Os materiais no mundo real têm sua aparência que varia com o tempo, se comportando de acordo com as influências físicas do ambiente em que se encontra. A corrosão de metais, o apodrecimento de frutas e a queima da madeira são alguns exemplos deste processo de degradação. Estudos envolvendo novas técnicas de síntese de imagens que simulam o processo de degradação em materiais têm alcançado maior destaque nos últimos anos.
Abaixo alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos na área:
Um dos resultados apresentados em Wang et al. mostra o material e sua aplicação em diferentes etapas de degradação.Exemplo de aplicação com restauração e degradação em imagens (Xue et al.).
Estas imagens apresentadas por Xue et al. mostram a variação do material de acordo com o ambiente.
Resultados Finais
Síntese de textura
Exemplo 1: Drummond
Amostra |
Máscara |
Wb = 8 We (div Wb) = 2 |
Wb = 16 We (div Wb) = 2 |
Wb = 24 We (div Wb) = 2 |
Wb = 32 We (div Wb) = 2 |
Wb = 40 We (div Wb) = 2 |
Wb = 48 We (div Wb) = 2 |
Wb = 56 We (div Wb) = 2 |
Wb = 64 We (div Wb) = 2 |
Wb = 8 We (div Wb) = 4 |
Wb = 16 We (div Wb) = 4 |
Wb = 24 We (div Wb) = 4 |
Wb = 32 We (div Wb) = 4 |
Wb = 40 We (div Wb) = 4 |
Wb = 48 We (div Wb) = 4 |
Wb = 56 We (div Wb) = 4 |
Wb = 64 We (div Wb) = 4 |
Wb = 8 We (div Wb) = 6 |
Wb = 16 We (div Wb) = 6 |
Wb = 24 We (div Wb) = 6 |
Wb = 32 We (div Wb) = 6 |
Wb = 40 We (div Wb) = 6 |
Wb = 48 We (div Wb) = 6 |
Wb = 56 We (div Wb) = 6 |
Wb = 64 We (div Wb) = 6 |
Wb = 8 We (div Wb) = 8 |
Wb = 16 We (div Wb) = 8 |
Wb = 24 We (div Wb) = 8 |
Wb = 32 We (div Wb) = 8 |
Wb = 40 We (div Wb) = 8 |
Wb = 48 We (div Wb) = 8 |
Wb = 56 We (div Wb) = 8 |
Wb = 64 We (div Wb) = 8 |
Exemplo 2: Folha
Amostra | Máscara |
Quadro
comparativo
Variação do tamanho da janela Wb pela área de
sobreposiçao We:
Wb = 8 We (div Wb) = 2 |
Wb = 12 We (div Wb) = 2 |
Wb = 16 We (div Wb) = 2 |
Wb = 20 We (div Wb) = 2 |
Wb = 24 We (div Wb) = 2 |
Wb = 8 We (div Wb) = 4 |
Wb = 12 We (div Wb) = 4 |
Wb = 16 We (div Wb) = 4 |
Wb = 20 We (div Wb) = 4 |
Wb = 24 We (div Wb) = 4 |
Wb = 8 We (div Wb) = 6 |
Wb = 12 We (div Wb) = 6 |
Wb = 16 We (div Wb) = 6 |
Wb = 20 We (div Wb) = 6 |
Wb = 24 We (div Wb) = 6 |
Wb = 8 We (div Wb) = 8 |
Wb = 12 We (div Wb) = 8 |
Wb = 16 We (div Wb) = 8 |
Wb = 20 We (div Wb) = 8 |
Wb = 24 We (div Wb) = 8 |
Amostra, textura gerada e seus respectivos mapas de degradação. |
A |
B |
C |
Renderização do modelo no estado inicial do material (B), em um nível de restauração (A) e de degradação (C).
O modelo inicial já desenvolvido ainda não produz resultados convincentes (especialmente em aplicações diretas em imagens). É necessário tratar a variação do material em vários níveis, além de considerar propriedades espaciais para melhor tratamento no processamento.
A seguir temos um dos resultados obtidos com a implementação atual:
A |
B |
C |
Renderização do modelo no estado inicial do material (B), em um nível de restauração (A) e de degradação (C). A textura processada é apresentada abaixo da imagem correspondente.
DownloadsReferências
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