Modelo 4
Fonte: SOFTEX 

1. Resumo Executivo 

Resumo dos principais aspectos apresentados no plano de negócios, incluindo sua finalidade. 

2. Apresentação da empresa 

2.1 DADOS CADASTRAIS

Razão social, CGC, outras inscrições, endereços, quadro de composição do capital, participações em outras empresas, diretores estatutários, etc. 

2.2 PERFIL DOS EMPREENDEDORES 

Principais características - formação e experiência. 

2.3 HISTÓRICO 

Pontuar, cronologicamente, os marcos relevantes até chegar à situação atual, envolvendo a constituição da empresa, produtos, primeiros clientes, etc. 

2.4 DADOS DA EVOLUÇÃO 

Quadro resumo de indicadores (pelo menos dos últimos 5 anos, quando for o caso):  faturamento, número de funcionários, cópias vendidas dos principais produtos da empresa, etc. 

2.5 RECURSOS HUMANOS 

  • Perfil da equipe - direção, principais executivos e técnicos.
  • Consultorias e assessorias. 

2.6 PRINCIPAIS PRODUTOS 

  • Descrição sucinta da linha de produtos.
  • Evolução do faturamento trimestral dos últimos 3 anos, por linha de produto (preços, volumes, montantes). 

2.7 Alianças e parcerias 

2.8 Principais clientes 

2.9 Experiência internacional 

2.10 Retrospecto Econômico-financeiro 

Breve análise da evolução dos últimos anos (pelo menos 3 últimos exercícios sociais encerrados e exercício social em curso, quando for o caso). 

3. Visão do negócio 

3.1 FOCOS DA EMPRESA 

O que são e devem ser os negócios da empresa. 

3.2 MISSÃO 

De que forma a empresa pretende atender o mercado. 

3.3 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 

  • Competências.
  • Oportunidades e ameaças.
  • Pontos fortes e fracos. 

3.4 OBJETIVOS, METAS E ESTRATÉGIAS 

  • Principais objetivos da empresa.
  • Principais metas.
  • Principais estratégias para alcançar os objetivos e as metas. 

3.5 ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS 

     Análise das competências necessárias para execução do plano de negócios (gerenciais, tecnológicas, de marketing, financeira) 

4. Mercado 

  • Panorama do mercado: interno e externo.
  • Dimensionamento.
  • Segmentação.
  • Barreiras de entrada.
  • Análise da concorrência. 

5. Produtos e Serviços 

  • Análise da atual carteira de produtos (incluindo ciclo de vida).
  • Análise comparativa com produtos concorrentes.
  • Tecnologia. Pesquisa e desenvolvimento.
  • Novos produtos.
  • Produção.

6. Plano de marketing 

  • Estratégia de atuação.
  • Alianças e parcerias.
  • Canais de distribuição.
  • Preços.
  • Promoção e publicidade.
  • Investimentos. 

7. Plano de investimentos 

  • Descrição.
  • Cronograma físico e cronograma físico-financeiro

8. Plano Econômico-Financeiro (Previsão - 6 anos) 

As projeções, a serem apresentadas, devem considerar a realização do financiamento pleiteado e referem-se a: 

  • Receitas (abrir preços e quantidades, por linha de produto e mercados - externo e interno).
  • Demonstrativos de resultados e Balanços patrimoniais.
  • Fluxo de caixa e Usos e fontes. 

Anexos Requeridos - referentes à empresa 

  1. Três últimos balanços com respectivos demonstrativos de resultados.
  2. Três últimas declarações de Imposto de Renda.
  3. Balancetes trimestrais do exercício em curso. 
  4. Balancete mais recente - defasagem máxima de 3 meses desta consulta.
  5. Quadro demonstrativo do endividamento, com suas condições: prazos, parcelas, taxas, etc.
  6. Curricula vitae dos principais profissionais da empresa - máximo de 2 páginas por profissional.