home evento programação inscrições informações

A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional - SBMAC, é uma sociedade civil aberta de caráter não lucrativo, de duração indeterminada e com número ilimitado de sócios com objetivos voltados para as áreas de Matemática Aplicada e Computacional (www.sbmac.org.br). Como uma forma de atingir os objetivos aos quais se destina, a SBMAC está dividida em regionais.

Em 2001, a Regional 03 ( composta pelos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) reativou a SBMAC nesta regional através da realização do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC), na UFPE. Em 2002 o ERMAC foi realizado na UFRN e em 2003, na UFPB. Salienta-se que a cada nova edição dos ERMAC na Regional 03, houve um crescimento no número de participantes.

No último Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, XXV CNMAC, realizado no IBILCE, em São José do Rio Preto - SP, numa reunião entre os coordenadores das diversas divisões regionais e a presidência da SBMAC, julgou-se de suma importância a realização de um encontro congregando as Regionais 01 (Acre, Amazonas e Pará), 02 (Maranhão, Piauí e Ceará), 03 e 04. (Alagoas, Sergipe e Bahia).

A relevância da realização do ENNEMAC associa-se, entre outros, com a dimensão continental do Brasil aliada aos parcos recursos econômicos hoje disponíveis que inviabiliza a participação de muitos aos congressos anuais da SBMAC.

O ENNEMAC 2004 objetiva

• Fortalecer a SBMAC nas Regionais 01, 02, 03 e 04, não somente pela divulgação da sociedade, como também pela busca por novos sócios;
  • Congregar estudantes e profissionais com interesse em Matemática Aplicada e Computacional;
  • Incentivar e estimular as atividades de ensino (em todos os níveis), a pesquisa e o desenvolvimento da Matemática Aplicada e Computacional, nas Regionais envolvidas;
  • Estabelecer programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa nas regionais participantes.
Um outro aspecto relevante para a realização do ENNEMAC 2004 será conseguir a participação do maior número possível de professores dos ensinos fundamental e médio, especialmente das redes públicas. Somos conscientes da importância de uma formação continuada para esses professores, responsáveis pela formação de parte dos alunos que ingressam nas universidades da nossa região e dificuldade que eles têm para adquirir novos conhecimentos.

Por último enfatiza-se que o Centro de Informática e os Departamentos de Estatística e Matemática, conjuntamente, mantém um Doutorado em Matemática Aplicada e Computacional. Assim, certamente, a realização do ENNEMAC contribuirá para uma possível aquisição de alunos para o referido doutorado.