Modelos de Planos de Negócios

Um empreendedor em perspectiva necessita de uma orientação para seguir, ao preparar um plano de negócios. Embora não haja um formato padrão usado de modo geral, há muitas semelhanças entre as estruturas gerais propostas para planos de negócios. 

Alguns pontos importante: 

  1. Preparar plano de negócios força o futuro empreendedor a examinar uma idéia de negócio sistematicamente e a lidar com dificuldades potenciais antes que aconteçam. Pode ser usado internamente como base para operar os negócios e externamente como recurso para levantar fundos ou fazer explanações sobre os negócios de terceiros.
  2. Um plano de negócios deve ser bem organizado, ter um índice de assuntos e usar mapas, gráficos, diagramas, quadros de resumos ou outros recursos visuais. A assistência de profissionais de fora na preparação do plano pode ser conseguida.
  3. Os investidores preferem relatórios breves que sejam mais orientados para o mercado do que para o produto. Tais relatórios devem conter projeções financeiras dignas de crédito e retratar a equipe gerencial como experiente e capaz de dirigir o novo negócio.
  4. Um plano de negócios deve começar com um resumo executivo, que apresente os pontos principais do plano geral para o leitor ocupado. Depois do resumo executivo, o plano dedica seções a uma descrição geral da empresa, a produtos/serviços, ao plano de marketing, ao plano gerencial, ao plano operacional, ao plano financeiro, ao plano jurídico e a um apêndice.

A seguir, apresentaremos alguns modelos de planos de negócios. Cada modelo apresenta características específicas e foi obtido de uma fonte diferente.