As páginas HTML contêm instruções textuais e gráficas sobre que o treinamento específico que está sendo ministrado, e são visualizadas através de um folheador HTML, chamado Slide Projector. Os instrumentos são dispostos sobre uma bancada de ferramentas (Workbench) e podem simular o funcionamento de elementos físicos comumente usado em um laboratório tais como instrumentos de medição, compostos eletrônicos, quimicos, etc. Instrumentos podem também ser mecanismos sofisticados de controle e monitoramento da instrução.
A principal característica inovadora de WebSteer sobre o modelo convencional de applets em páginas HTML é a elevação dos applets à categoria de componentes de software de primeira classe, e a integração de eventos que ocorrem nos instrumentos com eventos que ocorrem sobre o Slide Projector. Esta integração é descrita nos scripts que acompanham a definição de cada módulo. Enquanto que no modelo convencional de applets criado pela Sun estes (applets) são carregados e subordinados a uma página HTML específica, os applets de WebSteer possuem vida independente de uma página HTML, e podem ser vistos e manipulados longamente enquanto várias outras páginas HTML estão sendo visitadas. Mais ainda, em WebSteer, eventos que ocorrem internamente ou externamente aos applets podem ser capturados e disparar ações sobre os outros applets, ou mesmo sobre o Slide Projector.
O conjunto das características expostas acima permitem a vasta aplicação de WebSteer em ambientes que exigem documentação, treinamento e ensino interativos e flexíveis.
No protótipo corrente de WebSteer podem ser encontrados vários exemplos de courseware desenvolvidos ou em processo de maturação, entre eles: