Journal papers

  • Read our
    Journal papers
    production

  • 2017

    2017

    1. SOUZA, H. V. L.; RODRIGUES, R. L.; MELO FILHO, I. J.; GOMES, A. S. Discussão sobre as Abordagens Associadas à Aprendizagem Autodirigida e sua Relação com as Tecnologias Educacionais. Revista de Informática Aplicada (RIA), Volume 01, Número 01, 2017.

    2016

    2016

    1. BARBOSA, D. S.; RODRIGUES, R. L.; MACIEL, A. M. A. An Evaluation of Synthetic Voices Produced with HMM and Unit Selection Techniques for Brazilian Portuguese Language (a ser publicado). Revista IEEE América Latina, v. 10, p. 23, 2016.
    2. RODRIGUES, R. L.; RAMOS, J. L. C.; SILVA, J. C. S.; SOUZA, H. V. L.; GOMES, A. S.; SOUZA, F. da F. Mapeamento Sistemático sobre Abordagens de Mensuração de Autorregulação da Aprendizagem. Revista RENOTE, v. 14, n. 1, 2016.
    3. SEIXAS, L. R.; GOMES, A. S.; DE MELO FILHO, I. J. Effectiveness of gamification in the engagement of students. Computers in Human Behavior, v. 58, p. 48-63, 2016.
    4. RAMOS, J. L. C. ; SILVA, R. ; RODRIGUES, R. L. ; SEDRAZ , J. C. S. ; GOMES, A. S. . A Comparative Study between Clustering Methods in Educational Data Mining. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 3755-3761, 2016.
    5. RODRIGUES, R. L.; RAMOS, J. L. C. ;  SEDRAZ , J. C. S.; GOMES, A. S. . Discovery engagement patterns MOOCs through cluster analysis. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 4129-4135, 2016.
    6.  SEDRAZ , J. C. S. ; RAMOS, J. L. C. ; RODRIGUES, R. L. ; SOUZA, F. F. ; GOMES, A. S. . Analysis of engagement of students based on Transactional Distance from the Educational Data Mining. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 1, p. 1, 2016.
    7. SEDRAZ , J. C. S. ; RODRIGUES, R. L. ; RAMOS, J. L. C. ; SOUZA, F. F. ; GOMES, A. S. . Educational Data Mining in Oriented Learning Activities. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1, 2016.
    8. RODRIGUES, R. L.; RAMOS, J. L. C. ;  SEDRAZ , J. C. S.; GOMES, A. S. ; TENORIO, A. C. ; SOUZA, F. F. Validation of a self-regulated learning measurement instrument in the Brazilian context using confirmatory factor analysis. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1, 2016.
    9. BRITO, J. A. ; MONTEIRO, B. S. ; GOMES, A. S. ; AMORIM, R. J. R. ; SEIXAS, L. R. ; MELO FILHO, I. J. U-Learning: A Collaborative Experience in the Urban Context. Lecture Notes in Computer Science. Ied.Saskatoon, SK, Canada: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 40-48.
    10. SEIXAS, L. R. ; MELO FILHO, I. J. ; BRITO, J. A. ; GOMES, A.S. Digital Technologies & Future School – E-learning e Aplicações Educativas Emergentes. In: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade; Magda Fonte. (Org.). Compreensão dos Estilos de Aprendizagem para o Aperfeiçoamento dos Perfis de Usuários em Ambientes U-Learning. 1ed.Lisboa/Portugal: Copyright: © 2016 – Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. I, p. 1169-1175.
    11. SEIXAS, L. R. ; MELO FILHO, I. J. ; BRITO, J. A. ; GOMES, A.S. Digital Technologies & Future School – E-learning e Aplicações Educativas Emergentes. In: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade; Magda Fonte. (Org.). Desafios dos Ambientes U-Learning: Compreendendo a Importância entre a Identificação de Perfis de Usuários e a Adaptabilidade. 1ed.Lisboa/Portugal: Copyright: © 2016 – Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. I, p. 1176-1179.

    2015

    2015

    1. OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F.; GOMES, A. A. S. Formação profissional em recursos educacionais abertos. Revista Semiárido De Visu, v. 3, p. 98-109, 2015.
    2. FARIAS JUNIOR, I. H.; TEIXEIRA, M. M.; SOUZA, H. V. L.; BARBOSA, O.; SANTANA, D. A.; OLIVEIRA, E.; SUMMER, H.; PAIVA, M.; FARIAS, G.; OLIVEIRA, R. F. F. Distributed Software Development: Communication Process and DSD Design. Academic Journal of Science – AJS, v. 04, p. 165-171, 2015.
    3. MELO FILHO, I. J.; CARVALHO, R. S.; GOMES, A. S.; TAVARES, E. L. C.; MELO, R. M.; SEIXAS, L. R. Towards the Formative Accompaniment Border in Distance Education: Introduction of a Social Mechanism between Computational Contexts: Learning Management Systems and Personal Learning Environments. International Journal for e-Learning Security, v. 5, p. 1-8, 2015.
    4. MACIEL, A. M. A.; RODRIGUES, R. L.; CARVALHO FILHO, E. C. B. Desenvolvimento de uma Ferramenta para a Construção e Integração de Personagens Virtuais Animados com Voz Sintética a Materiais Didáticos para EAD. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 161, 2015.
    5. CAMPOS FILHO, AMADEU S.; NOVAES, M. A.; GOMES, A. S. A 3D visualization framework to social network monitoring and analysis. Computers in Human Behavior, v. 49, p. 623-634, 2015.
    6. LEITÃO, S.; FALCÃO, J. T. R.; MALUF, M.R. Ethical Standards of Scientific Research Involving Human Subjects in Brazil: Perspectives Concerning Psychology. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 40-48, 2015.
    7. REIS, J. T. C.; HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T. P.; GOMES, A. V.; OLIVEIRA, M. V. M.; RÊGO, J. I. Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.
    8. HAZIN, I.; FALCÃO, J.; RÊGO, I.; GOMES, A.; ANDRADE, P.; ARAGÃO, L.; SALES, A. C.; REIS, J.; WENICE, M. High Abilities and Information Technologies: The Talento Metrópole Brazilian Program. Creative Education, v. 06, p. 647-653, 2015.
    9. FALCÃO, T. P. Perception of Representation Modalities and Affordances in Tangible Environments by Children with Intellectual Disabilities. Interacting with Computers, p. iwv037, 2015.
    10. REIS, J. T. C.; HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T. P.; GOMES, A. V.; OLIVEIRA, M. V. M.; RÊGO, J. I. Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.
    11. DEGIL, I. M. ; MIKHALEVA, L. V. ; RÉGNIER, J. Evaluation of the Sociocultural Competence on the Basis of the Platform Moodle According to the Competency-based Approach. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 200, p. 475-481, 2015.
    12. RÉGNIER, J.; KUZNETSOVA, E. M. Teaching of Statistics in France: Macrodidactical and Microdidactical Issues. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 200, p. 40-45, 2015.
    13. ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; KOROLEVA, D. B.; MIKHALEVA, L. V.; RÉGNIER, J. Translation Competence as a Complex Multidimensional Aspect. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 200, p. 142-148, 2015.

    2014

    2014

    1. MELO FILHO, I. J.; CARVALHO, R. S.; GOMES, A. S.; PERRIS, P. A. R.; ROGRIGUES, R. L.; FELICIANO, F. D. O. Análise comparativa da Usabilidade dos Ambientes de Gestão da Aprendizagem Amadeus e Moodle. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 107-120, 2014.
    2. BEZERRA JUNIOR, E. V.; GOMES, A. S.; SOUZA, F. V. Mediating Social Network Education Teaching OOP. American Journal of Educational Research, v. 2, p. 204-207, 2014.
    3. ROLIM, A. L. S.; GOMES, A. S.; AMORIM, R. J. R.; LUCIANO, D. Design de um Artefato Social para avaliação formadora. Revista de Informática Aplicada, v. 10, p. 35-43, 2014.
    4. SOUSA, B. M.; GOMES, A. S.; MENDES NETO, F. M. Youubi: Open software for ubiquitous learning. Computers in Human Behavior, v. 55, p. 1145-1164, 2014.
    5. HAZIN, I.; FALCÃO, J Luria?s neuropsychology in the 21st century: contributions, advancements, and challenges. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 7, p. 433-434, 2014.
    6. ANDRADE, Vladimir L. V. X. de ; REGNIER, J.-C. ; BRITO LIMA, A.P.A . As medidas de tendência central e de dispersão nos programas e livros didáticos de matemática do ensino médio no brasil e na frança: análise dos efeitos dos programas nos livros didáticos. Vidya (Santa Maria. Online), v. 34, p. 187-208, 2014.
    7. KUZNETSOVA, E.; REGNIER, J.-C. Individualization of Educational Process According to C. Freinet: A Pilot Experiment in a Group of Language Learners. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 87-91, 2014.
    8. RÉGNIER, J.C.; KUZNETSOVA, E. Teaching of Statistics: Formation of Statistical Reasoning. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 99-103, 2014.
    9. MIKHALEVA, L.V.; RÉGNIER, J.C. Parallel Study of Native and Target-language Cultures in Foreign Language Teaching. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 118-121, 2014.
    10. DEGIL, I. M. ; RÉGNIER, J.C. The Content of Spiritual and Religious Component of the Communicative Competence. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 193-198, 2014.
    11. SANTOS, M. C. E. M.; SANTOS, P. C. M. A.; ACIOLY-REGNIER, N. M.; RÉGNIER, J.C. Motivações e competências interculturais para a mobilidade acadêmica França-Brasil: o caso de estudantes da Universidade Lumière Lyon 2. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 723-744, 2014.
    12. BULEGON, A. M.; RÉGNIER, J. C. T.I.C & profissionalização de professores de física. Abordagem metodológica no quadro teórico da A.S.I. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 949-968, 2014.
    13. PRETTO, V.; RÉGNIER, J.C. Identidade masculina e as atitudes a respeito da matemática: análise e interpretação dos resultados dos dados coletados pelo tratamento C.H.I.C. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 981-1009, 2014.
    14. ANDRADE, V. L. V. X.; RÉGNIER, J.C.; BRITO LIMA, A. P. A. Apresentação dos dados em atividades que envolvem as medidas de tendência central e de dispersão nos livros didáticos do ensino médio no Brasil e na França. Análise das formas e das suas organizações no quadro da A.S.I. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 1047-1067, 2014.
    15. RÉGNIER, J.C.; Ag Almouloud, Saddo ; GRAS, R. . Análise Estatística Implicativa. Marco teórico e aplicativo para a exploração semântica e não simétrica dos dados. Editorial. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 623-643, 2014.
    16. PEREZ-CARABALLO, G. ; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. ; REGNIER, J.-C. . Competences professionnelles et linguistiques de professionnels de sante dans l?espace frontalier Uruguayen-Bresilien: contribution de l?A.S.I. dans le champ de la psychologie interculturelle. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 813-853, 2014.
    17. SAIA, S. M. A.; REGNIER, J.-C.; BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Formação docente e articulação entre competências visadas no mestrado profissionalizante e nas licenciaturas em física e matemática. Aporte de um tratamento metodológico no quadro da análise estatística implicativa. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 1011-1045, 2014.

    2013

    2013

    1. GOMES, A. S.; GOMES, C. R. A.; LIMA, M. E.; CASTILLO, L. G.; MACHADO, T. L. A.; FORTES, C.; WANDERLEY, V.; TIMOTEO, A. Design of a Self-standing Multimedia Enriched Projector to enhance teaching experience in classroom in Brazilian public schools. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 23-36, 2013.
    2. MEDEIROS, F. P. A. ; MEDEIROS, F. P. A. ; GOMES, A. S. ; AMORIM, R. ; MEDEIROS, G. A. . Redesigning Collaboration Tools to Enhance Social Presence in Online Learning Environments. Lecture Notes in Computer Science, v. 8224, p. 175-191, 2013.
    3. BENDASSOLLI, P. F.; FALCÃO, J. T. R. Psicologia social do trabalho sujo: revendo conceitos e pensando em possibilidades teóricas para a agenda da psicologia nos contextos de trabalho. Universitas Psychologica, v. 12, p. 1153-1166, 2013.
    4. BORGES, L. O.; COSTA, M. T. P.; ALVES FILHO, A.; SOUZA, A. L. R.; FALCÃO, J. T. R.; LEITE, C. P. R. L. A.; BARROS, S. C. Questionário de condições de trabalho: reelaboração e estruturas fatoriais em grupos ocupacionais. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 12, p. 213-225, 2013.
    5. CORTEZ, R.; GARCIA, D.; MARANHÃO, S.; GUERRA, A.; LUCENA, N.; FALCÃO, J.T. R.; HAZIN, I. O desenvolvimento dos mecanismos atencionais em estudantes brasileiros do ensino fundamental. Avances en Psicologia Latinoamericana, v. 31, p. 165, 2013.
    6. REGNIER, J.-C.; Crouzier, Marie-Françoise . Comprendre les liens professionnels entre le RASED et les équipes éducatives : intérêt des traitements statistiques fondés sur la complémentarité du quantitatif et du qualitatif. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 11-32, 2013.

    2012

    2012

    1. CARVALHO, R. S.; MELO FILHO, I. J.; VIDAL, T. C.; MELO, R. M.; GOMES, A. S. Integração entre o sistema de gestão acadêmica e o sistema de gestão da aprendizagem: identificando necessidades e prototipando requisitos favoráveis a prática docente. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 4, p. 81-91, 2012.
    2. MACIEL, A. M. A. ; RODRIGUES, R. L.; BARROS, P. ; CARVALHO FILHO, E. C. B. . Desenvolvendo Soluções com Interface Baseada em Voz. Livro dos Tutoriais do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, v. 1, p. 21-44, 2012.
    3. FALCÃO, J. T. R.; HAZIN, I. Heuristic Value of Eclecticism in Theory Development: The Case of Piagetian-Vygotskian dialogue about Proportional Reasoning. Integrative Physiological and Behavioral Science (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1932-4502 Integrative Psychological & Behavioral Science), v. 46, p. 32-38, 2012.
    4. HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; GARCIA, D.; GOMES, E.; CORTEZ, R.; MARANHÃO, S.; MENEZES, T. Dados Normativos do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) em Estudantes do Ensino Fundamental. Psico (PUCRS. Online), v. 43, p. 428-436, 2012.
    5. LEMOS, C.; HAZIN, I. ; HAZIN, I. ; DA ROCHA FALCÃO, J. T. Investigação da memória autobiográfica em idosos com demência de alzheimer nas fases leve e moderada la. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 17, p. 135-144, 2012.
    6. HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; GARCIA, D. MATHEMATICAL ACTIVITY IN EPILEPTIC CHILDREN: FROM DIAGNOSIS TO INTERVENTION. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 5, p. 28-43, 2012.
    7. FALCÃO, J.T.; HAZIN, I. . BRAZILIAN CONTEMPORARY CONTRIBUTIONS ON THE NEUROPSYCHOLOGICAL APPROACH OF MATHEMATICAL ACTIVITY. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 5(2), p. 1-3, 2012.
    8. GOMES, C. R. A.; FALCÃO, J. T. R. Abordagem dialógica como quadro teórico de referência para descrever mudança nas perspectivas e nas práticas do professor de matemática. Zetetiké, v. 20, p. 55-69, 2012.
    9. REGNIER, J.-C.; Farooq, Mohammad Shahid ; PRADEAU A. Teaching of Statistics in Social Sciences Through E-Learning. Journal of Educational and Social Research, v. 2, p. 45, 2012.
    10. BUTY, C.; BADREDDINE, Z.; REGNIER, J.-C. Didactique des sciences et interactions dans la classe: quelques lignes directrices pour une analyse dynamique. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 14, p. 147-165, 2012.
    11. REGNIER, J.-C. Enseignement et apprentissage de la statistique : entre un art pédagogique et une didactique scientifique. Statistique et Enseignement, v. 3, p. 19-36, 2012.
    12. PRETTO, V. ; REGNIER, J.-C. ; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. . Competências matemáticas implicadas em atividades de trabalho informal em situação de exclusão social: influência de variáveis culturais relacionadas ao gênero no desenvolvimento ou inibição dessas competências. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 14, p. 369-390, 2012.
    13. REGNIER, J.-C. Educação Matemática, Culturas e Linguagens. Reflexão e Ação (Online), v. 20, p. 347-371, 2012.
    14. PRIOLET, M. ; REGNIER, J.-C. . Place des problèmes de mathématiques dans les instructions et programmes officiels de l’école primaire de 1833 à nos jours. Grand N, v. 90, p. 69-87, 2012.
    15. ANDRADE-DUVERNOY, D. ; REGNIER, J.-C. . A educomunicação como princípio indissociável da extensão universitária, do protagonismo juvenil e da coesão social: o caso da rede coque vive. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 149-164, 2012.
    16. FRUTUOSO, M. N. M. A. ; REGNIER, J.-C. . A materialização de políticas de equidade e coesão social nas universidades francesas: estudo de caso da Universidade Lyon2. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 15-27, 2012.
    17. ABRAMOVAY, M. ; FEFFERMANN, M. ; REGNIER, J.-C. . Coesão social e vulnerabilidade no Brasil juventudes e violências. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 165-183, 2012.
    18. ACIOLY-RÉGNIER, N. M. ; REGNIER, J.-C. . Dossiê especial: Equidade e coesão social na educação superior: problemáticas e perspectivas. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 2-14, 2012.
    19. SANTOS, M. C. E. M. ; SANTOS, P. C. M. A. ; REGNIER, J.-C. . Cenário da educação básica: (im) possibilidades de inclusão?. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 261-282, 2012.

    2011

    2011

    1. OLIVEIRA, F. K.; PONTES, M. G. O.; SANTANA, J. R. ; CUNHA, R. B. O ensino de geometria por meio de múltiplas plataformas: uma experiência com o GEONEXT. Revista de ensino de Ciências e Matemática, v. 2, p. 30-49, 2011.
    2. SOUZA, H. V. L.; OLIVEIRA, A. M.C.A.; ROQUE, L. N. F. M.; AZEVEDO, ; FERNANDES, M. O. . Klon: Uma Ontologia para o Domínio da Clonagem. Revista SI Facol, v. 1, p. 38-49, 2011.
    3. MELO FILHO, I. J.; CARVALHO, R. S. ; MELO, R. M. ; GOMES, A.S. . Percepção social em EAD: Identificando necessidades para o LMS Amadeus. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 19, p. 29-41, 2011.
    4. CARVALHO, R. S. ; MELO FILHO, I. J. ; AMORIM, R. J. R. ; ROLIM, A. L. S. ; VIDAL, T. C. ; GOMES, A.S. . Integração entre o Sistema de Gestão Acadêmica e o Sistema de Gestão da Aprendizagem: Ação Reflexiva na prática docente.. Revista OPARA – Ciências Contemporâneas Aplicadas, v. 01, p. 215-229, 2011.
    5. MOITA, F. M. G. S. C. ; RODRIGUES, R. L. ; FERREIRA, D. S. ; COSTA, A. T. ; SILVA, A. . Um simulador de fenômenos físicos desenvolvido utilizando técnicas de realidade aumentada intitulado SimulAR. Tecnologia Educacional, v. 6, p. 45-58, 2011.
    6. GOMES, A. S.; MEDEIROS, F. ; ARAUJO, T. S. ; ALBUQUERQUE, F. A. ; PAIVA, P. V. F. . Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus. Práticas em Informática na Educação, v. 1, p. 29-41, 2011.
    7. YAMAMOTO, O.; DA ROCHA FALCÃO, J. T.; SEIXAS, P. Quem é o estudante de psicologia do Brasil?. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 10, p. 209-232, 2011.
    8. PRICE, S.; PONTUAL FALCÃO, T. Where the attention is: Discovery learning in novel tangible environments. Interacting with Computers, v. 23, p. 499-512, 2011.
    9. FALCÃO, T. P.; PRICE, S. Interfering and resolving: How tabletop interaction facilitates co-construction of argumentative knowledge. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 6, p. 539-559, 2011.
    10. FAROOQ, M. S.; REGNIER, J.-C.  Role of Learning Styles in the Quality of Learning at Different Levels. INFORMATICA ECONOMICA JOURNAL, v. 15, p. 28-45, 2011.