Fábrica de Software III

 

Descrição

Participantes

Processo de Desenvolvimento

Piloto da Fábrica

Projeto Alocação Plus

Cronograma

Reuniões

Links interessantes

 

 

Reuniões

     Uma breve pauta com assuntos a serem discutidos na reunião estará sempre disponível antes da realização da mesma; assim, os participantes ficam cientes do que será abordado, amadurecem idéias e, a priori, pensam em questionamentos/sugestões a respeito, melhorando-se a produtividade. Após realização, o que foi decidido durante a reunião citada será registrado e ficará disponível para que as pessoas externas possam acompanhar as atribuições da fábrica.

Data
Pauta
Decisões
29/04
-
- Reuniões periódicas com todos os membros às terças-feiras
- Encontros virtuais na lista de discussão
- Divisão das tarefas para construção do plano da fábrica de software
06/05
- Alocação de pessoas aos papéis
- Demonstração de ferramenta MVCASE

- Alocação efetuada e exposta no documento de JobDescriptions
- Familizarização com ferramenta MVCASE
- Criação de uma home page para fábrica

12/05
- Acompanhamento
- Elaboração de pauta da reunião de 13/05
- Publicação de documentos internos através do Twiki
- Pré-requisito para próxima reunião: estudo e maior conhecimento da abordagem em Componentes e da ferramenta MVCase
13/05
- Dúvidas e discussões a respeito da abordagem/ferramenta de Eduardo
- Os grupos que desempenham as funções da Fábrica deverão validar/sugerir o material que será gerado por cada função de acordo com as responsabilidades definidas no Job Description
- Definição detalhada dos artefatos comerciais, gerenciais e técnicos, elucidando as ferramentas que deverão ser usadas e possíveis treinamentos
- Estabelecimento de prazos na produção do Cronograma Piloto (mês 2) e refinamento para o mês 1
- Definição de 2 novos momentos no ciclo de desenvolvimento da metodologia (Planejamento/Gerenciamento e Testes/validação)
· Definição das ferramentas e treinamento de acordo com os perfis: Desenvolvimento: Jbuilder, CVS, Bugzilla, Oracle ou outro SGBD, dependendo do porte das demandas; Análise: MVCASE; Gerencial: Project
· Definição dos artefatos para todas as fases - ver detalhes em abordagem.doc
· Ratificação da coleta dos dados via formulário de Eduardo, a fim de contabilizar e registrar horas e recursos necessários
20/05
- Checklist do cronograma
- Dificuldades em unificar a documentação gerada. Padronizar ações das pessoas.
- Unificação do material produzido: Plano da Fábrica e Plano de Processo
- Organização dos textos produzidos para os documentos citados acima em Templates; sistematizar as entregas das pessoas
- Ressaltar a data de entrega de documentos presencialmente e Home Page bem apresentada e atualizada(26/05)
- Definições e produção de artefatos para Analista de Qualidade e Avaliação Interna da Fábrica; alocar responsáveis
- Dúvidas sobre ferramental/metodologia. Algum treinamento para afinar as pessoas???
- Fase Anterior - venda - Breno responsável pelos artefatos
- Utilização do TimeSheet sugerido por Eduardo; definir periodicidade de entrega
- Validação do texto sobre Plano de Projeto
- Definição de tarefas para TODOS da equipe
- Uso do TWIKI por todos para envio de documentos e socialização de descobertas, lista de discussões para avisos e comunicação rápida
- Finalização da organização do material em dois documentos: PLANO DA FÁBRICA e PLANO DE PROCESSO
- Padronização na estrutura dos textos das etapas (Vendas /Gerenciam.Planejamento /Desenvolvimento /Testes) que foi proposta por Carlos Júnior, assim:
1. FASE; 1.1. Introdução; 1.2. Responsáveis e Artefatos; 1.3. Fluxo de Atividades
- Discussão em torno das métricas para os Índices de Avaliação Interna da Fábrica
- Uso do TimeSheet por todos os participantes e com periodicidade de entrega semanal nas reuniões das terças-feiras para o Gerente de Projeto em papel
- Treinamento das equipes de Eng. SW e Eng. Testador entre si. Cada equipe deve identificar as necessidades para a função; e devem se organizar para os ambientes de trabalho
27/05
- Checklist do cronograma definido na última reunião (atividades x responsáveis)
- Uso do TWIKI por todos da equipe para envio de documentos e socialização de descobertas - Agendar treinamento
- Revisão final da organização do material em dois documentos: PLANO DA FÁBRICA e PLANO DE PROCESSO
- Padronização na estrutura dos textos a serem gerados no mês 2
- Discussão dos parâmetros e métricas para os Índices de Avaliação Interna da Fábrica
- Treinamento das equipes de Eng. SW e Eng. Testador entre si. Identificar necessidades e organizar-se entre si para os ambientes de trabalho
- Montamos a Fábrica! E os artefatos das etapas, como estão? Já temos templates? Vamos colocá-los no TWIKI para que todos leiam e entendam toda a Fábrica III?
- Entrega do TimeSheet por todos
- Continuamos com dificuldades em unificar e acompanhar a documentação e conhecimentos gerados. Padronizar ações!
- Definição de novo cronograma semanal e cronograma para a RFP piloto com Estabelecimento de prazos (mês 2)
- Ratificação do uso do TWIKI por todos
- Colocação por TODOS da equipe do Time Sheet semanal no TWIKI, aos domingos. Os participantes devem criar um time sheet por mês e colorir semanas do mês em questão conforme template definido por Carlos Júnior
- Colocação dos Planos de processo e da Fábrica da ETAPA 1 (montagem) no TWIKI
- Definição da ESTRUTURA MÍNIMA de software necessária para aguardar o PILOTO. 1.JBuilder 2.CVS e WinCVS 3.Bugzilla 4.JUnit 5.MVCase 6.Project 2000. Luiz Eduardo irá organizar um servidor. Após o PILOTO, poderemos definir outros softwares, para complementar o ambiente.
- Discussão em torno dos parâmetros e métricas para os Índices de Avaliação Interna da Fábrica. No mês 1, a avaliação será com aspectos qualitativos; e nas outras etapas (Piloto e RFP cliente), usaremos aspectos quantitativos. Definiu-se o estudo de um paper a fim de avaliar estatisticamente o progresso de projetos de sw(ver artigo sobre métricas em Links interessantes)
- Definição das tarefas de conclusão dos templates para Plano de Processo
- Aspectos qualitativos para Avaliação Interna da Montagem da Fábrica (mês 1): 1.Assiduidade dos componentes 2.Cumprimento de prazos 3.Objetividade nas reuniões e ações 4.Socialização e gerenciamento do conhecimento 5.Iniciativa e busca dos participantes 6.Compatibilização dos horários dos participantes 7.Conhecimento sobre o conteúdo Fábrica de SW 8.Maturidade do processo definido para a Fábrica 9.Definição do escopo da Fábrica(sem conhecer RFP) 10.Difícil interação com o cliente
- Interação dos participantes com os softwares que fazem parte da estrutura mínima (todos checarem todas as ferramentas)
- Cada equipe(Eng. SW e Eng. Testador) deve identificar as necessidades para a função; e se organizar para os ambientes de trabalho de acordo com a RFP Piloto
03/06
- Cobrança de que TODOS tenham disponibilizado o timesheet no TWIKI;
- Discussão sobre a RFP, fechar escopo;
- De acordo com o nosso processo de desenvolvimento, listar as tarefas a serem realizadas, atribuindo responsáveis e datas limites(datas apenas para as atividades iniciais, as demais serão fechadas após
cálculo das estimativas);
- Discussão sobre geração de métricas de progresso(artigo Inspector);
- Padronizar ações quanto a ajustes nos documentos (quem incorpora as sugestões?)
- Como armazenar as versões dos documentos? Adotar revision history?
- Acompanhar andamento de instalação da estrutura básica de software(lembrar do requisito de ferramentas free!!! Que banco adotar? Postgresql?)
- Definir demais tecnologias a serem utilizadas(jsp? Se sim, em que servidor? Tomcat?)
- Elaborar apresentação para mesa de compra
- TODOS deverão disponibilizar timesheet no TWIKI semanalmente, tendo como tolerância máxima a terça-feira ao meio dia.
- No projeto piloto, atacaremos as seguintes funcionalidades da RFP: Inserção, atualização e remoção isoladas de professor, disciplina, sala e horário; Inserção, atualização e remoção do conjunto professor, disciplina, sala e horário, atendendo a restrições de não alocar mais de uma disciplina para mesma sala no mesmo horário ou de alocar um professor para ministrar duas disciplinas no mesmo horário; Gerar mapa de alocação contendo professores/disciplinas/salas/horários, possibilitando ver a ementa da disciplina; Verificar controle de concorrência.
- Cada alteração sugerida nos documentos deverá ser avaliada e, se for o caso, incorporada pelo autor ao mesmo. Para manter histórico, deverá ser preenchido o revision history (modificações, quem as fez e quando) - Caso o pessoal do suporte não disponibilize estrutura para utilização do Bugzilla e CVS, adota-se o seguinte: Eduardo criará um sistema de controle de erros e para "substituir" o CVS, utilizaremos o TWIKI
- O banco de dados a ser utilizado será o Postgresql e as tecnologias a serem adotadas: Java, JDBC e JSP - para servidor web Tomcat.
- Utilizaremos o padrão de codificação da Sun, o Java Code Conventions.
- A apresentação para mesa de compra será feita por Breno, havendo uma prévia da mesma para que sejam feitas críticas e sugestões.
- Mônica comandará a elaboração do documento contendo como será feita a coleta de métricas de progresso(baseado no Inspector) e métricas para avaliar a qualidade do produto final e o processo seguido.
- Breno questionará a Jones como será a precificação
- Efetuaram-se atribuições de responsabilidades para geração de artefatos da fase comercial e planejamento.
- Sugeriu-se a utilização do MSN Messenger e o ICQ para comunicação entre os membros
- Criação de um WBS com macro atividades: Fase comercial: 1ª semana; Fase de planejamento/gerenciamento: 1ª a 5ª semana; Fase de desenvolvimento de componentes: 2ª a 4ª semana; Fase de testes e validação: 5ª semana
10/06
- Alocar atividade de atualização do plano da fábrica de acordo com a RFP e incluir mudanças sugeridas por Eduardo
- Decidir como será apresentado, para o cliente, os artefatos gerados através da MVCASE
- Discutir as métricas de progresso, produto e processo
- Cobrar utilização do revision history
- Revisar plano de processo, incorporando sugestões de Taci e comentários de Joa
- Elaborar cronograma detalhado(WBS final)
- Verificar instalação da estrutura básica de software
- Equipes devem se organizar para suprir as necessidades de treinamento dos membros
- Cobrar timesheets
- O documento do plano da fábrica deverá ser atualizado de acordo com a RFP.
- Os digramas gerados pelo MVCASE terão as telas capturadas e isso irá gerar um documento denominado "projeto de componentes".
- Serão utilizadas apenas as três primeiras fases do Inspector para o acompanhamento e controle da fábrica. Inicialmente, no piloto, a avaliação do progresso das atividades será feita semanalmente. Quando a fábrica estiver em produção, a avaliação será feita quinzenalmente.
- O documento de definição das métricas de avaliação da fábrica passará a ser denominado avaliação PPP (Progresso Processo Produto) e terá como referência o Inspector.
- Além do histórico de modificações nos documentos, deve existir a figura de um aprovador (que será o primeiro autor do documento), que irá validar e incorporar as sugestões de alteração nos documentos.
- Os criadores dos templates deverão incorporar o revision history nos mesmos
- O plano de processo será revisado pelos autores das respectivas partes, avaliando-se os comentários de Jones, Taciana e Vivianne
- Clarissa ira falar com André Santos para acompanhar a instalação dos softwares.
- Definição do cronograma de trabalho
17/06
- Avaliação PPP
- Acompanhamento e controle da equipe
- Estrutura mínima para desenvolvimento e testes
- Sistematização das equipes para treinamentos necessários
- Apresentação da WBS cronológica para que todos saibam prazos e deadlines
- Feedback dos líderes com relação ao andamento das equipes (indicar melhorias?)
- Sinalização de como será "o pulo do gato" da Fábrica III, pois apesar de organizada, não está evidenciado um GRANDE DIFERENCIAL DE MERCADO
- Fábio colocou que o inspector faz a avaliação do progresso. A avaliação do produto será feita com base no Relatório de Testes e no Plano de Avaliação da Fábrica. Taciana está desenvolvendo um template para armazenar os resultados da avaliação do processo.
- Os participantes da reunião chegaram à conclusão de que o cronograma de atividades está sendo cumprido. No que diz respeito à equipe de Analistas de Sistemas, foi colocado que alguns dos requisitos não funcionais presentes no tamplate do Documento de Requisitos não foram colocados no documento Proposta Técnica. Foi decidido que apenas os requisitos que foram colocados na proposta técnica estariam presentes do Documento de Requisitos do SI Alocação.
- Foi colocado por Luiz Eduardo que, devido às dificuldades encontradas na configuração do servidor de aplicações da Fábrica III, o mesmo ainda não estava pronto para o uso. Este servidor deverá estar pronto ser utilizado na quarta-feira (18/06) às 18:00.
- A equipe de Engenheiros de Testes deverá se reunir na quarta-feira (26/06) às 9:00 para identificar as deficiências dos membros dessa equipe e decidir quais treinamentos devem ser realizados. As equipes de Analistas de Sistema e Engenheiros de Software já iniciaram as suas atividades para execução do piloto.
- Vanessa irá enviar a apresentação do WBS na quarta-feira (18/06) por e-mail para todos os membros da fábrica.
- Foi identificada a necessidade de se definir um líder para a Equipe de Analistas. Todos membros desta equipe foram considerados elegíveis ao cargo e participaram da votação. Luiz Eduardo foi eleito o líder da equipe por três votos a um.
- Todos os membros da equipe deverão estudar e pensar num possível diferencial tecnológico para a Fábrica III e apresentar esse possível diferencial na próxima reunião.
- Foi colocado pela equipe de Analistas de Sistemas que a ferramenta MVCase, por não implementar as operações de copiar e colar e também por não possibilitar que a modelagem de um sistema seja feita em vários arquivos separados e depois composta em um único arquivo, impossibilita que a fase de projeto de componentes seja realizada de forma distribuída pelos membros da equipe de analistas de sistemas. Ficou decidido que a ferramenta Rational Rose será utilizada doravante para o desenvolvimento dos diagramas UML do projeto de componentes. A ferramenta MVCase será utilizada para importar os digramas desenvolvidos no Rational Rose e posterior geração de código.
- Devido ao feriado, a próxima reunião da Fábrica III será realizada no dia 26/06/2003 às 19:00 no antigo C.E.S.A.R.
25/06
- Problema no TWIKI
- Acompanhamento das equipes
- Definir "pulo do gato" da fábrica 3
- Fechar documento de Avaliação PPP
- Verificar decisões referentes a estrutura mínima de testes
- Questionar necessidade de treinamentos
- Verificar WBS
- Luiz Eduardo contactará o pessoal para providenciar a solução dos problemas no TWIKI.
- Fábio ficou responsável por finalizar o documento Avaliação PPP.
- Haverá reunião da equipe de testes para divisão de tarefas e discussão das pendências restantes, tais como: ferramenta a ser utilizada para testes de integração.
- A equipe de engenheiros de software deverá entregar todos os testes de unidade automatizados para que os engenheiros de testes os executem e verifiquem o funcionamento dos mesmos. Além disso, estes últimos deverão realizar testes de integração entre os componentes e gerar um relatório com tudo o que foi observado durante ambas as execuções.
- As equipes se organizarão internamente para suprir necessidades de treinamento dos membros.
- Convencionou-se que para próxima RFP a equipe de análise deverá entregar para os engenheiros de software classes contendo as assinaturas dos métodos, juntamente com os respectivos comentários.
- Definição da estratégia para tentar dar o "pulo do gato" .
- Luiz Eduardo deverá finalizar instalação de CVS, como também do Bugzilla; caso contrário, Taciana deverá criar uma lista exclusiva para reportar bugs.
- Coleta de informações a respeito do andamento do projeto, definindo novas datas para realização de algumas tarefas.
- Luiz Eduardo deverá repassar todos os artefatos produzidos pelos analistas de sistemas(requisitos + .mdl) para que Vivianne disponibilize os mesmos na home page da fábrica.
01/07
- Analisar WBS
- Estabelecer política para utilização do Formulário de Solicitação de Mudanças
- Verificar adequação do Formulário de Solicitação de Mudanças para os bugs
- Acompanhar cronograma: problema no TWIKI, avaliação PPP, atividades das equipes
- Questionar sobre diagramas de interação aos analistas de sistemas
- Explicitar as tarefas do Analista de Qualidade
- Alocar novas datas para requisito 7
- Nome do sistema
- Devido ao grande detalhamento do WBS, os gerentes de projeto estavam tendo dificuldades para controlar quais atividades estavam sendo executadas no prazo estipulado. Assim, caberá aos líderes de equipe acompanhar quais atividades da sua equipe estão cumprindo o cronograma previsto no WBS e informar o status periodicamente aos gerentes de projetos; em caso de atraso, os líderes devem informar um novo prazo para a referida atividade. Os gerentes de projeto se encarregarão apenas de acompanhar o andamento das macro-atividades.
- Membros da Fábrica 3 devem solicitar mudanças nos projetos através do Formulário de Solicitação de Mudanças, que deve ser enviado pelo solicitante a todos os membros da fábrica através da lista. Ao receber uma solicitação de mudança, o Analista de Qualidade irá aprovar ou não a solicitação e, uma vez aprovada, cadastrá-la no Formulário de Gerenciamento de Mudanças. É também dever do Analista de Qualidade realizar auditorias para acompanhar o andamento da execução das mudanças.
- Luiz Eduardo colocou que não conseguiu instalar o Bugzila devido a problemas encontrados durante a compilação do mesmo. Ficou decidido que Taciana ficaria responsável por criar uma lista, bem como definir um template para reportagem de bugs. Os bugs reportados serão cadastrados no Formulário de Gerenciamento de Mudanças pelo Analista de Qualidade.
- Luiz Eduardo afirmou que o problema no TWIKI se devia ao estouro da quota de arquivos estabelecida. Foi decidido que, daqui por diante, os arquivos da Fábrica 3 serão disponibilizados na área pública de uma conta que será criada no CIN. Serão colocados no TWIKI apenas os links para esses arquivos.
- Fábio afirmou que o template para a Avaliação PPP estava quase concluído e que estaria disponibilizando-o através lista.
- Vanessa alertou para a necessidade de alguém mais experiente na equipe de Engenheiros de Testes. Ficou decidido que Carlos Andreazza deixa de ser Analista de Sistemas e passa a ser Engenheiro de Testes. Para os próximos projetos da fábrica, Taciana passará de Analista de Qualidade a Analista de Sistemas.
- Ficou decidido que não serão criados novos requisitos para o SIAlocação. Os requisitos 5 e 6 serão modificados de forma a permitir que todas as operações relativas à alocação (realização, consulta, alteração e remoção) sejam realizadas diretamente no mapa de alocação, facilitando a interação do usuário com o sistema.
· Ficou decidido que o sistema será chamado SIAlocacao. Os documentos Proposta Comercial, Proposta Técnica e Documento de Requisitos devem ser alterados de forma a retratar essa modificação. Clarissa será responsável por essas alterações após o recebimento das solicitações de mudanças a serem enviados por Taciana.
28/07
-
- Horário semanal -> engenheiros de software
 
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
08-10
Todos
 
Cara,
Clari,
Fábio, Luiz,
Vivi
 
 
10-12
Todos
 
Clari,
Luiz
 
Cara, Vivi
19-21
 
 
 
Carlos,
Fábio,
Taci
 
21-23
 
 
 
Carlos,
Taci