Criação e remoção de objetos, arrays

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


Criação e remoção de objetos

Como objetos são criados e removidos?

Programas

O que são programas em Java?

Arrays

Como arrays são definidos e manipulados em Java?

A referência this

Como indicar que um objeto manda uma mensagem para ele mesmo?


Leitura

  1. Transparências
  2. Definição completa da classe Banco.
  3. Seções 4.14, 6.11 e 6.13 a 6.16, e o capítulo 5 da Referência 1.

Exercícios

  1. Refine a implementação da classe Banco incluindo detalhes para que a mesma se adeque mais a realidade. Por exemplo, não deveria ser possível cadastrar duas contas com o mesmo número. (Opcional)
  2. Defina uma classe ConjuntoDeContas com operações para inserir uma conta em um conjunto, verificar se uma conta está em um conjunto, e devolver do conjunto uma conta com um determinado número. Implemente conjuntos usando arrays como feito na definição da classe Banco. (Opcional)
  3. Desenvolva um sistema simples para controle de estoque, contendo pelo menos as classes Produto e Estoque, e as seguintes operações: alterar as propriedades dos produtos (nome, preço, quantidade em estoque), retirar um produto do estoque, e verificar que produtos precisam ser repostos. (Opcional)
  4. Completar a implementação da classe Banco com o construtor e os métodos transfere e saldo.
  5. (Opcional)

Informações

Lendo o material apresentado até aqui, os alunos já devem ser capazes de programar em Java usando os recursos básicos de orientação a objetos: classes, objetos e mensagens. De uma forma geral, isto corresponde aos recursos disponíveis para programação em linguagens imperativas.

No decorrer do curso serão apresentados mais recursos de orientação a objetos que podem facilitar ainda mais o desenvolvimento de software de alta qualidade.

Lembrem-se que os exercícios devem ser feitos com o auxílio das ferramentas de suporte a Java, a serem apresentadas na Aula 5, e disponibilizadas via rede.


Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br)

[Última alteração em 26/08/97 por Sérgio Soares (scbs@di.ufpe.br)]