação corretiva.

.4 Planejamento adicional. Os projetos raramente são executados exatamente de acordo com o plano. Mudanças programadas podem requerer novas estimativas ou mesmo revisões de custo, modificação na seqüência das atividades, nos cronogramas, na necessidades de recursos, análise de alternativas de resposta a riscos, ou outros ajustes no plano do projeto.

.5 Sistema de informação de gerenciamento de projetos. Os sistemas de informações de gerenciamento de projetos são descritos na Seção 4.1.2.3.

4.3.3 Saídas para o Controle Integrado de Mudanças

.1 Atualizações no plano do projeto. Atualização no plano do projeto é uma modificação qualquer no plano ou nos detalhes de suporte (descritos na Seção 4.1.3.1 e Seção 4.1.3.2 respectivamente). As partes envolvidas envolvidos devem ser notificados, se necessário.

.2 Ações corretivas.As ações corretivas são descritas na Seção 4.2.1.4 .

.3 Lições aprendidas.As causas das variâncias, as razões por trás das ações corretivas tomadas, e outros tipos de aprendizado prático, devem ser documentados integrando um banco de dados histórico não só para o projeto em andamento, mas para os demais projetos da organização executora. O banco de dados é também a base para a gerência do conhecimento.

Valor do Trabalho Realizado - Importante método de medida de desempenho do projeto. Compara simultaneamente o trabalho planejado, com o que foi realizado, para avaliar como o projeto está, em termos de prazo e custo.

modelo

  página anterior      próxima página