Renderização de Objetos com Aparência Variável no Tempo

Os materiais no mundo real têm sua aparência que varia com o tempo, se comportando de acordo com as influências físicas do ambiente em que se encontra. A corrosão de metais, o apodrecimento de frutas e a queima da madeira são alguns exemplos deste processo de degradação. Estudos envolvendo novas técnicas de síntese de imagens que simulam o processo de degradação em materiais têm alcançado maior destaque nos últimos anos.

Abaixo alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos na área:

Um dos resultados apresentados em Wang et al. mostra o material e sua aplicação em diferentes etapas de degradação.

Exemplo de aplicação com restauração e degradação em imagens (Xue et al.).

Estas imagens apresentadas por Xue et al. mostram a variação do material de acordo com o ambiente.

Resultados Finais

Síntese de textura

Exemplo 1: Drummond


Amostra


Máscara


Quadro comparativo
Variação do tamanho da janela Wb pela área de sobreposiçao We:

Wb = 8
We (div Wb) = 2

Wb = 16
We (div Wb) = 2

Wb = 24
We (div Wb) = 2

Wb = 32
We (div Wb) = 2

Wb = 40
We (div Wb) = 2

Wb = 48
We (div Wb) = 2

Wb = 56
We (div Wb) = 2

Wb = 64
We (div Wb) = 2

Wb = 8
We (div Wb) = 4

Wb = 16
We (div Wb) = 4

Wb = 24
We (div Wb) = 4

Wb = 32
We (div Wb) = 4

Wb = 40
We (div Wb) = 4

Wb = 48
We (div Wb) = 4

Wb = 56
We (div Wb) = 4

Wb = 64
We (div Wb) = 4

Wb = 8
We (div Wb) = 6

Wb = 16
We (div Wb) = 6

Wb = 24
We (div Wb) = 6

Wb = 32
We (div Wb) = 6

Wb = 40
We (div Wb) = 6

Wb = 48
We (div Wb) = 6

Wb = 56
We (div Wb) = 6

Wb = 64
We (div Wb) = 6

Wb = 8
We (div Wb) = 8

Wb = 16
We (div Wb) = 8

Wb = 24
We (div Wb) = 8

Wb = 32
We (div Wb) = 8

Wb = 40
We (div Wb) = 8

Wb = 48
We (div Wb) = 8

Wb = 56
We (div Wb) = 8

Wb = 64
We (div Wb) = 8


Exemplo 2: Folha

Amostra

Máscara

Quadro comparativo
Variação do tamanho da janela Wb pela área de sobreposiçao We:


Wb = 8
We (div Wb) = 2

Wb = 12
We (div Wb) = 2

Wb = 16
We (div Wb) = 2

Wb = 20
We (div Wb) = 2

Wb = 24
We (div Wb) = 2

Wb = 8
We (div Wb) = 4

Wb = 12
We (div Wb) = 4

Wb = 16
We (div Wb) = 4

Wb = 20
We (div Wb) = 4

Wb = 24
We (div Wb) = 4

Wb = 8
We (div Wb) = 6

Wb = 12
We (div Wb) = 6

Wb = 16
We (div Wb) = 6

Wb = 20
We (div Wb) = 6

Wb = 24
We (div Wb) = 6

Wb = 8
We (div Wb) = 8

Wb = 12
We (div Wb) = 8

Wb = 16
We (div Wb) = 8

Wb = 20
We (div Wb) = 8

Wb = 24
We (div Wb) = 8

Transferência de Material

Amostra, textura gerada e seus respectivos mapas de degradação.

Renderização Final

A

B

C

Renderização do modelo no estado inicial do material (B), em um nível de restauração (A) e de degradação (C).


Resultados Parciais

O modelo inicial já desenvolvido ainda não produz resultados convincentes (especialmente em aplicações diretas em imagens). É necessário tratar a variação do material em vários níveis, além de considerar propriedades espaciais para melhor tratamento no processamento.

A seguir temos um dos resultados obtidos com a implementação atual:

A

B

C

Renderização do modelo no estado inicial do material (B), em um nível de restauração (A) e de degradação (C). A textura processada é apresentada abaixo da imagem correspondente.

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Proposta do projeto

Fonte

Referências

[1] J. Dorsey, H. K. Pedersen, and P. Hanrahan. Flow and changes in appearance. In SIGGRAPH ’96: Proceedings of the 23rd annual conference on Computer graphics and interactive techniques, pages 411–420, New York, NY, USA, 1996. ACM.

[2] J. Gu, C.-I. Tu, R. Ramamoorthi, P. Belhumeur, W. Matusik, and S. Nayar. Time-varying surface appearance: acquisition, modeling and rendering. In SIGGRAPH ’06: ACM SIGGRAPH 2006 Papers, pages 762–771, New York, NY, USA, 2006. ACM.

[3] J. Wang, X. Tong, S. Lin, M. Pan, C. Wang, H. Bao, B. Guo, and H.-Y. Shum. Appearance manifolds for modeling timevariant appearance of materials. In SIGGRAPH ’06: ACM SIGGRAPH 2006 Papers, pages 754–761, New York, NY, USA, 2006. ACM.

[4] S. Xue, J. Wang, X. Tong, Q. Dai, B. Guo. Image-based Material Weathering. In EUROGRAPHICS ’08.

[5] J. Dorsey, A. Edelman, H. W. Jensen, J. Legakis, and H. K. Pedersen. Modeling and rendering of weathered stone. In SIGGRAPH ’99: Proceedings of the 26th annual conference on Computer graphics and interactive techniques, pages 225– 234, New York, NY, USA, 1999. ACM Press/Addison-Wesley Publishing Co.

[6] J. Dorsey and P. Hanrahany. Modeling and rendering of metallic patinas. In SIGGRAPH ’06: ACM SIGGRAPH 2006 Courses, page 2, New York, NY, USA, 2006. ACM.

[7] A. A. Efros and W. T. Freeman. Image quilting for texture synthesis and transfer. Proceedings of SIGGRAPH 2001, pages 341–346, August 2001.

[8] M. Pharr and G. Humphreys. Physically Based Rendering: From Theory to Implementation. Morgan Kaufmann, August 2004.