4.1 Desenvolvimento do Plano do  Projeto  4.2 Execução do Plano do Projeto  4.3 Controle Integrado de Mudanças
 Integração  Escopo  Tempo  Custo  Qualidade  Recursos  Comunicações  Risco  Aquisições

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4.2 Execução do Plano de Projeto

A execução é o processo básico de realização do plano do projeto – pois é nele que a grande maioria do orçamento do projeto será gasta. Neste processo, o gerente e a equipe de gerência do projeto devem coordenar e direcionar as diversas interfaces técnicas e organizacionais do projeto. Além disto, é o processo mais diretamente afetado pela área de aplicação do projeto, pois é exatamente nele que o produto do projeto é criado. O desempenho do projeto deve ser continuamente monitorado através comparação do trabalho realizado verso o planejado, para que as ações corretivas possam ser tomadas. Para auxiliar esta análise deverá ser feita uma previsão periódica do custo final e dos resultados cronogramados.

Entradas
  .1 Plano de Projeto
  .2 Detalhamento do Suporte
  .3 Políticas Organizacionais
  .4 Ações preventivas
  .5 Ações corretivas
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Técnicas e Ferramentas
  .1 Habilidades da
       administração geral
  .2 Habilidades técnicas e
       conhecimento do produto
  .3 Sistema de autorização do
       trabalho
  .4 Reuniões de revisão de
       status
  .5 Sistema de informação de
       gerenciamento de projetos
  .6 Procedimentos
       organizacionais
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Saídas
  .1 Resultado do trabalho
  .2 Requisições de mudanças
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4.2.1 Entradas para a Execução do Plano do Projeto

.1 Plano do Projeto. O plano do projeto é descrito na Seção 4.1.3.1. Os planos de gerência auxiliares (plano de gerência de escopo, plano de gerência de risco, plano de gerência de aquisições, plano de gerência de configuração, etc) e as medidas básicas de desempenho são entradas chave para a execução do plano do projeto.

.2 Detalhamento do suporte. O Detalhamento do suporte é descrito na Seção 4.1.3.2.

.3 Políticas Organizacionais. As políticas organizacionais são descritas na Seção 4.1.1.3. Qualquer uma das organizações envolvidas no projeto pode ter políticas formais e informais que podem afetar a execução do plano do projeto.

.4 Ações preventivas. Ação preventiva é qualquer ação tomada com o objetivo reduzir a probabilidade de uma potencial conseqüência de eventos de risco do projeto.

.5 Ações corretivas. Ação corretiva é qualquer ação tomada com o objetivo de alterar o desempenho futuro do projeto de maneira a compatibilizá-lo com o seu plano. A ação corretiva aparece como saída em diversos processos de controle. Aqui aparece como entrada, fechando assim o círculo de “feedback” necessário para assegurar a efetiva gerência do projeto.

4.2.2 Técnicas e Ferramentas para a Execução do Plano do Projeto

.1 Habilidades da administração geral. Habilidades da administração geral tais como liderança, comunicação, e negociação são essenciais para uma efetiva execução do plano do projeto. As habilidades da administração geral são descritas na Seção 2.4.

.2 Habilidades técnicas e conhecimento do produto. A equipe do projeto deve apresentar um conjunto de habilidades e conhecimentos sobre o produto do projeto. As habilidades necessárias são definidas como parte do planejamento (especialmente no planejamento de recursos, Seção 7.1) e são providas durante o processo de alocação de pessoal (descritos na Seção 9.2).

.3 Sistema de autorização do trabalho. Um sistema de autorização do trabalho é um procedimento formal para sancionar o trabalho do projeto com o objetivo de assegurar que o trabalho seja feito no tempo certo e na seqüência adequada. Tipicamente é utilizado o mecanismo de uma autorização escrita para começar o trabalho (no nível de uma atividade específica ou de um pacote de trabalho – “work package”).
  Um sistema de autorização do trabalho deve equilibrar o benefício do controle conseguido com o seu próprio custo. Por exemplo, em muitos projetos de pequeno porte, bastará uma autorização verbal do trabalho.

.4 Reuniões de revisão de status. As reuniões de revisão de status são encontros planejados regularmente com o objetivo de troca de informação sobre o projeto. Na maioria dos projetos, as reuniões de revisão de status são planejadas com periodicidade variáveis e em diversos níveis (por exemplo, a equipe do projeto pode ter reuniões próprias semanalmente, e reuniões mensais com o cliente).

.5 Sistema de informação de gerenciamento de projetos. O sistema de informação de gerência do projeto é descrito na Seção 4.1.2.3.

.6 Procedimentos organizacionais. Qualquer uma das organizações envolvidas no projeto pode ter procedimentos formais e informais que podem ser úteis durante a execução do plano do projeto.

4.2.3 Saídas para a Execução do Plano do Projeto

.1 Resultados do trabalho. Os resultados do trabalho são as saídas das atividades desenvolvidas no projeto. As informações sobre os resultados do trabalho – que subprodutos já foram completados, quais ainda não foram, em que amplitude os padrões de qualidade estão sendo atingidos, que custos foram gastos ou comprometidos, etc – são obtidas como parte da execução do plano do projeto e alimentadas no processo de relato de desempenho (ver Seção 10.3 para uma descrição mais detalhada do relato de desempenho). Deve ser notado que embora resultados sejam freqüentemente entregas tangíveis como, construções, estradas, etc.. êles são também muitas vezes intangíveis como, pessoas treinadas, quem pode efetivamente aplicar este treinamente.

.2 Requisições de mudanças. As requisições de mudanças (por exemplo, expandir ou reduzir o escopo do projeto, modificar as estimativas de custo ou prazo, etc.) são freqüentemente identificadas durante a execução do trabalho.

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