Herança e Subtipos

Programação 3: Orientação a Objetos e Java


Vejam alguns exemplos ilustrando os conceitos de herança e subtipos em Java.


Leitura

  1. Transparências
  2. Seções 7.1 a 7.9 da referência 1.

Exercícios

  1. Modifique a classe Banco, ou a versão estruturada da mesma (requisitada como exercício), para que seja possível render juros de uma poupança. Isto é, adicione um novo método que rende os juros de uma poupança cujo número é parâmetro deste método; a taxa de juros corrente deve ser um atributo de Banco.
    Para não perder a simplicidade do tipo Banco original, pode-se renomeá-lo para BancoSimples e, usando herança, definir o novo Banco requisitado. BancoSimples poderá ser útil em outras aplicações que exigem apenas um banco com operações bem básicas. (Opicional)
  2. Altere a classe Conta para possibilitar a emissão de extratos.(Opcional)

  3. O que é necessário alterar em Banco para trabalhar com as novas contas? Faça as modificações necessárias.(Opcional)
  4. Modifique o sistema de controle de estoque requisitado como exercício para poder também armazenar produtos perecíveis; isto é, produtos que têm um prazo de validade. (Opcional)


Paulo Borba (phmb@di.ufpe.br)